5ª Edição - Revista Saúde Fortaleza

Page 48

PAIS & FILHOS

O Sono Deve-se estabelecer uma rotina para melhorar a noite de sono da criança e da mãe. Durante o dia, o intervalo das mamadas não deve exceder 3 horas, ou seja, o bebê deve ser acordado para que o sono profundo, que é de aproximadamente 5 horas, aconteça durante à noite. Além disso, existem algumas técnicas de relaxamento que ajudam a dormir melhor, como um banho morno de banheira ou ofurô, uma roupa confortável, uma climatização do ambiente entre 26ºC e 27ºC, luz branda, som ambiente em volume baixo e uma boa mamada, sem esquecer, é claro, a importância do aconchego e do embalo do colo materno que produz uma estimulação suave e consequentes benefícios.

As Cólicas Apesar de nem todos os bebês sentirem cólicas, ela se manifesta na maioria deles. Não se sabe por que acontece intensamente em uns e menos em outros. Pode-se observar maior incidência nos finais de tarde, inícios de noite e de madrugada podendo permanecer até 6 horas da manhã. Elas, geralmente, aparecem após 15 dias de vida, podendo chegar até os 3 meses e, sem dúvida, é motivo de muito choro. A alimentação da mãe em relação a cólica da criança é muito relativa, recomenda-se evitar bebidas gaseificadas, chocolates, feijão, repolho, folhas em geral, leite integral e sucos cítricos, porém, alguns bebês apresentam cólicas mesmo com esses cuidados da mãe. A criança que não arrota após mamar, pode sentir mais dor, pelo fato de ter o estômago cheio de leite ou de ar. Existem algumas posturas que ajudam o bebê a eliminar gases através do arroto ou expeli-los pelo ânus evitando ou aliviando as cólicas. Massagear a barriga em volta do umbigo com a ponta dos dedos, em sentido horário; tirar a fralda e dobrar as perninhas sobre a barriga, encolhendo e esticando; usar compressa aquecida entre a barriga da mãe e a do bebê e dar um banho de ofurô com água na temperatura de 37ºC por 5 minutos ou até mesmo entrar com ele debaixo do chuveiro, são formas de aliviar a dor do seu bebê. Se necessário, administrar medicação sob orientação médica.

O Banho Enquanto o coto umbilical não cair, apenas 1 um banho por dia é o ideal, após a queda do coto, de 2 a 3 banhos diários. Lembrando que o sabonete só deve ser utilizado 1 vez ao dia. A água deve ser filtrada e fervida e estar numa temperatura entre 36ºC e 37ºC, recomenda-se usar o termômetro de banheira. A água aquecida é para evitar que o bebê se assuste e que tenha um banho agradável. As portas e janelas devem estar fechadas para evitar corrente de ar. O banho deve ser dado nos horários mais quentes ou em momentos de irritabilidade, mesmo que esses momentos sejam de madrugada, não esquecendo do banho noturno, que deve ser dado às 22 horas, aproximadamente, para promover um maior relaxamento e consequentemente, uma dormida mais longa. Antes de colocá-lo na banheira é importante fazer a higiene das partes íntimas do bebê. Após o banho a banheira deve ser esvaziada e lavada.

48

SAÚDE fortaleza

A CRIANÇA QUE NÃO ARROTA APÓS MAMAR PODE SENTIR MAIS DOR, PELO FATO DE TER O ESTÔMAGO CHEIO DE LEITE OU DE AR.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.