Anais do 4o Simpósio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Page 147

Anais - 4o Simpósio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos – FATEC - Jahu

Uma vez construído este mapeamento foi possível medir o tamanho dos fragmentos constatando que o município de Bariri apresenta uma área de 19,192 km² de áreas florestadas que correspondem a 4,33% do tamanho do município, se pensarmos na importância das florestas como realizadoras de serviços ambientais vitais, protetoras do solo, suas influências sobre o clima, a qualidade e quantidade de recursos hídricos, bem como aspectos sociais como de lazer e paisagístico, veremos que esse valor torna-se pouco significativo. Tomando por base todas as indicações de metragens de APP obtidas através do código florestal e mais especificamente das resoluções CONAMA 302, 303 e 369, estabelecemos o que seria o chamado cenário ideal, aquele que respeita as orientações da legislação quanto a declividade do terreno (superior a 45º ou 100%) para tanto gerou-se o mapa de declividade do município Figura 4.

Figura 4

Mapa de Declividade do município de Bariri-SP. Fonte: Processamento realizado no Software Idrisi Taiga a partir do Modelo SRTM (WEBER; HASENACK; FERREIRA, 2004).

Após a geração do mapa de declividade foi constatado que nenhuma área superava os 45º de declividade, categoria instituída na lei como área de preservação permanente, ou seja, no município de Bariri nenhuma localidade pode ser classificada como APP relacionada à declividade (superior a 100%), essa realidade era de se esperar considerando as características

– 131 –


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.