Issuu on Google+

N NÚMERO 23 • PREÇO R$ 19,90

AMPLOS

desejos

Poucas alterações e voilà! Espaços maiores e mais harmônicos. Pág. 142

Charme e conforto

Um exemplo de elegância e aconchego em Laguna. Pág. 208

Respeito

às referências

No projeto desta residência, em Jaraguá do Sul, os arquitetos seguiram à risca o estilo desejado pela cliente. Dedicaram-se a um criterioso trabalho de pesquisa para compor cada ambiente, desenvolvendo uma proposta coerente e carregada de significados. Pág 216

Fernando de Noronha: os encantos do arquipélago brasileiro mais cobiçado dentro e fora do país. Pág. 88

Diretor de Redação • Fernando Brüning - 02264 JP redacao@supernovaeditora.com.br Gerente de vendas • Sidinei Duarte sidinei@supernovaeditora.com.br Planejamento e Marketing • Bruno Henrique Rodrigues Romão Atendimento publicitário • Úrsula S’Tiago

O requinte em um mundo de prazos, preços e promessas

Diagramação e criação • Andrezza Nascimento e Francisco Badin Supervisora de redação • Letícia Wilson leticia@supernovaeditora.com.br Produção • Bruna Rodrigues Andrett Coordenador de fotografia • Ronald T. Pimentel Circulação e assinatura • Sueli Duarte assinatura@supernovaeditora.com.br Representantes comerciais • Douglas Jahn, Flavio Rocha, Vitor Andrade, Chico Souza, Eduardo Nunes Nogueira, Patrícia Diniz Sposito, Mirela Leite Fragoso, Valdir Silva de Souza, Joaquim Barros, Mario Silva, Thiago Bittencourt, Eliomar Santos da Costa, Antônio Francisco Almeida, Paulo César da Silva, Sandra Dias Góes. Sucursal Florianópolis • floripa@revistasuacasa.arq.br Sucursal Tubarão • tubarao@revistasuacasa.arq.br Sucursal Criciúma • criciuma@revistasuacasa.arq.br Sucursal Balneário Camboriú • b.camboriu@revistasuacasa.arq.br Colaboradores • Andresa Regina Gomes, Bárbara Silva, Mércia Paiva da Silva, Helena Pinheiro Lemos, Uriel Pereira Climaco, Adriana Meirer, Jackson Fadini Toledo, Laura Cunha, Cléia Souto Grosso, Jair Simões, Bruno Pádua de Almeira, Camila Felippo, Renata Maia, Hermes Barcelos Cunha, Roberto Antunes, Fátima Veira da Rosa, Regina Alves, Ivo Neri Agnol, Alessandro Pinheiro Sá, Régis Ramalho, Emílio Cavalheiro, Audria Ximenes, Jhonathan Gonçalves de Mello, Emílio Wiznitzer. Correspondência • Comentários sobre o conteúdo editorial, sugestões e críticas: imprensa@supernovaeditora.com.br Rua Fritz Muller, 50, edifício Praia Bela, 6º andar, bairro Coqueiros - Florianópolis - SC - CEP 88080-720

www.revistasuacasa.arq.br www.twitter.com/revistasua_casa www.facebook.com/revistasuacasa Florianópolis: (48) 3029.0300

N A REVISTA SUACASA É UMA PUBLICAÇÃO DA SUPERNOVA EDITORA LTDA. A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTA OBRA É PROIBIDA SEM AUTORIZAÇÃO.

2

www.

.arq.br

É comum ouvir de arquitetos e decoradores que tudo depende do prazo. Dá para fazer um rebaixo de gesso? Depende do prazo. Instalar mais um espelho? Depende do prazo também. O assunto não é inédito, mas gera discussões novas pelo fato de o tempo ser menos negociável do que preço. Um cliente tem mais chances de ser beneficiado com descontos do que com prazos menores. Isso pode ser notado com cada vez mais frequência nos projetos que publicamos. Temos o caso do imóvel decorado por Marisa Santos. Ela teve exatos quatro dias – sim, quatro dias – para transformar espaços vazios em um lar, tendo como meta conceber um apartamento “simplesmente maravilhoso”, nas palavras dos proprietários. Caso desejasse, a designer de interiores poderia ter recusado a empreitada. Mas não recusou. Independentemente dos motivos, o fato é que o imóvel ficou mesmo simplesmente maravilhoso – e talvez ninguém saberia que tudo foi feito em quatro dias se não tivéssemos contado. Ainda que seja um prazo extremamente apertado, no qual cada minuto é importante, o caso de Marisa mostra o que tende a ser o futuro da decoração: superprojetos em tempo recorde. Aí o talento decorativo não é suficiente. O profissional terá que vestir a camisa de líder, gerenciando e motivando equipes. Marisa, por exemplo, orquestrou um time de 16 pessoas ao mesmo tempo para deixar tudo pronto no prazo. Além da capacidade gerencial, é preciso conhecimento logístico diferenciado, para não errar nas sequências de processos e não deixar ninguém ocioso. É a materialização do conceito de profissional multitarefa. Há anos se fala nisso, mas ao que tudo indica tornou-se uma realidade irreversível – ou será que os prazos tendem a ficar maiores? Sim, mas apenas em casos isolados. Dessa maneira, a questão da capacitação ganha novos ares. Viajar e estudar em busca de inspiração para layouts será algo que vai dividir espaço com projetos de planejamento de tempo. Onde entramos nessa realidade da decoração? Entramos adiantando cenários, mostrando projetos onde tudo foi feito em prazos apertados. A revista também tem sido constantemente mudada no sentido de facilitar a leitura, tornando-a mais rápida e proveitosa. Afinal, não temos tempo a perder.

Fernando Brüning, diretor de redação

Foto: Ronald T. Pimentel

Abril | Maio | nº 23

218 A arquiteta Silvana Pretto dedicou-se a muita pesquisa para o projeto desta casa, em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação

40

O leitor pergunta

50

Boas Ideias

Boa Vida

Mauricio Christen, Claudio Schramm e Tina Laus apresentam suas sugestões para o hall da casa da leitora de Tubarão.

90 Boa Mesa

Ceviche da Ilha é um dos pratos de destaque no bistrô O Pico, em Fernando de Noronha.

94

Sacadas

As novidades e tendências do mercado para o universo da decoração.

Esses espaços extras costumam ser integrados aos ambientes internos dos apartamentos, ampliando a área social do imóvel.

88

98

Às compras

Fernando de Noronha atrai turistas e empresários. Patrimônio Mundial da Humanidade, o arquipélago é uma unanimidade.

Profissionais apresentam suas sugestões de materiais e produtos para ambientação do novo espaço criado com a integração da sacada.

46 Eduardo Baruch O bom humor e a irreverência que o artista plástico e designer gráfico catarinense expressa em suas telas.

56 A cor como elemento principal nas cozinhas. Indústria aposta nos tons fortes e na personalização dos eletros.

Fotos: Divulgação

110 Entrevistas Abril | Maio | nº 23

O perfil profissional de Jane Rocha, Beatriz Fruet Emendorfer, Elenice Carvalho e Marcilene Hilbert.

Foto: Ronald T. Pimentel

118

Acontece

A celebração das empresas do setor, comemorando novos mercados. Loja inova ao reunir profissionais em encontros gastronômicos.

142

Mais espaço

Ao planejar um novo layout, a arquiteta Mariana Pesca ampliou e melhor distribuiu os ambientes.

Foto: Divulgação

91 Risoto Boldró

À base de camarão, com queijo brie e rúcula, é outro prato bastante requisitado no bistrô O Pico, em Fernando de Noronha.

152

165 A designer de interiores Marisa Santos acionou um time de profissionais para finalizar a ambientação superluxuosa de um apartamento de veraneio em Itapema – em apenas quatro dias.

4

www.

.arq.br

Valorização

Materiais nobres e diferenciados eram uma exigência dos clientes das arquitetas Carla Feitosa e Camila Rosa. A meta era agregar valor ao imóvel.

162 “Maravilhoso”

Esse foi o principal pedido feito pelos clientes à designer de interiores Marisa Santos – com prazo apertado e a exigência por alto padrão.

Foto: Divulgação

74

216

Referências

232

Um exemplo

Em Jaraguá do Sul, a arquiteta Silvana Pretto cria casa com “ares de Paris, mas com todo o calor brasileiro”.

258 “Praia chic”

Um sofá azul turquesa, repleto de cristais Swarovski, determinou o estilo da decoração de Eliane Furlanetto em apartamento de Itapema. Foto: Divulgação

Um apartamento modelo carregado de personalidade é destaque em Balneário Camboriú, com a assinatura do escritório Lupatini Lima Ramos.

174

Na moda

Em um apartamento em Criciúma, Luciana Marangoni elabora uma decoração atemporal para estar sempre atualizada.

246 Para divertir-se Felix Valle Júnior projeta área de lazer em Guabiruba para cliente reunir os amigos do futebol, com vestiário e espaço gourmet.

80 Foto: Lio Simas/Divulgação

184

Para o convívio

196

Clássico jovial

A decoradora Eliana Althoff cria espaços sob medida para que a família de São José pudesse estar sempre reunida.

Esse foi o conceito adotado pela arquiteta Carmen Liesenberg para a “casa de praia” dos clientes, em Balneário Camboriú.

208 Conforto

Os arquitetos André Sartor, Letícia Rosso e Natália Barato projetaram apartamento em Laguna conforme o pedido da cliente: “que tenha cara de hotel”.

144

Um miniespaço gourmet foi criado junto à churrasqueira, na sacada deste apartamento em Florianópolis. A bancada em granito preto ganhou outra de apoio, em corian branco translúcido, com iluminação embutida.

N


REVISTA SUA CASA ED. 23