Anais do 4o Simpósio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Page 327

Anais - 4o Simpósio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos – FATEC - Jahu

Algumas instituições e indivíduos, ainda acreditam que inovação se faz com grandes descobertas ou brilhantes ideias advindas de cientistas ou tecnólogos, resultando em alguma coisa revolucionária ou de alta repercussão (GIGLIO; WECHSLER; BRAGOTTO, 2009). Embora, aponta-se que a inovação no ambiente empresarial pode ser realizada com eficiência por meio de melhorias incrementais. O aquecimento global, a destruição da camada de ozônio, a poluição da água, o desmatamento são comumente reconhecidos como problemas ambientais globais e as instituições e os indivíduos em todo o mundo tentam resolver esses problemas buscando soluções imediatas (CHENG; SHIU, 2012). O termo eco-inovação (inovação ambiental, inovação verde ou inovação sustentável) é frequentemente usado para identificar as inovações que contribuem para um ambiente sustentável através do desenvolvimento de melhorias ecológicas. Apoio ao desenvolvimento e difusão de produtos ecologicamente mais aptos, processos, modelos organizacionais e sistemas pode levar a melhorias nas condições de vida das gerações presentes e futuras (RUNDQUIST; HALILA, 2011). Desta forma, em virtude da representatividade social do setor ambiental no país e da importância da estratégia da inovação para a sobrevivência das organizações em um mercado tão volátil, justifica-se a razão da pesquisa. O objetivo deste artigo é identificar e analisar os principais conceitos teóricos envolvendo a inovação e eco-inovação. Este trabalho está segmentado nas seguintes seções: introdução, referencial teórico abordado, discussões pertinentes e das considerações finais sobre o estudo.

2. Material e Método 2.1 Inovação Praticamente todas as empresas falam sobre inovação, e da importância de “fazer” a inovação, muitos realmente tentam “fazer”, e poucos realmente conseguem fazê-lo. A realidade é que a inovação, para a maior parte das organizações assusta porque é inevitavelmente ligada ao risco. Embora a inovação não possa ser tocada, ouvida, provada ou vista, ela pode ser sentida. É provavelmente melhor descrita como uma atitude generalizada que permite negócio para além do presente e cria o futuro. Em suma, a inovação é o motor da mudança e na mudança de hoje em um ambiente ferozmente competitivo resistir é perigoso. As empresas não podem se proteger de mudança, independentemente da sua excelência ou da vastidão da sua gama de

– 311 –


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.