Manual de Criação de Caprinos e Ovinos

Page 44

Os perfuro-cortantes (agulhas e lâminas) devem ser colocados em frascos ou em garrafas plásticas e entregues em locais que recebam lixo hospitalar. Sempre que possível, faça a pesagem dos animais para calcular a dose de medicamento a ser aplicada.

Sempre que observar animais com sintomas neurológicos ou aftas na boca, comunique ao serviço de defesa sanitária oficial.

Uma quantidade menor de medicamento pode provocar resistência e consequentemente falha no tratamento, e as superdosagens (quantidades além da necessária) podem provocar intoxicações.

Estas doenças podem ser causadas por parasitos internos (endoparasitos ou vermes) ou externos (ectoparasitos). Entre as endoparasitoses destacam-se a helmintose gastrintestinal e a eimeriose. As ectoparasitoses mais importantes são aquelas causadas por ácaros (pediculose e sarna) e larvas de dípteros (miíases ou bicheira).

• •

10.3 Vacinação Os cuidados devem começar no momento da compra das vacinas, para isso deve-se observar o prazo de validade, o registro da vacina no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e se está lacrada e bem armazenada. O transporte da loja para a fazenda deve ser realizado em caixas de isopor. A vacina não deve entrar em contato diretamente com o gelo, e deve ser armazenada em temperatura entre 2 e 8 ºC. Deve-se ter na propriedade uma geladeira para uso exclusivo do armazenamento de produtos veterinários. Não permita que as vacinas sejam submetidas ao congelamento ou a altas temperaturas, pois isso poderá inativar o produto. Leia atentamente as instruções de uso da vacina para saber como aplicar e quantidade a ser utilizada.

10.4 Principais Doenças que Acometem Caprinos e Ovinos 10.4.1 Doenças Causadas por Parasitos

10.4.1.1 Helmintoses Gastrintestinais Atualmente a verminose é considerada um dos principais problemas encontrados na criação de caprinos e ovinos, sendo responsável pela diminuição da produtividade e muitas vezes morte dos animais. Os animais parasitados ficam fracos e consequentemente mais susceptíveis a outras doenças.

Dependendo da região do Brasil a vacinação é obrigatória, por isso procure o serviço de defesa sanitária animal do município. Tabela 14 - Principais vacinas para caprinos e ovinos Vacinas

Adultos

Jovens

Anti-rábica

Consultar Defesa Sanitária local

4 meses de idade e reforço após 30 dias

Clostridioses

Anualmente / Fêmeas no 4º mes de prenhês.

Aos 2 meses de idade e reforço após 30 dias

Ectima contagioso, linfadenite caseosa e Pododermatite

Consultar um Médico Veterinário

Fonte: IABS

Os caprinos e ovinos não devem ser vacinados contra Febre Aftosa, exceto quando recomendado pelos órgãos de defesa agropecuária.

86

Ciclo de vida de vida dos helmintos de caprinos e ovinos

De acordo com seu ciclo evolutivo, os helmintos passam uma parte de sua vida nas pastagens e o restante de sua existência no estômago ou intestinos dos animais. Os animais são infectados, principalmente pela ingestão de larvas infectantes existentes na pastagem contaminada.

87

Manual de Criação de Caprinos e Ovinos

Manual de Criação de Caprinos e Ovinos

10.3.1 Principais Vacinas


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.