Revista COFI 222

Page 29

Matérias Especiais

Filatelia para Cegos A paixão pela Filatelia não diferencia idade, gênero, classe social, nem limitações físicas. Pensando em tornar a prática mais acessível ao maior número de pessoas, o presidente da Associação Brasileira de Jornalistas Filatélicos (ABRAJOF), Sergio Marques da Silva*, criou um projeto de Filatelia para cegos. A intenção é que os deficientes visuais sejam incluídos no mundo filatélico também como colecionadores, por meio de uma exposição itinerante, intitulada “Os selos e os sentidos”, que percorre os mais diversos lugares a fim de propagar esse conceito. Sergio teve a ideia a partir da observação sobre os deficientes físicos que visitavam galerias de selos. Ele percebeu que, embora demonstrassem grande interesse nos produtos, precisavam de monitores para ajudá-los, uma vez que apresentavam dificuldades para compreender as peças.

* Sérgio Marques da Silva, idealizador do projeto e filatelista atuante desde 1958, já escreveu diversos artigos que estimulam a prática da Filatelia e livros como “Selos Postais no Mundo”. Sérgio foi, neste ano, um dos componentes da CFN - Comissão Nacional de Filatelia, o colegiado que se reúne anualmente em Brasília, para escolher os temas de selos postais que serão emitidos no próximo ano. Dentre as propostas apreciadas, uma emissão de selo homenageando a Fundação Dorina Nowill para Cegos. Os admiradores do trabalho da entidade podem comemorar: conforme divulgamos no artigo da página anterior, a proposta foi aprovada para a Programação Filatélica de 2012.

A partir daí, Sérgio juntou todos os seus selos e os adaptou para que pudessem ser admirados por esse público. A mostra é toda pensada para facilitar o entendimento dos deficientes visuais. Os painéis não têm a proteção frontal de acrílico, comum em todas as exposições, e por meio da linguagem braile e das novas tecnologias em selos – como o aroma – aqueles que não podem utilizar a visão terão a oportunidade de conhecer e vivenciar a Filatelia, mesmo que de uma forma alternativa. O projeto vai visitar várias cidades, passando por diversas instituições de deficientes visuais e também por exposições filatélicas, abrindo, assim, um novo espaço de convivência e integração para eles, fomentando, inclusive, a produção de outras mostras por esses novos colecionadores. Sergio tem a intenção de aumentar a coleção em braile.

Sergio Marques da Silva apresenta palestra da coleção em Braille na sede da Sociedade Philatelica Paulista (SPP).

Julho a Se te mb ro d e 2011

29


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.