Revista Rochas & Equipamentos N. 101

Page 15

Foto: Grant Matthews

da preferência conferida à pedra por arquitectos, projectistas, prescritores, «designers», edificadores e utilizadores finais, e finalmente, mas não menos importante, pelas fabulosas conquistas da Ciência, da Técnica e da Tecnologia, mas tende sempre em mente que Deus é o Senhor da História e portanto da Evolução da Humanidade em particular e do Universo em geral, regido pelas célebres dezasseis constantes físicas, às quais mais recentemente se vieram juntar as descobertas por Albert Einstein referentes à Mecânica Relativista, por Max Planck e Niels Bohr respeitantes à Mecânica Quântica, e as que presidem à Estrutura Atómica. Hoje, e cada vez mais nos anos vindouros, onde nos esperam realizações nunca antes vistas nem imaginadas, o progresso da Humanidade assenta em quatro pressupostos fundamentais: Conhecimento, Inovação, Tecnologia e Trabalho árduo e persistente.

26

ROCHAS & EQUIPAMENTOS

Parece-nos pertinente e oportuno formular neste momento alguns princípios éticos básicos e estruturantes das actividades educativa, cultural, científica, política, económica e social. Jamais nos cansaremos de repetir que o ser humano é imperfeito intelectualmente e moralmente. Daí resulta que não há verdades humanas nem definitivas, nem totais, nem absolutas. Nos campos do pensamento e da moral, o trigo e o joio vão coexistir até ao fim do mundo. Nas questões da Ciência, apenas o “Tribunal do tempo”, com o seu irrefutável e implacável valor probatório, separa o que é verdadeiro do que é falso, comprova a verdade ou a falsidade das teorias formuladas pelos investigadores. De facto o curso do tempo tira todas as teimas, acaba por tudo clarificar, esclarecer e purificar. Assim caem por terra as teses ditadas pela paixão e não pela razão.

PUB


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.