ANVISA - Guia de Controle de Qualidade

Page 94

2.10. Determinação do Teor de Hidróxido de Amônio (NH4OH) ou Amônia (NH3)

2.10.1. Método A

2.10.1.1. Objetivo e Campo de Aplicação Este método descreve o doseamento do amoníaco livre e aplica-se às amostras que contenham hidróxido de amônio.

2.10.1.2. Princípio Uma solução de cloreto de bário é adicionada ao produto cosmético em meio metanol/ água. O precipitado eventualmente formado é filtrado ou centrifugado. Esse procedimento evita, no decurso da destilação em corrente de vapor, o arrastamento de certos sais de amônio, tais como o carbonato, o hidrogenocarbonato, os sais de ácidos graxos, etc., com exceção do acetato de amônio. O amoníaco é arrastado pelo vapor a partir do filtrado ou da parte sobrenadante e dosado por titulometria de retorno com indicador ou titulometria potenciométrica direta. O teor de amônia na amostra determinado por esse método é expresso em porcentagem de NH3 (p/p).

2.10.1.3. Descrição do Método

2.10.1.3.1. Procedimento Pesar e transferir uma quantidade de amostra que contenha no máximo 150 mg de NH 3 para um balão volumétrico de 100 ml. Adicionar 10 ml de água destilada, 10 ml de metanol e 10 ml de solução de cloreto de bário diidratado a 25% (p/v). Completar o volume com metanol e homogeneizar. Deixar em repouso na geladeira durante doze horas. A solução, ainda fria, é filtrada ou centrifugada em tubos fechados, durante dez minutos, de modo a obter um líquido sobrenadante límpido.

94

Anvisa

Cosméticos

PARTE 2


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.