IPLeiria Politécnica nº18

Page 32

Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

ESECS

Se eu entrasse hoje no ensino superior...

Se hoje tivesse esses mesmos 18 anos, já não seria o único da aldeia a entrar no Ensino Superior.

Luís BarBeiro Director

Quando, com a idade de dezoito anos, deixei o liceu para entrar no ensino superior, deixava para trás um percurso em que já nenhum dos colegas da aldeia me acompanhava. E não era só nessa saída para frequentar um curso superior. Também nos últimos do liceu já éramos só eu e outro… Nesse ano, vivia-se o alargamento do acesso ao ensino superior, logo seguido da introdução de limitações por meio do numerus clausus. Os anos que se seguiram foram marcados por estas limitações. A pergunta que, nessa altura, os estudantes e aqueles que os rodeavam faziam, ao longo do percurso do ensino secundário, era se iriam conseguir entrar no ensino superior. Se hoje tivesse esses mesmos dezoito anos, já não seria o único da aldeia a entrar no ensino superior.

A pergunta que me teria acompanhado ao longo do ensino secundário teria sido que curso escolher. As circunstâncias mudaram na aldeia e mudaram no ensino superior. Essas mudanças trouxeram desafios para os próprios e para as instituições. Esses desafios incidem sobre o desenvolvimento de competências, através de estratégias de aprendizagem que preparem simultaneamente para o fazer profissional e para continuar a aprender. Qualquer dos horizontes que hoje se trace com dezoito anos é um horizonte de ligação entre o estudo e a vida profissional. Na nova etapa do percurso de formação que estaria a iniciar, se tivesse hoje dezoito anos, esse seria o desafio que apontaria como horizonte, simultaneamente meu e da Escola: melhorar a qualidade da aprendizagem.

Fazê-lo é preparar a vida futura como profissional e a resposta às exigências que esta irá continuar a colocar. Esse é o desafio que emerge, nestas funções de Director, e que se alarga a todos os intervenientes na Escola, estudantes, professores e funcionários não docentes. Sob a espuma de praxes, descoberta de novos espaços, colegas, professores, metodologias, o desafio da qualidade surge em cada aula e em cada momento de estudo e alarga-se à participação na vida da turma, nas iniciativas do curso e da escola. As boas-vindas aos novos estudantes que vivem neste momento na nossa Escola a transição do ensino secundário para o superior são também um convite à participação na vida da ESECS. Se, entrando este ano no ensino superior, tivesse

32 politécnica

IPL_politecnica_28_02.indd 32

10/11/12 11:02


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.