Revista Malu Semanal

Page 30

Seu futuro

“Perdi meu emprego” Não se desespere: o melhor a fazer é tentar a recolocação seguindo dicas infalíveis NTexto de Renacha Batista/Colaboradora

Caminho certo

­ A primeira recomendação é

montar uma lista com nomes de empresas em que gostaria de trabalhar e de amigos que possam ajudá-la. ­ Cadastre-se nos sites das empresas e busque conhecer pessoas vinculadas a elas que possam influenciar de alguma forma a sua contratação. ­ “A dica é ser sutil e estabelecer um relacionamento amigável, mas sem excessos. Lembrando que a pessoa não tem a obrigatoriedade de recolocá-la, mas pode lhe dar a oportunidade de demonstrar seu potencial”, alerta a especialista em comportamento humano, Luciana Botelho. 8

Cadastro na internet

­ Ele pode ampliar as chances de você conseguir uma vaga, além de reduzir o tempo de espera. ­ “Já para a empresa, a vantagem é que esses documentos poderão ser arquivados por tempo ilimitado e serem consultados em uma busca futura”, explica a especialista. ­ Alguns sites oferecem cadastramento de currículo gratuitamente. Enquanto o emprego não vem...

... mantenha a autoestima elevada e entenda que este período é temporário. Portanto, não fique desanimada!

... informe-se em consultorias de recolocação, mas fique muito atenta a falsas promessas de emprego ou taxas cobradas. ... reveja seu orçamento para evitar gastos inúteis. Espere para gastar depois. ... aproveite para se atualizar profissionalmente. ... analise e conheça suas competências técnicas, sociais e comportamentais. ... se for possível, conte com a ajuda de um profissional bem qualificado para a sua carreira.

Foto Jupiterunlimited/Other Images

Currículo de sucesso 1

Liste nome completo, endereço, telefone, e-mail, estado civil e nacionalidade. “No momento da seleção, a agilidade dessas informações e o acesso rápido contam pontos a favor”, avisa Luciana Botelho.

2

Mencione seu objetivo e a área em que pretende atuar. “Atirar para todos os lados, na tentativa de uma possível colocação, pode comprometer o seu processo de avaliação”, alerta.

3

Informe nível de escolaridade, habilidade em idiomas, experiências profissionais e trabalhos voluntários, entre outras informações relevantes.

4

Quanto ao tamanho do currículo, o que conta é a facilidade das informações, que não devem ser extensas nem podem ser omissas.

5

Alinhe suas competências ao que a empresa busca, levando em consideração objetivos e área de atuação.

Cuidados extras

­ Nunca informe dados irreais aos contratantes.

­ Faça revisão para

evitar erros de português.

­ Não date nem assine nada.

­ Só informe pretensão salarial se for solicitada.

­ Evite letras, desenhos ou papéis coloridos.

Consultoria: Luciana Botelho, diretora executiva da Clarz Management International & Co. e especialista em comportamento humano. Fone: (0xx11) 2219-1807. Site: www.clarz.com www.revistamalu.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.