31 08 tcianorte

Page 1

Fundado em 15/09/65 Diretor: Jedaías Pereira Belga

5

Anos

D S T Q Q S S 31 de AGOSTO DE 2016

ANO 50 - Nº 7414 - Edição concluída às 19h25 www.tribunadecianorte.com.br

R$ 1,50 DIVULGAÇÃO O BEMDITO

ESTIMATIVA

Cianorte já possui mais de 78 mil habitantes, aponta IBGE A nova estimativa populacional do IBGE mostra que o número de habitantes de Cianorte chegou a 78.553 mil pessoas, em 2016. Conforme o órgão, a taxa de crescimento da população local foi de 1,3%, acima inclusive da média nacional e de São Paulo, a maior cidade do País, que atingiu a marca de 0,80%. As estatísticas foram divulgadas nesta terça-feira (30) no Diário Oficial da União. Na região Noroeste do estado, Cianorte foi o município que mais cresceu, em termos populacionais, no intervalo de um ano. Na estimativa de 2015, Cianorte aparecia com 77.515 mil habitantes. De lá para cá foram somadas outras 1.038 pessoas em relação aos números anteriores. A Capital do Vestuário foi também a cidade com melhor desempenho habitacional entre as 12 que compõem a Associação dos Municípios do Médio Noroeste, a Amenorte. Veja os números das demais cidades. A-8

IRMÃO ASSUME QUE ATIROU EM JOVEM GRÁVIDA

DIVULGAÇÃO

MAIS DE 11 MILHÕES DE BRASILEIROS ESTÃO DESEMPREGADOS Em todo o país, a taxa de desemprego fechou o trimestre encerrado em julho último em 11,6%, subindo 0,4 ponto percentual em relação ao percentual do trimestre imediatamente anterior - de fevereiro a abril - que foi de 11,2%. A informação consta da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta é a maior taxa de desemprego da série histórica iniciada em 2012. A-4

Danilo Emanuel Vilas Boas confessou à Polícia Civil, na segunda-feira (29), que atirou na irmã, Thaysa Vilas Boas, de 22 anos, que estava grávida de 7 meses. A jovem levou um tiro na cabeça no dia 11 de julho, em Tapejara. Danilo, de 24 anos, está preso na Delegacia de Cruzeiro do Oeste desde o dia 18 de agosto. Em depoimento, ele disse que estava drogado no dia do crime e que confundiu a irmã com o namorado dela, com quem tem problemas de relacionamento. Saiba mais. A-7

ELISA BERTONCELLO/ARQUIVO TRIBUNA

VEJA O DESEMPENHO DE CIANORTE NO RANKING DE EFICIÊNCIA

Com a proposta de mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros, uma ferramenta lançada pela Folha S. de Paulo e Instituto Datafolha traz estatísticas de arrecadação e destinação dos recursos em áreas como educação, saúde, saneamento e receita para calcular a eficiência da gestão. No ranking, Cianorte teve eficiência considerada razoável. Os dados são referentes ao Censo de 2010, e do PIB de 2013 e qualificam as cidades brasileiras em quatro graus: Eficiência; Alguma Eficiência; Pouca Eficiência e Ineficiente. A-5

ELEIÇÕES 2016

UMUARAMA

Terra Boa e Cidade Gaúcha têm apenas um candidato para prefeito

Morador de rua morre após beber oito garrafas de cachaça

A-5

A-7

AGOSTO TEM RECORDE DE CHUVA EM CIANORTE

Agosto termina com um volume recorde de chuva, em Cianorte. Ao longo dos últimos 31 dias, choveu cerca de 180 milímetros na cidade; o dobro da média histórica de 30 anos estabelecida pelo Instituto de Meteorologia do Paraná, o Simepar. Somente entre segunda-feira e ontem, foram registrados mais de 20 milímetros de chuva. Veja a previsão completa. A-8 WESLLE MONTANHER/ARQUIVO TRIBUNA

IDENTIFICAÇÃO

Moradores de Cianorte podem pedir 2ª via do RG pela internet A-5

DIÁLOGO CONTÍNUO

Governo avalia chamar 300 professores e fazer concursos para a educação A-3

OLIMPÍADA

Para esgrimista paranaense Rio 2016 foi experiência única A-3

PRAZO PARA INSCRIÇÃO EM CONCURSO DA SESA TERMINA AMANHÃ

Os interessados em participar do concurso que abre 969 vagas na Secretaria da Saúde do Paraná devem se inscrever até esta quinta-feira (01.09). As inscrições podem ser feitas pelo site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação –(www.ibfc.org.br) até as 23h59 e os boletos devem ser pagos até o dia 2 em agência bancária credenciada. As funções abrangem categorias de nível médio e superior. Em Cianorte, são 19 oportunidades. Veja. A-5 DIVULGAÇÃO


A-2

opinião

Quarta-feira, 31 de agosto de 2016 / Edição 7414

INFORME

TRIBUNA PLANTIO INICIADO

Os produtores rurais dos Campos Gerais deram início ao plantio dos cultivos de verão. Os principais desta época são milho e feijão. Os produtos estão valorizados no mercado. O plantio foi iniciado nas áreas que não receberam a safra de inverno.

SERVIÇO AEROMÉDICO

O Noroeste do Estado vai ganhar um serviço aeromédico. Maringá vai ter uma base para um helicóptero com equipe completa de médicos e socorristas especializados. O veículo vai atender ocorrências de resgate e transporte de pacientes da região. O serviço vai garantir atendimento mais rápido e resolutivo.

INVESTIMENTO NA SAÚDE

No primeiro semestre de 2016, o Governo do Paraná aplicou quase 30% a mais na área da saúde. O dado é em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram 2,27 bilhões de reis em investimentos.

ENERGIA POR ASSINATURA

A startup curitibana Renova Green lançou um modelo de negócios diferenciado. A empresa operacionaliza geração de energia solar doméstica. Isso gera uma média de 40 reais de economia mensal na conta de luz. O sistema comercializado é similar aos planos de TV por assinatura. O objetivo é oferecer uma fonte com menor impacto ambiental.

Medidas que beneficiam o cidadão Mauro Ricardo Costa Dúvidas surgiram a respeito de um projeto de lei (419/2016) elaborado para modernizar a gestão administrativa e tributária do Paraná, e o governo tem respondido a todas elas. Diferentemente do que tem sido propagado por opositores que levantam informações inverídicas sobre as medidas propostas, elas não prejudicam o cidadão paranaense. Pelo contrário. Há os que falam que o Estado quer aumentar a carga tributária. Não é verdade. O objetivo é, sim, alavancar recursos em benefício da população, que não deve se deixar levar por pessoas que só pensam nos próprios interesses. Se as críticas são para o pedido de autorização para vender ações excedentes da Sanepar e da Copel, mantendo o controle nas mãos do estado, tenho certeza de que melhor é para os paranaenses ter boas escolas, hospitais e estradas do que papéis. Há os que criticam mudanças no Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais (CCRF), mas estamos dando agilidade e ampliando a transparência em relação às deliberações no contencioso administrativo. Quanto maior a transparência, menor a probabilidade de desvios de conduta por parte de representantes do Estado e de contribuintes. A lei que estabeleceu o CCRF é de 1972, tem 44 anos; é necessária, então, sua modernização.

Se hoje julgamentos de processos que tratam de pagamento e sonegação de impostos levam até três anos, vão levar seis meses. A medida beneficia o estado e o contribuinte bem intencionado, que não precisará esperar tanto tempo até a decisão final. Pedimos a extinção do recurso hierárquico, que atualmente permite que o processo tenha uma terceira instância, julgada pelo próprio secretário da Fazenda. Além disso, os conselheiros, que atualmente são pagos pela frequência nas sessões, serão remunerados por processos julgados, por produtividade. O CCRF também deve ter alterações na composição. Hoje há três câmaras, cada uma com quatro conselheiros (dois representando os contribuintes e dois, a administração tributária). O que está sendo proposto é que haja até quatro câmaras com três conselheiros para cada uma das partes. Há questionamentos sobre a criação de taxas para os que exploram economicamente recursos hídricos e minerais e, novamente, as reações contrárias são resultado de incompreensão do texto. Essas taxas já são cobradas em outros estados e o que estamos propondo aqui é a compensação parcial pela não tributação com o ICMS de riquezas geradas no Paraná, como produção de energia elétrica vendida a outras unidades da federação. Os recursos serão aplicados na melhoria do meio ambiente.

Ao contrário de outra suspeita infundada, não há qualquer inconstitucionalidade em relação ao projeto de lei. E, se ainda não ficou claro o motivo de o governo esperar pela votação até 30 de setembro, a razão é simples. Trata-se da data limite para que as taxas possam entrar em vigor em janeiro do próximo ano e para a entrega da proposta orçamentária para 2017. Os recursos previstos para as taxas e a venda de excedentes de ações de estatais, se aprovado o projeto, precisam estar incluídos na referida proposta. Lembrando que os recursos obtidos com as taxas serão destinados ao meio ambiente e os provenientes da venda de ações serão usados exclusivamente em investimentos prioritários para os paranaenses. Não há “pacotaço”. Não há nenhuma intenção de onerar o bolso dos paranaenses. Graças ao ajuste fiscal realizado em 2015, apesar da crise econômica e da queda de repasses da União, o Paraná tem conseguido honrar seus compromissos com a população, com os fornecedores e com os servidores. Os investimentos aumentaram e não houve atraso no pagamento de salários, como temos visto no restante do país. Mas é preciso avançar e dar continuidade ao ajuste. *Mauro Ricardo Costa é secretário da Fazenda do Paraná.

CHARGE

COLHENDO MAIS

Produtores de Londrina estão recebendo qualificação para conseguir colher mais em período de seca. Os sojicultores aprendem na prática a melhorar a conservação do solo e da água, aumentando a rentabilidade da cultura e diminuindo os riscos de perda de safra por estiagem. A região de Londrina tem cerca de 15 mil hectares de soja cultivados.

DESBRAVANDO CAVERNAS

Ponta Grossa é o município com mais cavernas da região sul do Brasil. São 51 cavernas cadastradas. Alguns espaços são abertos para visitação. No site gupe.org.br é possível encontrar mais informações sobre as cavernas da cidade.

OBRAS NO SISTEMA

Braganey, no Oeste do Paraná, vai receber obras de manutenção no sistema de abastecimento de água. A reforma e melhorias operacionais vão trazer mais qualidade no serviço à população. Pode haver períodos em que a água chegue com menor potência ou não chegue por um determinado período de tempo, se não tiver caixa d’água. O uso de água nesses dias de obras deve ser mais racionado.

Repercussões no Paraná das primeiras mudanças na economia brasileira

FEIRA DE ORQUÍDEAS

De2 a11 de setembro acontece a 19ª Feira de Orquídeas. O evento vai ser em Londrina, no Centro de Eventos do Armazém da Moda. Vão expor médios e pequenos agricultores especializados no cultivo de orquídeas e flores ornamentais. Darci Piana

FORMAÇÃO CONCLUÍDA

O Sindicato Rural Patronal de Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, e o Senar formaram novos Jovens Agricultores Aprendizes. Foram 28 alunos filhos de produtores rurais concluíram o curso. O programa é voltado para jovens de14 a18 anos. O objetivo é despertar nesses jovens a visão empresarial e capacidade empreendedora, qualificando-os profissionalmente.

EVITAR O RONCO

Exercícios de canto podem ajudar a reduzir o ronco, segundo um estudo realizado no Reino Unido. Pacientes fizeram exercícios para melhorar a tonificação dos músculos da garganta desenvolvidos por uma professora de canto para pessoas que roncam. Os resultados mostraram uma melhora no problema com o ronco.

MAIS CICLOVIA

A Avenida Madre Leonia Milito de Londrina vai ganhar uma ciclovia. A obra é sequência do plano municipal de implantação de um sistema que vai interligar diferentes regiões. O objetivo é estimular o uso de transporte alternativo. Londrina já conta com33 quilômetros de pistas exclusivas para ciclistas. Fonte: AB Notícias Paraná

Verifica-se atualmente a ocorrência de fatores conjunturais no país que apontam para o início de inversão de tendência no cenário econômico. São indicadores de desempenho que permitem inferir alterações no ritmo da economia, com expectativas positivas importantes junto aos agentes econômicos. É um ambiente no qual não se pode esquecer a necessidade de adoção de decisões posteriores que impliquem na formulação de outras políticas públicas – destinadas a compor um leque de alterações no “status quo” das políticas vigentes, visando mudanças em áreas estratégicas como previdência social, tributação, contas públicas e inovações em segmentos produtivos. Nesse contexto, as mudanças podem ser entendidas como a demarragem de um processo da consolidação das políticas em âmbito nacional, mas que repercutem e se refletem em termos regionais, com impactos importantes na economia paranaense. Algumas similaridades entre o desempenho brasileiro e o do Paraná podem ser identificados em áreas importantes. A balança comercial do Brasil no primeiro semestre de 2016 superou o desempenho de todo o ano de 2015. No Paraná a tendência foi semelhante: no primeiro semestre deste ano, a balança comercial superou o obtido no mesmo período de 2015 (US$ 23,7 milhões e US$ 19,7 milhões, respectivamente). A melhoria das

relações comerciais com o MERCOSUL, em especial com a Argentina, permitiu a reativação das exportações do Paraná, que no ano de 2015 enfrentou dificuldades em relação à manutenção do fluxo de comércio. O mercado de trabalho no Paraná apresentou em junho de 2016 números ainda negativos, mas melhores que os do mesmo mês de 2015. É uma mudança que, se permanecer, poderá elevar a massa de salários e o poder de compra da população. A criação de empregos tem potencial de crescimento com a melhoria das exportações. A indústria dispõe de estoques não comercializados, o que influencia em adiamento da expansão da produção de alguns ramos, no início de uma recuperação. No entanto, é uma situação que pode contribuir para limitar a inflação. A comercialização de imóveis apresenta contenção do crescimento dos preços, também associado aos estoques. Os indicadores de inflação poderão se beneficiar da taxa de câmbio atual, em que o dólar vem apresentando queda em relação ao real. Se a situação prevalecer por mais alguns meses, permitirá redução nos preços de insumos e bens finais importados. No primeiro semestre, a inflação acumulada no país atingiu 4,42%; em 2015, no mesmo período, a inflação atingia 6,17%. Desde que mantidas as condições atuais, as projeções apontam para continuidade da queda no segundo semestre de 2016. A cotação do dólar acima de R$ 3,10 ainda não constitui fator de contenção das

exportações. O Produto Interno Bruto do Paraná vem se destacando pelas taxas de crescimento que, na média do biênio 2014-2015, superaram o PIB do Brasil, sendo merecedor de destaque o espaço ocupado pela agropecuária e agronegócio. A conscientização dos agentes econômicos quanto à superação da fase mais crítica da crise política no país, associada a elementos que convergem para alterações nas relações e forma de contratos e negócios entre setor público e empresas privadas, especialmente grandes empreiteiras, constitui embasamento importante da melhoria de expectativas para o novo cenário. Decorre daí um efeito psicológico positivo vinculado às alterações das expectativas da sociedade em relação aos novos padrões de comportamento desses agentes que passaria a prevalecer. Tanto que as autoridades monetárias já acenam com um PIB em crescimento na casa de 1,6%, bem acima do 1,1% estimados anteriormente. Na economia mundial, há grande liquidez e disponibilização de dólares. Prevalece na sociedade brasileira a expectativa de que, na sequência do esgotamento da crise política atual, haja a convergência de parcela desses dólares para o país, na forma de capital produtivo, permitindo ampliar e agilizar novos investimentos, acompanhados dos efeitos multiplicadores positivos complementares. * Darci Piana é presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR


estadual

Quarta-feira, 31 de agosto de 2016 / Edição 7414

Governo avalia chamar 300 professores e fazer concursos para a educação DIÁLOGO CONTÍNUO - Essas foram as duas principais definições da reunião entre o Estado e a direção do sindicato dos professores DIVULGAÇÃO CASA CIVIL

Reunião entre o Governo do Estado, representado pelos secretários da Casa Civil, Valdir Rossoni, e a secretária da Educação, professora Ana Seres

Curitiba Agência Estadual

Chamar cerca de 300 remanescentes do concurso público para professores de 2013 e dar andamento aos concursos públicos para contratação de funcionários de escolas (administrativos, merendeiras e zeladores). Essas foram as duas principais definições da reunião desta terça-feira (30) entre o Governo do Estado e a direção do sindicato dos professores da rede pública estadual. A reunião foi realizada no Palácio Iguaçu, com a presença do chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, e

da secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres. O presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão, e o deputado Professor Lemos lideraram o grupo de representantes do magistério. “Estamos sempre disponíveis para dialogar com os professores”, disse Rossoni. A abertura dos concursos já foi solicitada pela Secretaria da Educação. Agora, o assunto, assim como a possibilidade de convocação de novos professores concursados, será definido pela Comissão de Política Salarial do Estado. É este fórum que delibera sobre medidas que podem provocar impactos na

despesa do governo com pessoal.

COMPROMISSOS Outros compromissos firmados pelo Governo do Estado foram: avaliar a possibilidade do pagamento de uma complementação para o vale-transporte de funcionários da educação; e estudar a equiparação dos vencimentos de 8.000 servidores da rede estadual de ensino ao salário mínimo regional. Durante o encontro, o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, e a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, explicaram as dificuldades pelas quais passam todos

os governos, mas afirmaram que farão a defesa das demandas do magistério junto à Comissão de Política Salarial. “Nosso compromisso é defender esses pontos de interesse do sindicato, mas a decisão final caberá aos integrantes da comissão”, explicou Rossoni. “Estamos fazendo todos os esforços para atender as reivindicações da categoria”, completou Ana Seres, reforçando que qualquer decisão tem que levar em conta a disponibilidade financeira do Estado.

PROMOÇÕES Rossoni reafirmou que o governo está se programando para quitar promoções e progressões em atraso a partir do início do ano que vem. Em relação ao registro de falta ao trabalho, em virtude da manifestação desta terça-feira, ele informou que a decisão de descontar o dia ou permitir a reposição também será decidida pela comissão. Conforme levantamento da Secretaria da Educação, 85% das escolas da rede estadual funcionaram normal ou parcialmente nesta terça-feira. Uma nova reunião entre o governo e a APP-Sindicato foi agendada para o próximo dia 14 de setembro.

A-3

Fábio Campana Conjunto da obra

Num discurso de 50 minutos aos senadores da República, a presidente afastada Dilma Rousseff produziu uma peça de ficção eivada de pieguismo. Um fecho melancólico do itinerário político de uma chefe de governo que levou o País ao caos. Consequência do autoritarismo e da soberba de um projeto populista de poder, agravado pela incompetência. O argumento central da defesa de Dilma é o de que seus adversários, ao verem “contrariados e feridos nas urnas os interesses da elite econômica e política”, assacam contra ela acusações infundadas. Como era inevitável, Dilma protestou também contra o fato de estar sendo julgada pelo “conjunto da obra”. De fato, a profunda crise em que ela afundou o País agrava sua situação. Mas o julgamento em curso é, por definição, também político. E dessa perspectiva é impossível ignorar o “conjunto da obra”.

Moro presidente

Ele diz que não pensa nisso, mas popularidade não lhe falta. No levantamento feito na semana passada pelo instituto Paraná Pesquisas, quase 54% dos entrevistados disseram que votariam em Sergio Moro para presidente, caso ele concorresse.

Farsa?

O deputado Tadeu Veneri (PT), candidato a prefeito Curitiba, diz que o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) é uma farsa. “O julgamento é uma farsa montada para esconder o assalto ao poder por aqueles que perderam a eleição em 2014, que se juntaram a um grupo de traidores da população brasileira”, disse.

Loas, loas

“O que está em jogo não é somente o mandato da presidente Dilma, mas um modelo de país. Nos últimos treze anos, o Brasil ganhou novas dimensões externa e interna, afastando-se de um histórico de submissão aos interesses internacionais”, afirmou Tadeu Veneri.

Discurso agressivo

Após o agressivo discurso em que reiterou a lorota de “golpe”, o Palácio do Planalto consultou senadores supostamente indecisos e ficou ainda mais otimista pela confirmação do impeachment de Dilma Rousseff, na votação desta terça (30). Os dilmistas continuam céticos. A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) prevê 62 ou 63 votos contra Dilma: “O depoimento muda o cenário, mas para ampliar o placar”.

Renan ‘neutro’

Aliados de Renan Calheiros diz que ele manterá a “neutralidade” e não votará no impeachment. Mas não é o que Michel Temer espera dele.

Cansativa

Para o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Dilma foi repetitiva, técnica e sem conteúdo político. “Objetividade faria bem”, destaca.

Fui!

Nem mesmo Lula e Chico Buarque aguentaram ouvir Dilma durante muito tempo. Logo no primeiro intervalo, o cantor militante “vazou”.

Para esgrimista paranaense Rio 2016 foi experiência única Curitiba Agência Estadual

O estudante Alexandre Camargo, de 17 anos, aluno do Instituto de Educação Professor Erasmo Pilotto, em Curitiba, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto, trouxe na bagagem a certeza de ter feito u m a b o a c o m p e t i ç ã o, experiência e confiança para conseguir novos resultados que o levem às Olimpíadas de Tóquio, em 2020. “A experiência de participar de uma Olimpíada foi única. Não tem como comparar com qualquer outra competição mundial. Ainda mais no Brasil, ten-

do o apoio da torcida, dos brasileiros e dos familiares”, disse o jovem. Durante quinze dias, Alexandre conviveu com milhares de atletas e treinadores na Vila Olímpica. “Isso foi incrível. Você está tranquilo na vila e de repente aparece um superatleta, um campeão olímpico, um campeão mundial. É sensacional”, acrescentou. O estudante esgrimista participou das Olimpíadas na modalidade de espada com outros três atletas brasileiros. A equipe foi eliminada na primeira rodada, mas foi uma experiência importante. “Só ter obtido a classificação para os jogos já foi uma grande vitória. Já de saída

Colombo

HEDESON ALVES AEN

O ministro Ricardo Lewandowski, num momento de descontração no processo de impeachment, num lapso, chamou o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) de “Cristovão Colombo”. Os dois não conseguiram segurar os risos e Lewandowski, arrematando, resolveu chamar o senador de “O Desbravador”.

TCU bloqueia

Ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) constroem o consenso de uma decisão de grande impacto: o bloqueio de bens dos sócios das empreiteiras que roubaram a Petrobras. Na maioria dos casos, só executivos têm sido presos e com seus bens bloqueados, enquanto os sócios das empresas escapam com “acordos de leniência” instituídos no governo Dilma Rousseff. OAS e Odebrecht serão as primeiras. Além do bloqueio, há grande possibilidade de serem declaradas inidôneas.

Sócios preservados O estudante esgrimista participou das Olimpíadas na modalidade de espada com outros três atletas brasileiros

pegamos uma equipe forte, a da Venezuela, campeã pan-americana. Tentamos uma tática, mas não deu certo infelizmente”, relatou o jovem atleta. Outra importante conquista para ele foi tornar o

esporte mais popular entre os brasileiros. “A esgrima não é um esporte muito divulgado. Com as Olimpíadas as pessoas passaram a conhecer a modalidade, acompanharam pela televisão”, comentou.

Marcelo Odebrecht é considerado o principal alvo na empreiteira, até está preso, mas os demais acionistas não foram incomodados.

O que gera emprego

O procurador junto ao TCU, Júlio Marcelo, matou a pau os acordos de leniência de Dilma: “O que garante o emprego é obra, não empreiteira”.

Ela não sabe o que diz

No Senado, ontem, Dilma atribuiu a Michel Temer a medida que proibia manifestações políticas na Olimpíada. Ou ela mentiu deliberadamente ou, pior, não sabe que a lei foi por ela proposta e sancionada. Até porque era um dos compromissos do Brasil com o comitê olímpico.

Deputado ameaçado

O deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA) foi ameaçado de morte por e-mail: “Seu canalha asqueroso. Ou você renuncia ao mandato ou eu mato você e toda sua família”. A polícia da Câmara vai investigar. “Chego à última etapa desse processo comprometida com a realização de uma demanda da maioria dos brasileiros: convocá-los a decidir, nas urnas, sobre o futuro de nosso país. Diálogo, participação e voto direto e livre são as melhores armas que temos para a preservação da democracia”. - Dilma Rousseff perante o Senado.


A-4

geral

Quarta-feira, 31 de agosto de 2016 / Edição 7414

Desemprego sobe para 11,6% e atinge 11,8 milhões de pessoas PESQUISA IBGE - Esta é a maior taxa de desemprego da série histórica iniciada em 2012 Rio de Janeiro Agência Brasil

Indicadores Econômicos CÂMBIO

29/08/16 % dia

compra

venda

% mês

DÓLAR COMERCIAL

-1,22%

3,2310

3,2320

-0,34%

DÓLAR PTAX (BC)

+1,43%

3,2607

3,2613

+0,69%

DÓLAR PARALELO

-0,29%

3,1700

3,4200

0,00%

DÓLAR TURISMO

-0,29%

3,1700

3,4000

0,00%

+0,93%

3,6455

3,6474

+0,80%

EURO

BOVESPA

Ações Petrobrás PN Vale PNA Bradesco PN ItauUnibanco PN Brasil ON Usiminas PNA Cyrela Realt ON

R$ 12,87 15,43 29,16 36,36 23,82 3,43 10,80

18.502,99 10.544,44 16.737,49

+0,58 -0,41 +2,30

BOLSAS NO MUNDO

OURO - BM&F

24/7 a 24/8 25/7 a 25/8 26/7 a 26/8 27/7 a 27/8 28/7 a 28/8 1/8 a 1/9 2/8 a 2/9 3/8 a 3/9 4/8 a 4/9 5/8 a 5/9 6/8 a 6/9 7/8 a 7/9 8/8 a 8/9 9/8 a 9/9 10/8 a 10/9

var. dia

29/08

R$ 137,00 /grama

102,16 0,7641 0,8941

Período

%

Dow Jones Frankfurt Tóquio

US$ 1 É IGUAL A: Iene Libra esterlina Euro

Poupança antiga: depósitos até 03/05/12 Nova poupança: dep. a partir de 04/05/12

58.610 pontos

% +2,55% +2,39% +1,82% +1,76% +4,02% -4,19% +3,15%

R$ 4,27 R$ 0,22

POUPANÇA, TR (%)

29/08/16

IBOVESPA: +1,55% Volume negociado: R$ 5,36 bilhões

MOEDAS X REAL Libra esterlina Peso argentino

-0,36%

POUP ANTIGA 0,6977 0,7417 0,7462 0,7252 0,7116 0,7558 0,7212 0,7547 0,7256 0,6667 0,6655 0,6950 0,6938 0,7159 0,6843

POUP NOVA 0,6977 0,7417 0,7462 0,7252 0,7116 0,7558 0,7212 0,7547 0,7256 0,6667 0,6655 0,6950 0,6938 0,7159 0,6843

TR 0,1967 0,2405 0,2450 0,2241 0,2105 0,2545 0,2201 0,2534 0,2245 0,1659 0,1647 0,1940 0,1928 0,2148 0,1834

ago 0,45 -

ano 5,76 4,96 5,66 5,37 4,89 6,09 5,61

12m 9,56 8,74 8,95 9,63 8,08 11,63 11,23

ÍNDICES DE INFLAÇÃO Índice em % INPC (IBGE) IPCA (IBGE) IPCA-15 (IBGE) IPC (FIPE) IPC (IPARDES) IGP-M (FGV) IGP-DI (FGV)

mar 0,44 0,43 0,43 0,97 0,82 0,51 0,43

abr 0,64 0,61 0,51 0,46 1,03 0,33 0,36

mai 0,98 0,78 0,86 0,57 0,42 0,82 1,13

jun 0,47 0,35 0,40 0,65 0,28 1,69 1,63

REAJUSTE DE ALUGUÉIS Índice INPC (IBGE) IGP-M (FGV) IGP-DI (FGV)

jun 1,0982 1,1109 1,1126

jul 0,64 0,52 0,54 0,35 0,64 0,18 -0,39

OUTROS INDICADORES jul 1,0949 1,1221 1,1231

ago 1,0956 1,1163 1,1123

jun 7,50 880,00 23,05 0,4003

TJLP (%) Sal. mínimo UPC FGTS (%)

* Correção anual. Multiplique valor pelo índice

PREVIDÊNCIA

jul 7,50 880,00 23,16 0,4514

ago 7,50 880,00 23,16 0,4091

COMPETÊNCIA AGOSTO Facultativo Contribui com 20% sobre qualquer valor entre R$ 880,00 (R$ 176,00) a R$ 5.189,82 (R$ 1.037,97), através de carnê Assalariados Salários até R$ 1.556,94 8% de R$ 1.556,95 até R$ 2.594,92 9% de R$ 2.594,93 até R$ 5.189,82 11% Empregados domésticos

Empresário/empregador Contribui com 11% sobre o pró-labore, entre R$ 5.189,82 (R$ 570,88), através de GPS.. Autônomo 1) Quem só recebe de físicas: recolhe por carnê 20% sobre os limites de R$ 880,00 (R$ 176,00) a R$ 5.189,82 (R$ 1.037,97. 2) Quem só recebe de pessoas jurídicas: a empresa recolhe 11% sobre o máximo de R$ 5.189,82 (R$ 570,88) e desconta do autônomo. 3) Quem recebe de jurídicas e físicas: têm desconto de 11% sobre as jurídicas, até R$ 5.189,82 (R$ 570,88). Se não atingir este teto, recolhe 20%, via carnê, sobre a diferença até R$ 5.189,82. 4) Aut. especial: sobre R$ 880,00, recolhe 5% (donas de casa, Lei 12.470/2011) ou 11% (demais especiais), mas a aposentadoria é por idade

Alíquota %

R$ mín

R$ máx

8 a 11 12 20 a 23

70,40 105,60 176,00

570,88 622,78 1.193,66

Empregado Empregador Total

Grupo 1 R$ 1.148,40 Trab.s na agricultura.

deduzir 142,80 354,80 636,13 869,36

SELIC - IR 2016:

A quinta parcela do Imposto de Renda de 2016 irá vencer em 31/08, com a cobrança de juros Selic de 4,38%.

Grupo 2

R$ 1.190,20

Serviços administrativos, domésticos e gerais, vendedores e trab. de reparação.

CUB PARANÁ R$/m2

Paraná Norte Noroeste Oeste

JUN

JUL

1.319,98 1.300,90 1.308,58 1.387,46

1,10 2,86 0,65 6,48

2,16 1,70 1,86 7,49

29/08/16

SOJA - saca 60kg PRAÇA Paranaguá Ponta Grossa Maringá Cascavel Sudoeste Guarapuava

SEM -3,0% -3,0% -3,1% -3,1% -3,1% -3,1%

30 d. -4,7% -3,0% -3,1% -3,8% -3,1% -3,1%

34,50 41,00 38,50 38,00 39,50

-1,4% 6,5% 0,0% 0,0% 1,3%

4,5% -2,4% -7,2% -10,6% -7,1%

MILHO - saca 60kg Paranaguá Sudoeste Cascavel Maringá Ponta Grossa

PRAÇA Ponta Grossa Maringá Cascavel

R$ 49,50 49,80 49,50

SEM 0,0% 0,0% 0,0%

unidade

CAFÉ BEN. CAFÉ SOJA MILHO TRIGO FEIJÃO CAR. BOI GORDO SUÍNO FRANGO

média PR - R$ 447,21 7,18 68,84 34,20 42,25 380,02 147,90 3,91 2,68

beb. dura, 60kg kg, em coco saca 60 kg saca 60 kg saca 60 kg saca 60 kg arroba, em pé kg, vivo kg, vivo

PRODUTO Açúcar (1) Boi gordo (2) Café (3) Algodão (4)

29/08 86,18 149,37 483,21 249,74

DIA -0,65% -0,09% 0,15% -0,32%

var. diária 0,1% 0,0% -0,2% -1,7% -1,2% -3,3% 0,0% -1,3% 0,0%

29/08/16

var. 7 dias 1,6% 0,4% -2,7% -3,2% -5,1% -3,2% 0,0% -1,3% 0,0%

var. 30 dias -2,4% -1,1% -3,2% -9,7% -8,1% 3,5% -0,2% 22,2% 0,0%

Maringá R$ 435,00 7,15 68,50 33,50 42,00 148,00 3,80 -

1 SEM. -5,0% -5,1%

MILHO 1 MÊS -3,6% -3,9%

-1,70 -1,20

-4,4% -4,6%

- US$cents por bushel (25,4 kg)

Cont. set/16 dez/16

FECH. 311,75 320,75

*DIF. -4,50 -4,25

1 SEM. -6,5% -6,4%

1 MÊS -6,8% -6,4%

TRIGO - US$cents por bushel (25,4 kg)

FARELO - US$ por tonelada curta (907,2kg) 319,50 317,00

CMour. R$ 7,26 68,50 33,50 42,50 380,00 148,00 3,50 -

29/08/16

- US$cents por bushel (27,216 kg)

*DIF. -7,50 -3,00

MÊS 0,36% -2,72% -2,22% -5,11%

1- saca 50kg, com impostos, posto Usina SP; 2 -média à vista da arroba no Estado de SP; 3 - valor à vista saca 60kg posto SP Capital, arábica, bica corrida, tipo 6; 4 - em pluma, cent/R$ por libra-peso (453 gr), posto SP Capital.

BOLSA DE CHICAGO FECH. 983,25 964,25

30 d. -7,5% -7,8% -7,5%

INDICADORES CEPEA/ESALQ

PREÇO AO PRODUTOR (SIMA/DERAL/SEAB) Produto

-8,7% -9,1%

set/16 dez/16

370,50 397,00

-13,00 -10,50

-10,8% -8,8%

-9,1% -8,9%

*Diferença sobre dia anterior. 1 ponto = US$ 0,01 na soja, milho e trigo e US$ 1,00 no farelo

BOLSA DE NOVA YORK (NYBOT) Cont. set/16 dez/16

29/08/16

- US$cents/libra peso (0,453 kg)

FECH. 144,00 145,10

A advogada de acusação, Janaína Paschoal, falou durante o quinto dia do julgamento final do processo de impeachment da presidenta afastada, Dilma Rousseff, no Senado Federal

Brasília Agência Brasil

TRIGO - saca 60kg R$ 82,00 79,50 77,50 77,00 77,50 77,50

*DIF. 0,10 0,25

1 SEM. -0,1% -0,9%

1 MÊS -1,5% -2,9%

ALGODÃO

- US$cents/libra peso (0,453 kg)

Cont. out/16 dez/16

FECH. 66,69 66,95

*DIF. -1,02 -1,08

1 SEM. -1,8% -1,9%

Ind. Econômicos elaborados pela agência Dossiê:Dinheiro. Fone: (41) 3205-5378

1 MÊS -10,1% -9,6%

Carteiras assinadas têm queda de 3,9%

No Brasil, o número de trabalhadores com carteira assinada fechou o trimestre encerrado em julho deste ano com queda de 3,9%, o equivalente a 1,4 milhão de pessoas, comparativamente ao trimestre de maio e julho de 2015. Os dados da Pnad Contínua, divulgados pelo IBGE, indicam, no entanto, que o total com carteira assinada, que fechou julho em 34,3 milhões de empregados, não apresentou variação estatisticamente significativa quando a comparação se dá com o

ber que a situação que ela vive não é fácil, porque “eu lhe causei sofrimento”. “Peço que ela um dia entenda que eu fiz isso pensando também nos netos dela”, disse Janaína, com lágrimas nos olhos.

Outros momentos

%m %ano %12m

0,11 0,10 0,48 0,14

LOTES - ATACADO

CAFÉ

Marcelo Camargo/Agência Brasil

(SINDUSCON)

1.318,53 1.299,67 1.302,34 1.385,58

igual trimestre do ano passado, quando o total de ocupados era de 92,2 milhões de pessoas, foi acusado declínio de 1,8% no número de trabalhadores, aproximadamente, menos 1,7 milhão de pessoas no contingente de ocupados.

trimestre de fevereiro a abril deste ano. A mesma relação ocorre quando se analisa o rendimento médio e a massa de rendimento real habitual recebida pelo trabalhador. Segundo os números da Pnad Contínua, o rendimento médio real habitualmente recebido em todos os trabalhos fechou o trimestre encerrado em julho em R$ 1.985, com estabilidade frente ao trimestre de fevereiro a abril de 2016 (R$ 1.997); mas em queda de 3% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior (R$ 2.048). Já a massa de rendimento real habitualmente recebida em todos os trabalhos em julho encerrou o trimestre em R$ 175,3 bilhões, o que segundo o IBGE também não constitui “variação significativa” em relação ao trimestre de fevereiro a abril de 2016; mas recuou 4% frente ao mesmo trimestre de 2015.

Janaína Paschoal termina fala emocionada e diz que é “defensora do Brasil”

Grupo 3 R$ 1.234,20 Trab. produção de bens e serviços industriais Grupo 4 R$ 1.326,60 Técnicos nível médio. * Valores válidos de maio/2016 a abril/2017

Mercado Agropecuário

set/16 out/16

Os dados indicam que a população empregada no trimestre encerrado em julho era de 90,5 milhões de pessoas, ficando estável quando comparada com o trimestre imediatamente anterior (de fevereiro a abril deste ano), uma vez que os 146 mil postos de trabalho fechados entre um período e outro “não foram estatisticamente significativos”. Em comparação com

SAL. MÍNIMO PARANÁ Alíq. % 7,5 15 22,5 27,5

Deduções Assalariados: 1-R$ 189,59 por dependente; 2 - pensão alimentícia; 3 - contribuição à Prev. Social; 4 - R$ 1.903,98 por aposentado a partir de 65 anos; 5 - contribuições à previdência privada e aos Fapi pagas pelo contribuinte;

Cont. set/16 nov/16

Brasil tem 90,5 milhões de pessoas empregadas

Vencimento.: empresas 20/09, pes.físicas 15/09, emp. domésticos 07/09. Atraso gera multa 4% a 100%+juros.

IR BASE (R$) Até 1.903,98 De 1.903,99 até 2.826,65 De 2.826,66 até 3.751,05 De 3.751,06 até 4.664,68 Acima de 4.664,68

SOJA

Em todo o país, a taxa de desemprego fechou o trimestre encerrado em julho último em 11,6%, subindo 0,4 ponto percentual em relação ao percentual do trimestre imediatamente anterior - de fevereiro a abril - que foi de 11,2%. A informação consta da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad Contínua), divulgada nesta terça-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta é a maior taxa de desemprego da série histórica iniciada em 2012. Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, quando a taxa foi estimada em 8,6%, o desemprego já acumula alta de 3 pontos percentuais. Os dados do IBGE indicam que a população desocupada, de 11,8 milhões de pessoas, cresceu

3,8% na comparação com o trimestre fevereiro-abril (11,4 milhões), um acréscimo de 436 mil pessoas. Com o resultado do trimestre de maio, junho e julho, a população desocupada fechou com crescimento de 37,4%, quando comparada a igual trimestre do ano passado, um aumento de 3,2 milhões de pessoas desocupadas.

Após a advogada de acusação Janaína Paschoal terminar sua fala, um princípio de tumulto começou no plenário. O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) reclamou no microfone que o deputado federal José Guimarães (PT-CE) chamou a advogada de “golpista”. “Golpistas foram aqueles que saquearam a Petrobras, golpistas são aqueles que fraudaram a contabilidade pública”, afirmou Nunes aos gritos. O tucano pediu que o ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), chamasse a Polícia do Senado para retirar o deputado petista do plenário do Senado, caso o comportamento se repetisse. “Eu não tenho medo de você, nem de vocês”, completou Nunes. Diante do tumulto, o presidente do STF pediu para os parlamentares “manterem o nível civilizado” e suspendeu a sessão por cinco minutos para

que a ordem fosse reestabelecida. Pouco antes de finalizar sua fala inicial que foi dividida com o jurista Miguel Reale Júnior, a advogada Janaína Paschoal pediu desculpas a Dilma por sa-

A jurista destacou que se coloca no processo do impeachment “como uma defensora do Brasil’. “Entrei nesta história sem ser chamada porque entendi que precisava fazer alguma coisa por nosso país”. Após o fim do processo, ela afirma querer voltar “ao anonimato, à tranquilidade”. Em determinado momento, Janaína Paschoal usou tom duro classificar ações do governo Dilma de “estelionato eleitoral”.

Ela afirmou que a falta de cortes de gastos em 2014 prejudicou o país e levou à crise econômica. A advogada também disse que petistas são mentirosos. “Eles [petistas] mentem tão bem. Eles são tão competentes no marketing que a gente acredita. Até pessoas do meu lado acreditaram que a perícia não foi favorável a nós”, disse ao lembrar que os defensores do mandato de Dilma disseram que o laudo pericial, feito por consultores do Senado, era favorável à presidente afastada. “Tudo isso foi muito bom para o povo ver como é o modo PT de ser. É a enganação. É o PT que não pede desculpas, nega os fatos, nega a realidade”, disse.

Volta de Bumlai para a prisão é adiada pela 2ª vez por causa de tratamento Curitiba Das agências

O juiz federal Sérgio Moro prorrogou o retorno do pecuarista José Carlos Bumlai para a carceragem da Polícia Federal (PF), em Curitiba, para o dia 6 de setembro. Bumlai está internado em um hospital de São Paulo desde o dia 17 de agosto e deveria retornar para a prisão nesta terça (30), mas ainda não recebeu alta. Bumlai foi alvo da 21ª fase da Operação Lava

Jato, deflagrada em novembro de 2015, e está em prisão domiciliar desde março deste ano devido ao tratamento contra um câncer na bexiga. Ele é réu na Lava Jato e responde pelos crimes de corrupção passiva, gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro. Após o pecuarista ser denunciado, em Brasília, por obstrução à Justiça, o juiz Sérgio Moro determinou que ele voltasse para a prisão no dia 23 de agosto. Por causa do internamen-

to, Moro já tinha adiado a data anteriormente. No despacho, o juiz também determinou que a defesa de Bumlai apresente o resultado dos exames médicos.

ACUSAÇÕES Bumlai é acusado de ter contraído um empréstimo fraudulento no Banco Schahin de R$ 12 milhões em 2004. O destinatário final do dinheiro, segundo o Ministério Público Federal (MPF), foi o Partido dos Trabalhadores (PT). (G1)


cidades

Quarta-feira, 31 de agosto de 2016 / Edição 7414

A-5

Ranking inédito revela que eficiência de Cianorte é razoável REM-F - Ferramenta mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros Cianorte Da Redação

Com a proposta de mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros, uma ferramenta lançada pela Folha S. de Paulo e Instituto Datafolha traz estatísticas de arrecadação e destinação dos recursos em áreas como educação, saúde, saneamento e receita para calcular a eficiência da gestão. No ranking, Cianorte teve eficiência considerada ra-

zoável. Os dados são referentes ao Censo de 2010, e do PIB de 2013 e qualificam as cidades brasileiras em quatro graus: Eficiência; Alguma Eficiência; Pouca Eficiência e Ineficiente. O serviço é chamado de Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha (REM-F) e pode ser acessado no site da Folha de S. Paulo. As administrações são avaliadas de acordo com o histórico de investimento e prestação de contas numa escala de 0 a 1.

RAIO-X DE CIANORTE No REM-F, Cianorte aparece com a nota 0,496, sendo a eficiência da gestão intermediária (Alguma Eficiência). No ranking estadual, o município aparece na 90ª posição, e no nacional em 1.406°. Saneamento (0,775) e Educação (0,514) foram as áreas com melhor desempenho; considerado dentro ou acima da média nacional. Já saúde (0,496) e receita (0,123) tiveram as menores notas da avaliação local; ambas ficaram abaixo da média nacional, confor-

Moradores de Cianorte podem pedir 2ª via do RG pela internet DIVULGAÇÃO SESP

População de Cianorte já pode solicitar a segunda via do RG via internet

Cianorte Da redação

O Instituto de Identificação liberou a solicitação da segunda via da carteira de identidade pela internet para os moradores de Cianorte e de outras cidades da região. O pedido pode ser feito por cidadãos que não precisam alterar informações ou a foto no documento. O RG ainda não deve ter mais do que três anos. Segundo o Instituto

de Identificação, cerca de 2,4 milhões em todo Paraná podem fazer o pedido. Para solicitar o documento, o interessado deve entrar no site do Instituto de Identificação (www.institutodeidentificacao.pr.gov. br), preencher o formulário exigido e pagar uma taxa de R$ 26,63. A segunda via da carteira deve ser confeccionada em sete dias. Para menores de 18 anos o documento só será entregue ao pai, mãe ou repre-

sentante legal do solicitante. Em todas as situações, a pessoa que for retirar a carteira de identidade deverá apresentar o protocolo gerado pelo sistema e um documento oficial com foto. Conforme o órgão, se a pessoa cadastrar o número do telefone celular no pedido, ele receberá uma mensagem informando sobre a data da retirada do documento. Na data agendada, o solicitante cadastrará uma impressão biométrica. O sistema não permite alteração de dados ou imagem já cadastrado. Para isso, o cidadão deve agendar um horário no Instituto de Identificação para solicitar a nova via do documento. Podem solicitar o serviço moradores de Londrina, Apucarana, Maringá, Paranavaí, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Umuarama, Cianorte e Campo Mourão. O sistema também já foi implantado em Curitiba e Cascavel.

Terra Boa e Cidade Gaúcha têm apenas um candidato para prefeito Cianorte Da redação

Em 14 das 399 cidades do Paraná, os eleitores terão apenas um candidato para o cargo de prefeito. O estado é o quarto com o maior número de municípios com candidato único. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE- PR), na região da Amenorte (Associação dos Municípios do Médio Noroeste), duas cidades terão apenas um candidato ao cargo executivo: Terra Boa e Cidade Gaúcha. Em ambas as cidades,

os prefeitos, Valter Peres (PDT) e Alexandre Lucena (PMDB), respectivamente, buscam a reeleição. Em todo o Brasil, em ao menos 97 cidades, os eleitores vivem a mesma situação. Isso ocorre es-

pecialmente em cidades pequenas, mas há também municípios médios, como Jales, no interior de São Paulo, que tem quase 50 mil habitantes, e Nova Mutum, em Mato Grosso, que tem 40 mil pessoas. (Com G1)

Veja quais outras cidades paranaenses possuem apenas um candidato: Altamira do Paraná Araruna Assis Chateaubriand Bom Jesus do Sul Brasilândia do Sul Cidade Gaúcha Itaguajé

Janiópolis Miraselva Santa Izabel do Oeste Santa Mariana São Jorge do Ivaí São José da Boa Vista Terra Boa

me demonstrou o REM-F. Em 2013, o Município arrecadou R$ 160,3 milhões; R$ 2.127 por habitante. A plataforma ainda qualifica a transparência em 67%. Conforme o REM-F, embora a saúde de Cianorte tenha sido avaliada abaixo da média nacional, 35% da arrecadação municipal é destinada à área, sendo 0,5 médicos por habitante e acesso a 91% da população. Educação por vez é o segundo setor que recebe o maior volume de recurso; 22% do total arrecadado. E o legislativo o terceiro,

com 2% do montante. Com a melhor avaliação local, o saneamento da cidade é considerado eficiência, sendo que 91% da população têm acesso à água tratada; 93% à coleta de lixo domiciliar e a cobertura de esgoto alcança 49% dos moradores.

FAIXA POPULACIONAL Entre os municípios de 50 mil a 200 mil habitantes do Paraná, Cianorte aparece na 7ª posição, e fica atrás de Campo Mourão (0,562), Paranavaí (0,561), Apucarana (0,519), Umu-

arama (0,511), Cambé (0,510), Telêmaco Borba (0,505) e Rolândia (0,501).

RESULTADOS NA MICRORREGIÃO Na microrregião, que compõe os 11 municípios, Cianorte aparece ainda com desempenho abaixo de Cidade Gaúcha (0,575), Rondon (0,575), Terra Boa (0,530), Tapejara (0,522), Indianópolis (0,511), São Manoel do Paraná (0,508) e Jussara (0,508). E a frente de São Tomé (0,455), Japurá (0,471) e Guaporema (sem avaliação divulgada).

Vacinação contra a dengue pode evitar epidemia no próximo verão Curitiba Agência Estadual

Os paranaenses que vivem nas 30 cidades onde o governo do Estado está fazendo a primeira fase da campanha de vacinação contra a dengue e que estão nos grupos prioritários devem receber a vacina com urgência até este sábado (3), quando termina esta etapa. Os 30 municípios selecionados registraram as piores epidemias da doença nos últimos cinco anos. “Se a população não for vacinada, corremos o risco de enfrentarmos uma séria epidemia a partir de dezembro e durante todo o verão, ainda pior do que a epidemia de 2015/2016. Quanto mais pessoas vacinadas, menor será a circulação viral da doença”,

alerta o diretor geral da Secretaria da Saúde, Sezifredo Paz. De agosto de 2015 a julho de 2016, aproximadamente 56 mil casos e 61 mortes por dengue foram registradas no Paraná. Os 30 municípios da campanha, juntos, concentraram 80% das ocorrências, além de 93% dos casos graves e 82% das mortes. “As estatísticas demonstram que era preciso fazer algo a mais para o controle da dengue no estado. Mas a população precisa aderir à campanha”, destaca Sezifredo. Além das unidades de saúde, a campanha está sendo levada às escolas, universidades, igrejas, espaços comunitários, empresas, tiro de guerra, entre outros locais que concentram principalmen-

te os jovens entre 15 e 27 anos, população alvo da campanha em 28 cidades paranaenses. Em alguns municípios. equipes volantes estão vacinando também em supermercados e locais de grande circulação de pessoas, como em Paranaguá, que deve atingir a população entre 9 e 44 anos. O diretor ressalta que, apesar de todos os esforços do governo, grande parte da população que tem direito à vacina gratuita ainda não aderiu à campanha. “A vacina é uma estratégia a mais para evitar novas epidemias de dengue nesses municípios que concentram os casos da doença no Paraná, mas é necessário que a população seja imunizada antes do início da curva epidêmica”, afirma.

19 VAGAS EM CIANORTE

Inscrições para o concurso da Secretaria Estadual da Saúde vão até amanhã Cianorte Da redação

Os interessados em participar do concurso que abre 969 vagas na Secretaria da Saúde do Paraná devem se inscrever até esta quinta-feira (01.09). As inscrições podem ser feitas pelo site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação –(www.ibfc.org.br) até as 23h59 e os boletos devem ser pagos até o dia 2 em agência bancária credenciada. As funções abrangem categorias de nível médio e superior. O valor de inscrição é de R$ 120,00 para as

funções do cargo Promotor de Saúde Profissional e de R$ 70,00 para as funções do cargo Promotor de Saúde Execução.

VAGAS EM CIANORTE Em Cianorte, há vagas para Médico Clínico (2), Assistente Social (1), Enfermeiros (2), Farmacêutico (2), Médico do Trabalho (1), Psicólogo (1), Assistente de Farmácia (1), Inspetor de Saneamento (1), Técnicos Administrativos (2), Técnico de Contabilidade (1), Técnico em Enfermagem (2), Técnico em Laboratório (2) e Técnico em Segurança no Trabalho (1).

PROVAS As provas serão realizadas no dia 25 de setembro pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC e terá duração de quatro horas. No ato de inscrição, o candidato pode optar por realizar a prova em Curitiba, Londrina, Maringá ou Cascavel. O horário e ensalamento serão divulgados em 16 de setembro. Outras informações podem ser obtidas pelo edital nº 73/2016 disponível site saúde.pr.gov.br e também pelo e também pelo e-mail concurso@ibfc.org.br ou pelo telefone (11) 47881430.


A-6

variedades

Quarta-feira, 31 de agosto de 2016 / Edição 7414

novelas

HORÓSCOPO

MALHAÇÃO

ÁRIES

colunacanaldafama@yahoo.com.br

Maurício Hidalgo / GB Imagem

Juliano Laham interpreta o Rômulo, em “Malhação: Pro Dia Nascer Feliz”, um lutador de boxe que já passou por muitas dificuldades; criado em um orfanato, ele vive sozinho desde que atingiu a maioridade e tornou-se fanático pelo esporte. Treinando sempre na Forma, Rômulo chama a atenção de Jorjão (Oscar Magrini) que se tornará o seu personal trainer e dará uma reviravolta na trama.

Neste momento, o que se espera e que você se coloque no lugar do outro para compreendê-lo melhor. Os envolvimentos de amor e amizades permanecem intensos.

LIBRA

Você já sabe resolver seus problemas, então, mãos à obra. O que está faltando para agir é decisão. No trabalho, evite parecer acomodado. Sua competência está sendo testada.

ESCORPIÃO

Tenha coragem de assumir as suas opiniões e mostrar do que é capaz. Leve suas decisões em frente, mesmo que falte colaboração. Confie na sua capacidade mental e siga em frente!

SAGITÁRIO

Ponha em prática as decisões tomadas sobre questões financeiras. Mesmo com dificuldades e atrasos, seus planos chegarão a uma conclusão positiva. Esclareça seus sentimentos.

CAPRICÓRNIO

Mantenha seu propósito de lançar mão da criatividade para melhorar seus rendimentos. Boas ideias terão aumento de ganhos. Analise com bastante objetividade as propostas que receber.

AQUÁRIO

Compense muito trabalho com lazer. Discuta suas ideias e planos com seu par, mesmo que ele ou ela tenha posições diferentes. Está com sorte hoje, portanto aproveite para tomar novas iniciativas.

PEIXES

Boemia em exagero vai desgastá-lo. O astral em casa vai estar acolhedor e alegre. Terá bons momentos em família. Cuide da sua saúde, já está na hora de você retomar a sua dieta.

Fofoca de bastidores Nos bastidores da Globo comenta-se que Anitta pode ser a substituta de Tiago Leifert no comando do “The Voice Kids”, a partir de janeiro de 2017. No entanto, a cantora compete com Luan Santana e Márcio Garcia, que também estão no páreo. É esperar e conferir.

Casas separadas Recentemente, Isabeli Fontana e Di Ferrero oficializaram a união, mas continuam morando em casas separadas. A modelo explicou que dessa maneira, eles preservam a privacidade dos filhos dela e que ela redecorou o apartamento do amado tornando o local aconchegante para a vida a dois. Que assim seja!

Estreando como roteirista Vanessa Giácomo é a autora do roteiro

Fernanda Montenegro volta ao “Mister Brau”, na próxima temporada do humorístico. Lembrando que a atriz interpreta a Rosita, mãe do mordomo Gomes (Kiko Mascarenhas). A personagem promete “balançar” a trama.

intérprete de Willy Wonka O ator e cineasta americano Gene Wilder, que entre outros sucessos interpretou Willy Wonka na primeira versão do filme “A Fantástica Fábrica de Chocolates”, morreu aos 83 anos de idade, vitimado por complicações do Mal de Alzheimer.

que o folhetim foi lançado no último final de semana com festa realizada no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

Namoro assumido

Na trilha sonora do folhetim do SBT terá música “É o Amor”, grande sucesso de Zezé Di Camargo & Luciano, e mais “A Montanha” e “Jesus Cristo”, de Roberto Carlos. Promete sucesso.

Falando ainda de “Carinha de Anjo”

Eles se aproximaram nos bastidores da novela “Êta Mundo Bom!”, na qual interpretaram Mafalda e Romeu, e agora decidiram assumir o namoro. Camila Queiroz e Klebber Toledo já não escondem mais a paixão. Estão felizes e ponto final.

Caso de polícia Mariana Belém, filha de Fafá de Belém, procurou a delegacia de polícia e registrou boletim de ocorrência relatando ameaças de estupro e morte de um seguidor, que também ameaçou a filhinha de Mariana, que tem 4 anos de idade.

Data marcada O SBT bateu o martelo. A novela “Carinha de Anjo” entra no ar na segunda quinze do mês de novembro. Lembrando

www.coquetel.com.br

PICOLÉ

© Revistas COQUETEL

Direta

HAJA CORAÇÃO

Camila pressiona Giovanni, que decide contar como conheceu Bruna. Apolo assume a responsabilidade por Carol e seus irmãos. Tamara comemora ao saber que Henrique ama sua mãe e promete ajudá-lo a convencer Beto a aceitar o relacionamento. Fedora é ovacionada pelos diretores depois de sua apresentação. Aparício revela que existe um documento comprovando que Teodora deu 2% das ações do Grand Bazzar para Safira. Tamara marca um jantar com Penélope e surpreende a mãe com a presença de Henrique. Camila se oferece para investigar a explosão no depósito do Grand Bazza.

VELHO CHICO

Carlos se surpreende com a hostilidade do coronel. Bento é convidado para se candidatar à prefeitura de Grotas. Bento critica Santo por deixar Olívia jantar na fazenda de Afrânio. Beatriz tenta animar Luzia. Iolanda discute com Carlos. Encarnação estranha a falta de atitude de Afrânio. Tereza se preocupa com o comportamento de Carlos. Olívia conforta Iolanda. Carlos enfrenta Afrânio.

Escreva o nome de cada definição nos quadradinhos.

_ _DO

ES_ _ _TE

FO_ _ _

BA_ _ _

CÚMPLICES DE UM

Letícia está trabalhando na Top Records, concorrente da Dó-Ré-Music. Priscila vai até a nova gravadora para conhecer um pouco mais sobre o local, mas descobre que para isso precisa estar acompanhada da mãe. Isabela assiste um filme apenas com a mãe. Meire faz todos os exercícios de malhação propostos pelo personal trainer. Otávio leva Rebeca e as gêmeas para o circo. Durante a apresentação, eles se surpreendem com o show de mágica feito por Vargas.

(PLURAL)

_ _ _GARIDA

FILMES Flashdance, em Ritmo de Embalo CO_ _ _

_ _BANETE

(Americana) 14h50, na Globo, EUA, 1983. Direção de Adrian Lyne. Com Belinda Bauer, Jennifer Beals, Kyle T Heffner, Sunny Johnson, Michael Nouri, Lilia Skala. A jovem Alex trabalha como soldadora em uma fábrica de aço durante o dia e dançarina de noite. Ela sonha em ser convidada para dançar com a companhia de balé da cidade. Oscar de melhor canção.

_ _CINHO

Faturando Danielle Winits está negociando a venda do direito de cobertura

Alice repreende Mario por tê-la beijado. Lenita desiste de contar sobre Felipe para Ralf. Mario ouve Alice comentar com Yumi que o beijo entre eles não deveria ter acontecido. Tanaka leva Vittorio e Gaetano para verem a casa que venderá para eles. Mario se desculpa com Alice. Alice mostra para Mario fotos do lugar onde irá morar no Japão. Alguns meses se passam e a obra no casarão dos De Angeli é concluída. A padaria é inaugurada em Arraial com um novo nome: Pasta Pane. César é rude com Sirlene. Mario se entristece com a proximidade da viagem de Alice.

Não há exibição.

Cara nova Flávia Alessandra livrouse do visual platinado de sua personagem Sandra, de “Êta Mundo Bom!”. Agora seus cabelos ganharam tons castanhos escuros e a atriz conta que tinha uma grande vontade de ficar morena.

SOL NASCENTE

JUSTIÇA

_ _MO

_ _ _VO

_ _SO

_GREJA

1

Solução

A

VIRGEM

Na próxima temporada

de seu casamento com André Gonçalves. A intenção é atrair empresas para fazerem a cerimônia de graça e, de quebra, aparecerem na publicação.

C A S A

A informação que estava esperando chegará finalmente. Não se deixe envolver por suposições que não tenham fundamento. Pode estar olhando a sua vida amorosa de forma muito dramática.

William Bonner e Fátima Bernardes anunciaram através das redes sociais, e em nota conjunta, que estão separados após 26 anos de união. “(...) continuamos amigos e pais de três jovens incríveis. Agradecemos a compreensão, o carinho e o respeito de sempre”, enfatizaram eles. Especula-se que o conflito de agendas de ambos pode ter colaborado para o desgaste no relacionamento.

do curta-metragem “Rodízio”, que marca a sua estreia como roteirista; a atriz divide esta tarefa com Guilherme Nasraui. A direção será de Pino Gomes e no elenco estarão Joaquim Lopes, Monique Alfradique, Viviane Araújo e Regiane Alves.

T

LEÃO

Separados

B O L S O S

Procure acreditar na realização de seus sonhos. Deixe que eles inspirem o seu trabalho e as suas realizações profissionais. Não permita que o passado interfira na sua vida afetiva.

T T

GÊMEOS

É hora de cuidar de sua saúde. Faça exames periódicos. No trabalho mantenha uma atitude positiva e produtiva. Melhore a sua comunicação com as pessoas. Terá uma boa quarta-feira!

Atualmente, Marisa Orth interpreta a Francesca, em “Haja Coração”, mas está cotada para ser a protagonista da série “Pouso Alegre”, de autoria de Fernanda Young e Alexandre Machado e que será produzida pelo canal pago GNT.

T

O contato com pessoas influentes trará novas oportunidades de aumentar ganhos. Cuidado para projetos de viagem ou estudo não prejudicarem a sua vida pessoal.

Protagonista da série

B O R U L O L D E L O H C A C A H P A I A N C O E T B L E

TOURO

CÂNCER

João Miguel Jr-RG

Fazendo sucesso

T B O O C M A B OM M A R L AM R E I T A

Excelente dia para pessoas de boa vontade. Os sentimentos serão fortes. Alguém vai despertar uma emoção especial. Terá uma alta produtividade em seu trabalho.

Gabriel descobre onde Joana está morando. Nanda e Jéssica criticam o comportamento de Belloto. Ricardo repreende Gabriel e dá um ultimato ao atleta. Krica pensa em fazer uma plástica. Gabriel aparece para treinar e Giovane comemora. Manuela finge não dar atenção à implicância de Fábio. Manuela finge fazer as pazes com Fábio. Lucas pinta Juliana em um dos grafites. Nanda descobre que foi indicada para um cargo na academia. Tânia diz a Joana que não quer que ela trabalhe na Forma. Rômulo dorme escondido na academia.

A.I. – Inteligência Artificial

(A.I. Artificial Intelligence) 02h30, na Globo, EUA, 2001. Direção de Steven Spielberg. Com Haley Joel Osment, Jude Law, Frances O, Brendan Gleeson, Sam Robards, William Hurt. Num futuro próximo, a engenharia genética desenvolve robôs para as mais variadas funções. Um menino-robô, programado para ser o filho perfeito e amar seus pais, entra em crise existencial e sonha em ser um menino de verdade, assim como o Pinóquio, dos contos de fada.


policial

Quarta-feira, 31 de agosto de 2016 / Edição 7414

A-7

Irmão confessa que atirou na cabeça de grávida e se diz arrependido FIM DO MISTÉRIO - Danilo, de 24 anos, está preso na Delegacia de Cruzeiro do Oeste desde o dia 18 de agosto Danilo Martins

entorpecido. Thaysa estava em casa se preparando para ir a uma consulta do pré-natal quando foi atingida por um tiro na cabeça, por volta das 12h40. Após ser internada, os médicos realizaram uma cesárea, tiraram o bebê, mas a criança não resistiu e morreu três dias depois.

Prisão Em depoimento, Danilo Vilas Boas disse que confundiu a irmã com o cunhado

Tapejara Das agências

Danilo Emanuel Vilas Boas confessou à Polícia Civil, na segunda-feira (29), que atirou na irmã, Thaysa Vilas Boas, de 22 anos, que estava grávida de 7 meses. A jovem levou um tiro na cabeça no dia 11 de julho, em Tapejara (a 55 quilômetros de Umuarama). Danilo, de 24 anos, está preso na Delegacia de Cruzeiro do Oeste desde o dia 18 de agosto. Em depoimento, ele disse que estava drogado no dia do crime e que confundiu a

irmã com o namorado dela, com quem tem problemas de relacionamento. O advogado de Danilo, Hasan Azara, disse que o tiro foi acidental. Ele não tinha intenção de atingir a irmã e está arrependido, afirmou Azara. “Como o namorado da irmã o ameaçava, ele achou que corria risco de vida e atirou”, disse o advogado. De acordo com Azara, Danilo comprou a arma para se proteger. A defesa contou que o jovem passou a noite usando drogas e, no dia em que atirou contra a irmã, acordou

No cumprimento de mandado de prisão contra Danilo Vilas Boas, no dia 18 de agosto, a polícia ainda cumpriu mandados de busca e apreensão na casa onde moravam os irmãos. No local, a polícia apreendeu um revólver e munição. Segundo o delegado Gabriel dos Santos Menezes, a munição encontrada é semelhante à que foi encontrada na cabeça de Thaysa. Uma perícia vai definir se a munição é a mesma.

Estado vegetativo De acordo com o Hospital Norospar, Thaysa está internada em estado vegetativo e deve receber

Caminhão que bateu e matou seis na BR-277 estava a 123 km/h, diz laudo Curitiba Das agências

Um laudo elaborado pela Polícia Científica do Paraná aponta que o caminhão-tanque que bateu e matou seis pessoas na BR-277, em julho deste ano, trafegava a 123 km/h. A velocidade máxima para o trecho onde aconteceu o acidente é de 60 km/h. De acordo com o documento, o veículo descia a serra com problemas nos freios. A velocidade foi apurada com base nas imagens de uma câmera de segurança e também nos danos encontrados no caminhão e nos demais carros atingidos. Em um trecho do laudo, os investigadores apontam

que o caminhão já havia descido 26 km da serra, que tem um desnível de 800 metros. Um vídeo feito por uma câmera de segurança mostra o momento em que o caminhão-tanque segue desgovernado e se perde em uma curva. O tanque, carregado com 44 mil litros de álcool, se desprende do cavalo e espreme um carro contra a mureta que divide as duas pistas. No mesmo momento, ele explode. Além dos seis mortos, outras 14 pessoas ficaram feridas. Outros carros que estavam na pista contrária também foram atingidos pelo combustível e pelas chamas das explosões que se sucederam após o acidente.

SUPERAQUECIMENTO No laudo, consta que os tambores de freio do eixo traseiro do caminhão apresentaram coloração azulada na área de contato de frenagem. Segundo os peritos, isso seria um indicativo de que houve superaquecimento da peça. Os peritos dizem que a mesma situação aconteceu no terceiro eixo do tanque, que se desprendeu do tanque na hora do acidente. Em depoimento, o motorista do caminhão, que sobreviveu ao acidente, disse que avisou aos donos da empresa que é proprietária do veículo sobre o problema nos freios. Para o delegado que cuida do caso, isso não isenta o motorista de responsabilidade. Ele disse que pretende indiciar o homem por homicídio doloso, com dolo eventual, ou seja, quando se assume o risco de matar. O delegado acredita que, neste caso, o motorista sabia dos problemas no veículo, mas ainda assim tomou a decisão de descer o trecho de serra. A polícia também enviou uma carta aos donos da empresa, perguntando sobre os problemas encontrados no caminhão. Eles também podem ser responsabilizados criminalmente pelas mortes. (G1)

alta nesta terça-feira (30). O hospital informou que a única reação que ela apresenta é abrir os

olhos, às vezes. Segundo o Norospar, não há mais tratamento para a jovem, que provavelmente vai para a

casa da avó, em Tapejara. O município deve prestar a assistência necessária a partir de agora. (G1)

Morador de rua morre após beber oito garrafas de cachaça Umuarama Das agências

Um homem de 37 anos, identificado como Samuel Andrade dos Santos, natural de Alto Piquiri, foi encontrado morto, na tarde desta segunda-feira (29), no pátio de uma empresa

desativada e localizada na avenida Brasil, em Umuarama. De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Santos é morador de rua e possivelmente morreu de causas naturais. Os peritos do IML não

encontraram sinais de agressão. Segundo relato de outros moradores de rua que se encontravam também alojados no mesmo local, neste domingo (28), o homem havia consumido em torno de oito garrafas de cachaça. (O Bemdito)

Polícia Civil de Loanda e Santa Isabel utiliza BMW e Mitsubishi Outlander DIÁRIO DO NOROESTE

Loanda Das agências

Dois veículos de luxo que foram apreendidos em Santa Isabel do Ivaí e Arapongas serão utilizados por policiais civis de Loanda e Santa Isabel do Ivaí. Os dois carros foram apreendidos durante operações da Polícia Civil e, sem custo algum, serão utilizados pelos policiais. Uma BMW 328i, ano 2008 (avaliada em cerca de R$ 50 mil), apreendida em 2015 em Santa Isabel do Ivaí carregada de drogas e uma Mitsubishi Outlander (avaliada em quase R$ 100 mil) apreendida em Arapongas que estava em pose do chefe da quadrilha que assaltou a agência do Banco do Brasil em Querência do Norte. O pedido foi feito pelo delegado de Loanda, Alysson Gabriel Santos Nunes Tinoco, e os veículos foram

Delegado ressaltou que a utilização dos veículos será importante para conforto das vítimas de crimes

liberados com a autorização do Poder Judiciário. “Meu pensamento é reverter para a sociedade os benefícios do uso desses carros. Como são carros de luxo, não será possível usar para investigação da polícia. Portanto, iremos usá-los para transportar vítimas de crimes”, disse Tinoco. O delegado ressaltou que a utilização dos veículos será importante para conforto das vítimas.

Além disso, comentou que servirá de modelo para que a população veja os resultados da ação da polícia. “No caso do traficante e do chefe da quadrilha que assaltava os bancos só as prisões não resolveria o problema. Foi importante agir no patrimônio deles e mostrar para a sociedade que de fato o crime não compensa”, concluiu o delegado. (Com informações do Diário do Noroeste)


A-8

cidades

Quarta-feira, 31 de agosto de 2016 / Edição 7414

Cianorte já possui mais de 78 mil habitantes, aponta IBGE ESTIMATIVA - Na região Noroeste, Cianorte foi o município que mais cresceu, em termos populacionais, no intervalo de um ano ELISA BERTONCELLO/ARQUIVO TRIBUNA

Cianorte está com 78.553 habitantes, segundo IBGE

Cianorte Da Redação

A nova estimativa populacional do IBGE mostra que o número de habitantes de Cianorte chegou a 78.553 mil pessoas, em 2016. Conforme o órgão, a taxa de crescimento da população local foi de 1,3%, acima inclusive da média nacional e de São Paulo, a maior cidade do País, que atingiu a marca de 0,80%. As estatísticas foram divulgadas nesta terça-feira (30) no Diário Oficial da União. Na região Noroeste do

estado, Cianorte foi o município que mais cresceu, em termos populacionais, no intervalo de um ano. Umuarama, que soma a maior população regional teve um crescimento de 0,84% - cerca de 930 pessoas, e aparece com 109.123 mil habitantes; seguido de Campo Mourão que cresceu 0,66%, 617 moradores a mais, sendo atualmente 93.547 mil habitantes, e Paranavaí, com aumento de 0,60%; atuais 87.316 mil moradores. Na estimativa de 2015, Cianorte aparecia com

77.515 mil habitantes. De lá para cá foram somadas outras 1.038 pessoas em relação aos números anteriores. A Capital do Vestuário foi também a cidade com melhor desempenho habitacional entre as 12 que compõem a Associação dos Municípios do Médio Noroeste, a Amenorte. O aumento populacional da microrregião, comparado a 2015, foi

de 0,77%, sendo que Cianorte foi responsável por 66% deste crescimento. No levantamento atual do IBGE, a Amenorte corresponde uma população de 172.743 mil habitantes. Mais de 45% destes moradores residem hoje na Capital do Vestuário. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística explica que a pesquisa faz parte das exigências legais

do Tribunal de Contas de União, para fins de repasses e construção de indicadores socioeconômicos. A popu-

lação brasileira, em 2016, chegou a 206.081.432 milhões, e a do Paraná, a 11.242.720 milhões.

Veja o ranking da Amenorte por cidade Cianorte (78.553) Terra Boa (16.887) Tapejara (15.835) Cidade Gaúcha (12.199) Rondon (9.535) Japurá (9.238)

Jussara (6.995) São Tomé (5.686) Indianópolis (4.493) Guaporema (2.291) São Manoel do Paraná (2.184)

Agosto termina com recorde de chuva na cidade, diz Simepar Cianorte Da Redação

Agosto termina com um volume recorde de chuva, em Cianorte. Ao longo dos últimos 31 dias, choveu cerca de 180 milímetros na cidade; o dobro da média histórica de 30 anos estabelecida pelo Instituto de

Meteorologia do Paraná, o Simepar. Somente entre segunda-feira (29) e ontem (30), foram registrados mais de 20 milímetros de chuva. Apesar da quantidade acima da média, o mês termina com tempo estável, mas com temperaturas baixas. De acordo com as

previsões do Simepar, os termômetros devem registrar a mínima de 9°C nesta quarta-feira (31) e máxima de 23°C. Já setembro começa quente na cidade, a estimativa é de que na sexta-feira (2) as temperaturas fiquem próximas dos 30°C. Mas, na reta final do

inverno, o Simepar prevê ainda mais chuva para Cianorte. Neste sábado (3), há probabilidade de chuva e trovada. Oficialmente, a estação mais fria do ano deve terminar no dia 22 de setembro, abrindo espaço para a primavera, que segue até o dia 21 de dezembro.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.