Som e imagem: a comunicação no cinema

Page 40

39 Podemos encontrar a multiplicidade de referências que se tornariam marca registrada dos filmes posteriores de Tim Burton: o cinema de horror americano dos anos 30, os seriados e filmes B dos anos 50, os contos e poemas de Edgar Allan Poe, os livros dos ilustradores norte-americanos Dr. Seuss e Edward Gorey, os desenhos animados da UPA (como “Mister Magoo”) e os filmes de terror alemães da década de 1920 (principalmente “O Gabinete do Dr. Caligari”). Somando-se a esses elementos, o exagero dos movimentos e das expressões faciais, reforçados pela dramática narração feita pelo próprio Vincent Price, acabam por produzir em “Vincent” uma pequena tragicomédia de humor-negro – traço também característico da maioria dos filmes de Burton. (CÁNEPA, 2011, p. 1-2)

O filme “Frankenweenie” (1984) foi outro curta de Burton, mas, desta vez em liveaction27. Trata-se de um garoto que perde seu cão de estimação em um acidente e o reaviva à moda do filme “Frankenstein” (1931, de James Whale). O filme iria inspirar, segundo Burton (apud NABAIS, 2010), a figura de “Edward mãos de tesoura” (“Edward Scissorhands”, 1990). “Frankenweenie” (1984) foi considerado inadequado para crianças, mas Stephen King viu o filme e recomendou Tim Burton a Bonni Lee, um executivo da Warner Brothers. O ator Paul Reubens também viu o curta e convidou Burton como o homem certo para dirigir “As grandes aventuras de Pee Wee” (“Pee-Wee's big adventure”, 1985), seu primeiro longametragem. O filme foi um sucesso e transformou Burton em uma figura popular em Hollywood. Burton demorou três anos para fazer outro filme. Recusou vários roteiros porque queria fazer algo novo. Foi quando lhe chegou o roteiro de “Os fantasmas se divertem” (“Beetlejuice”, 1988). O filme, com o ator Michael Keaton, obteve um sucesso ainda maior que o anterior, o que levou a Warner a oferecer a direção de uma aguardada e planejada adaptação de história e quadrinhos. “Batman” (1989), estrelado por Michael Keaton e Jack Nicholson, foi o filme de Burton de maior sucesso de bilheteria até hoje. Burton mistura as sensações de medo e de cômico, através do terror burlesco, parodiando a morte, no filme Beetlejuice (1988). Em Batman (1989) e Batman Returns (1992), uma figura negra, soturna e solitária movese na noite (um vampiro/super herói); o protagonista é um vigilante de uma cidade (Gotham) toda ela gótica, que vive isolado num castelo repleto de labirintos. (NABAIS, 2010, p. 50-51) 27

Live-action: “é um termo utilizado no cinema, teatro e televisão para definir os trabalhos que são realizados por atores reais, de carne e osso, ao contrário das animações. (…) O termo é também utilizado para se referir a um personagem não-animado (…), onde contracenam desenhos animados e humanos.” Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Live-action> Acesso em: 4 de novembro de 2011.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.