Cenários para o futuro das livrarias

Page 75

74

- Mistura entre público e privado, quebra da noção de privacidade, observada tanto em redes sociais quanto na horizontalidade de relações entre autores e leitores. - Noção de direito autoral em queda, com a ascensão do conceito de criação coletiva e colaboração. - Consumo colaborativo em alta, reaproveitamento e revenda de objetos usados, favorecendo assim a questão ambiental.

4.4 PESQUISA COM INSTRUMENTOS UTILIZADOS NO DESIGN ESTRATÉGICO

4.4.1 Storyboard

Com base nas observações feitas nas lojas, foram produzidos dois storyboards, que detalham o passo a passo das pessoas dentro das lojas. O primeiro contempla a ação do consumidor que já busca um título específico, enquanto o segundo detalha o processo de compra de alguém que não sabe exatamente que livro buscar. Observa-se que a ordem dos acontecimentos no storyboard não segue necessariamente sempre a mesma ordem na loja, pois não podemos prever a ordem em que as pessoas agirão dentro desse espaço, e são muitos os fatores e as possibilidades possíveis de escolha. Os storyboards, portanto, servem somente como tentativa de ilustrar algumas dessas possibilidades, aproximando-se com mais detalhe principalmente das interações entre consumidor x livro x funcionários do estabelecimento.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.