Comunicação

Page 78

Por isso, é preciso levar em consideração os seguintes aspectos:

A linguagem é regida pelo princípio do dialogismo, isto é, há um “eu” e um “tu” virtu-

77 comunicação

típico de narração com descrição.

almente presentes. No exemplo acima, o autor pressupõe um leitor. Então, o “eu” seria Machado de Assis, o autor; o “tu” seríamos nós, os leitores. O texto é constitutivamente heterogêneo, polifônico, quer dizer, vozes diferentes aparecem no texto, de forma explícita ou implícita. No caso do exemplo, vemos que há uma reciprocidade entre o mendigo e o céu. Por outro lado, há uma voz que se faz presente pelo modo como opõe o mendigo ao céu. Não se textualiza sob uma única forma, podendo, no texto, aparecerem, concomitantemente, sequências narrativas, descritivas, explicativas, argumentativas.

Vamos, agora, caracterizar essas tipologias, apresentando características das mesmas, mas sempre lembrando que, em matéria de comunicação, variações e possibilidades surgem a cada momento e a cada contato.

Características da narrativa Na narração, os fatos são apresentados numa sequência temporal e causal, uma vez que o interesse reside na ação e é por ela (ação) que as personagens ganham importância Concebe-se uma narrativa quando, em seu contexto, aparecem respostas às seguintes questões: O que está sendo contado? Quem praticou a ação? Quando? Em que lugar aconteceu o fato? Quem está contando?

Os fatos podem apresentar uma sequência lógica ou não, mas devem estar coerentes com o que é narrado. A seguir, temos o exemplo da narrativa do romance Memórias Póstumas, de Brás Cubas:

Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e

________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.