FomeDeBola_LuizZaninOricchio

Page 109

narração em off, procedimento de rigor na época, mas um tanto destoante das imagens mais secas que a acompanham. Há cenas de jogo, claro, e também tomadas de treinos no Botafogo. Não se pode dizer que sejam artificiais. Nelas, por exemplo, dá para o espectador perceber nitidamente o pouco empenho de Mané nos treinamentos físicos. Essas seqüências de ginástica são pontuadas, ironicamente, por música clássica.

108

Segundo depoimento de Oswaldo Caldeira, Joaquim Pedro queria usar imagens de Garrincha registradas pelo Canal 100, mas isso foi impossível por razões comerciais. A equipe teve então de providenciar os próprios meios para captar as imagens desejadas. O fotógrafo e produtor Luiz Carlos Barreto conta que a equipe entrou com cinco câmeras para filmar no Maracanã, uma atrás de cada gol, outras duas ao lado de cada linha lateral. A quinta ficou em cima da marquise e deveria ser operada quando o Botafogo entrasse em campo. No comando dessa quinta câmera estava o próprio Barreto e ninguém menos que o papa do Cinema Novo, Glauber Rocha. Mas na hora, nem eu nem Glauber sabíamos como colocar a câmera em funcionamento, contou Barreto em depoimento ao Canal Brasil. Felizmente, a dupla encontrou o botão certo, conseguiu fazer o aparelho funcionar a tempo e registrou-se a entrada do Botafogo em campo. E também o show de Mané, em jogo


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.