Revista AVENIDA - Nº 3 - Junho 2013

Page 68

Viagem & Turismo Miguel Sá

Barra é mais que lindas praias

H

á poucos anos, ela era praticamente inatingível sem muito sofrimento. Mas a Barra da Tijuca ganhou acessos importantes décadas atrás, o que levou a um boom imobiliário que atraiu muita gente. Depois da abertura da Linha Amarela, em 1997, vieram a ligação de transporte público através da ligação metrô-BRT e as inúmeras obras visando as grandes competições esportivas previstas para o Rio (Copa do Mundo de 2014 e, principalmente, as Olimpíadas de 2016). Nos próximos anos, os olhos do mundo se voltarão para a Barra. É ali que está o Rio Centro, o HSBC Arena, o Centro de Reabilitação Sara Kubitscheck e onde ficarão a Vila Olímpica e os principais complexos esportivos dos Jogos Olímpicos. Junto dos condomínios residenciais, das sedes de grandes empresas, hospitais e universidades, veio uma extensa lista de atrações culturais, naturais e de lazer que tornou o lugar uma nova e agradabilíssima atração carioca. Um dos metros quadrados mais valorizados do Rio, a Barra da Tijuca é um verdadeiro canteiro de obras, assim como outros bairros da cidade, mas de maneira mais intensa. “A Barra cresce de forma impressionante. Tem de tudo aqui, desde oportunidades profissionais até opções de compra e lazer”, aponta o diretor executivo do Rio Convention & Visitors Bureau (RCVB), Paulo Senise. 68

| Revista Avenida | Junho 2013

Recém inaugurado, Village Mall atrai público exigente e sofisticado

Existe uma piada conhecida em que os cariocas tripudiam sobre o fato de São Paulo não ser banhado por orlas tão lindas quanto as do Rio. E a que diz serem os shoppings centers as “praias dos paulistanos”. Se isso realmente for verdade, a Barra da Tijuca é o paraíso de quem sai daqui para visitar o Rio de Janeiro. De acordo com dados do RCVB, nove complexos de compras atendem a todos os gostos e bolsos na Barra. Além disso, pelo menos outros três estão sendo construídos. Inaugurado em dezembro do ano passado, o Village Mall é o maior

Cidade das Artes (acima) e Museu Casa do Pontal: arte e cultura ao alcance de todos

exemplo de um extremo: as 105 lojas de marcas consagradas têm como público-alvo o consumidor da classe A. Em um projeto arquitetônico arrojado que custou quase meio bilhão de reais (escolhido o melhor projeto comercial na América Latina em 2011), o ambiente privilegia a vista e a integração com a paisagem do entorno. É uma verdadeira escultura arquitetônica, que apresenta diferenciais como o Teatro Bradesco, salas vip de cinema, centro de eventos e um terraço, na área dos restaurantes, com vista privilegiada para a Lagoa da Tijuca e as montanhas do entorno.

Passada a polêmica em torno do elevado custo de construção, que adiou sua inauguração como Cidade da Música, a impressionante construção assinada pelo arquiteto francês Christian de Portzamparc virou Cidade das Artes e foi entregue à população em janeiro deste ano. Nova sede da Orquestra Sinfônica Brasileira e o principal centro de espetáculos musicais, de teatro e dança do Rio, abriga a segunda maior sala de concertos de orquestra e ópera da América Latina, com capacidade para até 1.800 pessoas. A Cidade das Artes dispõe, ainda, de três cinemas de arte, restaurante, cafés, lojas e um terraço com vista para a orla da Barra. Além da imponente obra, localizada na Avenida das Américas, os amantes da cultura também encontram arte popular na Barra. O Museu Casa do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, é considerado o mais significativo do País no gênero, com cinco mil obras de 200 artistas de 24 estados do Brasil.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.