Anais do 4o Simpósio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Page 222

Anais - 4o Simpósio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos – FATEC - Jahu

Levantamento Florístico de um Trecho da Floresta Ribeirinha Urbana do Rio Jaú, Município de Jaú/SP Marja Goes BORGES1 Marina CARBONI2 João Alfredo CARRARA³

Resumo O objetivo deste trabalho foi realizar o levantamento florístico da vegetação lenhosa de um trecho de 300 m2 localizado na margem esquerda do Rio Jaú (Jaú/SP), entre as pontes Anna Ato Tozzo Lhamas e José Garcia Marques. Foram realizadas amostragens das plantas lenhosas com altura igual ou superior a 1 metro. Foi utilizado o Sistema de Classificação APG II para identificação e classificação das famílias botânicas. No levantamento florístico foram amostrados 429 indivíduos de 46 espécies, sendo 39 espécies exóticas, 38 nativas brasileiras e 20 nativas regionais, ou seja, que ocorrem em formações de floresta estacional semidecidual, vegetação predominante no município de Jaú-SP. 13 espécies não foram identificadas, boa parte das espécies identificadas pertencem a grupos vegetais típicos da formação interiorana da Floresta Atlântica. Palavras-chave: Composição Florística, Mata Ciliar, Restauração, Floresta Urbana.

1. Introdução A mata ciliar é a formação vegetal na beira de rios, lagos, córregos, represas e nascentes, com grande importância para a manutenção dos recursos hídricos. A mata faz o papel de filtragem de nutrientes, de controle da qualidade da água, de proteção das margens, auxilia nos ecossistemas terrestres e aquáticos, evitando, assim, o desmoronamento das encostas terrestres, e contribui ainda com a formação de serapilheira, as principal fonte de nutrientes primários de carbono orgânico para as cadeias aquáticas (MARTINS, 2001). Segundo Rodrigues (1992), Mazer (1996) e Oliveira Filho et al. (1997), a heterogeneidade das matas ciliares é consequência de fatores físicos e bióticos. Como fator físico pode-se citar as variações geográficas, edáficas, e o ciclo de cheia e seca dos rios, obtendo um resultado na deposição e retirada de sedi1. Faculdade Anhanguera de Bauru – marja1504@hotmail.com. 2. Faculdade de Tecnologia de Jahu – marina@hospedaria.com.br. 3. Faculdade Anhanguera de Bauru- joão.carrara@aedu.com.

– 206 –


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.