437 - MANUAL DE ECONOMIA2

Page 294

O resultado desse processo consistirá em que aqueles que não conseguem seguir com sua educação (em geral porque são pobres) vão se empregar ou subempregar no setor tradicional da economia onde a produtividade é baixa, enquanto os mais afluentes podem continuar a se superqualificar através de mais anos de educação formal.

3.2. Sociedade dual e seus reflexos no sistema educacional De modo geral, parece-nos que os fatores acima apontados explicam a tremenda pressão social pela expansão das vagas no sistema educacional brasileiro nas décadas de 50 e 60. O fenômeno do credencialismo é caracterizado pela expansão do sistema de ensino superior privado e pela modificação do sistema de ingresso nas universidades que, de eliminatório, passa a classificatório. A precariedade do ensino superior privado é um fato no Brasil; sua expansão desenfreada só é justificada pela demanda de mais anos de escolaridade, no sentido de obtenção de um certificado de ensino superior. A má qualidade de grande fatia do ensino superior privado não permite ao estudante um aprendizado que possibilite um aumento de sua produtividade nos empregos que venha a ocupar. Basicamente, a demanda desse tipo de ensino é uma forma de o indivíduo conseguir a credencial necessária para a disputa de uma vaga no mercado de trabalho moderno, ou seja, uma forma de aumentar sua probabilidade de sucesso na obtenção de um emprego no setor moderno da economia. A dicotomia ensino superior privado-público é um reflexo do dualismo existente na sociedade brasileira. A boa escola de ensino superior, no Brasil, ainda é a pública. Os que aí ingressam passaram por um processo rigoroso de seleção que vem desde o primário. À medida que se ampliou substancialmente a demanda de ensino superior e à medida que não era possível ao setor público ampliar as vagas no ensino superior oficial, de forma a atender a demanda, passou a existir a necessidade de uma formação diferenciada nos níveis inferiores de ensino. Ou seja, para o ingresso na boa escola pública, o estudante teria de se submeter a exames de seleção cada vez mais competitivos, e sua chance de ingresso seria aumentada se dispusesse de uma "formação adequada".. Mas a formação adequada envolvia custos substanciais, pois exigia cursos primários e secundários (ou cursos de complementação) orientados para o vestibular.

492


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.