437 - MANUAL DE ECONOMIA1

Page 162

c.1) A Taxa Marginal de Substituição Técnica na Isocusto O conceito de Taxa Marginal de Substituição Técnica também pode ser utilizado para a Isocusto. Nesse caso, essa taxa revela qual deverá ser, por exemplo, o incremento na utilização do fator x1 ( +∆x1 ) , que compensará perfeitamente o decréscimo de utilização do fator x 2 ( +∆x 2 ) , de tal maneira que, mantidos constantes os preços desses fatores, a despesa ou custo total de produção permaneça inalterado. Representativamente essa taxa é identificada da mesma forma já apresentada por ocasião da sua análise na Isoquanta, ou seja:

TMSx1 x2 =

−∆ x1 +∆ x 2

Graficamente pode ser visualizada da maneira apresentada no gráfico 15.

Gráfico 15

Ao passarmos do ponto A para o ponto B sobre a Isocusto, reduzimos a participação de x 1 de uma certa quantidade identificada por − ∆ x 1 e aumentamos a contribuição de x 2 por meio de um acréscimo +∆ x 2 . Todavia esses acréscimos e decréscimos de participação dos fatores se compensam, e, mantidos os seus preços, o custo total de produção nos pontos A e B são exatamente iguais. Assim sendo, a firma realoca a participação dos fatores na combinação entre eles, porém não altera o seu Custo Total de Produção.

162


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.