Issuu on Google+

1

Introdução

1

Condutas seguras no canteiro de obras

Você sabia que a Constituição Federal garante ao trabalhador o direito à proteção de sua saúde, integridade física e moral e segurança na execução de suas atividades? Isso também acontece na Construção Civil.

O trabalho na Construção Civil exige de você compromisso e responsabilidade. Estar em boas condições físicas e mentais é importante para que você desenvolva seu trabalho com saúde e segurança.

Pois é, no canteiro de obras, você deve ter condições que ajudem a melhorar sua qualidade de vida e permitam que você tenha realização pessoal e social.

Por isso, fique atento à postura que você deve ter no canteiro de obras.

Então, lembre-se de que a segurança e a saúde do trabalhador são uma responsabilidade do empregador e dos profissionais envolvidos no ambiente de trabalho. Inclusive você!

• Aconselhe aos menos experientes. • Procure conhecer seu local de trabalho antes do início das atividades. • Somente ingresse no canteiro de obras com capacete e botas de segurança.

Bom trabalho!

Observe outras situações em que sua atitude correta é fundamental. Alcoolismo Para realizar suas tarefas no canteiro de obras, você deve estar bem disposto e concentrado. Por isso, não chegue alcoolizado no canteiro de obras. Você também não deve levar nem consumir bebidas alcoólicas no seu local de trabalho.

2

3

Tabagismo Manter hábitos de vida saudáveis também contribui para um melhor rendimento no trabalho. Dessa forma, não fume no seu local de trabalho, principalmente próximo a explosivos e inflamáveis. Além de acidentes, o cigarro pode incomodar os colegas de trabalho e ainda causar graves problemas à sua saúde.

Brincadeiras no trabalho Evite brincadeiras durante o expediente. Caso ocorram, saiba com quem, onde e como brincar.

2

Organização do canteiro de obras O canteiro de obras é o ambiente de trabalho da Construção Civil. Para você assegurar sua saúde e segurança neste local, observe as recomendações a seguir.

• Deixar o canteiro de obras sempre limpo e organizado. • Manter vias de circulação livres. • Coletar e remover entulhos regularmente. A empresa também deve oferecer recursos para que o trabalho seja desenvolvido em condições adequadas. • Ter locais adequados para alojamento e depósito. • Proibir a queima de lixo ou de outro material. • Oferecer energia elétrica segura e sanitários para os trabalhadores. • Providenciar água próxima ao local para higienização e preparação de materiais.

Além de serem inconvenientes para alguns colegas, as brincadeiras podem provocar acidentes.

4

5

3

Ergonomia O peso máximo que um trabalhador pode remover individualmente é de 60 kg. Mulheres e menores de idade apresentam limite de peso com valor inferior a este. Para remover objetos maiores, o ideal são dois trabalhadores, um de cada lado. Observe as posturas corretas que devem ser seguidas durante sua atuação profissional.

Conduzindo o carrinho de mão

Sentado durante as refeições

4

Higiene Pessoal A higiene pessoal é um conjunto de hábitos de limpeza e de cuidado com a própria saúde. Esses hábitos são constituídos por pequenas atitudes saudáveis tomadas no cotidiano.

Em pé

A empresa também deve oferecer recursos para que o trabalho seja desenvolvido em condições adequadas. Carregando peso

6

Carregando mochila

Carregando balde

Trabalhando na bancada

Empurrando objetos pesados

Pegando um objeto no alto

Escovando os dentes

Calçando o sapato

Trabalhando com os braços levantados

• Mantenha a higiene pessoal, pois faz muito bem à sua saúde. • Conserve seu local de trabalho limpo e organizado. • Cuide bem dos banheiros, vestiários, refeitório e demais instalações do canteiro de obras. • Lembre-se de que você passa mais tempo no trabalho do que na sua própria casa. • Tome banho ao final do expediente. É importante você se lavar bem.

7

5

EPIs Os equipamentos de proteção individual (EPIs) auxiliam você a realizar suas atividades com segurança. Observe as atribuições da empresa e as suas no que diz respeito aos EPIs.

Conheça cada um dos principais EPI utilizados na construção civil Capacete Capacete de proteção tipo aba frontal.

Capacete de proteção tipo aba total.

Responsabilidades da empresa • Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade. • Exigir que o trabalhador use os EPIs. • Fornecer somente EPIs aprovados pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho. • Orientar e capacitar o trabalhador quanto ao uso adequado, acondicionamento e conservação. • Substituir imediatamente o EPI, quando danificado ou extraviado. • Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica. • Comunicar ao MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) qualquer irregularidade observada. Responsabilidades do trabalhador • Utilizar o EPI apenas para a finalidade a que se destina. • Responsabilizar-se pelo acondicionamento e conservação. • Comunicar ao empregador qualquer alteração que torne o EPI impróprio para uso. • Cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.

Finalidade: proteção da cabeça do trabalhador contra impactos e choque elétrico. Proteção facial Capacete de proteção tipo aba frontal com viseira.

Finalidade: proteção da cabeça e face, em trabalho que haja risco de projeção de partículas. Óculos de proteção.

Óculos de segurança para proteção (lente incolor).

Óculos de segurança para proteção (lente com tonalidade escura).

Finalidade: proteção dos olhos contra impactos mecânicos, pedaços volantes e raios ultravioletas.

8

9

Protetor auricular

Máscara de solda

Protetor auditivo tipo concha.

Protetor auditivo tipo inserção (plug).

Finalidade: indicado para operações de solda elétrica com riscos de radiação não-ionizante. Finalidade: proteção dos ouvidos nas atividades e nos locais que apresentem ruídos excessivos. Observação: a exposição ao ruído pode causar inúmeras doenças, entre elas: estresse, insônia, hipertensão, surdez e impotência sexual.

Respirador purificador de ar Respirador purificador de ar (descartável) para poeiras.

Respirador purificador de ar (com filtro) para vapores e fumos.

Finalidade: proteção respiratória em atividades e locais contenham poeiras, vapores ou fumos. Observação: as principais doenças do sistema respiratório que afetam trabalhadores da construção civil são: silicose, alergias, rinites, asma ocupacional e pneumonite por hipersensibilidade.

10

Luvas Luva antivibração Finalidade: proteção dos músculos, ossos e tendões contra a vibração em frequências que prejudiquem a saúde do trabalhador.

Luva de malha pigmentada Finalidade: proteção das mãos aderência aos equipamentos.

e

maior

Luva isolante de borracha Finalidade: proteção das mãos e braços contra choque em trabalhos e atividades com circuitos elétricos energizados.

11

Botas Luva de vaqueta Finalidade: proteção das mãos e punhos contra agentes abrasivos e escoriantes.

Bota de couro (cano longo) Finalidade: proteção dos pés e pernas contra torção, escoriações, derrapagens e ataque de animais peçonhentos.

Luva de PVC Finalidade: proteção das mãos e punhos contra recipientes contendo óleo, graxa, solvente, ascarel e cimento.

Luva de raspa de couro

Bota de borracha (cano longo) Finalidade: proteção dos pés e pernas contra umidade, derrapagens e agentes químicos agressivos, em locais encharcados, escavações e na concretagem.

Finalidade: proteção das mãos e braços contra agentes abrasivos e escoriantes. Botina de couro Finalidade: proteção dos pés e pernas contra torção, escoriações e derrapagens. Luva de borracha nitrílica Finalidade: proteção das mãos e punhos contra agentes químicos e biológicos.

Luva de cobertura para proteção da luva isolante de borracha Finalidade: utilizada exclusivamente como proteção da luva isolante de borracha.

12

Observação: é obrigatório o uso de um dos modelos de bota para ingressar no canteiro de obras.

Cinto de segurança

Cinto de segurança tipo pára-quedista Finalidade: proteção do empregado contra quedas em serviços onde exista diferença de nível.

13

Trava-quedas Finalidade: proteção do empregado contra quedas em serviços onde exista diferença de nível.

6

Maiores causas de morte por acidente na Construção Civil Queda de altura

Corda de poliamida

EPC

Finalidade: proteção do empregado contra quedas em serviços onde exista diferença de nível.

Respeite os equipamentos de proteção coletiva (EPC). Nunca retire ou ultrapasse os EPCs.

Avental de raspa de couro Finalidade: proteção do corpo contra agentes abrasivos e escoriantes.

ATENÇÃO: O creme protetor para as mãos e o protetor solar são importantes para sua proteção.

Guarda-corpo

Fechamento dos vãos dos elevadores

Escada com corrimão

Tela de fachada

Andaime suspenso

Cadeira suspensa

Andaime fachadeiro

Bandejão

Creme protetor para as mãos. Finalidade: proteção das mãos e braços contra agentes químicos, como óleos, graxas, colas, tintas, argamassas, solventes entre outros. É utilizado para evitar que o trabalhador perca a sensibilidade do tato. Observação: este creme substitui as luvas de borracha. Fica a critério do empregador definir o que será utilizado.

Protetor solar. Finalidade: proteção das partes expostas diretamente ao sol contra a radiação solar. Nas obras a céu aberto, em épocas do ano de forte calor, as empresas disponibilizarão protetor solar aos trabalhadores que exerçam suas funções com exposição direta aos raios solares (Convenção Coletiva de Trabalho – ano 2011).

14

15

Cadeira Suspensa

Andaime Durante as obras, existe uma fase em que há grande risco de queda de materiais e até dos trabalhadores.

Uso de corda independente com trava-quedas.

Andaimes apoiados em cavaletes devem ter, no máximo, 2,00 m de altura e 0,90 cm de largura. Também devem ter sistema de guarda-corpo e rodapé, inclusive nas cabeceiras, em todo o perímetro, com exceção do lado da face de trabalho. Atenção! Nunca prenda seu cinto de segurança no próprio andaime ou em parte da estrutura que não possa suportar seu peso.

Outros pontos importantes • • • •

Bom estado de conservação. Projeto feito por profissional habilitado. Montagem feita por profissionais qualificados. Piso com forração completa, antiderrapante, nivelado e fixado de modo seguro e resistente. Ações • Comunique ao encarregado qualquer alteração nos EPCs ou andaimes. EPIs necessários • Cinto de segurança tipo pára-quedista. • Corda de poliamida. • Trava-quedas.

16

Transporte vertical de carga e passageiros

Grua fixa

Elevador de passageiros

Torre do elevador de cargas (guincho)

O elevador de passageiros deve ser instalado a partir da execução da 7ª laje dos edifícios em construção. A torre do elevador deve dispor de tela galvanizada de proteção em toda sua extensão. Observe quais são os dispositivos de segurança para elevador de carga e de passageiros. • Cancela de segurança. • Dispositivo de travamento. • Rampa de acesso nivelada ao piso do andar. Atenção: Toda parte mecânica do guincho (motores, cabos de aço e roldanas) deve ser isolada.

17

Instalações elétricas subterrâneas

Choque

Proteção feita por calhas ou eletrodutos.

Porque o choque ocorre? • Devido a máquinas e equipamentos sem aterramento elétrico. • Contato acidental com partes energizadas ou fiações expostas. • Falta de respeito à sinalização.

Redes de distribuição de energia Operações com veículos, máquinas e equipamentos devem ser planejadas para evitar o contato acidental, arco elétrico ou impacto com a rede de distribuição de energia e/ou equipamentos elétricos energizados.

Como evitar choque elétrico? • Utilize as luvas de proteção adequadas para o trabalho com eletricidade. • As partes vivas devem ser confinadas no interior de invólucros ou atrás de barreiras para impedir o contato do trabalhador. • Desligue a rede elétrica para instalação de barreiras ou invólucros.

Sinalização indicativa de rede elétrica.

Soterramento Todas as escavações com mais de 1,25 m devem ter escoramento adequado e escada fixa por cada grupo de trabalho para fuga rápida no caso de emergências. O material retirado deve ser depositado a uma distância superior à metade da profundidade das escavações. Quando a profundidade de uma vala é igual ou superior a 2 m deve-se proteger as bordas com um guarda-corpo ou sinalização adequada.

18

19

7

Outros acidentes Serra circular

Incêndio Classes de incêndio

Riscos inerentes à função • Ruído. • Poeira. • Postura inadequada, levantamento e transporte manual de peso. • Queda em mesmo nível. • Corte de membros superiores. • Choque elétrico.

* Com restrição, pois há risco de reignição (se possível utilizar outro agente).

Tipos de extintores

EPIs necessários • • • • • • •

20

Bota de cano curto. Capacete. Avental de raspa. Luva de malha pigmentada ou vaqueta. Protetor facial. Protetor respiratório contra poeiras. Protetor auditivo.

Extintor PQS

Extintor AP

Extintor CO2

21


Cartilha de Noções Básicas de Segurança no Trabalho na Construção Civil