437 - MANUAL DE ECONOMIA1

Page 193

A explicação para a curva de demanda ser elástica, para aumentos de preços, seria de que se um oligopolista aumentasse seu preço não seria acompanhado pelos demais, e dessa forma perderia parte do mercado para os concorrentes. Por outro lado, todos os oligopolistas reconheceriam o fato de que, se um deles baixar os preços para aumentar a sua fatia de mercado, provocaria uma reação idêntica dos demais, desencadeando uma "guerra de preços". Essa reação idêntica fatia não só com que cada um deles permanecesse com a mesma fatia de mercado, como também diminuiria o lucro extraordinário de todos. Dessa forma, os oligopolistas, reconhecendo a interdependência, veriam a curva de demanda inelástica para quedas de preço. Portanto, não haveria nenhuma razão para que baixassem os preços. O modelo, portanto, seria uma das explicações para a estabilidade de preços observadas nos oligopólios.

2.3. O cartel perfeito O cartel perfeito nada mais é do que a situação onde os oligopolistas, reconhecendo a interdependência que têm, procuram se unir e maximizar o lucro do cartel. A solução que se chega é a do monopólio puro. Fixado o preço, a questão é como dividiras quantidades entre os diferentes membros do cartel. A repartição das cotas pode dar-se de diferentes formas, e vai depender, em última instância, da capacidade de negociação dos diferentes membros do cartel. De maneira geral, os cartéis são instáveis. Considerando que geralmente operam com uma certa capacidade ociosa, o incentivo para que individualmente os membros tentem burlar os demais é grande.

2.4. Os modelos de liderança-preço É uma coalizão imperfeita, onde as empresas de um setor oligopolista decidem tacitamente (isto é, não é necessário um acordo formal) estabelecer o mesmo preço, aceitando a liderança de uma empresa da indústria. A líder - a empresa que fixa o preço - pode tanto ser a firma de custo mais baixo, como também a maior firma do mercado. Conseqüentemente, teríamos modelos de liderança-preço com a firma de custo mais baixo como também modelos com uma firma maior que as demais. A firma líder fixa o preço e é seguida pelas demais. Todas maximizam. o lucro, reconhecendo a interdependência que têm entre si. Na hipótese da firma líder ser a de custo mais baixo, entra em consideração a regulamentação antimonopólio. Pelas leis antimonopólio, uma firma não pode, em muitos casos, deter a totalidade das vendas de um mercado. Dessa forma, ao fixar seus preços, a firma de custo mais baixo descarta a possibilidade de práticas predatórias de preço que levem seu concorrente a bancarrota, para apoderar-se da totalidade do mercado.

193


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.