Relatório sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio 2012

Page 4

P REFÁC IO  |  3

Preâmbulo O relatório deste ano sobre os progressos em direcção à realização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) salienta diversos marcos. A meta da redução para metade da pobreza extrema foi alcançada cinco anos antes do prazo fixado – 2015 – o mesmo se podendo dizer acerca da meta da redução para metade da proporção de pessoas que carecem de acesso fiável a fontes melhoradas de água potável. As condições de vida de mais de 200 milhões de pessoas que vivem em bairros degradados foram melhoradas, o que representou o dobro da meta estabelecida. A taxa de escolaridade das raparigas no ensino primário é igual à dos rapazes e verificou-se uma aceleração dos progressos em matéria de redução da mortalidade de crianças e da mortalidade materna.

da nutrição, a perda de biodiversidade prossegue a um ritmo rápido e as emissões de gases com efeito de estuga continuam a representar uma ameaça importante para as pessoas e os ecossistemas.

Estes resultados representam uma enorme redução do sofrimento humano e são uma confirmação da validade da abordagem plasmada nos ODM, mas não são uma razão para abrandarmos os nossos esforços. Segundo as projecções, em 2015, mais de 600 milhões de pessoas no mundo inteiro usarão ainda fontes não melhoradas de água e quase mil milhões viverão com menos de 1,25 dólares por dia, as mães continuarão a morrer desnecessariamente durante o parto e as crianças continuarão a sofrer de doenças evitáveis e a morrer por causa das mesmas. A fome continua a ser um problema mundial e garantir que todas as crianças possam concluir o ensino primário continua a ser uma meta fundamental mas ainda inalcançada, que tem um impacto em todos os outros Objectivos. A falta de saneamento seguro está a dificultar os progressos no domínio da saúde e

A realização dos ODM até 2015 constitui um desafio, mas é possível. Depende largamente da consecução do ODM 8 – a parceria mundial a favor do desenvolvimento. Não podemos permitir que a crise económica actual no mundo desenvolvido desacelere ou inverta os avanços conseguidos. Aproveitemos os êxitos alcançados até à data e não descansemos, enquanto os ODM não forem alcançados.

O objectivo da igualdade de género ainda não foi alcançado, também com consequências negativas importantes, uma vez que a consecução dos ODM depende, em grande medida, do empoderamento das mulheres e da igualdade de acesso à educação, ao trabalho, aos cuidados de saúde e à tomada de decisões. Devemos reconhecer igualmente que os progressos são desiguais entre os países e as regiões e que existem graves desigualdades entre populações, especialmente entre as das zonas rurais e as das zonas urbanas.

BAN KI-MOON Secretário-Geral

das

Nações Unidas


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.