TCC Eng. Elétrica

Page 71

69

10.1.2 Disposição dos Equipamentos

Com o layout da sala pronto, define-se a disposição dos equipamentos, que consiste em colocar cada equipamento na melhor posição, maximizando o espaço de modo a utilizar a menor quantidade de material para interligar os equipamentos (STEMAC, 2008). O layout mínimo da sala (Vide ANEXO C – Layout dos GMG’s) contempla apenas o posicionamento dos tanques de diesel, GMG’s e a canaleta para cabos que leva ao QTA.

10.1.3 Dimensionamentos Elétricos

O dimensionamento elétrico é onde são tratados todos os componentes de interligação elétrica e comunicação entre os quadros e equipamentos. Os condutores de saída são definidos mediante o valor máximo de corrente suportado por cada gerador, a distância do gerador até o quadro geral de baixa tensão (QGBT) e a quantidade prevista de sinais harmônicos. As tabelas a seguir estão de acordo com a Norma NBR 5410:2004 (Instalações elétricas de baixa tensão). Para outras maneiras de instalação, consultar a Norma NBR 5410:2004 (STEMAC, 2008). Abaixo não será abordada toda a tabela, será mostrado o passo a passo adotado para dimensionar os cabos para o supermercado do Coelho Diniz de Coronel Fabriciano. Primeiro, é definida a maneira a qual os cabos serão acomodados.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.