Seafood Brasil #11

Page 46

Especial

Um problema mundial O intrincado enredo que permite os três tipos de fraudes mais comuns no pescado e como a tecnologia e as certificações podem ajudar sua empresa a combatê-los Texto: Ricardo Torres

SEAFOOD BRASIL • JUL/SET 2015 • 46

E

m 2013, toda a venda de pescado no país foi passada a limpo quando uma ONG resolveu coletar 1.215 amostras de 674 lojas de varejo em 21 Estados para determinar se o rótulo indicava corretamente a espécie vendida ali. O choque foi grande quando testes de DNA revelaram que 33% das amostras estavam mal rotuladas, ou seja, a espécie descrita na embalagem não era aquela que estava à venda. O caso ganhou grande proporção com a extensa cobertura da mídia, que culminou, em junho deste ano, na criação de uma força-tarefa do governo federal para combater as fraudes e a pesca desregulada.

Não, isso não aconteceu aqui no Brasil, mas lá nos Estados Unidos. A ONG em questão é a Oceana, que cuida da preservação dos oceanos e também já tem presença em terras brasileiras. O que os ambientalistas constataram e que virou uma política pública nos EUA é, na verdade, um problema mundial. Um mapa feito pela Oceana, que leva em conta mais de 100 estudos de 29 países, mostra que a porcentagem de fraude no pescado varia de 1,5% a 100%, mas o índice médio é de 22% de adulteração.

estatística. Em Florianópolis, a operação DNA do Pescado constatou 24% de adulteração em amostras coletadas em estabelecimentos comerciais – a mesma campanha foi realizada em 2015 e descobriu fraudes no bacalhau. Como a troca de espécies é um crime das relações de consumo, a Polícia Federal – em atenção a uma demanda dos fiscais federais do Mapa – deflagrou a famigerada Operação Poseidon em Itajaí, Itapema e Navegantes bem próximo da Páscoa daquele ano. Resultado: autuações, multas e prisões.

No Brasil, duas iniciativas levadas a cabo no sul do País em 2014 evidenciaram que não estamos fora desta

“Essas iniciativas trouxeram à tona a questão da fraude por substituição de espécies no País e o número de denún-


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.