Energia hidrica

Page 7

ENERGIA HÍDRICA l 7

1. Introdução

A

água é elemento fundamental para o desenvolvimento econômico e social. Ela é importante para garantir a integridade dos ambientes naturais, além de ser fonte de energia. Energia da água

A energia derivada da força e/ou do movimento da água é chamada de Energia Hídrica ou Hidroenergia.

A energia hídrica pode ser usada de muitas maneiras, para irrigação, abastecimento doméstico, produção de ar comprimido, e em moinhos e máquinas têxteis, por exemplo. No entanto, a forma de aproveitamento economicamente mais importante dessa energia é a geração de eletricidade. Os registros mais antigos da utilização de energia hídrica referem-se à Mesopotâmia, Antigo Egito, Pérsia e China Antiga na forma de irrigação há 6.000 anos e como relógios de água há 2.000 anos. Nessa época, rodas d’água e moinhos foram construídos nessas regiões. A energia hídrica também era utilizada para cortar madeira e pedras utilizadas nas construções. A partir do século XVIII, ela passou a ser utilizada para mover máquinas têxteis, e nesse mesmo período foram desenvolvidos os princípios para geração de eletricidade a partir dessa fonte de energia. Atualmente, existem diversos tipos de aproveitamentos de energia hídrica em uso, sendo muitos empregados para geração de eletricidade. O tipo mais comum de instalação para geração de hidroeletricidade são as barragens que aproveitam a energia potencial existente nas águas de rios. Existem também instalações que capturam energia cinética ao longo dos rios sem a necessidade de construção de barragens, e sistemas de bombeamento e estocagem que operam geradores. Além desses aproveitamentos, há sistemas que aproveitam a força das marés na direção horizontal, os quais incluem algumas das maiores estruturas artificiais do mundo.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.