Revista Weekend - Edição 260

Page 1

CAPA PROMOCIONAL

revista

Guarulhos, 12/12/2014 โ ข ano 6 n.ยบ 260 revistaweekend.com.br



revista

Guarulhos, 12/12/2014 • ano 6 n.º 260 revistaweekend.com.br

Wish

Weekmania cheio de presentes

Live

Decore o quarto do bebê

dollarphotoclub.com

Educação Como diminuir a agressividade das crianças

Compras de Natal Os cuidados que se deve ter para evitar prejuízos no fim de ano




HYPE [ COLUNA DO CARLETO ] MICRO-ONIBUS ADAPTADOS A Secretaria de Educação recebeu quarta-feira, 14 micro-ônibus adaptados, cedidos pelo Governo Federal, que serão utilizados no transporte de alunos com deficiência. Chegaram também 15 viaturas para segurança nas Escolas da Prefeitura e 15 veículos para serviços administrativos.

SOLUÇÃO MELHOR Pelo que pude apurar informalmente, a biblioteca que havia no Parque Fracalanza continuará abrigada na escola municipal vizinha, onde pode ser frequentada pelas pessoas interessadas. O espaço onde estava a Coordenadoria de Pessoas com Deficiências tende a ser ocupado para expandir o atendimento do Centro de Terapias Alternativas, cuja demanda é muito superior à da biblioteca.

PEGA MAL Vereadores costumam utilizar áreas públicas para eventos em seus redutos. Até aí, tudo bem. Manda a boa conduta, entretanto, que procurem devolver os locais em boas condições. Não foi o que se viu na praça Gilberto Van Mill (praça da Pedra), no Macedo, após festa de Natal promovida pela vereadora Verinha Souza.

TAREFA DE TODOS As autoridades erram – e muito. Mas, é preciso dizer também que parte da população não tem o mínimo de consciência quanto ao zêlo que deveria ter com a cidade. A foto mostra a avenida Antonio Grotkowsky, no Jardim Santa Beatriz. Nada justifica que as pessoas persistam no vício de juntar lixo nesse local, pois, quando chove, vai direto para o córrego dos Japoneses, que fica ao lado.

FALTOU GENTE

ABSURDO

O evento “Agora é Natal”, realizado de sexta a segunda na praça Prefeito Paschoal Thomeu, teve público menor do que nas vezes anteriores, provavelmente por causa do feriado e por serem quatro dias seguidos. O bolo de 4,54 m, para comemorar o aniversário da cidade, fez sucesso.

Segundo a Folha de S.Paulo, a presidente Dilma convidou o ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, para uma vice-presidência do Banco do Brasil. Ele responde a diversos processos e ficou em terceiro na tentativa de voltar ao governo. Rejeitado pelo povo do seu Estado, não merece prêmio de consolação.

ESTADO LASTIMÁVEL Comentário geral entre frequentadores do evento: a má conservação do piso e dos jardins da praça. Se houvesse o cuidado de ir consertando à medida em que os problemas aparecessem, seria bem mais fácil e barato de manter os logradouros públicos em boas condições. Poderíamos, pelo menos, transmitir uma imagem melhor da cidade às pessoas que nos visitam.

Diretor Responsável: Valdir Carleto (MTb 16.674) valdir@revistaweekend.com.br Diretor Executivo: Fábio Carleto fabio@revistaweekend.com.br Editora Executiva: Vivian Barbosa (MTb 56.794) redacao@carletoeditorial.com.br Assistente de Edição Amauri Eugênio Jr. Redação: Bárbara Cunha // Elís Lucas // Michele Barbosa // Talita Ramos

NOVOS ACADÊMICOS A Academia Guarulhense de Letras dará posse a dois novos membros, em seu evento anual, que será realizado nesta sexta-feira, 12, às 19h, no Anfiteatro Baeta Neves, da FIG-Unimesp, avenida São Luiz, 317, vila Rosália. São os escritores José Roberto Jerônimo e Nelson Antônio Natalino. O evento inclui apresentações culturais e é aberto a todos os interessados.

ALERTA AOS ESTABELECIMENTOS Um rapaz moreno, forte, que costuma trajar bermuda e chinelos, tem se apresentado em estabelecimentos comerciais clientes da Carleto Editorial, dizendo ser distribuidor de nossas revistas e que o carro de entregas teria ficado sem combustível em local próximo. E pede dinheiro para comprar gasolina. Solicitamos que se alguém se apresentar com essas alegações, chamem a Polícia, porque essa pessoa não faz parte de nosso quadro de funcionários e ninguém está autorizado a pedir dinheiro em nosso nome, seja qual for a finalidade.

PEQUENA PAUSA A última edição da Weekend deste ano circulará no dia 19. A primeira de 2015, em 9/1.

Tiragem desta edição: 15 mil exemplares Venha conferir nas manhãs das sextas-feiras Distribuição gratuita em quase 150 condomínios, displays em pontos comerciais de grande fluxo, e em locais com salas de espera

Fotografia: Márcio Monteiro // Rafael Almeida Direção de arte: Cíntia Brumatti Design Gráfico: Aline Fonseca // Douglas Caetano // Katia Alves Comercial: Laila Inhudes // Maria José Gonzaga // Maura Parra Peres // Patrícia Matos // Thais Cristine // Thaís Tucci // comercial@revistaweekend.com.br Administrativo: Viviane Sanson // Saiummy Sales Takei Distribuição Luiz Aparecido Monteiro Impressão e acabamento: D’ARTHY Editora e Gráfica Ltda. Tel: (11) 4446-4600

33 anos de Jornalismo com Responsabilidade Social Av. João Bernardo Medeiros, 74, Bom Clima, Guarulhos. CNPJ: 10.741.369/0001-09

Tel.: (11) 2461-9310



[ FRASES ]

HYPE Fotos Divulgação

“Queridos, estou bem, mas ainda não aprendi a atuar sem voz.”

“Sai gênia e entra gênia.”

A atriz Drica Moraes sobre seu afastamento definitivo da novela Império.

O ator Alexandre Nero, sobre a volta de Marjorie Estiano à novela Império.

[ FANPAGE ]

“A verdade produz consciência, aprendizado, conhecimento e respeito.”

Reprodução

A presidente Dilma Rousseff em seu Twitter, sobre a disponibilidade do relatório da Comissão da Verdade na internet.

Revista Necessaire O perfil da Necessaire no Instagram tem de tudo um pouco: dicas de moda, beleza, estilo, bem-estar e alguns posts fofos, como o que ilustra esta nota. Procure lá por @revistanecessaire e siga o perfil.

“Vou sentir uma falta desgraçada de vocês todos.” O jornalista Paulo Vinícius Coelho, PVC, em carta de despedida ao canal ESPN.

[ CLICK ]

[ VEM AÍ... ]

Cooking

Mesmo com toda a fartura do Natal, é possível preparar uma ceia leve e saudável.

#SomosTodosMalala A garota Malala Yousafzay, vencedora do Nobel da Paz 2014, foi homenageada no filme “Uma menina entre muitas”, da ONG Plan Brasil, com 40 meninas de 12 países reproduzindo seu discurso. Confira em nosso canal do Youtube.

Passarela

Como as festas de fim de ano batem à porta, acerte no look e começa o ano com elegância.

Aqui Dentro

Reunimos os melhores produtos de beleza do ano e que não podem ficar fora da sua necessaire

Se alguma dessas matérias tem algo em comum com seu negócio, entre em contato conosco para uma possível participação. E-mail: redacao@carletoeditorial.com.br

[ PARTICIPE ] Seja parte da Weekend! Participe e ajude a bombar esta página, mandando suas sugestões de vídeos, sites, fotos e curiosidades para redacao@carletoeditorial.com.br ou nas redes sociais:

/revistaweekend

/weekendrevista

/weekendrevista



[ FOTOGRAFIA ]

[ INTERNET ]

TECH Por Amauri Eugênio Jr. Fotos Divulgação

GoPro

para jovens

Guia para como não pagar mico no e-mail

Q

uem nunca viu – e riu – com e-mails profissionais com doses generosas e pouco indicadas de informalidade? Ou foi enviar uma mensagem para avisar a diversas pessoas do setor em que trabalha sobre determinado fato ou atividade, o que acabou se tornando uma sequência sem fim de respostas? Ou enviou um e-mail cujo conteúdo, para lá de raivoso, fez bater o arrependimento logo após pressionar o botão “enviar”? Saiba que esses e outros fatos podem ser evitados. As cinco falhas a seguir, listadas por Vivian Rio Stella, pós-doutora em Linguística pela Unicamp, mostram o que é legal evitar antes de enviar uma mensagem. Leia, salve como rascunho e reveja sempre que for possível. Não é necessário escrever um texto digno de publicação da Academia Brasileira de Letras, mas seja informal com moderação. Vamos aos fatos: é inegável que o grau de formalidade está relacionado à cultura da empresa, ao teor da mensagem e ao modo como se pretende comunicar com quem vai ler o e-mail. Isso pode, falando o português claro, tirar a seriedade do texto; Sabe aquela velha história de que agir com raiva tende a ser sempre um problema? Então, a história não poderia ser diferente quando o assunto é e-mail. O risco de se comprometer relações interpessoais no ambiente de trabalho é grande, pois a leitura é feita em outro contexto se comparado com o momento da redação, sem

[ 10

]

expressões e demais sinais de expressão de ira. Por isso, pare para pensar um pouco e escreva a mensagem de cabeça fria; Poucos param para pensar nisto, mas um e-mail corporativo é um documento. Por isso, usar a conta profissional para a veiculação de assuntos indevidos tem grandes chances de causar repreensões por falta de ética ou de alinhamento com os valores da empresa. Por isso, quanto mais ponderado for o uso, melhor; Sejamos francos: usar o recurso da cópia oculta para “queimar o filme” de alguém não é legal. Esse recurso é usado como mala direta, ou seja, para enviar uma mensagem para diversas pessoas, sem haver o risco de respostas para todos em corrente. Como consequência, cobrar uma pessoa e copiar alguém em modo oculto pode causar problemas ainda maiores para um caso potencialmente problemático. Por que não jogar limpo, então?; Eis um clássico: copiar uma legião de pessoas no e-mail sobre um assunto que diz respeito a duas ou três. Além de se tratar de algo estressante, pois chegam as famosas respostas-corrente, pode se tratar de algo chato, pois nem todos podem estar interessados no tema, em especial se não lhes dizem respeito. Sendo assim, comunique algo a quem realmente interessar e estiver envolvido no caso. Assim como o meio ambiente agradece pela impressão de páginas quando somente houver necessidade, a sua caixa de e-mails também agradece.

A

câmera GoPro caiu no gosto da galera, não dá para negar. Seja por causa da facilidade para locomoção, a possibilidade de takes que a câmera permite fazer, ou por causa das selfies a distância, o gadget virou febre. Mas você sabia que a proporção de entusiastas da GoPro é muito maior em uma faixa etária específica? Vamos aos dados: segundo dados da Loja do Turcão, maior revendedor brasileiro de itens da marca, quase 85% das vendas dos produtos GoPro foram feitas no Brasil a consumidores com idade entre 18 e 34 anos. Ainda segundo a pesquisa, feita no segundo semestre na loja virtual do revendedor, esse dado representa 432% a mais de vendas em comparação com adultos entre 35 e 64 anos, sendo os itens mais procurados pelos jovens os seguintes: câmeras, bastões, tripés, carregadores, cartões de memória, fivelas e suportes.



[ VEÍCULOS ]

TECH Texto e fotos: Luiz Humberto Monteiro Pereira / CartaZ

Na soma dos detalhes

Para tentar crescer entre os sedãs médios, Citroën lança versão THP Flex do C4 Lounge

O

Citroën C4 Lounge é um daqueles modelos que brigam no mercado brasileiro de sedãs médios. O segmento é dominado há anos por Toyota Corolla e Honda Civic, mas abriga modelos interessantes como Chevrolet Cruze, Nissan Sentra, Renault Fluence, Ford Focus e o próprio C4 Lounge, entre outros. Para tentar se diferenciar dos concorrentes e ganhar vendas, a Citroën acaba de lançar a versão THP Flex do C4 Lounge, com foco na esportividade. Trata-se do primeiro motor turbo bicombustível produzido pelo grupo PSA Peugeot Citroën e também o primeiro sedã médio a oferecer no Brasil um motor turbo com injeção direta que rode tanto com gasolina quanto com etanol. Não houve mudanças estéticas em relação ao modelo apresentado no Brasil no final de 2013. Em um segmento tão disputado, pequenas novidades como essa podem até fazer alguma diferença – ainda mais em um ano com uma queda das vendas gerais de automóveis

[ 12

]

que deve fechar perto dos 10%. Para 2015, as previsões da marca francesa são de que o mercado nacional deve se manter estável em relação a esse ano. Mas a Citroën leva fé no seu lançamento. Tanto que acredita que a chegada da versão THP flex ajude o C4 Lounge a subir das atuais 780 unidades mensais em média para algo acima dos mil emplacamentos por mês em 2015. A estrela do novo lançamento é mesmo

o motor 1.6 de 4 cilindros turbinado com injeção direta em versão flex, com tecnologia bicombustível da alemã Bosch. Com puro etanol no tanque, a potência máxima do C4 Lounge THP subiu para 173 cv – eram 165 na versão movida apenas a gasolina. Já o torque máximo ficou em idênticos 24,5 kgfm, que surgem sempre nas mesmas 1.400 rpm, independentemente do combustível usado. Segundo a Citroën, rodando



TECH

FICHA TÉCNICA • Motor: Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, turbo com intercooler, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro. Comando duplo de válvulas no cabeçote com sistema de variação de abertura na admissão e escape. Injeção eletrônica multiponto e acelerador eletrônico. • Transmissão: Câmbio automático de seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle de tração. • Potência máxima: 173 cv com etanol e 166 com gasolina a 6 mil rpm.

apenas com etanol, a aceleração de zero a 100 km/h pode ser feita em 8,9 segundos e a velocidade máxima atinge os 214 km/h. Além do motor com tecnologia flex, o trem de força também é reforçado por uma nova geração do câmbio automático sequencial de seis marchas, com um novo conversor de torque. Segundo a Citroën, a transmissão colabora para que o modelo seja até 7,5% mais econômico que o THP anterior, que rodava apenas com gasolina. Além disso, o novo câmbio incorpora a função RDT – redução de tração –, que reduz as vibrações em marcha lenta quando o carro está na posição Drive. Uma circunstância cada vez mais usual no trânsito engarrafado das metrópoles brasileiras. O C4 Lounge THP Flex é oferecido em duas versões, ambas com nomes afetadamente franceses – algo coerente com uma marca que adota o slogan “creative technologie” em francês e sem tradução em todo o mundo. A mais básica é a Tendance, que já vem com câmbio automático sequencial de seis velocidades, ABS com Repartidor Eletrônico de Frenagem (REF) e Auxílio à Frenagem de Urgência (AFU), travamento automático das portas com o veículo em movimento, ar-condicionado automático digital bizone, central multimídia com CD/ Mp3 e comando no volante, GPS e tela colorida de 7 polegadas, entre outros equipamentos. Sai por R$ 78.790. A “top” é a Exclusive, que incorpora airbags laterais e de cortina, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, soleiras cromadas, sensores de obstáculos dianteiros e traseiros com indicação gráfica e sonora, câmera de ré, sistema de keyless e botão start/stop. Essa custa R$ 85.490. O teto solar é um opcional oferecido apenas para a versão Exclusive.

[ 14

]

• Torque máximo: 24,5 kgfm com gasolina/etanol a 1.400 rpm. • Aceleração 0-100 km/h: 8,9 segundos com etanol e 9,2 s com gasolina. • Velocidade máxima: 214 km/h. • Diâmetro e curso: 77,0 mm x 85,8 mm. Taxa de compressão: 10,2:1. • Suspensão: Dianteiro tipo pseudo McPherson e traseira com travessa deformável. Molas helicoidais, amortecedores hidráulicos pressurizados à gás e barra estabilizadora nos dois eixos. Oferece controle de estabilidade de série. • Pneus: 225/45 R17. Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. Oferece ABS com EDB. Carroceria: Sedã em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. 4,62 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,50 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina. • Peso em ordem de marcha: 1.469 kg (Tendance) e 1.500 kg (Exclusive). • Capacidade do porta-malas: 450 litros.

• Tanque de combustível: 60 litros. • Produção: El Palomar, Argentina. • Lançamento no Brasil: 2013. Lançamento do motor THP Flex: 2014. • Itens de série: Tendance: airbag duplo, rodas com desenho Arena, acabamento interno do painel na cor prata, dupla ponteira de escapamento integrada ao pára-choque, friso cromado entre as lanternas traseiras, frisos laterais cromados, maçanetas das portas na cor do veículo, painel de instrumentos digital/analógico, apoio de braço dianteiro com portaobjetos, bancos de couro e outros materiais, bancos traseiros rebatíveis, volante multifuncional em couro com detalhes e com regulagem de altura e profundidade, central multimídia com tela colorida de 7 polegadas com CD/MP3/USB, Bluetooth e GPS integrado, ar-condicionado automático digital bi-zone, controle de estabilidade, fixação Isofix, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos com regulagem elétrica e sensores de chuva e crespuscular. • Preço: R$ 78.790 Exclusive: adiciona airbags laterais e de cortina, retrovisores elétricos rebatíveis eletricamente, sistema keyless, botão start/stop, câmera de ré colorida, detectores de obstáculos traseiros e dianteiros com indicação gráfica e sonora, acabamento interno do painel na cor preto brilhante, painel de instrumentos digital/ analógico personalizável em 5 tons do branco ao azul, soleiras dianteiras cromadas e rodas com desenho Dodragao. • Preço: R$ 85.490. • Opcionais: Teto solar elétrico e pintura metálica.



[ WEEKMANIA ]

WISH Por Amauri Eugênio Jr. Fotos Márcio Monteiro, Rafael Almeida e divulgação

Natal presente

1

C

om o Natal batendo à porta, a vontade de presentear aquela pessoa da qual você gosta vem à tona. OK, isso não quer dizer que seja necessário passar horas em busca do presente perfeito, mas ver um sorriso no rosto de alguém após a pessoa ganhar algo que gostou não tem preço. Separamos as mais diversas opções para ajudá-lo na escolha.

3

1. Vestido tomara que caia rosa - R$ 19,90 Comic’s. Avenida Emílio Ribas, 698, vila Tijuco. Tel.: 2447-2397 2. Pijama feminino Recco - R$ 105 Boutique de Pijamas. Avenida Monteiro Lobato, 825, Macedo. Tel.: 2468-0393

2

3. Pijama masculino de algodão Mixte - R$ 99 Boutique de Pijamas. Avenida Monteiro Lobato, 825, Macedo. Tel.: 2468-0393 4. Vale-presente massagem relaxante + ofurô (válido até 19 de dezembro) - R$ 140 Mister Merlin. Avenida João Bernardo Medeiros, 631, Bom Clima. Tel.: 2440-2126 5. Vale-presente reflexologia + ofurô (válido até 19 de dezembro) - R$ 120 Mister Merlin. Avenida João Bernardo Medeiros, 631, Bom Clima. Tel.: 2440-2126

6

4

6. Bolsa envernizada - R$ 99,90 Josy Medeiros Rua Siqueira Campos, 102, Centro. Tel.: 2382-9321 Avenida Doutor Timóteo Penteado, 192, Centro. Tel.: 3370-5770 Shopping Pátio Guarulhos. Avenida Rosa Molina Pannocchia, 331 (loja 16), vila Rio de Janeiro. Tel.: 2456-5643 7. Sapato com salto quadrado - R$ 149,90 Josy Medeiros Rua Siqueira Campos, 102, Centro. Tel.: 2382-9321 Avenida Doutor Timóteo Penteado, 192, Centro. Tel.: 3370-5770 Shopping Pátio Guarulhos. Avenida Rosa Molina Pannocchia, 331 (loja 16), vila Rio de Janeiro. Tel.: 2456-5643 8. Sapatênis masculino com couro escovado R$ 129,90 J.Jota For Men Calçados (Shopping Pátio Guarulhos). Avenida Rosa Molina Pannochia, 331 (loja 39), vila Rio de Janeiro. Tel.: 2086-3709 Rua Siqueira Campos, 102, Centro. Tel.: 2382-9321 Avenida Doutor Timóteo Penteado, 192, Centro. Tel.: 3370-5770

[ 16

]

5

7

8



[ WEEKMANIA ] 9

WISH

11 10

12 13

14

9. “A festa da insignificância”, Milan Kundera (Cia. das Letras) - R$ 36 Espaço Novo Mundo. Avenida Salgado Filho, 1.453, Jardim Maia. Tel.: 4963-1733 10. “A desumanização”, Walter Hugo Mãe (Porto Editora) - R$ 34,90 Espaço Novo Mundo. Avenida Salgado Filho, 1.453, Jardim Maia. Tel.: 4963-1733

15

11. Bolo panetone - R$ 25 Doce Tradição. Avenida Doutor Renato de Andrade Maia, 778, Jardim Maia. Tel.: 2408-8426 16 12. Bolo de maçã com uvas passas R$ 18 Boloterapia Rua Elias Acras, 142, vila São Jorge. Tel.: 2408-5369. Avenida Suplicy, 261, Jardim Santa Mena. Tel.: 2304-5883 13. Bolo natalino - R$ 14 Vovó Bolos Caseiros. Avenida Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.549, vila Augusta. Tel.: 4307-4022 14. Churrasqueira elétrica De’Longhi - R$ 250 Hot Price. Rua Luiz Gama, 243, Centro. Tel.: 4372-7588 e 4372-7589 15. Camiseta Hollister - R$ 99,90 Abusy Styllo Outlet (Shopping Fênix – loja 9). Rua Luiz Gama, 79, Centro. Tel.: 4969-6895 16. Short Labellamafia - R$ 249,90 Abusy Styllo Outlet (Shopping Fênix – loja 9). Rua Luiz Gama, 79, Centro. Tel.: 4969-6895

18 17

17. Tênis Cavalera Jagger (masculino) - R$ 199,99 Way Tênis (Shopping Pátio Guarulhos). Avenida Rosa Molina Pannocchia, 331 (loja 137), vila Rio de Janeiro. www.waytenis.com.br (loja online) 18. Tênis top slider com solado de bowling R$ 269,90 Mr. Cat. Rodovia Presidente Dutra, saída 225, Itapegica (sala P-08). Tel.: 2414-1709 19. Tênis Cavalera Vince Mont Car (feminino) R$ 169,99 Way Tênis (Shopping Pátio Guarulhos). Avenida Rosa Molina Pannocchia, 331 (loja 137), vila Rio de Janeiro. www.waytenis.com.br (loja online)

[ 18

]

19



Eu voltei

[ MODA ]

WISH

e agora para ficar,

Por Michele Barbosa Fotos Divulgação

pois o Verão é o meu lugar

P

rático e confortável, o short surgiu no século XX quando atletas buscavam algo confortável para a prática de esportes. Nos anos 1970 eles passaram a ser mais curtos e ainda eram usados apenas por atletas. Em 1980, a peça ganhou as ruas, porém em tecidos esportivos. Já em 1990 foram confeccionados vários modelos com diversos tipos de tecido, inclusive em jeans. Nessa época os modelos usados eram os de cintura alta, mas com o passar do tempo os de cós baixo ganharam o gosto da mulherada fazendo com que os saint tropez fossem considerados “demodês”, ou melhor, fora de moda. E como dizem os especialistas, algumas tendências vêm e vão na moda, foi assim com o short de cintura alta, que voltou e

[ 20

]

está com tudo para este Verão. Segundo a consultora de estilo Danyla Borobia, esse modelo é bem democrático, o que precisa ser observado é se a cintura alta não vai marcar ou criar gordurinhas. “Para as mulheres de quadril largo, bumbum avantajado ou coxas grossas, o melhor é optar por modelos de cores escuras, sem volumes ou detalhes, para não chamar atenção para a região mais farta da silhueta”. O modelo cintura alta favorece as mulheres que são mais baixas ou têm a perna mais curta, pois a peça deixa a silhueta alongada. O truque é compor com um sapato aberto, sandália ou peep toe, ou sapatos cor da pele; assim a sensação é que a pessoa é mais alta e, consequentemente, a perna mais longa.


2015

MATRÍCULAS ONLINE

Pesquisa

DESCONTO PARA MATRÍCULAS ANTECIPADAS*

Carrei

ON

O H N A M A T S O S H O S D E TO D O

Paulo e It Guarulhos, São em s la au m co de cursos, + de 50 opções

STRICTO SENSU

MBA • • • •

Administração em Marketing Consultoria Empresarial Controladoria e Finanças Engenharia da Qualidade e Produtividade

ESPECIALIZAÇÃO

• Auditoria em Demonstrações Contábeis • Gerenciamento de Projetos com ênfase nas Práticas do PMI • Gestão de Departamento Pessoal e Legislação Trabalhista • Sistema de Gestão Integrada • Treinamento e Desenvolvimento • Gestão Estratégica em Eventos • Direito Ambiental • Direito do Trabalho e Previdenciário • Direito Processual • Comunicação Organizacional • Gestão e Produção de TV • Psicologia Cognitivo-Comportamental

LEIA O QR CODE PARA MAIS INFORMAÇÕES DOS CURSOS DE PÓSGRADUAÇÃO DA UnG

S

aquá

• Mestrado em Análise Geoambiental

• Mestrado em Enfermagem

• Gestão Aeroportuária • Gestão de Operações Logísticas • Cadeia de Fornecimento – Supply Chain

• Gestão de Pequenos Negócios • Gestão de Pessoas • Gestão Pública

• Logística e Modais de Transportes • Negócios Internacionais • Direito Imobiliário e Registral

• • • •

• • • • • • • • • • • • • •

• Educação Ambiental • Impacto Ambiental e Conservação de Recursos Naturais • Engenharia de Segurança do Trabalho • Restauro e Conservação do Patrimônio Arquitetônico • Políticas Sociais na Área da Família: ênfase nas violências

• • • • • • • •

Psicopedagogia Docência no Ensino Superior Docência na Saúde Educação Especial com ênfase na Educação Inclusiva Saúde Pública com ênfase na Estratégia da Saúde na Família Biologia Molecular Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva Nutrição Clínica Vigilância Sanitária Gastronomia Brasileira Gestão da Qualidade em Saúde Enfermagem do Trabalho

www.ung.br

Auditoria em Enfermagem Enfermagem em Terapia Intensiva Enfermagem Obstétrica Urgência e Emergência em Enfermagem Gerenciamento em Enfermagem Gerontologia Análises Clínicas e Toxicológicas Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica Endodontia Cirurgia Bucomaxilofacial Implantodontia Ortodontia Imaginologia Fisioterapia Manipulativa

| 11 2475-8300

*Desconto não cumulativo, válido para cursos de MBA e especialização.

S CURSOS PAR A • Doutorado e Mestrado em Odontologia

MKT UnG/KG2 – dez14

Planos


WISH

Combinação Todas podem usar o short de cintura alta. Para as mulheres que estão acima do peso, a dica é compor com uma terceira peça mais comprida, que acabe no meio do quadril, na altura do cavalo do short. “A terceira peça pode ser um colete, uma camisa aberta, kimono, um blazer de tecido leve. Sempre com a blusa por dentro do short, assim a silhueta ficará alongada e mais sequinha”. Compor com top cropped, body, camisas e regatas também são opções que combinam com esta tendência. Dica: evite usar peças do mesmo estilo. Prefira um look composto, por exemplo, por short jeans (informal) + top cropped de seda, crepe ou couro (tecidos planos-formal) + coturno oubirkenstock ou tênis slip-on, como na foto ao lado.

CUIDADO O look com o short cai bem para ser usado na praia, shows, bares e passeios informais. “Geralmente, por se tratar de uma peça curta, não é de bom tom usá-los no trabalho, mesmo que o ambiente seja informal. Este tipo de peça é sexy e pode desviar a atenção das pessoas. Deixe-as para os encontros informais”.

Danyla Borobia www.divadoestilo.com.br

[ 22

]



[ EVENTO ]

[ COMEMORAÇÃO ]

DOING

Festa da Cumieira no Parque Maia Shopping

Baile de máscaras

Por Amauri Eugênio Jr. Fotos Divulgação

O

Hotel Mônaco organizou, no dia 4, o evento de fim de ano “Baile de Máscaras em Veneza”, voltado a clientes e parceiros do empreendimento. A festa teve participação de Vinny Brito, finalista do reality show global “The Voice Brasil”, que animou os convidados ao som de hits da MPB.

Henrique Manreza

C

om inauguração prevista para abril de 2015, o Parque Maia Shopping promoveu no sábado, 6, sua Festa da Cumieira, reunindo os lojistas que já adquiriram espaços e investidores potenciais. O evento contou com palestra de Marcelo Tas, sobre as novas mídias e as relações das empresas com os consumidores. Para Victor Veronezi, presidente do Grupo General Shopping, o empreendimento já é sucesso, pelas marcas de renome que já garantiram presença no mix de lojas.

[ DATA ]

O Poli Shopping comemorou, no dia 1º, os 25 anos de sua fundação.

A

o evento compareceu o patriarca da família, Primo Poli, que por muitos anos manteve no mesmo local a Casa Poli, tradicional no ramo de utilidades domésticas. O professor Antonio Veronezi, chanceler da Universidade Guarulhos e membro da direção do Grupo General Shopping, junto com a superintendente do Poli Shopping, Suzete de Assis, recepcionaram os convidados. Veronezi lembrou que na época pareceu uma aventura empreender um shopping no Centro de Guarulhos, mas a confiança no potencial da cidade o fez convencer o cunhado, Marco Antonio Poli, que veio a falecer anos depois, a acreditar no projeto. Um culto ecumênico foi celebrado pelo padre Paulo Afonso, pelo presbítero Francisco Dias e pela fundadora da Creche Joana D’Arc, Neide Mantovani. A Banda da Guarda Civil Municipal de Guarulhos animou o público, que saboreava o bolo do aniversário.

[ 24

]


Fazer parte de família dessa gran nteado é ser prese s do ano. todos os dia

Feliz Natal!

Rua Josephina Mandotti, 158 - Jardim Maia - Guarulhos/SP www.materamabilis.com.br • fone: 3809-2000


[ EDUCAÇÃO ]

ENJOY Por Bárbara Cunha Fotos Banco de imagens

Crianças agressivas:

como lidar?

T

ornou-se cada vez mais comum se deparar com vídeos na internet de brigas entre adolescentes repletos de agressividade, tapas e xingamentos, e muitas vezes a vítima sequer sabe a razão de estar apanhando. Atitudes como essas têm chamado atenção de escolas, da sociedade e, principalmente, dos pais. Cada caso deve ser analisado individualmente, é verdade, mas cabe aos responsáveis educar e prestar atenção no comportamento e no desenvolvimento de seus filhos. Algumas atitudes por parte de crianças, por exemplo, não são consideradas graves. No entanto, é preciso acompanhar e estar atento para que essas agressões não se tornem mais violentas, excessivas e persistentes. Como explica a educadora com formação em psicanálise Cristiane Ferreira, a agressividade, desde que não traga sofrimento a outras pessoas, faz parte de um “instinto de sobrevivência” do ser humano. “No caso da criança, é comum que reações agressivas ocorram quando alguém pega algo que lhe pertence. A criança pode morder um coleguinha quando este pega um brinquedo seu. Ela ainda não tem condições de conversar e pedir com gentileza que lhe devolva o objeto, então reage instintivamente, agredindo o colega”. Justamente por ser apenas uma criança, existe uma dificuldade em compreender e aceitar opiniões e sentimentos distintos, se colocando na maioria das vezes como centro das atenções. “Essa fase é transitória e o adulto deve compreender para ajudá-la a superar sem grandes traumas”, alerta a especialista.

[ 26

]

Algumas das principais causas Para que o desenvolvimento das crianças seja completo, é indispensável o contato com a família. Carinho, respeito, diálogo e assim por diante. É importante que os responsáveis cumpram o seu papel para educar e, principalmente, disciplinar os seus filhos. Em alguns casos, a carga horária de trabalho é muito extensa e o tempo com os pequenos acaba sendo menor do que o necessário. Eles, por sua vez, passam mais tempo na escola e em cursos do que em casa. “Se por um lado o contato com atividades e cultura escolar aumenta, por outro, o contato com a família diminui. É preciso ter a liberdade que só é possível ter em casa, além de se sentir amado e acolhido em seu lar”, afirma Cristiane. No caso de adolescentes, a falta de diálogo entre o jovem e os pais pode ser um dos grandes fatores responsáveis por esse comportamento, além da falta de limites e a formação de valores superficiais. Nessa fase também é comum agir de uma maneira mais agressiva para ser aceito por um grupo específico – e nesse caso, o adolescente demonstra docilidade dentro de casa, mas age de maneira agressiva quando está fora dela e longe de seus familiares – para se auto afirmar e demonstrar poder diante do grupo, ou então extravasar frustrações e desejos não realizados. “O adolescente agressor percebe na vítima características e coisas que gostaria de ser ou ter e o agride como uma forma de ‘tomar para si’ ou ‘destruir’, explica a educadora.



[ EDUCAÇÃO ]

ENJOY

Preste atenção De acordo com Cristiane, quando o filho ainda é criança, é necessário que os pais compreendam a situação e façam a mediação em cada caso. “Essa fase tende a passar conforme a criança vai crescendo gradativamente”. Mordidas, beliscões e empurrões podem ser consideradas agressões comuns para os menores. Não que essas sejam aceitáveis, mas costumam ocorrer como mecanismo de defesa para muitos. Isso também pode acontecer quando as crianças estão sonolentas, com a saúde debilitada ou enfrentando alguma situação emocional estressante como a separação dos pais ou frequentando uma nova escola. Estar presente na vida do filho e dar atenção para o que ele faz, fala ou tem interesse também pode ser crucial para o seu desenvolvimento e educação. “O diálogo e a afetividade devem sempre estar presentes nas relações com os filhos. A criança que é bem aceita na família geralmente cresce emocionalmente mais segura”, acrescenta Cristiane. É importante manter uma relação de respeito e saber impor os limites. Ao mesmo tempo em que o convívio familiar deve oferecer carinho e amor, também deve ser firme e estabelecer regras. Corrigir atitudes negativas faz parte do ensinamento dos pais. No entanto, estar atento às atitudes que a criança acompanha no seu dia a dia também deve fazer parte da rotina de uma família. Por exemplo, se o pai é desrespeitoso com outras pessoas enquanto está preso no engarrafamento, ou a convivência familiar é repleta de agressões verbais, para o filho esse é o comportamento exemplo que ele recebe dentro de casa, e agir dessa maneira em outros ambientes pode ser considerado normal por ele. Portanto, é necessário controlar alguns atos e gestos para que a educação que servirá de exemplo seja a ideal.

[ 28

]

E agora?

É comum as escolas reportarem casos graves de agressões que foram cometidos pelos alunos aos seus pais. Para muitos, é difícil acreditar que seu filho, logo o seu filho, é o agressor. “A reação dos pais ou é de não saber como lidar com a situação e devolver para escola a missão de orientar ou ainda de não acreditar que seu filho realizou tal infração”, esclarece a especialista. Mas isso não é bom, já que a escola dificilmente mentiria. Em casos como esse é necessário que os pais primeiramente reflitam sobre o caso, e admitam que exista alguma coisa errada acontecendo com o filho. O segundo passo é fazer o possível para reverter essa situação através de diálogos, se aproximando do filho e dando início a uma relação de confiança. E em casos mais extremos, a busca de um profissional pode ser a melhor maneira de reconstruir essa educação e o comportamento do filho, esteja ele ainda na fase infantil ou na adolescência.



[ EDUCAÇÃO ]

DOING Por Amauri Eugênio Jr.

Programaê, amigo!

E

m algum momento da vida, alguém quis criar o próprio game. Seja de esportes, ação, aventura ou até mesmo jogos mais cerebrais, divertir-se com o próprio jogo seria algo impagável, não dá para negar. Pois bem: desde o dia 9, os 4 milhões de alunos da rede estadual, em especial os que têm interesse em aprender linguagem de programação de computadores, podem se inscrever no projeto Programaê. A iniciativa, feita em parceria com a Fundação Lemann, consiste em curso a distância e é voltada a estudantes do ensino fundamental e médio. Os participantes fazem atividades que variam desde a procura pela saída em um labirinto à criação propriamente dita de games, e são ensinadas técnicas de ciências da computação e tecnologia em aulas que podem durar de 20 minutos a uma hora, e que podem ser feitas inclusive durante as férias. Para se ter uma ideia, os participantes recebem até 60 tutoriais com três níveis de dificuldade.

Hora do programa O curso foi colocado à disposição dos alunos na mesma semana em que acontece “A hora do código”, evento mundial voltado à prática de atividades que têm como base os códigos de jogos de informática como jogos, desenhos e animações. “O objetivo dessa

[ 30

]

Fotos Divulgação

nova plataforma é ensinar aos nossos alunos e professores que fazer programações no computador é fácil. Também é uma grande oportunidade para quem gosta de tecnologia aprender novos recursos sem sair de casa”, comenta Ana Carolina Lafemina, coordenadora da Evesp (Escola Virtual de Programas Educacionais). Estima-se que 100 milhões de pessoas de diferentes países participem das atividades.

FAÇAÊ! O Programaê está disponível no Evesp, na faixa, e as matrículas estão abertas. Os alunos podem fazer demais atividades durante as férias, como as relacionadas ao pacote Microsoft Office. O curso está disponível em: goo.gl/3J6dan.



[ VESTIBULAR ]

DOING

Segundo tempo

P

ara a turma que foi bem na primeira fase de vestibulares diversos, como a Fuvest e a Unicamp, o alívio é momentâneo, pois a temida segunda fase bate à porta. É inegável que as duas instituições têm particularidades na elaboração de suas respectivas provas, mas ambas têm questões dissertativas, em que o candidato deve argumentar por que escolheu determinada resposta – isso sem contar a dissertação, é claro. “Em geral, o que se espera é que os alunos sejam capazes de ler e construir sentidos com base nesses textos, tendo em vista suas características: que texto é, quem escreveu, onde foi publicado, quais os seus objetivos e a quem se destina”, explica Carolina Assis Dias Vianna, assessora pedagógica da Saraiva e doutoranda em Linguística Aplicada pela Unicamp. De acordo com Carolina, aspectos diversos são usados para testar a capacidade leitora dos candidatos, como polissemia – diferentes significados de uma mesma palavra –, efeitos de sentido construídos em textos diversos pelo uso de diferentes expressões, sentidos de conectivos que ligam diferentes frases, relações intertextuais, modificação de gênero ou número, concordância, entre demais fatores.

Por Amauri Eugênio Jr. Fotos Divulgação

VEJA MAIS ALGUMAS DICAS: • Nas questões dissertativas, leia as questões da prova sobre determinado texto antes de lê-lo, pois desse modo, a leitura será direcionada ao que interessa; repita mentalmente parte da pergunta ao elaborar a sua resposta, pois isso pode evitar que o candidato responda algo que não tenha a ver com o questionamento; e seja direto e objetivo, pois comunicar é cortar palavras; • Já na redação, a Fuvest e a Unicamp têm premissas diferentes. Enquanto o vestibular da USP (Universidade de São Paulo) pede para o aluno fazer uma dissertação, em que os temas são, na maioria das vezes voltados a reflexões filosóficas ou existenciais, e com estrutura próxima a um artigo de opinião, a Unicamp pede dois textos de gêneros quaisquer, diferentes entre si e que não são divulgados com antecedência. Ainda vale citar, no que se refere à Unicamp, que quanto mais próximo da realidade for o texto, maiores são as chances de o candidato estar no caminho certo.

[ DATA ]

[ OPORTUNIDADE ]

EPG Perseu Abramo comemora 10o. aniversário

Concurso de

A diretora, Gislene Zadres Limão, com a equipe de colaboradores

A

EPG Perseu Abramo, no Jardim Presidente Dutra, comemorou seu décimo aniversário de funcionamento no dia 2. O evento, que aconteceu na quadra esportiva do CEU Presidente Dutra e contou com presença do prefeito Sebastião Almeida e do secretário de Educação, Moacir de Souza, teve diversas apresentações artísticas dos alunos e contou com o lançamento da revista comemorativa, editada pela Carleto Editorial.

[ 32

]

bolsas 2015 do Torricelli

E

stão abertas as inscrições para o concurso de bolsas 2015 do Colégio Internacional Torricelli. A instituição irá oferecer 100 bolsas, sendo 50 integrais para alunos da 1ª série do ensino médio, cuja renda familiar não ultrapasse três salários mínimos. A outra metade é destinada a candidatos fora desse grupo, para os quais o desconto poderá chegar a 50%, de acordo com o desempenho na prova. A avaliação, composta por testes distribuídos em todas as disciplinas, está prevista para 10 de janeiro de 2015, às 9h. Informações: 2183-8499 e www.torricelli.g12.br.



[ FÉRIAS ]

Entretenimento cultural

C

om a correria do dia a dia muitas pessoas acabam não tendo tempo para conciliar o momento de lazer com trabalho, estudos e demais afazeres da vida adulta, mas com a chegada das férias escolares e, em muitas empresas, férias coletivas quem estava ansioso para fazer uma maratona da série favorita, colocar a leitura em dia ou aproveitar o melhor do que está em cartaz no cinema já pode começar a contar os dias para organizar e aproveitar a rotina cultural. Pensando nisso, montamos um especial com dicas de séries, filmes e livros para apreciar sozinho ou com os amigos durante as férias.

Séries NEW GIRL Exibida no Brasil pela Fox, a série mostra a divertida rotina de Jessica Day, uma professora que ao ficar solteira, passa a morar em um apartamento com três rapazes, com quem acaba desenvolvendo uma grande amizade. A série, que é sucesso, já está na 4º temporada e é uma boa opção para quem gosta de comédia e romance.

GOTHAM Gotham é uma das séries favoritas do momento, principalmente para os fãs de Batman, mas para quem não gosta do herói também é válido assistir já que o foco da série é totalmente outro. “Nada de Batman saltando prédios para defender a cidade mais famosa dos quadrinhos. O herói aqui é o jovem detetive Gordon, que, além de buscar desvendar o assassinato de um casal bilionário (os pais do Batman), se envolve nas mais arriscadas situações ao combater a corrupção e o crime da cidade. Além de se mostrar uma ótima série policial, Gotham aborda a origem de grandes vilões, como Pinguim, Charada e Mulher-Gato e também retrata a infância de Bruce Wayne após a tragédia que o catapultou à escuridão. Ótima pedida para quem já curte o homem-morcego e muito interessante para os que ainda (como?!) não foram conquistados pelo mais humano dos super-heróis”, conta o publicitário Jorge Takeda, que é fã da série. No Brasil, Gotham, que está em sua primeira temporada, é exibida toda segunda-feira na Warner Chanel, às 22h30.

[ 34

]

BETTER CALL SAUL Derivada da famosa série Breaking Bad, a trama conta a história do advogado Saul Goodman, seis anos antes de se envolver com Walter White, protagonista de Breaking Bad, mostrando como o advogado chegou ao seu famoso posto de ‘picareta’. A série está prevista para estrear 8 de fevereiro no Brasil, sendo exibida pelo Netflix e já promete ser um sucesso e tanto.


DOING Por Talita Ramos Fotos Banco de imagens

TRUE DETECTIVE

THE FALL

A aclamada série da HBO conta a história de dois detetives que após 17 anos voltam a Louisiana, EUA, para serem testemunhas de um caso de assassinato reaberto. O drama vivido por Matthew McConaughey e Woody Harrelson traz à tona o passado dos dois, o que acaba sendo o foco da série, que está em exibição toda terça-feira às 22h30, no canal da TV paga.

A série policial mostra o trabalho da detetive Stella Gibson, ao ser chamada pela polícia da Irlanda do Norte, para investigar crimes cometidos por um assassino em série. Em paralelo o público acompanha a vida do criminoso, Paul Spector, que não consegue controlar o desejo de atacar mulheres. Em território nacional The Fall é exibida na Netflix. A segunda temporada está prevista para começar em janeiro.

HOUSE OF CARDS A série mostra a trajetória política do congressista Francis Underwood, casado com Claire que compartilha de suas ideias e ambições. Após perder a chance de ser Secretário de Estado ele monta uma trama para derrubar quem atrapalhou seu caminho. Bem realista, House of Cards, exibida pelo Netflix, traz para perto da realidade as relações políticas. A terceira temporada está prevista para fevereiro.

MODERN FAMILY A comédia, que é exibida na Fox, mostra o dia a dia de três famílias ligadas entre si. Jay é casado com Glória, muitos anos mais nova que ele, e vivem com o filho dela, Manny, além de conviverem diariamente com os filhos do primeiro casamento de Jay: Caire e Mitchell. Caire é uma dona de casa casada com Phil e que se esforça para educar seus filhos Haley, Alex e Luke da melhor maneira possível, enquanto Mitchell vive um relacionamento com Cameron que tem uma filha adotiva Lily. A série que já está em seu sexto ano consecutivo é a típica comédia americana que mostra de quebra a relação de uma grande família.


[ FÉRIAS ]

DOING

Livros

EU RECEBERIA AS PIORES NOTÍCIAS DOS SEUS LINDOS LÁBIOS Marçal Aquino/ Companhia das Letras O livro que também ganhou uma versão no cinema conta a história de um fotógrafo que se envolve com uma mulher casada. “Este é, sem dúvidas, um dos meus livros favoritos. Um romance de extremos que se prova um tapa na cara de quem menospreza a literatura nacional contemporânea”, indica o publicitário Jorge Takeda. www.amazon.com.br R$ 26,13

Filmes

BOYHOOD – DA INFÂNCIA À JUVENTUDE Richard Linklater/ 116 min O recém-lançado filme já é considerado um dos melhores do ano. Rodada durante 12 anos, a trama conta a história do menino Mason, analisando sua relação com os pais divorciados conforme vai crescendo.

[ 36

]

SERIAL KILLERS – ANATOMIA DO MAL

COMO TER UMA VIDA NORMAL SENDO LOUCA

Harold Schechter/ Darkside O livro é um dossiê sobre os maiores psicopatas da história, com dados científicos e curiosidades sobre o assunto. “Me surpreendi muito com esse livro pois pensei que seria algo mais raso sobre o assunto. O autor desenvolveu uma pesquisa intensa, mostrando como nasce um psicopata. Fala da infância e traumas que os levaram a cometer atrocidades, simplesmente por prazer”, conta a estudante Vivian Tafuri.

Jana Rosa e Camila Fremder / Agir O livro bem humorado é uma espécie de autoajuda definitiva para todas as mulheres, de todas as idades e em todas as situações da vida. As autoras dão dicas que vão desde como se livrar de pessoas chatas em aviões, parecer intelectual, mesmo sem ser, até como dizer a um amigo que ele cheira mal. Livraria Nobel, Espaço Novo Mundo - Tel.: 4963-1733 R$ 64,90

Livraria Nobel, Espaço Novo Mundo - Tel.: 4963-1733 R$ 19,90

HOMENS, MULHERES E FILHOS

TRINTA

Jason Reitman/ 119 min O filme mostra um apanhado das relações humanas contando a história de adultos, adolescentes e crianças, sempre interligados de alguma maneira. É uma boa opção para quem quer fugir do circuito ‘blockbuster’ e refletir sobre uma boa trama.

Paulo Machline/ 96 min Para quem gosta de carnaval, vale assistir a cinebiografia de um dos carnavalescos mais famosos do Brasil, Joãosinho Trinta. O filme mostra sua história desde o início da carreira, até os momentos de glória no carnaval do Rio de Janeiro.


www.cap a nno ne.c o m. br

um evento especial

Sofisticação, natureza e elegância em todos os detalhes para que você possa ter

Conheça também nossas opções para: Casamentos Eventos corporativos Treinamentos Happy Hour Buffet Empresarial

Sua festa de fim de

A Forneria Capannone irá preparar a ceia de Natal e Reveillon da sua casa. São pratos especiais para deixar suas festas ainda mais gostosas.

Menu Ceia Especial Natal e Reveillon

R. Lázaro Bueno de Oliveira, 92 (Travessa da Av. Paulo Faccini) Acesso pela saída 222 Via Dutra | Guarulhos Informações e reservas: 11

| 2441-3231

Faça já a sua encomenda (prazo até 15 de dezembro).


Comprando bem,

que mal tem?

om a chegada das festas de fim de ano, o bônus do décimo terceiro salário, o período de férias escolares e o aquecimento do mercado de varejo, o consumo tende a aumentar, mas muitas pessoas, ao tentarem encontrar praticidade e preços baixos, acabam caindo em ciladas ou se enrolando em dívidas que parecem eternas. Para evitar que esse tipo de situação aconteça, vale ficar atento aos perigos em torno das compras de final de ano. “O consumidor precisa ter cuidado com boletos de cobranças, ofertas enviadas via SMS no celular e, principalmente, ficar alerta para não mandar informações pessoais e financeiras se não tiver certeza de que está comprando em um local com o qual tem algum vínculo. É importante também pesquisar bem os preços dos produtos, procurar saber se as ofertas são legalizadas e fazer um planejamento dos gastos, além de lista de compras, para não se deixar levar pelas ofertas tentadoras”, explica o advogado Dori Boucault, especialista em direito do consumidor e fornecedor, e consultor financeiro.

[ 38

]


CAPA

Internet Os golpes financeiros contra o consumidor não acontecem apenas na internet, mas esse meio de fazer compras ainda é um dos mais preocupantes, o que ainda faz com que muita gente deixe de consumir pela rede e prefira enfrentar as multidões dos grandes centros comerciais, como a rua 25 de Março, em São Paulo. “Antes de comprar pela internet o consumidor precisa verificar as informações do site. Por exemplo, se o mesmo possui loja física, se aceita pagamento só por boleto e se disponibiliza telefone para contato. É também importante verificar, antes de efetuar a compra, se consta em sites de reclamação como o ‘Reclame Aqui’, www. reclameaqui.com.br; o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) www.idec. org.br; e o mais conhecido, Procon, www. procon.sp.gov.br, que ainda conta com uma lista de sites não recomendados. Não se esqueça também de perguntar a pessoas conhecidas se já compraram no determinado site e se elas têm alguma reclamação sobre os serviços, prazos de entrega, entre outras. Isso pode ser de grande ajuda”, afirma Dori. Outra dica importante é ver quais sistemas de pagamento estão disponíveis no site. Um deles, o Pagseguro, garante a devolução do dinheiro caso o produto não seja enviado, permitindo a abertura de disputas. “A dica mais importante é: desconfie de preços muitos baixos, ninguém faz milagre. Se um produto está muito mais barato que a média das outras lojas, é porque a loja virtual em questão não é séria. Evitar esse tipo de e-commerce é um passo valioso para não cair em golpes na internet. “Outra sugestão é que os consumidores leiam a cartilha do e-Consumidor, que foi desenvolvida pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) e dá dicas e orientações para compras online, ajuda a reduzir o número de fraudes e prestigia lojas que prestam um bom serviço. Os consumidores podem

Por Talita Ramos Fotos Banco de Imagens

baixar o arquivo gratuitamente no site www.abcomm.org/cartilha-do-econsumidor”, explica a especialista em e-commerce Solange Oliveira. Segundo a cartilha, também é preciso verificar CNPJ, endereço e telefone, que conforme o decreto de lei 7.962, deve estar declarado na primeira página da loja virtual, além de checar se a mesma possui certificado de segurança. Caso o site não ofereça nenhuma dessas informações, há probabilidade de ele ser falso. Em casos de sites falsos, existem algumas medidas que podem ajudar o cliente a recuperar o dinheiro ou o produto comprado, mas é algo bem difícil. “O consumidor pode buscar informações na Junta Comercial, em associações comerciais ou até mesmo na Polícia para encontrar o site, no caso dos que saem do ar. Já em situações em que as lojas não entregam os produtos, o cliente pode reclamar de acordo com o Artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor, que trata sobre o descumprimento da oferta ou com base no artigo 37, que fala sobre propaganda enganosa. Se a loja de fato existir, os órgãos de defesa podem agir contra ela”, conta Dori. “A primeira coisa é sempre entrar em contato com a loja virtual e registrar o problema. Se o mesmo não for resolvido, a segunda medida é acionar os órgãos de proteção ao consumidor, lembrando sempre de guardar os e-mails de comunicação, pedidos, prints das telas de compra, entre outros, pois esses arquivos são provas que podem ser usadas em caso de processos contra a loja virtual. O consumidor também pode fazer uso de sites de reclamações, pois como os mesmos aparecem nas buscas sobre o nome da empresa, isso estimula as lojas a responderem às reclamações de maneira rápida para evitar uma queda em sua reputação perante aos clientes”, afirma Solange. Vale também reclamar nas redes sociais. Segundo ela, comprar pela internet é bom, prático e seguro, se tomados os devidos cuidados. Solange conta que o setor de vendas online deve movimentar cerca de R$ 39,5 bilhões em 2014 no Brasil, com um crescimento de 27% no faturamento anual e que o País já tem mais de 45 mil lojas virtuais.


Inovação na rede

CAPA

Para quem vive em Guarulhos, a loja virtual Way Tênis www.waytenis.com.br que faz parte do Grupo Vanda (loja de roupas, calçados e acessórios) e que já está no mercado há quase 20 anos, permite compras seguras com frete grátis, além do grande diferencial que é a troca física, caso o produto adquirido não esteja de acordo com a expectativa do cliente. “Decidimos criar alguns diferenciais pensando nos moradores da cidade de Guarulhos, tais como: frete grátis para qualquer compra e qualquer valor. Nossa entrega é feita de forma sustentável, ou seja, temos parceria com uma empresa que faz entregas de bicicletas, em até 24h após confirmação do pagamento. Além de querer oferecer uma maior comodidade para os moradores da cidade, nos preocupamos com a possibilidade de troca em nossas lojas físicas”, conta Thais Ferreira, proprietária da loja.

Juros abusivos Outro problema recorrente para o consumidor é em relação à taxa de juros, que tende a ser muito alta, ainda mais nesta época. “Esta é a válvula que mais leva as pessoas aos problemas de inadimplência. O brasileiro não tem hábito de fazer cálculos de juros, alguns por falta de conhecimento e outros porque dá trabalho fazer a conta; mas a dica aqui é simples: pegue o valor parcelado e multiplique pelo número de parcelas, compare com o valor à vista. Qualquer resultado acima de 10% do valor ao ano deve ser motivo para refletir se vale mesmo a pena comprar o objeto de desejo”, explica Julio Cesar Amorim Ferreira, diretor presidente do Great Group Estratégias Empresariais. “Hoje notamos que a cobrança de preços diferenciados nas compras à vista e no cartão de crédito é uma prática, infelizmente, ainda muito utilizada pelos comerciantes. Apesar da praxe recorrente, o preço à vista tem que ser o mesmo do parcelado no cartão de crédito. A cobrança diferenciada é considerada uma infração à Portaria 118/94 do Ministério da Fazenda, também ao Código de Defesa do Consumidor e à Lei 8.884/94, o que muita gente não sabe.

[ 40

]

O parcelamento de compras online também deve ser observado. Nos últimos 12 meses, houve crescimento de 16,5% das compras parceladas com cartão de crédito, enquanto a alta nas aquisições à vista foi de 14,8% e nas rotativas, de 10,9%. A dívida total dos brasileiros nas três modalidades cresceu 14,1%, atingindo R$ 141,33 milhões”, conta Solange. Quase sempre é melhor comprar à vista, pois além de não estender a dívida por longo período, não há juros. Só vale a pena para quem precisa adquirir aquilo e só pode

pagar a prazo ou parcelado. “Para quem for fazer compras no cartão ou no carnê, o ideal é parcelar no máximo em três vezes, para não estourar o orçamento e não estender o prazo, tendo em vista que outras despesas virão. Se o consumidor conseguir guardar dinheiro para comprar à vista, é melhor, pois pode pechinchar e conseguir desconto. Só vale a pena comprar a prazo se o valor total da compra não sofrer aumento”, alerta Dori. Além disso, muitas lojas virtuais oferecem descontos para clientes que preferem pagar à vista por depósito ou boleto.



CAPA

Não era oferta, era cilada É preciso também tomar cuidado com as grandes ofertas oferecidas no mercado. Muitas lojas têm o costume de inflacionar os preços para depois abaixá-los e dizer que há um grande desconto, sendo que a loja está lucrando do mesmo modo que estaria caso o produto não tivesse o tal “desconto” oferecido. Esse tipo de prática acontece muito nesta época do ano, principalmente na ‘Black Friday’, que no Brasil já é chamada de ‘Black Fraude’, já que os descontos não são verdadeiros. “Tem que pesquisar com antecedência, conhecer o mercado,

usar a internet para pesquisar preços e fazer passeios nas lojas virtuais e físicas, verificando os produtos que você deseja comprar para saber se os preços são reais ou se estão maquiados. É importante planejar a compra, anotar as diferenças de preço e pesquisar previamente a média de preços antes da promoção ser lançada”, explica Dori. Segundo ele, de novembro para dezembro há uma intenção de aumento de 10% na variação de preços, ou seja, é um aumento e tanto em relação aos valores reais dos produtos.

do ano que vem, o que não é bom. Ainda é importante não comprometer mais de 30% do salário com presentes”, explica Solange. “Para economizar, o ideal é fazer uma lista do que você precisa e de quanto pretende comprar. Assim, você tem um controle maior sobre seus gastos. Planeje as compras, veja as dívidas pendentes para saber quanto de renda comprometida você tem e quanto sobra para gastar. Desta forma, você pode ter uma noção de quanto tem disponível no seu orçamento de fim de ano. Saia só com o dinheiro especificado para as determinadas compras. É uma boa maneira de se controlar. Não leve cartão de crédito ou cheque. Antes de comprar qualquer coisa, faça a si mesmo três perguntas: eu preciso realmente disso? Tenho dinheiro para comprar isso? E tem que ser agora? Não se esqueça que mais despesas virão, principalmente as de janeiro. Tome cuidado para não se entusiasmar com o 13° e as compras de Natal e desequilibrar o orçamento do ano inteiro”, aconselha Dori. No Brasil a tributação sobre produtos é muito alta, o que acaba tornando tudo

mais caro. Segundo Dori, atualmente o consumidor chega a pagar metade ou mais da metade do valor real do produto em impostos e mesmo com todo o aquecimento do mercado de consumo devido à chegada do Natal, os comerciantes têm reclamado cada vez mais sobre a queda nos níveis de compras, pois o consumidor está adquirindo cada vez menos. “A acumulação de alguns fatores como a alta da inflação, aumento do desemprego e a nova política fiscal que está sendo discutida traz uma sensação de insegurança no consumidor, que acaba adiando suas compras”, explica o advogado. “As pessoas estão pensando mais antes de comprar e, além disso, o momento econômico do País tem prejudicado o consumo do varejo”, conta Julio Cesar. “Apesar da pouca divulgação, a inflação está aí. Água, luz, telefone, combustível e coisas básicas do dia a dia tiveram aumento significativo no segundo semestre. Isso faz com que sobre menos dinheiro para compras, por exemplo, de presentes. Ao que tudo indica o Natal será recheado de lembrancinhas”, afirma Solange.

Sem excesso Para evitar excessos e economizar nas compras de fim de ano, é válido pesquisar o máximo possível e nunca efetuar a compra logo na primeira vez em que o produto aparecer. Procure encontrar o melhor preço e fique livre de gastos desnecessários. Outro ponto importante é evitar fazer compras por impulso, o que pode acarretar grandes dívidas para o ano que vai entrar. “O gatilho mental mais utilizado pelo varejo é o impulso; sendo assim, pergunte a você mesmo se você precisa daquele produto e se precisa comprá-lo naquele momento. Quando fazemos a revisão disso, temos uma enorme surpresa. Além disso, esperar épocas de desconto é uma boa prática. Compre somente o que realmente é preciso. Evite se endividar, pois o preço disso é caro demais”, aconselha Julio Cesar. “As promoções estão aí, existe muita competição entre as lojas. Pesquisar nos sites de comparação de preços é uma grande dica para economizar e também controlar-se para comprar apenas o que cabe no bolso, lembrando aos empolgados que as parcelas atuais podem chegar até o Natal

[ 42

]


Sem tĂ­tulo-1 1

10/12/14 14:29


CAPA

Fora de época Muita gente já prevenida com as altas de fim de ano prefere deixar para comprar presentes e demais coisas após o Natal, pois há uma grande queda nos preços. “A melhor época para fazer compras é a do pós-Natal. Como no fim do ano vendem bastante, as lojas querem liberar estoque e trocar os catálogos de produtos; após este período, aparecem promoções que realmente valem a pena. O único problema de deixar para comprar depois é correr o risco de não encontrar os produtos desejados”, explica Dori. “As pessoas têm entendido que após o Natal é o melhor período para fazer compras, pois as lojas, tanto físicas quanto virtuais, fazem promoções com os produtos que não foram vendidos em dezembro e isso tem garantido bons números de faturamento em janeiro, um mês que historicamente tinha baixo índices de vendas”, conta Solange.

Dicas O advogado Dori Boucault, especialista em direito do consumidor e fornecedor; e consultor financeiro, elaborou algumas dicas gerais para o consumidor não se prejudicar nas compras de fim de ano. “Coloque no seu orçamento as dívidas já contraídas e as que constam na programação do cartão de crédito. Pense e repense a compra de produtos caros. Evite sair com filhos para fazer compras, pois por influência deles há o risco de gastar mais do que você pretende. Estipule um valor máximo para gastar e também um valor para cada presente, de acordo com o grau do relacionamento de quem o receberá. Troque presentes caros por produtos mais em conta e priorize pessoas que você queira valorizar. Troque os ingredientes estrangeiros da ceia de Natal por produtos nacionais e, por fim, corte costumes dispendiosos”, finaliza o advogado. Aproveite as dicas e faça boas compras!

[ 44

]



[ SOCIAL ]

[ MEMÓRIA ]

ENJOY Por Michele Barbosa Fotos Divulgação

Tatuagens

Bebês

pensam positivo

D

izem que guardar lembranças ruins não é bom ao ser humano. Pois bem, os bebês, inconscientemente, têm essa filosofia. É verdade, eles sabem o que é ruim, pensam nisso, mas com facilidade descartam qualquer pensamento negativo. Isso sim é viver em paz, não é? Foi o que revelaram os estudos feitos por cientistas americanos da Universidade Brigham Young. Para saber se bebês de cinco meses se lembram ou não de alguma coisa, os pesquisadores mostraram imagens (desconhecidas e familiares) e gravaram vídeos para calcular por quanto tempo os pequenos mantinham os olhos nelas. Em geral,

F

aixa preta em Choi Kwang-Do, uma arte marcial que preza pela flexibilidade e fluidez de movimentos, inspirada inclusive no yoga, o rabino Elimelech Goldberg já trabalhava em um acampamento para crianças com câncer antes de dar aulas da arte marcial. Durante o trabalho, ele viu a dor e o desconforto de muitas crianças que sofriam quando eram submetidas aos procedimentos médicos do tratamento, principalmente a quimioterapia. Certo dia teve uma ideia e foi então que ofereceu a uma das crianças que acompanhava a oportunidade de aprender alguns truques de

[ 46

eles prestam mais atenção às novidades. Em seguida, os pesquisadores colocaram os bebês em salas fechadas, acompanhados apenas por uma tela de computador. Nela aparecia uma pessoa falando de um jeito bravo, neutro ou feliz. E após cada depoimento, surgia uma forma geométrica na tela. Cinco minutos depois, os pesquisadores mostraram novamente os desenhos. Mas incluíram alguns formatos novos. No dia seguinte, refizeram o teste. E confirmaram: os bebês realmente têm mais interesse em coisas novas. Mas eles só se lembram delas quando vêm acompanhadas por uma memória positiva.

Luta pela vida

[ SAÚDE ]

]

de amizade

respiração para ver se ela se acalmava. Quando a enfermeira removeu a agulha após a quimioterapia, a criança mal notou. Vendo tal progresso, Elimelech percebeu que tinha algo a mais para fazer por essas crianças e fundou o Kids Kicking Cancer, que em português significa “Crianças Chutando o Câncer”. O Kids Kicking Cancer começou se instalando no Michigan, EUA, e já se expandiu para outras cidades e países, como Nova Iorque, Los Angeles, Flórida e também Itália, Israel e Canadá. Segundo Goldberg, distrair a mente e trazer o prazer, mesmo para as que têm pouco tempo de vida faz toda a diferença.

P

or causa de uma tatuagem surgiu a amizade de Suzie Barrie e o tatuador Jason Ward. Sem timidez, Suzie, que tem síndrome de Down, entrou no estúdio de tatuagem Muscle and Ink, na Nova Zelândia, e não queria nada convencional, mas adesivos que ela mesma leva para aplicação. Jason achou um pouco inusitado o pedido, mas decidiu aplicar as tatuagens – e sem cobrar nada por isso. E a prática se tornou um vício para Suzie que, semanalmente, vai ao estúdio com novos desenhos. O tatuador coloca suas luvas, como faria com qualquer cliente, aplica a tatuagem, e Suzie sai feliz, sem pagar nada pelo serviço. Jason conta que faz com prazer e aguarda Suzie todas as sextas para a aplicação e que se coloca no lugar da família dela. Segundo o tatuador, Suzie prefere padrões Maori e frequenta um grupo de acompanhamento às sextas-feiras, quando gosta de mostrar suas tatuagens e compará-las com as de outro frequentador do local, que possui tatuagens do mesmo estilo em todo o braço.



[ ALIMENTAÇÃO ]

Vitamina B12 na carne vermelha

TAKE CARE Por Talita Ramos Fotos Banco de imagens

[ ALIMENTAÇÃO ]

As 10 frutas

que mais controlam a fome

A

carne vermelha está entre os alimentos que mais contém vitamina B12, que é uma importante fonte de energia diária. “A vitamina B12 é essencial para a formação de novas células e incluir a carne vermelha na alimentação ajuda a suprir as necessidades desse nutriente, garantindo mais disposição”, explica a nutricionista Cynthia Antonaccio. Segundo ela, a dose ideal de B12 é de dois microgramas (mcg) por dia para um adulto. Uma porção de carne vermelha fornece mais da metade dessa quantidade. “Além dos benefícios que a

carne traz como fonte de vitamina, o consumo de uma porção diária é recomendado como parte de uma alimentação saudável pela Pirâmide Alimentar Brasileira. A carne, associada a vegetais e cereais, equilibra a refeição, tornando-a mais saborosa e nutritiva. Entretanto, para que aconteça essa entrega, o alimento tem que ter passado por um rigoroso controle de qualidade. Temos bons motivos para inseri-la na alimentação, pois pode fazer a diferença na disposição para as atividades diárias e também na hora da malhação”, completa Cynthia.

[ SAÚDE ]

Traumatismos cranianos podem levar a cegueira

S

egundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os acidentes de trânsito são a 9ª maior causa de morte no mundo. A estimativa é de que, a cada dia, mais de três mil pessoas perdem suas vidas nas estradas. Quando não fatais estes acidentes resultam em traumatismos e ferimentos graves. “Impactos muito fortes na região dos olhos, geralmente ocasionados por acidentes de trânsito, atropelamentos ou quedas, podem comprometer o funcionamento dos nervos ópticos e acarretar em perda parcial ou total da visão”, explica o médico oftalmologista Tarciso Schirmbeck. O médi-

[ 48

]

co conta que motociclistas correm mais riscos neste tipo de acidentes. “É muito comum que eles sofram quedas e batam a cabeça. Assim, é essencial relembrar a importância da utilização do capacete. Além disso, quando estamos no carro é fundamental o uso do cinto de segurança, que ajuda a proteger a visão. Mesmo após a perda total ou parcial da visão, é fundamental que estes pacientes compareçam a consultas oftalmológicas e neurológicas periodicamente. Desta forma, é possível detectar se há uma evolução da lesão do nervo óptico ou globo ocular”, finaliza o médico.

N

ada melhor para substituir aquele lanche calórico da tarde do que uma fruta. Segundo a professora do curso de Nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul, Katia Cristina Andrade, por conterem diversas fibras alimentares, as frutas exercem um efeito de saciedade no estômago. “A fibra alimentar solúvel forma um gel no estômago que retarda o esvaziamento gástrico, proporcionando essa saciedade. Algumas frutas exercem papel fundamental no controle da saciedade. Uma porção de cada uma delas equivale a apenas 70 kcal. A exceção é feita para as oleaginosas, que são ricas em gorduras boas e, por isso devem ser consumidas com moderação”, explica a professora, que também indica quais são as 10 principais frutas para quem quer manter uma dieta rica em vitaminas e minerais e viver uma vida mais saudável:

Banana; Melão; Kiwi; Melancia; Mexerica; Laranja; Pera; Manga; Frutas secas (ameixa, damasco, uva passa); Oleaginosas (castanhas, amêndoas).


18x11,5_Weekend.pdf 1 10/12/2014 14:49:54

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K


[ GASTRONOMIA ]

[ RECEITA ]

COOKING CRANBERRY CHOCOLATE BRANCO A bebida é feita à base de de café expresso, com leite vaporizado, calda de chocolate branco coberto com chantilly e calda de cranberry. Starbucks Coffee

, Aeroporto Internacional de Guarulhos. Rod. Helio Smidt, S/N, terminais 2 e 3, Cumbica. N 2445-2748/ 2445-2797 Shopping Internacional Guarulhos Rod. Presidente Dutra, saída 225, Itapejica. N 2421-8631

Por Talita Ramos

Farofa

de Abacaxi

Divulgação

ULTIMATE FEAST

Red Lobster

, Praça de alimentação do terminal 2, do Aeroporto Internacional de Guarulhos, Rodovia Hélio Smidt, s/nº, Cumbica. N 3076-7033

Divulgação

PALETA DE KIWI O sorvete cremoso é feito à base de leite com polpa de kiwi e rodelas da fruta para decorar.

Divulgação

Feito com cauda de Lagosta grelhada, patas de caranguejo no vapor, combinados com camarão grelhado ao molho scampi e camarão empanado ao estilo Walt’s Favorite, o prato é um dos destaques da casa. Tempo de preparo: menos de 1 hora Rendimento: 10 porções

INGREDIENTES • 4 colheres de sopa de manteiga cremosa; • 2 cebolas cortadas em cubos pequenos; • 1/2 abacaxi maduro cortado em cubos pequenos; • 1 1/2 xícara de chá de farinha de mandioca torrada; • Sal a gosto; • Pimenta-do-reino preta moída a gosto; • 1 maço de salsa picada; • 12 azeitonas verdes picadas sem caroço.

Mexicallia

, Av. Doutor Timóteo Penteado, 3.784, vila Galvão.

Aqueça a manteiga e doure a cebola em uma frigideira grande. Em seguida junte o abacaxi, mexa bem e deixe refogar por 5 minutos. Acrescente na mistura a farinha de mandioca. Abaixe o fogo e tempere com sal e pimenta. Retire do fogo, acrescente a salsa e as azeitonas, misture bem e sirva.

Fonte: divulgação

Marcio Monteiro

[ 50

PREPARO

]



[ ARQUITETURA ]

LIVE Por Michele Barbosa

Infinito particular

Fotos Divulgação

[ MORADIA ]

Meu aconchego

T

er uma casa espaçosa, com piscina e vista para o mar é o sonho de muita gente, não é mesmo? E se o valor financeiro para realizar este sonho fosse de seu alcance, mas com a condição de que, entre sua casa e o mar, tivessem outras casas? É aqui que entram projetos como o da Jellyfish House, a casa com piscina no teto. Pois foi essa a solução encontrada pelos arquitetos para os donos da casa não perderem o Mar Mediterrâneo de vista enquanto nadam ou se bronzeiam. Desenvolvida pelo Wiel Arets Architects o imóvel fica na costa da Espanha. Além da borda infinita, a piscina tem piso de vidro transparente e uma janela panorâmica voltada para dentro da casa. Isso permite ver e ser

visto: quem está nadando pode enxergar o que acontece na cozinha e vice-versa. Passando pela água e vidros da piscina, a luz solar do forte verão espanhol cria reflexos em tons de turquesa pelas paredes brancas. A casa fica iluminada com uma atmosfera diferente em seu interior. São 650 m² de área total, com sauna seca a vapor e cinco quartos.

Parede

que respira? C

S

ilêncio, pois as paredes têm ouvidos”... Você certamente já deve ter dito ou escutado tal expressão, no sentido figurado, mas sabia que além disso elas também podem respirar? Calma, elas não estão virando mutantes e criando vida, é que os arquitetos Frank Barkow e Regine Leibinger ousaram e criaram uma parede que respira, mostrada na exposição Elementos, de Rem Koolhas na Bienal de Veneza de 2014. A ideia é levar a arquitetura para um nível totalmente novo, criando uma parede que ondula mecanicamente dentro e fora através do que os arquitetos descrevem como “picos e vales”. Na verdade, a chamada “Kinetic Wall” é um protótipo de difusor de ar, com estrutura que funciona como uma câmara de pressão mecânica. Ou seja, talvez ela seja

[ 52

]

capaz de modular sistemas de ventilação em edifícios, fazendo com que a arquitetura se mova, cineticamente. A superfície é ativada por uma série de pontos motorizados em um tecido sintético elástico e translúcido que fazem movimentos de extensão e retração. O movimento controlado digitalmente cria uma coreografia interessante e constante desses “picos” que existem na parede, formando uma topografia diferente. Uma estrutura de madeira laminada leve abriga os mecanismos de pressão mecânica e ancora o tecido, criando uma saída de ar surpreendente e uma experiência artística única aos visitantes da exposição. A ideia também é sustentável, pois explora tecidos reciclados e materiais naturais.

ada pessoa tem algo na vida que lhe traz felicidade. Uns a encontram através do dinheiro, já outros em coisas mais simples, como é o caso do casal Tim Eddy e Hannah Fuller. Eles resolveram unir as “escovas de dentes” e morar juntos, mas de uma forma bem diferente: construíram a própria residência. A pequena casa foi feita com materiais reutilizados e reciclados que recolheram na região de Tahoe, Califórnia, em um terreno de 20 hectares, bem arborizado, que fica a 15 minutos do centro da cidade. Os pilares que sustentam o lar são feitos com troncos de árvores e com produtos antigos com novas funções. Uma casa ecologicamente correta que apesar de ser pequena é, segundo o casal, suficiente para se viver em paz e com tranquilidade.


Todo presente de Natal vem acompanhado de um lindo sorriso! A Iarossi oferece tratamentos que vão além da estética e proporcionam benefícios para a sua saúde e bem-estar. Iarossi, o sorriso que você merece!

Unidade I 24h

2468-1011

Unidade II

Unidade III

Unidade IV

Iarossi Personnalité

Internacional Shopping

Hospital Odontológico

2087-1144

2425-0554

2468-7794

www.iarossi.com.br


[ DECORAÇÃO ]

Prepare o quarto

para o bebê que vai chegar

A

s cores têm forte influência no comportamento e no estado emocional das pessoas, e para os bebês isso é ainda mais presente. Ao decorar os quartos dos pequenos, é preciso prestar atenção aos tons predominantes na decoração, evitando o uso de cores fortes e vibrantes, que segundo a designer de interiores Simone Serrano, podem gerar agitação, distúrbios do sono, choro, irritabilidade, entre outras consequências. “As cores mais indicadas são as suaves e neutras que tranquilizam, como bege, areia e cinza, e os tons pastéis de azul, amarelo e verde para meninos, rosa e lilás para meninas. Isso não quer dizer que uma menina não possa ter um quarto azul ou verde, tendo como complemento pitadas de rosa, roxo, amarelo e até mesmo, o vermelho”, orienta Simone.

[ 54

]

Dose dupla Se decorar o quarto para um bebê é difícil, imagine para gêmeos que vão dividir o mesmo ambiente? Mas com um pouco de criatividade os espaços se dividem e se combinam entre si sem causar desarmonia na decoração. “Utilizar cores neutras, como branco ou bege é a forma mais prática e democrática de decorar quarto de gêmeos, abrindo possibilidades de uso com cores complementares para personalizar cada berço e cantinho dos bebês. Se for um casal, utilize uma cor diferente para cada um dos berços e lados, mas as cores devem ser complementares entre si e estar em em harmonia com os tons de base do quarto. Por exemplo: para o menino, use um móbile em tons vibrantes de amarelo e laranja, e para a menina, incorpore bonequinhas em rosa ou lilás”.


LIVE Por Michele Barbosa Fotos Banco de imagens

Estranho no ninho Normalmente, a chegada de um novo bebê em uma casa habitada por outra criança, às vezes causa crises de ciúme, ainda mais quando essa criança tem que dividir o quarto com o mais novo integrante da família. Para evitar um grande choque à criança, separe democraticamente os espaços e não encurrale nenhum dos filhos, deixando um ou outro sem espaço. Partindo desse princípio use a mesma tonalidade para os objetos do bebê, em escala mais suave. “Para um quarto de menino que tem como base o azul escuro incorpore o branco e pitadas de vermelho, criando assim um quarto com tema “navy”, muito clássico e ao mesmo tempo,

charmoso. Se for um quarto só de meninas, o rosa ou lilás prevalecem mesmo que em escalas diferentes, tom sobre tom. O rosa claro para o bebê com detalhes em pink ou roxo para a irmã mais velha”. Em quartos de irmãos de sexos diferentes, o básico mesmo é usar o branco e abusar das cores, até mesmo vibrantes, em detalhes como brinquedos, tapete, almofadas, cortinas, móbiles ou quadros, criando um quarto alegre, moderno, mas, ao mesmo tempo, acolhedor. “A integração e participação da criança mais velha na criação no novo espaço no seu quarto, facilita o processo de aceitação e adaptação desse novo momento”, ressalta Serrano.

Tudo junto e misturado É cada vez mais comum os pais dividirem o espaço com os bebês, principalmente os de “primeira viagem”, por causa da insegurança em deixar a criança sozinha. Mas para deixar o ambiente com as características de todos é importante não exagerar nos detalhes. De acordo com Simone, a decoração que deve prevalecer é a do quarto do casal. “O berço e os outros móveis que chegam ao quarto do casal irão se integrar à um ambiente já existente. A preferência é sempre usar cores básicas e neutras, para que a decoração e objetos do bebê não interfiram no ambiente, da mesma forma que as cores utilizadas no quarto do casal não sejam vibrantes ao ponto de interferir na tranquilidade do bebê”.


[ CULTURA ]

Dia de princesa “

Você é uma princesa?” “Sou.” Essa resposta da pequena Juliana de Almeida Singer, 5, enquanto ela era transformada em princesa, dava a dimensão do seu entusiasmo e deslumbramento. Ela ainda não parecia acreditar que era a vencedora da promoção “Quero meu filho na Revista Weekend!”, da loja Princesas & Heróis, feita via Facebook. E, apesar de ainda estar um pouco encabulada, no melhor estilo infantil, ela não cabia em si de felicidade. Desde a hora em que estava escolhendo a fantasia, a sua empolgação era visível. Tanto que, entre tantas opções de fantasias, ela chegou a escolher a da princesa Aurora (“A bela adormecida”), mas mudou posteriormente para a Branca de Neve. E olha que sua mãe, Ludmila de Almeida, que a cadastrou na promoção, ainda se preocupou em tentar tranquilizá-la. “Soube no fim de semana que havia sido sorteada. Fiz surpresa e contei para ela no domingo. Ela ficou encantada quando soube”, conta a mãe, que era só sorrisos enquanto assistia

FUN Por Amauri Eugênio Jr. Fotos: Rafael Almeida

a pequena Juliana ser transformada em princesa – vale ressaltar que a garota, antes mesmo da transformação, já era uma graça.

Em um passe de mágica “Gosto das roupas porque elas são bonitas”, falava Juliana, enquanto Lúcia Albanez, proprietária da loja, fazia um coque em seu cabelo e a entretinha ao falar sobre o universo mágico das princesas. Após colocar a fantasia da Branca de Neve, ter as unhas esmaltadas e estar com um coque no cabelo, a garota ficou de costas para o espelho quando Lúcia colocava nela uma coroa e acessórios como brincos – e sua ansiedade, claro, era nítida. Tanta expectativa foi revertida em felicidade ao virar-se e ver no espelho como ficou, ao ponto de não conseguir reagir. Minutos depois, enquanto era fotografada, a menina estava tão à vontade com a sua versão princesa, mas tão à vontade, que fazia uma série de poses. Ao ser questionada se estava se sentindo uma princesa, a resposta de Juliana foi direta: “Sim”.

UNIVERSO MÁGICO

A promoção Participaram 48 pessoas da promoção “Quero meu filho na Revista Weekend!”.

[ 56

]

Além das fantasias e acessórios temáticos sobre personagens infantis femininos e masculinos, a loja Pincesas & Heróis tem espaçost caracterizados para princesas e super-heróis. Um dos destaques é o “Magic day”, que consiste em transformação da criançada em princesa ou super-herói. Além das fantasias, há salão de cabeleireiro infantil e serviço de esmaltação das unhas. Quanto aos acessórios, a coroa está incluída no “Magic day”, enquanto outros itens, como brincos temáticos, têm valor adicional. Para transformar a garotada em princesa ou herói, é possível agendar um dia para tornar o sonho realidade. A Princesas & Heróis está localizada na rua Josephina Mandotti, 307, Jardim Maia. Tel.: 3370-5887. Funciona de segunda a sexta, das 10h às 18h; e aos sábados, das 10h às 15h.



[ TEATRO ]

[ LEITURA ]

FUN

50 anos de Mafalda!

Por Bárbara Cunha Fotos Banco de imagens

Presente

de Natal

adiantado

C

riada no período pós-guerra fria e escrita pelo argentino Quino para expressar sua visão de mundo e questionar direitos humanos, a paz no mundo e outras questões, a pequena Mafalda vai virar tema de exposição na cidade de São Paulo. A mostra faz parte do circuito SP, com apoio da Secretaria da Cultura. É possível embarcar no mundo da Mafalda atra-

vés de salas temáticas e interativas, além de acesso aos desenhos originais e reprodução de cenários, fotografias e vídeos.

[ ESPETÁCULO ]

Natal Mágico

Palco Praça das Artes Avenida São João, 281, Centro, São Paulo De 16 de dezembro a 28 de fevereiro, das 9h às 20h Entrada gratuita

O musical

O T

udo começa quando o bom velhinho sai da Lapônio com destino ao Brasil e encontra Nathália e Felipe. Tentando provar para as crianças que a magia natalina existe, Noel realiza alguns desejos e os três, juntos, visitam cenários de Cinderela, Frozen e O Mágico de Oz, a fábrica do Papai Noel e um presépio gigante. As músicas são cantadas ao vivo e a peça ainda conta com efeitos especiais, como neve artificial e projeção em 3D.

[ 58

]

Teatro Bradesco: Rua Turiassu, 2.100 - Bourbon Shopping - Perdizes - São Paulo - Tel.: (11) 3670- 4100 Ingressos: R$ 60 a R$ 190. Bilheteria: 12h/20h (domingo a quinta); 12h/22h (sexta e sábado). Para conferir dias e horários das sessões, acesse: www. teatrobradesco.com.br

s fãs de Harry Potter já podem se considerar presenteados nesse Natal. Acontece que J. K. Rowling, a escritora que deu vida a Hogwarts e aos personagens bruxos, publicará até dia 24 de dezembro 12 novos contos sobre o universo de Harry Potter, Hermione e Rony. Cada história terá um dos diversos personagens da trama, como por exemplo, Draco Malfoy, que terá um conto exclusivo só para ele. Os contos estarão disponíveis no site www.pottermore.com



[ CINEMA ]

FUN Por Bárbara Cunha Fotos Divulgação

respiratória incurável, o machismo, a indiferença de políticos e até mesmo os dogmas da Igreja para dedicar sua vida ao cuidado dos miseráveis, ao deixar legado que perdura até hoje. Drama, 94 min. 13h e 15h20. 10 anos.

Jogos vorazes: a esperança - parte 1

O Hobbit: A batalha dos cinco exércitos

“The Hobbit: The Battle of the Five Armies”, 2014, Nova Zelândia. Dr.: Peter Jackson. O terceiro filme da saga apresenta a conclusão das aventuras de Bilbo Bolseiro, Thorin Escudo-de-Carvalho e a Companhia de Anões. Tendo recuperado sua terra natal do dragão Smaug, a Companhia despertou uma força mortal para o mundo. Obcecado pelo tesouro recuperado, Thorin sacrifica amizade e honra para guardá-lo enquanto as tentativas desenfreadas de Bilbo para fazê-lo ver a razão levam o Hobbit a uma decisão desesperada e perigosa. Mas há ameaças ainda maiores pela frente. 12h30, 15h40, 18h50 e 22h. Dublado. Aventura. 144 min. 12 anos. 13h, 15h45, 18h30 e 21h15.

Sessão desconto

Projeto da rede Cinemark ao redor do Brasil (inclusive no Internacional Shopping) em que ingressos das sessões de segunda a sexta com início às 14h custam R$ 6 (R$ 3 a meia-entrada), exceto em feriados. Na programação até 17 de dezembro, o filme será “Caçada Mortal” (ver sinopse).

A Bela e a Fera 3D

“La belle et la bête”, França, 2014. Dr.: Christophe Gans. Um comerciante muda-se para o campo com suas filhas e ao arrancar uma rosa de um jardim encantado, é condenado à morte pelo proprietário do castelo, um monstro. Para salvá-lo, uma de suas filhas, Bela, passa a jantar com o monstro e com o passar do tempo, o gigante começa a se sentir cada vez mais atraído pela jovem, que usa toda a sua coragem para destruir uma maldição que o atormenta. Romance, 112 11h25 (sessão eximin. 12 anos. bida somente nos dias 13 e 14).

A Lenda de Oz

“Legends of Oz: Dorothy’s Return”, EUA, 2013. Dr.: Daniel St. Pierre. De volta ao mundo mágico de Oz, Dorothy reencontra seus velhos amigos Homem de Lata, Espantalho e o Leão. Com o passar do tempo, ela descobre que todos os habitantes do reino correm risco por causa do grande vilão Jester. O filme é ontinuação da história exibida em “O Mágico de Oz” (1939). Aventura, 88 min. 17h30. Dublado. Livre.

[ 60

]

As aventuras de Paddington

“Paddington”, EUA, 2014. Dir.: Paul King. A história retrata um jovem garoto que inicia uma amizade com um urso falante que ele conhece em uma estação de trem na cidade de Londres, na Inglaterra. A família Brown decide oferecer abrigo ao ursinho, que logo descobre que a vida na cidade não é como ele imaginava. Infantil. 95 11h50, 14h15, 16h50 e min. Livre. 19h15. Dublado.

Caçada Mortal

“A walk among the Tombstones”, EUA, 2014. Dir.: Scott Frank. Matt Scudder é um ex-policial que agora trabalha como investigador privado, muitas vezes agindo fora da lei. Com uma certa relutância, ele aceita ajudar um traficante, que por sua vez, está atrás do homem que sequestrou e matou sua esposa. Policial. 114 min. 14 anos. 14h30, 17h10, 19h30 e 21h50. 14h. Dublado.

que não têm responsabilidade suficiente para a paternidade. Co13h40, média, 110 min. 12 anos. 11h45, 16h10, 18h30 e 21h20. 12h35, 14h20, 15h15, 17h, 18h05, 19h40, 20h45 e 22h25. Dublado.

Drácula, a história nunca contada

“Dracula Untold”. EUA, 2014. Dir.: Gary Shore. Nova versão que combina a trama conhecida com o príncipe Vlad e o Conde Drácula com uma lenda de vampiros. O filme explora Vlad como um herói destruído por uma trágica história de amor em uma era sombria. 19h30 Ação. 91 min. 14 anos. 11h20, 16h45, 19h05 e e 22h. 21h35. Dublado.

Festa no céu

“John Wick”. EUA, 2014. Dir.: Chad Stahelski e David Leitch. John Wick (Keanu Reeves), um assassino de aluguel aposentado que, após perder tudo na vida, é forçado a voltar à ativa e enfrentar a máfia. Elenco com Willem Dafoe e John Leguizamo. Ação, 101 min. 16 anos. 21h40. Dublado.

“The book of life”, 2014, EUA. Dir.: Jorge R. Gutierrez. Dividido entre as expectativas de sua família e a paixão pela música, Manolo deve escolher qual caminho seguir. Enquanto tenta se decidir, embarca em uma viagem em três diferentes mundos: dos vivos, dos esquecidos e dos eternizados. Ele ainda conta com o apoio de seus amigos Joaquim e Maria, e conhece outras pessoas que se tornarão marcantes para a sua decisão. Infantil. 95 min. 13h30 e 15h30. 11h20 e Livre. 13h45 (sessões não exibidas no dia 10). Dublado.

Débi e Loide 2

Irmã Dulce

De volta ao jogo

“Dumb and Dumber To”, 2014, EUA. Dir.: Bobby Farrelly e Peter Farrelly. Harry descobre que teve uma filha ilegítima, que precisa dele para um transplante de rim. Ele leva o amigo Loide para conhecer a garota e os dois percebem

Nacional, 2014. Dir.: Vicente Amorim. Cinebiografia de Irmã Dulce, que foi chamada em vida de “Anjo bom da Bahia”, também indicada ao Nobel da Paz e beatificada pela Igreja Católica. O filme mostra como ela enfrentou uma doença

Internacional Shopping

“The hunger games: Mockingjay - part 1”, EUA, 2014. Dir.: Francis Lawrence. Após sobreviver duas vezes aos chamados Jogos Vorazes, Katniss Everdeen se vê como símbolo de uma revolução iniciada no Distrito 13. Ela precisa manter sua imagem de ícone e ao mesmo tempo se preocupar em defender sua mãe e sua irmã durante a guerra. Aventura. 122 min. 14h15, 16h45, 19h15 12 anos. 12h05, 12h40, 13h10, e 21h15. 14h55, 15h35, 16h05, 18h, 18h30, 19h, 20h55, 21h25, 21h55 e 23h50 (sessão exibida somente nos dias 12 e 13).

O Hobbit: A batalha dos cinco exércitos 3D

11h, 12h, 13h45, 14h10, 15h10, 16h55, 17h20, 18h20, 20h15, 20h30, 21h30 e 23h40 (sessão exibida somente nos dias 12 e 13). Dublado. 13h30, 16h40, 17h50, 20h, 21h e 23h10 (sessão exibida somente nos dias 12 e 13). Legendado.

Ouija: O jogo dos espíritos

“Ouija”, EUA, 2014. Dir.: Stiles White. O filme é baseado em um jogo que leva o mesmo nome e é utilizado para estabelecer comunicação com espíritos. Na trama, uma adolescente deve lidar com a morte da irmã e utiliza o jogo, ouija, para conversar com ela. Terror. 13h05, 15h25, 90 min. 14 anos. 17h40, 19h55 e 22h20. Dublado.

Quero matar meu chefe 2

“Horrible bosses 2”. EUA, 2014. Dir.: Sean Anders. Após o trauma vivido no filme anterior, os amigos Nick, Dale e Kurt resolvem abrir seu próprio negócio. O problema é que, quando a companhia começa a deslanchar, eles sofrem um golpe do investidor. Sem o controle da empresa e sem ter como recorrer por meios legais, o trio decide sequestrar o filho do investidor, para convencê-lo a devolver o comando da companhia. Comédia, 108 14h, 16h30, 19h e min. 14 anos. 14h30, 17h05, 19h45 e 21h30. 22h15 (dublado).

Shopping Bonsucesso

Pátio Shopping Guarulhos



[ AGENDA ]

FUN Por Michele Barbosa Foto Banco de imagens

Lançamento de livro e CD 13 de dezembro

Noite de autógrafos e lançamento da obra “O amor em primeiro lugar” e do CD “Canções para ouvir e sonhar (2ª edição)”, de Benedito Clementino. Informações: 4963-1133/2408-9762/98539-0135. Espaço Novo Mundo. Avenida Salgado Filho, 1.453, Jardim Maia. Sábado, às 18h.

14ª Festa Natal na Praça 14 de dezembro

Auto de Natal brasileiro 15 e 17 de dezembro

Evento realizado pela Secretaria de Cultura com Texto e direção de Calixto de Inhamúns. As apresentações fazem parte da 6a Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos. No elenco, aprendizes de dança e teatro da Escola Viva de Artes Cênicas de Guarulhos. Apresentação musical da Orquestra de Violeiros Coração da Viola. Participação especial da Cia Los Xerebas. Informações: 2229-5043/2087-4175. Entrada franca. Bosque Maia. Avenida Paulo Faccini, s/n°. Segunda e quarta, às 19h.

Evento realizado pela Associação de Moradores do Jardim Tranquilidade com shows, sorteios e brincadeiras paras as crianças. Presença do Papai Noel. Praça Nossa Senhora de Fátima, Jardim Tranquilidade. Domingo, às 14h.

ESPORTE CULTURA Conversas com meu pai Até 14 de dezembro

Em uma caixa de sapatos, Janaina guarda bilhetes com frases escritas por Alair, seu pai, que perdeu a fala. Esse é o ponto de partida para um processo de criação que durou quase sete anos. Algum tempo depois, é a vez de a filha descobrir que sofre de doença degenerativa e está ficando surda. E em silêncio, pai e filha “conversam”. Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1.000, Vergueiro, São Paulo (ao lado da Estação Vergueiro do Metrô). Ingressos: R$ 20. Sextas e sábados, às 21h; domingos, às 20h. Até 14 de dezembro.

Cinema com audiodescrição 17 de dezembro

Em comemoração aos quatro anos do “Projeto Clarear Guarulhos”, será exibido o filme: “O Quarto Rei”, de Stefano Reali. Indicação livre. Entrada franca. Informações: 2087-4177. Biblioteca Monteiro Lobato, 439, Centro. Quarta, às 14h30.

6ª Que Vem a História... 19 de dezembro

Leitura de histórias natalinas. Indicação livre. Informações: 2087-4177. Programação: CEU Ponte Alta – rua Pernambuco, 836; biblioteca Orobó Mikail- rua Justiniano Salvador dos Santos, 311; biblioteca Gracinda dos Anjos de Sá Domingues. Sexta, às 14h.

CURSOS Cora Coralina 24 de janeiro Inscrições

[ 62

para

]

o

cursinho

comunitário pré-vestibular. O interessado deverá se cadastrar no site www.cursinhocoracoralina.webnode.com e comparecer em reunião que ocorrerá dia 24, no espaço do cursinho. Rua Luís Silvestre, s/n, Bom Clima. Serão realizadas duas reuniões (às 9h e às 14h). Os documentos obrigatórios são cópia e original do RG, CPF, histórico escolar, comprovante de residência, além de uma foto 3x4. Sábado, às 9h e 14h.

DANÇA Ballet Petrouchka – Centro de Dança Yara Ciconi 14 de dezembro

Releitura da obra de Igor Stravinsky e Michel Fokine que conta a história de fantoches de palha e serragem que ganham vida e a capacidade de amar e que são escravizados por um mágico soturno. Direção: Yara Ciconi. Duração: 90 minutos. Indicação livre. Os ingressos devem ser trocados por 2 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e açúcar), uma hora antes do início do espetáculo. Informações: 2087-4175. Teatro Adamastor. Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.

EVENTOS 36º Aniversário AGL 12 de dezembro

Evento em comemoração ao aniversário da AGL (Academia Guarulhense de Letras). Entregas de títulos de membros efetivos aos escritores José Roberto Jerônimo e Nelson Antônio Natalino. Auditório Abílio Baeta Neves. FIG Unimesp. Avenida São Luiz, 317, vila Rosália. Sexta, às 19h.

Natação Até 16 de janeiro

Cerca de 300 vagas abertas para aulas de natação. Meninos e meninas com idades entre nove e doze anos. Informações: 2087-6869. Inscrições pessoalmente na Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer. Rua Abílio Ramos,122, 1º andar, anexo 2. De segunda a sexta, das 8h às 17h. Apresentar documento de identificação com foto.

Hidroginástica

Prefeitura disponibiliza 270 vagas para aulas de hidroginástica que serão ministradas no Centro Social e Esportivo João Carlos de Oliveira (João do Pulo) no Jardim Divinolândia (rua Maria Cerri, 7A). Requisito: ter mais de 50 anos. As aulas têm início dia 3 de fevereiro de 2015. Informações: 2087-6869. Inscrições no Centro Social Esportivo - João do Pulo, de segunda a sexta, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

MÚSICA Projeto Música em sua Vida 14 de dezembro

Concerto de encerramento da Temporada 2014 do projeto. A Camerata GuaruCordas apresenta trechos instrumentais de óperas conhecidas. Participações da soprano Lídia Rocha e do tenor Elton Oliveira. Associação Paulista de Medicina – Guarulhos. Rua Darcy Vargas, 64, Centro. Domingo, às 11h.

Intervalo cultural – Cláudia Luz 18 de dezembro

Lançamento do CD “Estados Unidos do Brasil”. A cantora apresenta

composições próprias cantadas em português e em inglês. Teatro Adamastor. Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo. Quinta, às 20h.

Lírios do Vale 21 de dezembro

Show de lançamento do DVD acústico “Testemunho Cantado” da banda. Ingresso: R$ 40 (meia entrada) e R$ 50 (promocional). Casa de shows e eventos Ballroom. Rua Estados Unidos, 1570. Domingo, às 17h.

OPORTUNIDADES 9ª FECOM 13 de dezembro

Feira Comunitária que reúne colaboradores do segmento de cosméticos, saúde, cultura entre outros serviços voltados à comunidade. Informações: www.escolanatasha.com.br. Natasha Franco Vieira - Educação Profissional. Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2102, Cocaia.Sábado, às 8h.

3ª Edição do Mutirão do Emprego Até 19 de dezembro

Cadastro para vagas de emprego, inscrição para cursos de qualificação profissional, emissão de carteira de trabalho, habilitação para a retirada do seguro desemprego, orientação sobre como montar o próprio negócio, entre outros. Tenda na Praça Getúlio Vargas - Centro. De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

TEATRO Mostra de Teatro de Rua Até 20 de dezembro

A sexta edição da Mostra de Teatro de Rua, que começou em 11 de dezembro, tem cortejo dia 13 (sábado), às 14h, que sai em frente ao CME Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo) e vai ao calçadão da rua Dom Pedro II, onde os grupos se apresentam. Programação continua dos dias 15 (segunda) a 20 (sábado), também no calçadão da rua Dom Pedro II.

This is Real Christmas: The Musical – escola de Inglês Interamerican 21 de dezembro

Conta a história de duas famílias de diferentes crenças que têm suas vidas tranformadas na noite de Natal. Espetáculo encenado em inglês. Ingressos à venda na bilheteria do teatro uma hora antes do início do espetáculo. R$ 20 (inteira) e R$10 (meia). Teatro Adamastor. Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo. Domingo, às 20h.


[ limpeza ]

[ escola ]

[ cursos ]

[ limpeza ]

[ encomendas ]

[ locação ]

Anuncie aqui a partir de

R$ 80,00 2461-9310



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.