DESIGN MAGAZINE 6 – JULHO/AGOSTO 2012

Page 60

da marca Vitra. Olhando para as proporções e dimensões dos espaços interiores, todos os locais de exposição são semelhantes a uma disposição de uma residência familiar. Cada uma das casas, com as suas características próprias de disposição, foi concebida de forma a actuar como um elemento abstracto. Dessa maneira conseguiu-se criar no visitante o distanciamento da arquitectura presente, dando assim o total ênfase às peças expostas. Há algumas excepções, nomeadamente nas arestas de acabamento e na aparência estrutural dos volumes, que parece ter sido moldada pela força de uma máquina de prensar. Unidas num total de 5 pisos, em alguns locais com a generosidade de um pé direito com mais de 15 metros, as 12 casas apresentam as placas que se cruzam com as vincadas arestas, criando uma assemblage tridimensional. É como uma pilha de casas que num primeiro olhar nos dá a sensação de um cenário quase caótico. O exterior do edifício tem uma cor que não só unifica toda a estrutura como também lhe confere uma ligação à paisagem envolvente. Tal como uma pequena cidade erguendo-se ao céu em camadas de construção, a VitraHaus é o ponto de entrada do empreendimento. É por elevador que os visitantes chegam ao quarto piso, começando assim a visita ao universo dos produtos para casa da Vitra. Todo o percurso tem algo de labiríntico, que a cada recanto procura surpreender o visitante com distintas peças de mobiliário que vamos encontrando pelo caminho. Os enfiamentos para o exterior do edifício criam aquela boa sensação que temos em nossas casas. A VitraHaus comporta-se de maneiras distintas durante o dia. Sobre a luz natural, a estrutura integra-se na paisagem mas de uma forma marcante perante as outras construções presentes. De noite, a luz artificial que sai através das janelas daquelas 12 casas cria um efeito visual conseguido, não só por causar a impressão de que brilham por dentro mas também por permitir ver, do exterior, as peças de mobiliário, destacadas no seu interior. A VitraHaus é um espaço pensado para os amantes do design, dos menos aos mais conhecedores, como a leigos interessados em descobrir peças de variados propósitos e feitios, que nos informam da evolução do design ao longo de quase um século de produção industrial. Não podemos

| 060 |

deixar de potenciar a vasta e selecta gama de produtos para casa, com as fascinantes ideias de criativos como Charles & Ray Eames, George Nelson, Isamu Noguchi, Jean Prouvé, Verner Panton, Maarten Van Severen, Ronan & Erwan Bouroullec, Antonio Citterio, Hella Jongerius, Alberto Meda ou Jasper Morrison. Não é um museu, é uma casa com bom design!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.