Comunicação

Page 80

esse belíssimo quadro, por exemplo: luz suave, afago luminoso, cinza lenta. Proceda da mesma forma com os outros elementos. As tipologias descritivas aparecem quase sempre mescladas com a narrativa. Podemos ter uma descrição do mais belo gol de Neymar, até a da expressão mais sin-

79 comunicação

Procure relacionar a qualificação que o autor faz de cada elemento que compõe

gela de uma criança abrindo um presente. Creio que uma descrição criativa seja uma das formas mais complexas de criar um texto.

Características da argumentação Argumentar tem o sentido de convencer, através de argumentos, isto é, através de ideias convincentes, defende-se um ponto de vista. Esses argumentos podem ser expressos por meio de exemplos, causas, consequências, comparações, oposições, dados científicos, resultados de pesquisas, em conversações e debates. Geralmente, a dissertação argumentativa pressupõe uma tese, que vem a ser a ideia a ser defendida, o posicionamento tomado diante de um determinado assunto. Isto comporia a introdução. Em seguida, viriam os argumentos para demonstrar, convencer da legitimidade do que se defende, e, por último, uma conclusão que reitera a tese. Observe o seguinte exemplo:

A divisão social do trabalho, ao separar os homens em proprietários e não-proprietários, dá aos primeiros poder sobre os segundos. Estes são explorados economicamente e dominados politicamente. Estamos diante de classes sociais e da dominação de uma classe por outra. Ora, a classe que explora economicamente só poderá manter seus privilégios se dominar politicamente e, portanto, se dispuser de instrumentos para essa dominação. Esses instrumentos são dois: o Estado e a ideologia. (CHAUÍ, 2001, p.82)

Nesse parágrafo, a autora apresenta o seu ponto de vista em relação à ideologia e às classes sociais. Expõe a construção de uma sociedade formada a partir do poder econômico e político. É preciso pensar que não existe linguagem inocente, sem objetivo. Em todo o discurso, há uma argumentatividade, pois desejamos convencer o outro de nosso ponto de vista. Para atingir esse objetivo, a construção de nossa comunicação se faz com os operadores argumentativos, como as conjunções e preposições, de forma a manter a coerência textual.

MODALIDADES DISCURSIVAS NA ANÁLISE DE DISCURSO Para complementar esse estudo de gêneros e tipologias, vamos ver uma classificação usada na Análise de Discurso. As modalidades discursivas foram enunciadas por Orlandi (1987, p.154-156):

________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.