Issuu on Google+

Motores | Automação | Energia | Transmissão & Distribuição | Tintas

Soluções em Eficiência Energética

www.weg.net

Centro de Negócios Ao longo de sua trajetória de sucesso, energia tem sido o fio condutor da WEG, que se empenha em fabricar os equipamentos mais confiáveis e eficientes do mercado para que a energia seja utilizada da melhor forma possível, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável.

Entretanto, não basta apenas adquirir produtos energeticamente mais eficientes.

São necessárias ações planejadas

Avaliar como os processos, e equipamentos interagem para identificar desperdícios “invisíveis” consumindo recursos.

Garantir o bom funcionamento dos equipamentos para que seus desempenhos sejam mantidos o mais próximo do ideal.

Monitorar e agir quando desvios ocorrerem, e garantir a melhoria contínua para a perpetuação das boas práticas.

2

Soluções em Eficiência Energética

Dentro destes preceitos, associado com o expertise em equipamentos elétricos, o Centro de Negócios de Eficiência Energética oferece aos clientes o apoio necessário para a máxima eficiência no uso da energia.

www.weg.net

Eficiência Energética Ações proativas em redução no consumo de energia são tão importantes quanto a utilização de produtos eficientes. Elas permitem a continuidade do crescimento econômico de forma responsável, consciente e sustentável.

É necessário Gestão Eficaz de Energia Gestão Energética

Avaliação da performance dos equipamentos através de processos sistêmicos.

Gestão Energética

Desempenho Energético

Busca da melhor utilização da energia, otimizando ao máximo o desempenho energético dos equipamentos.

En g Ma enh nu ari te a d nç ão e

ho en mp ico se gét De ner E

Gestão Eficaz de Energia

Engenharia de Manutenção

Processos de manutenção focados no desempenho energético e na confiabilidade dos equipamentos.

Entende-se que o domínio do uso da energia dependerá do equilíbrio entre os três pilares, e por essa razão, abrangemos todas as competências. Soluções em Eficiência Energética

3

www.weg.net

Gestão Energética Conhecer para controlar - princípios básicos da Gestão Energética, onde as ações devem ser sistêmicas para atingimento da máxima eficiência.

Conhecendo a casa

O pleno conhecimento dos equipamentos instalados, suas características, funcionalidades e peculiaridades permite a análise de melhorias nos processos operacionais e de manutenção, bem como nos próprios equipamentos.

Melhoria contínua

Análise crítica pela direção

Modelo de gestão Política energética

Planejamento energético

Implementação e operação

Verificação

Auditoria interna do SGE

g g

4

Uma Gestão Energética baseada nas diretrizes e requisitos da ISO 50.001 garantirá adequado controle dos processos e análises críticas através de indicadores e baselines, enfatizando sempre a melhoria contínua para o atingimento de resultados.

Monitoração, medição e análises Não conformidades, correção, ação corretiva e preventiva

Análise do sistema de gestão energética conforme diretrizes da ISO50001 Levantamento dos equipamentos, com foco na gestão energética

Soluções em Eficiência Energética

www.weg.net

Desempenho Energético A melhoria do desempenho energético depende não somente do controle e monitoramento, mas também de mudanças em processos, procedimentos e equipamentos.

Análise das oportunidades

Os processos e os equipamentos devem ser analisados de forma abrangente, procurando detectar oportunidades de redução no consumo de energia. Assim, as ações propostas focam em modernização do parque instalado, e até mesmo em melhorias no processo através de automações.

Exemplos de melhorias conquistadas em empresa no segmento alimentício:

Análise de resultados

A avaliação de resultados é primordial para a análise crítica das ações sugeridas e continuidade da melhoria contínua no processo de Gestão Energética. Os resultados podem ser avaliados de forma global ou individual, conforme o retorno financeiro, podendo inclusive serem comparados com os ganhos reais através de procedimentos mundialmente reconhecidos de medição e verificação.

Total de motores no projeto

110 motores Economia de energia

26.188,5 kWh/ano Economia financeira

R$ 81.278,50/ano Redução na emissão de CO2

19.139,8 toneq /ano Payback

2,3 anos

g g g g

Análise de oportunidades de melhorias em equipamentos e/ou processos Análise do retorno financeiro com a implementação de melhorias Avaliação de resultados para análise crítica Plano de medição e verificação conforme diretrizes da EVO (Efficiency Valuation Organization)

Soluções em Eficiência Energética

5

www.weg.net

Engenharia de Manutenção A correta manutenção de equipamentos possibilita a otimização do desempenho energético e alta confiabilidade, garantindo a redução de custos operacionais dos processos produtivos.

Energia e manutenção

Os procedimentos de manutenção, quando devidamente alinhados com a política energética, resultarão não somente em confiabilidade operacional, mas também em melhorias no desempenho energético dos equipamentos.

Gestão de sobressalentes

Deve-se atentar para a adequação dos sobressalentes, de modo a garantir a disponibilidade operacional de produção e o desempenho em caso de necessidade de reposição.

g

g

6

Análise do alinhamento da manutenção com os preceitos da gestão energética

(manutenções preventivas, políticas de aquisição, etc.) Análise e confiabilidade de estoque de motores elétricos

Soluções em Eficiência Energética

www.weg.net

Por onde Começar Muitas ações podem resultar em economia de energia, porém somente com ações convergentes com a real situação da empresa será possível aproveitar todo o potencial de oportunidades em plantas industriais.

ag

s t ic nó

o

Dia

ó

Pr é od açã

e

es

r

ul

ta

do s

de me lho rias

ico

Gestão Eficaz de Energia

Verific Avaliação dos resultados obtidos para análise crítica do processo.

gn

st

-d

i

Análise e avaliação preliminares de ganhos e oportunidades.

ão ç a t en m e l Imp

Aprofundamento das informações obtidas anteriormente, com propostas de melhorias e estabelecimento das premissas para o projeto.

Efetivação das melhorias propostas na etapa anterior dentro das premissas estabelecidas.

As etapas posteriores ao pré-diagnóstico serão focadas nas oportunidades detectadas, com o devido alinhamento às expectativas dos clientes.

Consulte nossa equipe e reduza seus custos com energia, crescendo de forma sustentável. cnee@weg.net (47) 3276-4726 / (11) 5053-2151 Soluções em Eficiência Energética

7

Cód: 50004471 | Rev: 05 | Data (m/a): 06/2013 Sujeito a alterações sem aviso prévio. As informações contidas são valores de referência.

Grupo WEG - Unidade Motores Jaraguá do Sul - SC - Brasil Telefone: (47) 3276-4000 motores@weg.net www.weg.net www.youtube.com/wegvideos @weg_wr


Soluções em Eficiência Energética