437 - MANUAL DE ECONOMIA1

Page 39

David Ricardo (1772-1823) trabalhou no mesmo sentido de Malthus, isto é, preocupado em ampliara tradição iniciada por Smith. Mas, - diferenternente de Smith e de MaIthus, que usaram. amplamente exemplos ilustrativos, Ricardo, banqueiro de uma lógica rigorosa, era direto e formal. Construiu uni sistema abstrato em que as conclusões decorrem dos axiomas. O interesse de Ricardo pela teorização era economia fiolveu-se em sua meia-idade, quando já se havia enriquecido como lista em títulos governamentais e como banqueiro. Estimulado por James Mill, con centrou-se na redação dos Principles of political economy and taxation, publicado em 1817. Nas duas primeiras edições, Ricardo mostrou-se otimista em relação às conseqüências sociais do maquinismo, mas na terceira reviu sua posição e concluiu que a máquina poderia provocar o é desemprego tecnológico e deteriorar as condições do trabalhador. Esta posição conflitava com a fé de Smith na "harmonia de interesses- entre as várias classes da sociedade e seria tema de destaque na obra de Marx. Ricardo mudou, de modo sutil, a análise clássica do problema do valor: "Então, a razão pela qual o produto bruto se eleva em valor docomparativo é porque mais trabalho é empregado na produção da última porção obtida, e não porque se paga renda ao proprietário da terra. O valor dos cereais é regulado pela quantidade de trabalho empregada em sua e produção naquela qualidade 22 de terra, ou com aquela porção de capital, que não paga aluguel" . Mostrou Ricardo as interligações entre expansão econômica e distribuição da renda. Tratou dos problemas do comércio internacional defendeu o livre-cambismo. Mas, como observou Lekachman23, as idéias conduzem a resultados inesperados: Ricardo jamais teria suposto, que viesse a inspirar "socialistas ricardianos" - como William Thompson, - rol John Gray, Thomas Hodgskin, John Francis Bray, Charles Hall etc., que somaram elementos utópicos (edificação de comunidade com base na bondade e na racionalidade humanas) à fé em uma economia e psicologia científicas.

22

Ricardo, Principles of political economy and taxation, org. Piero Sraffa, Cambridge p. 74. Lekachman, Histoire... cit., p. 197.

23

39

University Press, 1953,


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.