Som e imagem: a comunicação no cinema

Page 27

26 fatores relacionados à semiótica, à linguística, a estudos da psicologia aplicada à música e a técnicas cinematográficas. A música pode desempenhar funções mais sutis ao descrever o estado emocional das personagens por exemplo. Assim, pode determinar o clima psicológico, revelar tensões não explícitas somente na imagem, prenunciar algo que reverta expectativas ou até criar expectativas falsas, “enganando” o espectador. A música tem o misterioso poder de provocar sentimentos de tensão, medo, alegria, tristeza, angústia, alívio, horror, compaixão, etc. Este papel psicológico da música é uma poderosa ferramenta dramática, largamente utilizada por compositores que buscam despertar as mais variadas sensações no público. (…) não há dúvidas de que, quando as pessoas envolvidas na concepção de um filme (diretor, roteirista, produtores, compositor, etc.) estão cientes do poder dramático da música, sua importância passa a ser fundamental. (BERCHMANS, 2006, p. 26).

A integração da música na narrativa fílmica foi estudada por figuras importantes do cinema, como Serguei Einsenstein, Pudovkin, René Clair e o brasileiro Alberto Cavalcanti. Além destes, o filósofo alemão Theodor Adorno e o compositor Hans Eisler também escreveram sobre a música no cinema, mas por uma ótica neomarxista sobre cultura e sociedade. Os teóricos contemporâneos do tema que mais se destacam são o crítico de cinema e compositor francês Michel Chion, a professora de literatura comparada americana Claudia Gorbman, o teórico e musicólogo americano Nicholas Cook e o compositor sueco Johnny Wingstedt. (BAPTISTA, 2007) No capítulo anterior, tratamos da história do cinema mudo até o desenvolvimento e início do cinema falado ou com sincronia de som. Quando o som sincronizado invadiu as salas de projeção no final dos anos 1920, a necessidade e as funções do som e da música no cinema começaram a ser teorizadas.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.