Glossário - Amante Meu

Page 1

Dedicado a você Não consigo acreditar que você e eu chegamos tão longe. Contudo, seu livro não é um adeus – é apenas outro início. Mas você está acostumado com isso...


Agr adecimentos

Com imensa gratidão aos leitores da Irmandade da Adaga Negra e um alô bem alto para os Cellies! Muito obrigada por todo o apoio e orientação: Steven Axelrod, Kara Welsh, Claire Zion e Leslie Gelbman. Obrigada também a todos da NAL – esses livros são frutos do esforço de uma equipe. Obrigada Lu, Opal e aos Mods, por tudo que fizeram do fundo do coração! Como sempre, agradeço muito ao meu Comitê Executivo: Sue Grafton, Dra. Jessica Andersen e Betsey Vaughan. Com muito respeito à incomparável Suzanne Brockmann, à sempre fabulosa Christine Feehan (e família) e todas as autoras em minha vida que são uma grande fonte de conforto e aconselhamento (Christina, Linda e Lisa!). Agradeço também Kara Cesare, que permanece muito próxima do meu coração.


A D.L.B. – eu sou uma das suas maiores fãs, por favor, continue escrevendo! Sua mamãe ama você de montão. A N.T.M. – obrigada por estar comigo em cada passo do caminho, nos bons e nos maus. A Jac (e seu Gabe!) – agradeço pelo Plastic Fantastic e pela redefinição do romance. A LeElla Scott – a quem eu tanto amo e não só porque ela cuida tão bem do meu amado bichinho de estimação. A Katie, à nossa garota Kalie e à mãe delas – que estou colocando no programa de discagem rápida. A Lee, por abrir o caminho, a Margaret e a Walker por serem tamanha fonte de alegria. Nada disso seria possível sem: meu marido, que é meu conselheiro, meu cuidador e visionário; minha mãe maravilhosa, que tem me dado tanto amor que jamais poderei retribuir; minha família (a de sangue e a adotiva); e meus queridos amigos. Oh, e com amor ao melhor cão de companhia de uma escritora, como sempre.


Glossário de termos e nomes próprios

Ahstrux nohtrum: Segurança particular com licença para matar, designado pelo rei. Ahvenge: Cometer um ato de retribuição mortal, geralmente realizado por um macho amado. Chrih: Símbolo de morte honrada no Antigo Idioma. Cio: Período fértil das vampiras. Em geral, dura dois dias e é acompanhado por intenso desejo sexual. Ocorre pela primeira vez aproximadamente cinco anos após a transição da fêmea e, a partir daí, uma vez a cada dez anos. Todos os machos respondem em certa medida se estiverem por perto de uma fêmea no cio. Pode ser uma época perigosa, com conflitos e lutas entre os machos, especialmente se a fêmea não tiver companheiro. Conthendha: Conflito entre dois machos que competem pelo direito de ser o companheiro de uma fêmea. Dhunhd: Inferno. Doggen: Membro da classe servil no mundo dos vampiros. Os doggens seguem antigas e conservadoras tradições de servir aos seus superiores, obedecendo a códigos formais no comportamento e no


vestir. Podem sair durante o dia, mas envelhecem relativamente rápido. Sua expectativa de vida é de aproximadamente quinhentos anos. Ehnclausuramento: Status conferido pelo rei a uma fêmea da aristocracia em resposta a uma petição de seus familiares. Subjuga uma fêmea à autoridade de um responsável único, o tuhtor, geralmente o macho mais velho da casa. Seu tuhtor, então, tem o direito legal de determinar todos os aspectos de sua vida, restringindo, segundo sua vontade, toda e qualquer interação dela com o mundo. Ehros: Uma Escolhida treinada nas artes sexuais. Escolhidas: Vampiras educadas para servirem à Virgem Escriba. São consideradas membros da aristocracia, embora sejam voltadas mais para as coisas espirituais que temporais. Têm pouca, ou nenhuma, interação com os machos, com exceção do Primaz, mas podem acasalar com guerreiros a fim de reproduzir sua espécie, segundo a orientação da Virgem Escriba. Algumas possuem a capacidade de predizer o futuro. No passado, eram utilizadas para satisfazer a necessidade de sangue de membros solteiros da Irmandade, e tal prática tem sido restabelecida pelos Irmãos. As

Escravo de Sangue: Vampiro macho ou fêmea que foi subjugado para satisfazer a necessidade de sangue de outros vampiros. A prática de manter escravos de sangue caiu em desuso, mas não é ilegal. Exhile dhoble: O gêmeo mau ou maldito, o segundo a nascer. Fade: Reino atemporal onde os mortos se reúnem com seus entes queridos por toda a eternidade. Ghia: Equivalente a padrinho ou madrinha de um indivíduo. Glymera: A nata da aristocracia, equivalente à corte no período de Regência na Inglaterra.


Hellren: Vampiro macho que tem uma companheira. Os machos podem ter mais de uma fêmea. Inthocada: Uma virgem. Irmandade da Adaga Negra: Guerreiros vampiros altamente treinados para proteger a sua espécie contra a Sociedade Redutora. Resultado de cruzamentos seletivos dentro da raça, os membros da Irmandade possuem imensa força física e mental, assim como a capacidade de se recuperar de ferimentos rapidamente. Não é constituída majoritariamente por irmãos de sangue. São iniciados na Irmandade por indicação de seus membros. Agressivos, autossuficientes e reservados por natureza, vivem separados dos vampiros civis e têm pouco contato com membros das outras classes, a não ser quando precisam se alimentar. São temas de lendas e reverenciados no mundo dos vampiros. Só podem ser mortos por ferimentos muito graves, por exemplo, tiros ou uma punhalada no coração, entre outros. Leelan: Termo carinhoso que pode ser traduzido aproximadamente por “muito amada”. Lewlhen: Presente. Lheage: Um pronome de tratamento que indica respeito, utilizado por uma submissa sexual para se referir ao seu dominante. Libhertador: Salvador. Lídher: Uma pessoa de poder e influência. Lys: Instrumento de tortura usado para extrair os olhos. Mahmen: Mãe. Usado como um termo identificador e de afeto. Mhis: O disfarce de um determinado ambiente físico, a criação de um campo de ilusão.


Nalla/nallum: Um termo carinhoso que significa “amada” ou “amado”. Ômega: Figura mística e maligna que almeja a extinção dos vampiros em razão de um ressentimento contra a Virgem Escriba. Existe em um reino atemporal e possui grandes poderes, entre os quais, no entanto, não se encontra a capacidade de criar. Perdição: Refere-se a uma fraqueza crítica em um indivíduo. Tal fraqueza pode ser interna, como um vício, ou externa, como uma paixão. Primeira Família: O rei e a rainha dos vampiros e seus filhos. Princeps: O nível mais elevado da aristocracia dos vampiros, só superado pelos membros da Primeira Família ou pelas Escolhidas da Virgem Escriba. O título é hereditário, não pode ser outorgado. Eles formam o Conselho dos Princeps. Redutor: Membro da Sociedade Redutora. É um humano sem alma empenhado na exterminação dos vampiros. Os redutores só morrem se forem apunhalados no peito; do contrário, vivem eternamente, sem envelhecer. Não comem nem bebem e são impotentes. Com o tempo, seus cabelos, a pele e a íris perdem a pigmentação. Cheiram a talco de bebê. Depois de iniciados na sociedade por Ômega, conservam uma urna de cerâmica onde seu coração é depositado após ter sido removido. Ríhgido: Termo que se refere à potência do órgão sexual masculino. A tradução literal seria algo aproximado de “digno de penetrar uma fêmea”. Rytho: Forma ritual de lavar a honra, oferecida pelo ofensor ao ofendido. Se aceito, o ofendido escolhe uma arma e ataca o ofensor, que se apresenta perante ele desprotegido.


Shellan: Vampira que tem um companheiro. Em geral, as fêmeas não têm mais de um macho em razão da natureza fortemente territorial dos machos. Sociedade Redutora: Ordem de assassinos constituída por Ômega com o propósito de erradicar a espécie dos vampiros. Sympatho: Subespécie dentro da raça vampírica, caracterizada pela capacidade e desejo de manipular emoções nos outros (com o propósito de troca de energia), entre outras peculiaridades. Historicamente, foram discriminados e, em certas épocas, caçados pelos vampiros. Estão quase extintos. Trahyner: Termo usado entre machos em sinal de respeito mútuo e afeição. Pode ser traduzido como “querido amigo”. Transição: Momento crítico na vida dos vampiros, quando ele ou ela se transformam em adultos. A partir daí, precisam beber sangue do sexo oposto para sobreviver e não suportam a luz do dia. Geralmente, ocorre por volta dos vinte e cinco anos. Alguns vampiros não sobrevivem à transição, sobretudo os machos. Antes da mudança, os vampiros são fisicamente frágeis, inaptos e indiferentes para o sexo, e incapazes de se desmaterializar. Tuhtor: Guardião de um indivíduo. Há vários graus de tuhtores, e o mais poderoso é aquele responsável por uma fêmea ehnclausurada. Tumba: Cripta sagrada da Irmandade da Adaga Negra. Usada como local de cerimônias e como depósito das urnas dos redutores. Entre as cerimônias ali realizadas, estão as iniciações, funerais e ações disciplinadoras contra os Irmãos. O acesso a ela é proibido, exceto aos membros da Irmandade, à Virgem Escriba ou aos candidatos à iniciação. Vampiro: Membro de uma espécie à parte do Homo sapiens. Os vampiros precisam beber sangue do sexo oposto para sobreviver.


O sangue humano os mantém vivos, mas sua força não dura muito tempo. Após sua transição, que geralmente ocorre aos vinte e cinco anos, são incapazes de sair à luz do dia e devem se alimentar na veia regularmente. Os vampiros não podem “converter” os humanos por meio de uma mordida ou transferência de sangue, embora, ainda que raramente, sejam capazes de procriar com a outra espécie. Podem se desmaterializar por meio da vontade, mas precisam estar calmos e concentrados para isso, e não podem levar consigo nada pesado. São capazes de apagar as lembranças das pessoas, desde que recentes. Alguns vampiros são capazes de ler a mente. Sua expectativa de vida ultrapassa os mil anos; em certos casos vai além disso. Viajante: Um indivíduo que morreu e voltou vivo do Fade. Inspiram grande respeito e são reverenciados por sua façanha. Virgem Escriba: Força mística conselheira do rei, guardiã dos registros dos vampiros e dispensadora de privilégios. Existe em um reino atemporal e possui grandes poderes. Ela é capaz de um único ato de criação, que usou para trazer os vampiros à existência.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.