Manual de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

Page 178

Higiene e Segurança no Trabalho §

Emergência geral: Situação de emergência que excede a capacidade dos meios humanos e materiais contra incêndios e emergências que existem no centro de trabalho e exige a alteração de toda a organização habitual da empresa, substituindo-a por outra organização de emergência e para a qual necessário solicitar ajuda externa.

§

Evacuação: Situação de emergência que exige a saída da totalidade ou de parte do pessoal do centro de trabalho, de forma ordenada e controlada.

ATENÇÃO! A evacuação pode ser considerada, por si só, como uma situação de emergência ou fazer parte de uma das outras três situações de emergência. 4. ORGANIZAÇÃO DE EMERGÊNCIAS Para cada situação de emergência, deve existir um plano de actuação, uma organização e meios de combate. Planos de actuação Perante uma situação de emergência, o mais importante salvaguardar os trabalhadores e a população afectada. Isto consegue-se afastando as pessoas do perigo, ou seja, realizando uma Evacuação. Se, além disso, se pretender evitar completamente ou minimizar os danos nas instalações, deverá dispor-se de um Plano de Emergência Interno (PEI) . Quando podem estar implicadas várias empresas, deve preparar-se um Plano de Emergência Externo. descrito em seguida cada um destes conceitos: §

Plano de evacuação É um plano de actuação que obriga o pessoal de um centro de trabalho a mudar-se de forma ordenada e controlada para um lugar seguro, dentro ou fora do centro, consoante se trate de uma evacuação parcial ou total.

Formador: Ricardo Matos Silva

178


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.