Prefeitura Informa III

Page 1

Informativo de prestação de contas da Prefeitura de Botucatu - Outubro de 2014 - Ano I - Nº 3

IDEB cresce, bate meta e comprova evolução da educação em Botucatu Avaliação do Ministério da Educação revela que escolas da rede municipal praticamente já atingiram meta que o país espera alcançar em 2021. Pág. 3

Em 5 anos, cidade vive revolução na área de segurança

“Bom Prato” deve começar a operar no início de 2015

Prefeitura reúne autoridades em evento para apresentar os números que comprovam a queda vertiginosa dos índices criminais nos últimos cinco anos que colocaram Botucatu entre as cidades mais seguras do Estado.

Depois de grande mobilização de municípios da região, foi assinado o convênio que garante a instalação de uma unidade da rede de restaurantes Bom Prato, programa do Governo do Estado com refeições a R$ 1,00.

Página 6

JD. CAMBUÍ GANHA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL - Lançando um novo conceito de educação, a Prefeitura de Botucatu inaugurou a primeira escola em tempo integral do município.

Página 3

Saúde amplia programa de entrega gratuita de medicamentos em casa

Projeto do novo Distrito Industrial é apresentado Página 9

Página 12

Decisão da Justiça devolve o Nelli ao patrimônio público Página 10

Revitalização da Praça Rubião Júnior une inovação e resgate da história

Página 5

Novo projeto paisagístico, recuperação dos tanques e da Ponte dos Amores, instalação de chafarizes e sinal de internet grátis via wi-fi estão entre as novidades apresentadas à população.

Página 7


2

Prefeitura entrega bolas especiais a deficientes visuais A Prefeitura de Botucatu realizou a entrega de seis bolas de futebol de salão especiais, equipadas com guizos, que facilitam a prática da modalidade para atletas deficientes visuais, tanto no Ginásio Municipal “Dr. Mário Covas Júnior” como na quadra poliesportiva “Cleonice Azzem Bruder” [no Inca]. Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Antonio Carlos Pereira, a doação busca incentivar a prática do esporte entre as pessoas com deficiência. “A doação das bolas de futsal é importante pois as mesmas são o instrumento que possibilita a prática de atividades físicas pelos deficientes visuais” conclui.

Cursos: posto fará matrículas para PCDs A Prefeitura de Botucatu coloca à disposição das pessoas com deficiência residentes no município, um posto de matrículas para cursos de qualificação profissional oferecidos na região. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e da Assessoria em Políticas de Inclusão Social do município. A partir de agora os interessados podem buscar orientações e fazer suas inscrições diretamente na sede da Assessoria (Praça Pedro Torres, 100, Centro). Há uma modalidade de cursos oferecidos pelo Pronatec onde a pessoa com deficiência tem prioridade, sem qualquer limitação de renda.

EXPEDIENTE Boletim informativo mensal das ações e obras viabilizadas pela Prefeitura Municipal de Botucatu. Produção: Secretaria Municipal de Comunicação Textos: Andréia Seullner, Carlos Pessoa, Igor Medeiros e Pedro Sales Diagramação: Marco Magnoni Artes: Marco Magnoni e Rafael Bartoli Fotos: César Culiche, Marco Magnoni e Marcelino Dias Jornalista Responsável: Carlos Pessoa e-mail: comunicacao@botucatu.sp.gov.br Impressão: Gráfica Diagrama Tiragem: 10.000 exemplares

EMEF “Profa. Leonor Bicudo Vizenzotto” - Jardim Cambuí A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou no dia 20 de setembro a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profª Leonor Bicudo Vizenzzotto, no Jardim Cambuí, região norte da cidade. A unidade é a primeira escola municipal a oferecer atendimento em regime de período integral a alunos de 1º ao 5º ano. A nova escola, com 1.228 m2 de área construída, poderá atender inicialmente cerca de 120 alunos nos turno de manhã e tarde, com lotação máxima de até 150. São seis salas de aula ambiente; sala de informática; sala de leitura; sala dos professores; almoxarifado; secretaria; direção e coordenação; arquivo; banheiro de funcionários, banheiros de alunos; cozinha, despensa, depósito, vestiário e um amplo refeitório.

Prefeitura adquire tecnologia para facilitar atendimento aos surdos Para marcar o Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro, a Assessoria em Políticas de Inclusão Social da Prefeitura de Botucatu apresentou a um grupo de pessoas com essa deficiência da Cidade, uma nova tecnologia que facilitará o atendimento deste público. Trata-se de um equipamento que permite aos surdos, através de um software de videoconferência, entrar em contato com uma central de atendimento com intérpretes de Libras. Eles farão a intermediação da conversa entre a pessoa com deficiência e o servidor que o atende na Prefeitura. Como é um dispositivo móvel [tablet], pode ser utilizado em salas de reunião e facilmente conectado a projetores e televisores. Com este sistema, pessoas com esta deficiência poderão passar ao servidor da prefeitura o que desejam do Poder Público. Isso torna o atendimento mais eficiente e adequado.

Nova tecnologia permitirá atendimento mais eficiente e adequado aos surdos


3 EDUCAÇÃO - Levantamento feito a cada dois anos leva em conta a relação entre rendimento escolar e desempenho dos alunos na Prova Brasil

IDEB: nota de Botucatu supera metas A rede municipal de ensino de Botucatu superou as metas propostas pelo Ministério da Educação (MEC) para serem alcançadas no ensino fundamental, em 2013, tanto no ciclo inicial (1º ao 5º ano) quanto no ciclo final (6º ao 9º ano), de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Somando as notas de todas as séries avaliadas, a média do IDEB das escolas do município foi 6,0, muito próxima da meta projetada para 2015 que é de 6,1. Nos anos iniciais, quando são avaliados os alunos da 4ª série e do 5º ano, o Ideb alcançou a nota 6, acima do índice de 2011 (5,6) e superior também da meta projetada pelo MEC (5,8). Já nos anos finais do ensino fundamental, que avalia alunos da 8ª série e 9º ano, o Ideb foi de 4,5 pontos, índice superior ao alcançado na edição anterior (4,4), acima da meta de 4,4 do Governo Federal.

Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho na Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio. O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021. Os números de Botucatu são ainda mais positivos se comparados com o estado, o Brasil e as redes municipais de outras cidades. Nas séries iniciais, enquanto a média do município foi 6, no estado foi 5,8 e no Brasil 5,2. A média das escolas administradas pelas redes municipais em todas as cidades brasileiras foi de 4,9. Já nas séries finais, a nota de Botucatu (4,5) está um pouco acima da média das escolas públicas do estado (4,4) e supera a média do Brasil (4,2)e das redes municipais das demais cidades brasileiras (3,8).

Botucatu praticamente já alcançou meta que o Brasil projeta para o ano de 2021

Botucatu ganha 1ª escola em tempo integral A Prefeitura de Botucatu inaugurou no dia 20 de setembro a Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Leonor Bicudo Vizenzzotto, no Jardim Cambuí. Trata-se da primeira escola municipal a oferecer atendimento em regime de período integral a alunos de 1º ao 5º ano. A nova escola, com 1.228 m2 de área construída, atende inicialmente cerca de 120 alunos nos turnos de manhã e tarde, com lotação máxima de até 150 crianças. São seis salas de aula ambiente; sala de informática; sala de leitura; sala dos professores; almoxarifado; secretaria; direção e coordenação; arquivo; banheiro de funcionários, banheiros de alunos; cozinha, despensa, depósito, vestiário e um amplo refeitório. As atividades na nova unidade são divididas ao longo da jornada diária. As aulas têm início às 8 horas e término às 17 horas, onde são servidas cinco refeições diárias aos alunos. Além das

Creche do Lavapés passará por reformas

Com conceito moderno, nova escola do Jardim Cambuí inaugura nova tendência aulas de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências, os alunos terão aulas de artes plásticas, teatro, música, inglês e atividades esportivas. As salas ambientes irão trabalhar diversas áreas de conhecimentos, com equipamentos

facilitadores para os professores e para que o aluno desperte cada vez mais sua curiosidade. Com a ampliação do horário de aulas, a Secretaria Municipal de Educação pretende criar um novo modelo de escola.

Educação abre 45 vagas no Caimã; nova creche virá em 2015 A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Educação, entregou as chaves do prédio que passa a abrigar provisoriamente a nova creche do Residencial Caimã, no distrito de Rubião Júnior. A gestão da unidade é feita através de convênio com o Instituto Ruach. O espaço onde funciona a creche é

fruto de um contrato de comodato entre a Prefeitura e a Construtora Pacaembu. As dependências serão utilizadas até a construção das instalações definitivas da nova creche-escola por meio de convênio entre o Município e a FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) do Governo do Estado. As obras devem

ocorrer em 2015. A unidade escolar provisória no Caimã atende inicialmente 45 crianças, de quatro meses a 3 anos, moradoras do residencial inaugurado em maio deste ano para 499 famílias. As instalações contam com: berçário; salas de aula (2); sala de diretoria/secretaria; refeitório/copa e pátio externo.

No próximo dia 15 de outubro, às 14h30, acontecerá a abertura da documentação das empresas interessadas em participar do processo licitatório para a reforma do Centro de Educação Infantil “Luíza de Campos Avelar Pires”, localizada no bairro do Lavapés. Após análise dos documentos, a Copel (Comissão Permanente de Licitações) habilitará as concorrentes que terão a oportunidade de formular as propostas para execução das obras. O valor orçado pela administração é de R$ 642.265,08. O prazo para conclusão dos trabalhos será de sete meses, a contar da assinatura do contrato.

Alunos participam de Olimpíada de Português Dois textos de alunos da rede municipal de ensino disputam a Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, organizada pelo Ministério da Educação, Fundação Itaú Social e Cenpec. A aluna do 9º ano B da EMEF “Prof. Jonas Alves de Araújo”, Thalyta Ribeiro da Silva, concorre na categoria Crônica, com o texto “Cachoeira Indiana: uma das belezas naturais da minha cidade”. O outro trabalho selecionado foi da aluna Julia Gabrielli Pedroso, do 5º ano da EMEF “Antenor Serra”, que participou na categoria Poema, com o título “Ybitu Katu (Bons Ares)”. Os 15 melhores textos entre escolas de todo o Brasil serão premiados.


4 MEIO AMBIENTE - Programa piloto prevê o fortalecimento da conscientização em torno da importância da coleta seletiva no ambiente escolar

Escolas impulsionam coleta seletiva ONG organiza A novo mutirão Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação, lançou o programa de coleta seletiva escolar batizado de “Coleta Mais”. O evento aconteceu nas dependências do CIEEJA, na Vila dos Lavradores, uma das cinco unidades escolares escolhidas para receber a ação piloto. As demais unidades selecionadas são Elda Moscogliato (antiga Cesp - região Sul), Leonor Bicudo Vizenzzoto (Jardim Cambuí – região Norte), Creche Criança Feliz / Projeto Crescer (Jardim Peabiru – região Leste), e Francisco Guedelha (Parque Marajoara - região Oeste). Um grupo de agentes capacitados, formado por alunos e a comunidade escolar, ao lado de monitores da Escola do Meio Ambiente (EMA), promoverá atividades de conscientização sobre a importância da separação dos lixos orgânico e reciclável. A intenção é que os envolvidos sejam multiplicadores da iniciativa que busca fortalecer a política dos cinco “R”: repensar, reduzir, recusar, reutilizar, e reciclar. O Coleta Mais também faz parte das ações inovadoras previstas no novo

do Córrego da Cascata para 1º de novembro

CIEEJA foi a unidade escolhida para o lançamento do programa e início das ações Sistema de Limpeza Urbana que está em fase de reorganização e prevê a ampliação da coleta seletiva para 100% da Cidade. As escolas não serão pontos de entrega voluntária abertos à comunidade. Semanalmente, caminhões da Botucatu

Ambiental (consórcio responsável pelo serviço) farão o recolhimento do lixo produzido nelas. Cada escola terá contêineres e lixeiras para receber de forma apropriada cada tipo de lixo produzido no local.

Concreto Imóveis adota espaço para revitalização na Visconde do Rio Branco A Concreto Imóveis foi a terceira empresa da cidade a formalizar parceria com a Prefeitura de Botucatu para colaborar com a manutenção de um espaço público. No início do mês de setembro, seu diretor Mario Eduardo de Almeida formalizou a participação da empresa no Programa Adote uma Área. Pelo acordo firmado, a Concreto Imóveis fará a revitalização de uma área de pouco mais de 5 mil m2², no prolongamento da Rua Visconde de Rio Branco (sentido Rodovia Domingos Sartori), entre as ruas Papoula e Magnólia, na Vila Paraíso. A empresa ainda ficará responsável pela manutenção do local com corte de grama, varrição, limpeza de guias e sarjetas entre outros serviços. “Nós contratamos uma empresa especializada em paisagismo que desenvolveu projeto com espécies adequadas ao local, com beleza de flores e plantas ornamentais que com certeza tornarão essa praça um lugar bastante agradável”, diz Almeida.

Local adotado pela Concreto que será revitalizado através do “Adote uma Área”

Será realizada no dia 1° de novembro, a segunda edição da campanha Chega de Lixo Fora do Lixo, que integra o projeto Cascata Realiza, em parceria com a Prefeitura de Botucatu. Através de um mutirão, a campanha visa mobilizar a população para realizar a coleta do lixo e entulho existentes na microbacia hidrográfica do Córrego da Cascata. A ação também almeja conscientizar os cidadãos sobre a destinação correta do lixo. Ao todo a bacia foi dividida em 24 setores, espalhados por toda sua extensão, do Recanto Azul ao distrito de Rubião Júnior. A ONG SOS Cuesta, responsável pela iniciativa, incentiva a participação efetiva de todos os munícipes. Os interessados poderão efetuar inscrição pelo site do projeto: www.cascatarealiza.com.br. As secretarias de Obras, Educação, Meio Ambiente e Comunicação estarão presentes de forma ativa na campanha. Serão fornecidos caminhões, máquinas e materiais para recolhimento do lixo e ônibus para o transporte dos voluntários. Placas e lixeiras serão instaladas no entorno do córrego. Também farão parte da ação alunos de escolas municipais e oficiais da Guarda Civil Ambiental. A Defesa Civil coordenará em conjunto com a SOS Cuesta todo o planejamento e logística dos trabalhos. Na primeira edição da campanha, em 2012, foram removidos 24 caminhões de entulho.


5 MEDICAMENTOS - Pessoas acamadas ou com deficiência, além de idosos recebem remédios em casa

‘Dose em Casa’ já chega a mil pessoas e amplia lista A Saúde de Botucatu não é apenas referência pela qualidade e quantidade de novos postos e hospitais, mas também por ações práticas que beneficiam diretamente a população mais carente. É o caso do Dose em Casa, ação de caráter continuado do programa Botucatu com Mais Saúde. Através dele pessoas acamadas, deficientes físicos, idosos com 60 anos ou mais de idade clinicamente controlados [diabetes e hipertensão] e acompanhados em serviços de saúde, recebem remédios e insumos de graça, todo mês, sem precisar sair de casa. O cuidador do paciente também pode se inscrever no programa, para que não precise deslocar-se até a unidade de saúde e deixar o paciente sem assistência. Também fazem parte do programa a entrega de medicamentos nas Residências Terapêuticas (RPs), Casa Pia São Vicente de Paulo (Asilo) e as residências do Hospital Cantídeo de Moura Campos. Lançado em maio de 2012, o Dose em Casa beneficiava inicialmente 62 pacientes da área de abrangência da Unidade de Saúde do Parque Marajoara. Na época havia disponível 49 medicamentos e apenas dois tipos de insumos: lancetas e fitas para hemoglicoteste – avaliação da taxa de açúcar no sangue. Pouco mais de dois anos após a implantação, o programa agora atende pouco maisdemilpacientes.Alistademedicamentos a disposição também subiu para 81. Entre eles estão anti-inflamatórios, anti-

Com a ampliação do Calendário Básico de Vacinação da Criança promovida pelo Ministério da Saúde, em 2014, as unidades de saúde de Botucatu passaram a oferecer a vacina contra hepatite A. O público alvo são crianças de 1 ano até menores de 2 anos. A Secretaria Municipal da Saúde estima que existam cerca de 1,8 mil crianças nesta faixa etária a serem imunizadas. “É uma vacina de dose única e sem reações. Esperamos que as mães levem seus filhos aos postos e mantenham certos hábitos de higiene para evitar a contaminação e transmissão da doença”, diz a enfermeira Mara Silvia Carmello, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuve).

Saúde oferece 2ª dose da vacina contra o HPV Programa cresceu em número de beneficiados e ampliou lista de medicamentos hipertensivos, analgésicos e antitérmicos, anti-glicêmicos orais, vitaminas, protetores gástricos, bronco dilatadores, antialérgicos, corticoides, entre outros. Os insumos de enfermagem agora são 16 itens como luvas, agulhas, soro fisiológico, e até frascos de nutrição enteral, uma alternativa ao paciente para ingestão de alimentos através de sondas. Ainda foi incluída a distribuição de fraldas geriátricas e insulinas aos diabéticos. Logística e persistência - Denise Bissacot, farmacêutica responsável pelo Dose em Casa, conta que o serviço começa com a chegada da receita do paciente que vem das unidades de saúde. “Os

medicamentos são colocados em caixas individuais, onde tem o nome de cada paciente e endereço. E dentro dessa caixa vão os medicamentos separados por tipos de classes terapêuticas, com a quantidade, e vai também uma prescrição de receita que transcrevemos para que o paciente tenha a orientação de como ele deve tomar aquele princípio ativo”, explica. Investimento - Com a ampliação do número de medicamentos e pessoas atendidas pelo Dose em Casa, a Secretaria de Saúde de Botucatu também aumentou os investimentos: de R$ 36,3 mil para R$ 196,9 mil, entre o primeiro e segundo ano de implantação da iniciativa.

“Outubro Rosa” alerta sobre o câncer de mama Outubro chegou e como em todos os anos o rosa irá predominar pelo Brasil. E em Botucatu não será diferente. Tudo por uma boa causa: fortalecer na sociedade a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Por isso o Outubro Rosa, campanha integrante das ações da Secretaria de Saúde desde 2010, estará espalhado por todos os postos do Município. O foco está nas mulheres com mais 40 anos. A orientação é que especialmente este público não deixe de fazer a mamografia,

Postos de Saúde vacinam crianças contra a hepatite A

um exame de raio-X que permite identificar nódulos cancerígenos. Em Botucatu a Secretaria de Saúde mantém convênio com o Centro de Doenças da Mama. Até 2006 eram cerca 130 mamografias/mês. Hoje já são 250 por mês, chegando no ano a um total de 3 mil procedimentos cobertos com investimento da Prefeitura. Para manter o rastreamento da doença, a própria equipe da unidade de saúde irá ofertar e agendar a mamografia. Sobre o Outubro Rosa - O Outubro

Rosa é um movimento mundial que nasceu em 1997, na Califórnia (Estados Unidos), e que tem crescido na busca de conscientizar as mulheres em torno do diagnóstico precoce do câncer de mama. Para fortalecer ainda mais esta campanha, servidores públicos municipais receberam um pequeno laço rosa o qual poderá ser preso à roupa. Espaços públicos, como o prédio da Prefeitura, também ganharam o rosa na iluminação como já ocorre no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e na Pinacoteca, em São Paulo.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a segunda dose da vacina contra o HPV está disponível nas unidades de saúde de Botucatu. Direcionada a garotas entre 11 e 13 anos de idade, a vacina protege contra o câncer de colo de útero. A campanha, incorporada pela primeira vez no calendário vacinação do Ministério da Saúde em todo o País, teve início em março deste ano. A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje ela é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização.

Antirrábica será realizada em novembro A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental em Saúde, informa que a campanha de vacinação antirrábica em Botucatu, que tradicionalmente é promovida todo mês de setembro, desta vez ocorrerá de 1 a 17 de novembro, atingindo as áreas urbana e rural. A ação terá apoio da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp. Segundo a VAS, o Ministério da Saúde informou a Secretaria do Estado da Saúde sobre a necessidade de revisão do período para a realização da vacinação contra a raiva em cães e gatos em 2014. O motivo estaria atrelado à alteração no cronograma de entrega das vacinas por parte dos fornecedores.


6 NÚMEROS - Levantamento com base nas estatísticas da Secretaria de Segurança Pública comprova que município segue entre os seguros

Segurança: Botucatu segue no topo N o momento em que o crescimento da violência se apresenta como uma das principais preocupações da população brasileira, permanecer por cinco anos consecutivos na lista das 10 cidades mais seguras do Estado de São Paulo é um resultado bastante expressivo e um feito a ser comemorado. Foi justamente o que aconteceu na noite do dia 9 de setembro, no Teatro Municipal, com a realização do evento “Botucatu contra o Crime: o retrato da segurança”, que reuniu autoridades, o alto comando e integrantes das três principais forças de segurança pública que atuam no município: Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal. Organizada pela prefeitura, a cerimônia serviu para apresentar os indicadores que solidificam a posição de Botucatu no topo do ranking das cidades mais seguras do Estado e ao mesmo tempo prestar homenagem a todos que efetivamente contribuíram para esse resultado. No município, o crescimento da violência registrado na década passada levou a administração municipal a comandar

uma grande reformulação na política de segurança pública, baseada, sobretudo na integração das ações entre as Polícias Civil e Militar e a Guarda Municipal. A mudança teve início em 2009, com a realização de um detalhado diagnóstico que norteou o planejamento e, posteriormente, a execução das ações. Em pouco tempo, o que se viu foi uma drástica queda nos índices criminais fazendo com que o município, já no ano seguinte, figurasse no topo do ranking das cidades mais seguras. Para se ter uma ideia dos avanços alcançados, a taxa de homicídios caiu de 3,19 em 2009 para 1,57 para cada grupo de 100 mil habitantes em 2010. A taxa de furtos passou de 1.326 para 1.017. Os registros de furto ou roubo de veículos caíram de 200 para 81. E os casos de roubo foram reduzidos de 200/100 mil habitantes para 81/100 mil habitantes. EaapresentaçãorealizadapelaPrefeitura demonstrou que, nos últimos cinco anos, Botucatu se manteve entre as cidades mais seguras do estado. O levantamento tomou por base os registros da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Números da Segurança na cidade FURTOS - Classificado como “crime de oportunidade” e de menor potencial ofensivo por não envolver violência contra a pessoa, o furto desafia as forças de segurança dia a dia. Entre os anos de 2001 e 2008, a taxa média em Botucatu foi de 1.934 furtos para cada grupo de 100 mil habitantes. Entre os anos de 2009 e 2013, o número de casos caiu para uma taxa média de 1.111, uma redução da ordem de 42%. FURTOS E ROUBOS DE VEÍCULOS - Neste tipo de crime, o número de ocorrências também caiu drasticamente. A ponto de, nos últimos quatro anos, Botucatu sempre figurar no ranking das 10 cidades com as menores taxas de furto e roubo de veículos. No período de 2001 a 2008, a taxa média ficou em 159 delitos por grupo de 100 mil habitantes. Já entre os anos de 2009 e 2013 essa taxa caiu para 106, uma redução de pouco mais de 33%. HOMICÍDIOS - A taxa média de homicídios em Botucatu, entre os anos de 2001 e 2008 ficou muito próxima do limite considerado aceitável pela ONU, atingindo 9,78/100 mil. A partir de 2009, as mudanças introduzidas na área de segurança pública reduziram a mais da metade os casos nessa modalidade de crime. Entre 2009 e 2013, o município sempre figurou entre os 25 com as menores taxas de homicídio no estado. A taxa média, no período, caiu para 4,63/100 mil, uma queda da ordem de 52%. ROUBOS - Entre os anos de 2001 e 2008, a taxa média de roubos em Botucatu, para cada grupo de 100 mil habitantes foi de 151/1. Já entre os anos de 2009 e 2013 houve uma redução da ordem de 40% nos registros desse tipo de crime, com a taxa média caindo para 90/100 mil. Já em 2009, o município foi o quarto colocado no ranking das cidades com as menores taxas de roubo no estado. E na sequência, por quatro anos consecutivos (2010/2013), vem mantendo o primeiro lugar no ranking. MAIS SEGURA - Ao comparar os índices, levando em conta os delitos considerados mais graves por envolverem violência ou ameaça de violência à pessoa, entre 2011 e 2013, os dados apontam que Botucatu é a cidade menos violenta do estado. Esse levantamento inclui os crimes de homicídio, roubo, lesão corporal dolosa, estupro e tentativa de homicídio. No período pesquisado, as taxas médias de crimes no município foram as seguintes: homicídio (6,1), roubo (61,7), lesão corporal (483,8), estupro (21,6) e tentativa de homicídio (4,6).

Teatro Municipal foi palco do evento que revelou números da segurança na cidade

Novos guardas municipais se apresentam

CEP Rural avança e beneficia mais 100 proprietários

Cinco dos oito novos guardas municipais contratados recentemente através de concurso público realizado pela Prefeitura de Botucatu já concluíram o curso de formação da corporação. Depois de se apresentarem ao prefeito, os agentes iniciaram suas atividades. Com a adição dos novos membros, o contingente da Guarda Civil Municipal atinge agora o número de 65 agentes para o patrulhamento e as várias ações empreendidas na cidade. Esse número, no entanto, está prestes a aumentar. Em evento realizado no mês de agosto, foi assinado o oficio que garante a abertura do processo de seleção para a contratação de dez novos guardas, ainda neste ano de 2014. Com isso, a corporação, passará em breve a contar com seu maior contingente da história: 75 oficiais. Até 2009 a corporação possuía apenas 39 guardas. Além do aumento do efetivo e melhorias contínuas à estrutura de trabalho, os guardas civis de Botucatu foram agraciados recentemente [Projeto de Lei Complementar aprovado na Câmara Municipal em 30 de junho de 2014] com adicional de periculosidade concedido pela atual Administração Municipal.

O salão de festas de Piapara recebeu autoridades e dezenas de proprietários rurais para a terceira etapa do Programa de Acessibilidade Rural (CEP Rural). A iniciativa, que já beneficiou 200 moradores e proprietários rurais da Baixada Serrana e cerca de 300 da região da Colônia Santa Marina, desta vez contemplou mais 100 propriedades rurais das regiões do Aracatu, Pátio 8, Piapara, Bocaina e Anhumas. O responsável pela igreja de São Domingos, em Piapara, Luiz Moratto, recebeu simbolicamente das mãos do prefeito a placa para identificação do local. Em seguida, os demais proprietários assinaram o termo de adesão ao programa e também receberam suas placas. O CEP Rural é um desdobramento do Programa Municipal de Acessibilidade Rural, que fez com que Botucatu fosse a campeã da categoria “Inovação em Gestão Estadual” do oitavo Prêmio Mario Covas, em 2012. Utilizando o sistema de georreferenciamento, as propriedades rurais foram identificadas e cadastradas. Com utilização de GPS e identificação por meio de placas, sua localização tornou-se muito mais fácil. A meta é identificar em torno de 1.200 propriedades rurais no município.


7 REINAUGURADA - Depois de 8 meses de obras, Praça Rubião Júnior foi entregue totalmente renovada

O renascer de uma praça

Tanques foram recuperados e ganharam chafarizes. A tradicional “ponte dos amores” agora conta com peixes ornamentais

U

ma noite memorável. Assim pode ser descrita a cerimônia de entrega das obras de revitalização da Praça Rubião Júnior, realizada no dia 28 de setembro. O evento reuniu uma multidão e promoveu o reencontro da cidade com parte de sua história. Após oito meses de obras, a Prefeitura de Botucatu devolveu à população uma praça totalmente repaginada, que resgata características de seu projeto original e ao mesmo tempo incorpora uma série de inovações. Luzes cênicas realçaram ainda mais a beleza do projeto paisagístico, que além de manter as espécies originais, incorporaram novas plantas e flores. E destacaram também a recuperação dos tanques que há anos estavam desativados e que voltaram a funcionar com uma grande novidade: chafarizes com estátuas, que representam figuras da mitologia grega e faziam parte do projeto

original da praça, foram esculpidos pelo artista plástico Pedro César. Mágico, seresteiros, painéis fotográficos revelando imagens da praça no início do século passado e a evolução das obras de revitalização, pipoca, algodão doce, balões coloridos contribuíram para promover o encontro de centenas de famílias com um dos espaços públicos mais nobres da cidade. Logo na entrada da praça, mais uma novidade: um mapa tátil para que o deficiente visual possa localizar onde está posicionado cada atrativo. Cerca de 700 metros lineares de piso tátil foram instalados e rampas foram construídas para ajudar o acesso de pessoas com deficiência, gestantes e idosos. Além do resgate histórico, agora a Praça Rubião Júnior oferece internet grátis via wi-fi pelo projeto “Praça Digital”. Além da placa habitual que marcou a entrega oficial da obra, a Prefeitura descerrou outra placa com o nome de

todos os trabalhadores que atuaram no projeto. A ação foi seguida da soltura de peixes na Ponte dos Amores e nos demais tanques por dezenas de crianças. A Praça Rubião Júnior também é a primeira a receber um totem com informações culturais/turísticas no Centro Histórico de Botucatu. O projeto é uma parceria entre a Subsecretaria de Turismo e Conselho Municipal de Turismo (Comutur) e possibilitará que os botucatuenses e turistas façam uma visita autoguiada pelo local. Passado e presente - Inaugurada em 24 de maio de 1916, a Praça Rubião Júnior carrega um importante componente histórico e por isso foi totalmente reformada. A arquitetura original da praça foi mantida. Inspirada nos jardins públicos italianos, também simboliza um período de intensa urbanização vivido pela Cidade na virada entre o fim do século XIX e as primeiras décadas do século XX.

Prefeitura executa recape da Av. Pedretti Neto A Secretaria de Obras de Botucatu realizou o recape da Avenida José Pedretti Neto, uma das principais entradas da Cidade. O serviço também incluiu a recuperação do pavimento das ruas Carlino de Oliveira [entre a Dr. Costa Leite à General Telles – em frente ao Cemitério Portal das Cruzes], Dr. Costa Leite [entre a Carlino de Oliveira à Joaquim Lyra Brandão], e a Joaquim Lyra Brandão [entre a José Pedreti Neto à General Telles – em frente ao Pronto Socorro Adulto]. Com a ação foram recuperados 16 mil m2 de vias. O investimento ultrapassou os R$ 349 mil.

Via de acesso ao município ganhou asfalto novo

Na Vila Antártica, asfalto beneficia a Rua 1º de Maio A Prefeitura de Botucatu executou o asfaltamento da Rua 1º de Maio, na Vila Antártica. O serviço, que contemplou três quarteirões, consumiu em torno de 600 toneladas de massa asfáltica. Em outros oito quarteirões foi necessária apenas a recuperação da pista por meio de recape. Alguns trechos de rua que fazem travessa com a 1º de Maio também foram beneficiados com asfalto novo. A 1º de Maio era uma das poucas ruas da região Norte que ainda tinha chão de terra. Com esta obra, as residências serão valorizadas e o trânsito de veículos ganha maior fluidez, já que a 1º de Maio também é uma via alternativa até o Elevado Bento Natel, ligação ao Centro da Cidade.

Rotatória em frente ao Inca recebe recape A Secretaria de Obras de Botucatu executou o recapeamento asfáltico da rotatóriaemfrenteaoEstádioMunicipal“João Roberto Pilan” (Inca) e entroncamentos com as avenidas Leonardo Villas Boas, Dante Delmanto, e ruas Dr. Jaguaribe e Marília, na Vila Ferroviária. Foram utilizados no local cerca de 360 toneladas de massa asfáltica para a recuperação de 4.600m2 de vias. “Este era um local em que o tapa-buraco não estava mais resolvendo, por isso colocamos uma grossa camada de asfalto. Também é um trecho de entrada da Cidade que agora fica mais bonito e seguro”, valoriza José Markis, mestre de pavimentação da Prefeitura de Botucatu.

Recape melhora condições de ruas na Vila São Lúcio A Secretaria de Obras de Botucatu executou serviço de recapeamento asfáltico em vias na Vila São Lúcio, região Central. Foram recuperadas as ruas Tiradentes [entre o Terminal Rodoviário à Av. Santana], Manoel da Silva, Coronel Manoel Luiz dos Santos, Garibaldina Pinheiro Machado e Francisco Botti. Parte da Rua Vicente da Rocha Torres também recebeu novo asfalto. Foram utilizadas cerca de 680 toneladas de massa asfáltica, suficientes para recuperar 6.800 metros quadrados de ruas. Neste ano, bairros como Vila Jardim, Bom Pastor, Jardim Flamboyant, Vila Pinheiro, Vila Nossa Senhora de Fátima e Vila Carmelo também receberam asfalto novo.


8 TECNOLOGIA - Inauguração do Centro de Controle Operacional garantirá um salto de qualidade no monitoramento e gestão da frota

Botucatu já controla ônibus por GPS Botucatu O implanta uso da tecnologia é uma das apostasdaPrefeituradeBotucatu para aprimoramento do sistema de transporte coletivo. A inauguração do Centro de Controle Operacional (CCO) ocorrida no mês de setembro, garantirá um salto de qualidade no monitoramento e gestão da frota que circula pela cidade. O novo sistema é fornecido pela Transdata Smart.A tecnologia permite acompanhar o atendimento da oferta da frota programada e a pontualidade dos ônibus por linhas, acionando com rapidez a empresa responsável para solucionar atrasos ou emergências. Os sensores dos veículos, como rotação do motor, câmbio engatado, portas abertas, controle da velocidade máxima podem ser monitorados também para a segurança do veículo e consumo econômico de combustível. A expectativa é que haja melhoria dos índices de pontualidade e integrará o sistema às outras soluções, proporcionando qualidade e conforto na utilização do transporte público e aumento na adesão dos cidadãos. “Botucatu, pelo tamanho, é uma cidade pioneira. Normalmente o monitoramento do transporte público é

1º sinal de internet grátis

Botucatu passa a contar com sistema de monitoramento semelhante ao de capitais realidade de algumas capitais, mas não em cidades menores. Então está de parabéns a Semutran. O próprio usuário também pode fiscalizar. A cada 30 segundos o sistema atualiza. Então o passageiro pode adiar a

chegada ao ponto se tiver uma situação de chuva ou muito sol e também criticar se aquele horário está muito diferente da tabela prevista”, diz Eliomar Bertollo, gerente da Transdata.

Avenida Santana ganha bolsão de estacionamento A Secretaria de Mobilidade Urbana de Botucatu (Semutran) realizou a sinalização dos bolsões de estacionamento construídos na Avenida Santana próximo à agência dos Correios. A área está liberada para estacionamento, com pisca alerta ligado, por no máximo 30 minutos, no período das 8 às 20 horas em dias úteis da semana. O motorista que não obedecer a sinalização poderá ter o veículo guinchado. Após às 20 horas até às 8 horas, bem como aos sábados, domingos e feriados, o estacionamento é livre. Cada bolsão tem cerca de 20 metros de extensão e pouco mais de 2 metros de largura. A calçada ficou com 1,35m de largura. A intenção é proporcionar maior fluidez ao trânsito uma vez que motoristas ainda insistiam em desrespeitar a sinalização do local.

Bolsão organizou melhor o estacionamento em trecho da Avenida Santana

Empresa de ônibus ajuda na divulgação do Museu do Café A Stadtbus, uma das empresas responsáveis pelo serviço de transporte coletivo em Botucatu, colocou em circulação um ônibus com adesivos em homenagem ao Museu do Café da Fazenda Lageado. Alguns veículos da frota também

já haviam adotado marketing positivo relacionados a outras campanhas como de doação de sangue e adote um animal, além de chamar a atenção para doenças como a aids, hepatite, tuberculose e diabetes. “É a primeira vez que fazemos uma campanha no âmbito turístico e

cultural na cidade onde atuamos. É uma prerrogativa nossa estar mais próxima da comunidade e a questões comuns a ela, que agreguem valor, e não somente ao serviço de ônibus em si”, ressalta Jeferson Mattos, gerente administrativo da Stadtbus em Botucatu.

Na praça Rubião Júnior, wi-fi permite acesso grátis à internet A Prefeitura de Botucatu deu um importante passo rumo à democratização do acesso à internet no município. Durante a inauguração das obras de revitalização da Praça Rubião Júnior, foi lançado o programa “Praça Digital”, que disponibiliza sinal de internet grátis, via wi-fi. Para ter acesso gratuito à internet o usuário deverá se conectar à rede “Praça Digital”. Será direcionado para uma tela onde deverá preencher um cadastro com seus dados e em seguida deverá preencher o e-mail e senha. Uma vez logado, o usuário terá cinco horas contínuas de conexão. O sinal de wi-fi poderá ser captado em um raio de aproximadamente 100 metros, beneficiando assim quem circula tanto na Praça Rubião Júnior quanto na Praça Bispo Dom Luiz Maria de Santana (Catedral). O projeto também será expandido para as praças Carlos Gomes (Igreja São Benedito), Emilio Peduti (Bosque), Praça Coronel Moura (Paratodos), Cavalheiro Virgílio Lunardi (Igreja Sagrado Coração de Jesus), Alexandre Fleming e Ginásio Municipal. Atualmente este serviço é disponibilizado no Prédio da Prefeitura e Terminal Rodoviário.


9 DESENVOLVIMENTO - Proposta é disponibilizar mais 134 lotes com foco em pequenas e médias empresas

Prefeitura anuncia projeto para novo distrito industrial H

á mais de 15 anos Botucatu não abre um novo distrito industrial. Para atender a crescente demanda por terrenos de empresas interessadas em iniciar ou ampliar suas atividades, no primeiro mandato do prefeito João Cury foi adquirida uma área de 450 mil metros quadrados, ao lado do Distrito Industrial III, para viabilizar a criação do Distrito Industrial IV. O projeto original teve que ser revisto já que o município havia doado uma área de 234 mil m2 para que a Irizar construísse sua nova fábrica no local. Por uma série de fatores, a empresa decidiu adiar esse novo investimento e devolveu o terreno. A partir dessa nova realidade, a Prefeitura teve que reformular o projeto. A nova proposta foi apresentada em reunião com diversos representantes de empresas que já acionaram a prefeitura em busca de terrenos. O novo projeto prevê a criação de 134 lotes no Distrito Industrial IV. A prioridade será atender as pequenas e médias empresas. Ao contrário do Distrito III, onde os lotes tinham metragem mínima de 1.500 m2, desta vez a metragem mínima será de 1.000 m2. As ruas projetadas terão 20 metros de largura e o empreendimento contará com infra-estrtutura completa

Empresários interessados em áreas conheceram os detalhes do novo projeto (água, esgoto, energia elétrica, guias, sarjetas e asfalto). O projeto prevê, futuramente, a construção uma avenida no prolongamento da estrada Domingos Papa e que se estenderá até a alça do trevo de Toledo. A ideia é tirar a circulação de veículos da Rodovia Marechal Rondon para oferecer mais segurança aos empresários e aos

funcionários dos distritos III e IV. Só no Distrito III, hoje, são cerca de 1.000 trabalhadores. O projeto está pronto para ser enviado aos órgãos competentes para aprovação. Isso inclui Cetesb, CPFL e Sabesp. A previsão é que até o início de 2015 a área esteja liberada para que a Prefeitura inicie os processos de doação dos lotes.

Prefeitura e lojistas discutem fiscalização, enfeites de Natal e revitalização da Amando Um grupo formado por lojistas e representantes do Sincomércio, da União ACE/CDL estiveram reunidos com o prefeito municipal e a Subscretaria de Comércio e Serviços para discutir temas ligados ao setor, entre eles a parceria que permitirá instalação de enfeites natalinos nos principais corredores comerciais da cidade, melhorias na fiscalização do comércio ambulante e clandestino e o projeto de revitalização da rua Amando de Barros. A Prefeitura comprometeu-se em, pelo menos, repetir o investimento realizado no ano passado para garantir que os principais corredores comerciais da cidade estejam decorados para as vendas de fim de ano. Já sobre o comércio ilegal nas ruas,

a administração comprometeu-se em conversar com a Polícia Militar para que os agentes que atuam em atividade delegada apoiem a fiscalização, principalmente nos finais de semana. Além disso, a Prefeitura abrirá novo concurso para contratação de mais fiscais. A previsão da ACE/CDL é promover a festa de abertura do Natal no dia 12 de dezembro, com a chegada do Papai Noel na Rua Major Matheus (Vila dos Lavradores), já com a iluminação e enfeites instalados por todo o comércio. Outra notícia que buscou passar tranquilidade aos comerciantes foi a de que a Prefeitura, através da Subsecretaria de Comércio e Serviços, está finalizando a redação de um projeto de lei exclusivo para

a regulamentação do comércio de comida de rua, com objetivo de modernizar o serviço e garantir qualidade à população. Revitalização da Amando - Mas a surpresa ficou mesmo para o final do encontro, quando foi apresentado um vídeo do projeto de revitalização da Rua Amando de Barros, principal corredor comercial de Botucatu. Ele prevê calçadas mais largas, piso tátil e rampas de acessibilidade, totens modernos de identificação, e novo paisagismo. Também está incluída a revitalização a Praça Coronel Moura (Paratodos). O cálculo do Poder Público é que a obra custe mais de R$ 10 milhões. A Prefeitura agora trabalha no projeto de hidráulica e elétrica.

Sala do Empreendedor agiliza alvará A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Adjunta de Comércio e Serviços [vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento], com apoio do Sebrae, começou a promover a certificação digital para acesso ao sistema e cadastro dos Microempreendedores Individuais (MEIs). A ação permite que pessoas que trabalham por conta própria se legalizem como pequeno empresário. O benefício é limitado a quem fatura até R$ 60 mil por ano. O sistema foi expandido e facilita a vida daqueles que querem abrir uma empresa de baixo risco. Pela Sala do Empreendedor, instalada na Casa do Cidadão, é possível fazer todos os procedimentos e, ao final, ter em mãos as licenças da Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Cetesb. Tudo de graça.

Cadastro Imobiliário em novo endereço A Divisão de Cadastro Imobiliário, que funcionava no prédio central da Prefeitura de Botucatu, agora atende o público em novo local. A mudança foi concluída no final do mês de setembro com a transferência de documentos, mobiliário e equipamentos de informática para as dependências da Secretaria Municipal de Planejamento, na Rua José Vitoriano Villas Boas, 4, região central da Cidade. O espaço onde estava instalada a Divisão de Cadastro Imobiliário passará por reformas para receber a estrutura da Divisão de Planejamento Estratégico, ligada à Secretaria Municipal de Governo. Outras informações poderão ser obtidas através do telefone (14) 3811-1417.

Inscrições para novos alunos na Educação Infantil A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que o período de inscrições para vagas nas unidades de Educação Infantil referente ao ano letivo de 2015 ocorrerá de 3 a 28 de novembro. O processo é voltado às crianças com idade entre quatro meses a 5 anos que ainda não são matriculadas em creches do Município. Para aquelas que já fazem parte do quadro de alunos da Secretaria Municipal de Educação a matrícula deve ser renovada na própria Unidade. A inscrição deverá ser feita na escola municipal mais próxima da residência da criança.


10 NOVIDADE- Cinco pontos turísticos localizados no Centro Histórico receberam equipamentos com informações voltadas a orientar os turistas

Turismo instala primeiro conjunto de totens informativos na área histórica O Centro Histórico de Botucatu passouacontarcomcincototens com informações culturais/ turísticas. O projeto é uma parceria entre a Subsecretaria de Turismo e Conselho Municipal de Turismo (Comutur) e possibilitará que os botucatuenses e turistas façam uma visita autoguiada pelo local. A estrutura de metalon tem 2 metros de altura por 0,50cm de largura. Ela traz foto, mapa ilustrado do Centro Histórico e informações do lugar visitado, como sua história e estilo de arquitetura, tudo traduzido também para a língua inglesa.

A Praça Rubião Júnior, totalmente revitalizada, foi a primeira a receber os totens. Outros também foram instalados em frente aos prédios do EECA, Escola Municipal – Dr. Cardoso de Almeida [Cardosinho], Caridade Portuguesa, e Catedral Metropolitana de Sant’Anna. O investimento desta primeira etapa foi de R$ 15.600. Numa segunda etapa, ainda este ano, a intenção é expandir o projeto a outros espaços como o Fórum das Artes [futura Pinacoteca], Praça Isabel Arruda [Misericórdia], Capela do Antigo Seminário, Museu do Café e Prefeitura.

Totem traz informações sobre a Praça Rubião Júnior que fará 100 anos em 2016

Mostra Gastronômica define vencedores - Jéssica Vassolik Camargo e Juliano Carlo Denadai Donini, consumidores que participaram da 4ª Mostra Gastronômica de Botucatu, promovida pela Subsecretaria Municipal de Turismo e Sinhores - Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, foram os grandes vencedores da promoção. Cada um deles ganhou um cruzeiro all inclusive com direito a acompanhante. Ambos foram oferecidos pela agência Clube Turismo.

Botucatu participa de Encontro de Turismo Rural

Saci é tema de exposição no shopping

A equipe da Subsecretaria Municipal de Turismo participou no início de setembro da quinta edição do Encontro do Turismo Rural Paulista, promovido pela Prefeitura de Socorro. O evento buscou promover a organização da promoção e da representatividade do turismo rural, capacitar os participantes com informações técnicas e gerenciais e divulgar os produtos de turismo rural paulista. O encontro contou com palestras, oficinas e a exposição da Vitrine Paulista de Turismo Rural com a temática: Gestão, Tecnologia e Políticas Públicas do Turismo Rural Paulista.

Até o dia 16 de outubro, a exposição itinerante “Vamos caçar o Saci”, de Monteiro Lobato, pode ser visitada no Shopping Botucatu. A mostra conta a história do autor de forma diferenciada e busca despertar na criança o interesse pela obra literária e estimular o gosto pela leitura. Ao todo são oito painéis ilustrativos que contemplam a história “Vamos Caçar o Saci” com os seguintes títulos: “Aniversário dos 150 Anos”, “O Sítio da Dona Benta”, “Cabana do Tio Barnabé”, “Encontro com o Saci”, “Caverna da Cuca”, “O Medo” e “De Volta para Casa”.


11 CULTURA - Encerramento de atividades do TAENCA levaram imóvel a voltar para o patrimônio público

Município recupera o Nelli N o dia 19 de setembro, o prefeito municipal acompanhado de outras autoridades tomou posse do prédio do antigo Cine Teatro Nelli, localizado na Praça XV de Novembro, região central da Cidade. O prédio transformou-se em alvo de uma disputa judicial desde a dissolução do TAENCA (Teatro Amador da Escola Normal Cardoso de Almeida). O mandado de imissão na posse foi emitido pelo Dr. Fábio Fernandes Lima, Juiz de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca de Botucatu. O documento determinou que o oficial de justiça tomasse as providências em face de haver decorrido o prazo para desocupação voluntária. Na ação, movida pela Prefeitura foi demonstrada a necessidade urgente da devolução do imóvel ao patrimônio público. O terreno foi doado pelo poder público e o prédio construído para abrigar a sede do TAENCA, grupo teatral ligado à Escola Normal. A entidade, que por muitos anos ficou desativada, decidiu encerrar suas atividades em assembleia realizada em 8 de fevereiro deste ano. Contudo, alguns membros questionaram na Justiça a validade dessa assembleia. O Município reuniu elementos que comprovaram a inatividade do TAENCA. Em sua decisão, o Juiz citou que há “prova inequívoca de que a associação donatária já não mantinha mais suas atividades, caracterizada a dissolução de fato, que justifica a retomada do imóvel doado”. E cita ainda haver “risco de deterioração do imóvel pela não realização de manutenção, imóvel classificado como patrimônio artístico do município de Botucatu”. Entrega involuntária - Por não haver a entrega das chaves do imóvel, o poder público municipal comunicou o fato aojuiz que expediu o mandado de imissão que foi cumprido com abertura dos cadeados e das portas. O TAENCA ainda recorreu da decisão do Juiz de Botucatu entrando com recurso de agravo de instrumento no Tribunal de Justiça e pedindo a suspensão da decisão liminar. Contudo, o tribunal negou a suspensão. Destinação cultural - De acordo com a Secretaria de Cultura, o Nelli voltará a funcionar como um teatro e também como sala de exibição de filmes, podendo receber apresentações de dança, música e outras atividades culturais e assim irá colaborar com o uso mais adequado do Teatro Municipal.

OUTUBRO Dia: 12 Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu com o maestro Jaime Alem Horário: 20h30 Local: Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci Entrada Gratuita Dia: 16 Exibição do filme - Sociedade dos poetas mortos - Drama – Projeto Cine Janelas Horário: 20 horas Local: Espaço Cultural - Dr. Antonio Gabriel Marão Entrada gratuita Show do EX4 com participação da banda Dublin de Botucatu Horário: 20h30 Local: Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci Entrada Gratuita Dia: 18 Exibição do filme - Kung Fu Panda – Desenho – Projeto Cine Janelas Horário: 15 horas Local: Espaço Cultural - Dr. Antonio Gabriel Marão Entrada gratuita Apresentação do Circuito Cultural Paulista – Peça “A Festa” do grupo Arte Simples de Teatro Horário:16 horas Local: Teatro Cine Nelli Entrada Gratuita

Reintegrado ao patrimônio público, o prédio do Nelli abrigará eventos culturais

Botucanto 2014: Secretaria de Cultura abre inscrições e define datas para o Festival A Secretaria Municipal de Cultura abriu as inscrições para o Botucanto – Festival Nacional da Canção. O evento será realizado de 6 a 8 de novembro, no Espaço Cultural. As atrações principais estão em fase de definição. O objetivo é divulgar e incentivar a criação musical, revelar talentos, promover intercâmbio cultural entre artistas de diversas regiões do Brasil e proporcionar lazer cultural para a Cidade e região. O festival será realizado em três modalidades: Cantos da Cuesta (para compositores naturais ou residentes no

Polo Cuesta e cidades em um raio de 100 km de Botucatu); Festival da Canção (para autores de todo o Brasil); e Prêmio Botucanto, (seleção de projetos musicais para espetáculos de aproximadamente 30 minutos, com prêmio de R$6 mil cada). O edital completo, com informações detalhadas sobre o processo seletivo dos projetos do Botucanto, e as fichas de inscrição podem ser acessados no site da Prefeitura de Botucatu [www.botucatu. sp.gov.br], por meio do link “Editais”. Eles também podem ser retirados na própria Secretaria Municipal de Cultura.

Programação MAC Itajahy Martins - Outubro A agenda do Museu de Arte Contemporânea (MAC) - Itajahy Martins, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, está com diversas atividades durante todo este mês de outubro como exposições e oficinas.

Exposição - Impressões e Reflexões Local: Galeria Fórum das Artes - Av. Dom Lúcio, nº29 – Centro (ao lado do antigo Fórum)- Agendamento de grupos para visitas: (14)3882-1747 - Terça a domingo, das 10 às 18 horas - Entrada gratuita A exposição apresenta 62 obras pertencentes ao acervo do MAC Itajahy Martins e da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Marca a abertura da sala de exposições temporárias do Fórum das Artes, equipamento cultural que será instalado no edifício do antigo Fórum. Esta exposição é uma parceira da Pinacoteca e o MAC com curadoria de Carlos Martins. Exposição - VI(VER) diálogo gráfico Local: Saguão do Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci - Praça Coronel Moura, nº27 Centro - Agendamento de grupos para visitas: (14) 3882-9004 ou 3882-1489 - Terça a domingo, das 13 às 19 horas - Entrada gratuita

A exposição traz para Botucatu recortes representativos da produção paulista contemporânea em desenho, gravura e linguagens afins. Reúne artistas gráficos de diferentes gerações, somando à produção contemporânea obras da segunda metade do Século XX. Atelier Cultura Abertas inscrições para as oficinas artísticas do segundo semestre de 2014. A finalidade é estimular o processo criativo e proporcionar a prática em linguagens das artes visuais: atelier infantil, desenho, estamparia, fotografia, pintura, poéticas visuais, xilogravura e vídeo. Para se inscrever, os interessados devem possuir alguma afinidade com as áreas de expressão escolhidas. As inscrições podem ser feitas no MAC [Praça Coronel Moura, nº 27 – Centro], de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, ou pelo e-mail macbtu@botucatu.sp.gov.br.

Dia: 23 Exibição do filme - ET – O extraterrestre – Ficção – Projeto Cine Janelas Horário: 20 horas Local: Espaço Cultural - Dr. Antonio Gabriel Marão Entrada gratuita Dia: 24 Show “Rir é O Melhor Remédio” com Eros Prado - o Inconveniente do Pânico Horário: 20h30 Local: Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci Ingressos: R$ 30 (antecipado); R$25 (estudantes e idosos) e R$ 50 (inteira) Dia 25 Ponto MIS – Oficina “Além da Imaginação: a magia dos efeitos especiais” Horário: 9 às 13 horas Local: Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci Apresentação da Corporação Musical Dr. Damião Pinheiro Machado Horário: 10h30 Local: Praça Comendador Emílio Pedutti (Bosque) Exibição do filme - O rei leão – Desenho – Projeto Cine Janelas Horário: 15 horas Local: Espaço Cultural - Dr. Antonio Gabriel Marão Entrada gratuita Bossa Convida - Homenagem ao Roupa Nova Horário: 20h30 Local: Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci Ingressos: R$ 20 (inteira); R$10 (estudantes e idosos) Dia: 26 Espetáculo de dança do ventre – “Constelações do Oriente” Horário: 19h30 Local: Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci Ingressos: R$5 (preço popular e um litro de leite) Dia 29 Peça - Memórias de um sargento de milícias Horário: 20 horas Local: Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci Ingressos: R$ 20 (inteira); R$10 (estudantes e idosos) Dia 30 Peça - Circo Lando, o maior espetáculo da terra Horário: 19 horas Local: Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci Ingressos: R$ 20 (inteira); R$10 (estudantes e idosos) Exibição do filme - Na hora da zona morta – Drama – Projeto Cine Janelas Horário: 20 horas Local: Espaço Cultural - Dr. Antonio Gabriel Marão Entrada gratuita Dia 31 Apresentação do Colégio Tyto Alba - Momento Cultural Horário: 19h30 Local: Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci Entrada: 1 quilo de alimento não perecível


12 CONQUISTA - A expectativa é que a unidade de Botucatu entre em funcionamento no começo de 2015 servindo 1.500 almoços a R$ 1,00

Assinado convênio do “Bom Prato” P FOTO: LUIZ VICENTE PEREIRA

Por apenas R$ 1 cidadão terá acesso a uma refeição equilibrada e nutritiva

Vivendo Melhor certifica famílias beneficiadas pelo programa A Prefeitura Municipal de Botucatu realizou a cerimônia de entrega de certificados para as primeiras famílias beneficiadas pelo programa Se Liga na Rede Vivendo Melhor. A iniciativa garante ligação gratuita da rede de esgoto a famílias com renda até três salários mínimos.No Município, o programa ganhou um incentivo a mais por parte da Prefeitura. A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu uma busca ativa

e identificou as famílias que mais careciam de uma infraestrutura básica de saneamento. Na sequência foram adquiridos kits com materiais básicos de saneamento a serem instalados nas moradias como vaso sanitário, pias [banheiro e cozinha], chuveiro, torneiras e outros itens hidráulicos. Os materiais foram fornecidos gratuitamente às famílias selecionadas. Cada kit instalado tem o custo aproximado de R$ 550.

ela manhã tem café com leite, achocolatado ou iogurte, pão com margarina, requeijão ou frios, além de uma fruta da estação por apenas R$ 0,50. No almoço, um prato com arroz, feijão, salada, legumes, farofa, um tipo de carne, suco e sobremesa ao custo de R$ 1. Mais que comida, trata-se de um gesto humanizado de carinho a quem mais precisa. Esse foi o tom que cercou o evento de assinatura do termo de convênio, realizado na manhã do último dia 3, no Boulevard do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp, e que confirmou a instalação do Bom Prato em Botucatu, programa de segurança alimentar do Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social. O restaurante popular será instalado em um prédio com 810 m2² que hoje abriga o arquivo médico do Hospital das Clínicas de Botucatu. O local passará por reformas e adaptações para abrigar cozinha, refeitório, sanitários, vestiários e setor administrativo. Os custos, orçados em quase R$ 500 mil, serão divididos entre a Prefeitura de Botucatu, a Faculdade de Medicina da Unesp e o Hospital das Clínicas.

OEstadofornecerátodaainfraestrutura para a instalação do restaurante, além do pagamento de subsídio para o custeio da refeição. O Instituto J. Augusto, entidade parceira, será responsável pelo gerenciamento do Bom Prato, pelo fornecimento das refeições e por toda a assistência junto aos usuários. A parceria ainda prevê que a Prefeitura de Botucatu invista R$ 1,00 por refeição. A expectativa é que o Bom Prato de Botucatu entre em funcionamento no início de 2015, com a oferta de 300 cafés da manhã e 1.500 almoços. A unidade botucatuense virou realidade após intensa articulação da Prefeitura junto ao Estado, aliada a uma lista com mais de 30 mil assinaturas coletadas em toda a região. O Bom Prato Botucatu também será o primeiro a ser instalado em um local com público específico, como um hospital universitário. Estima-se que passem pelo HC cerca de 10 mil pessoas entre pacientes e acompanhantes, médicos, professores, estudantes, entre outros. Desde a implantação do programa Bom Prato, em 2000, já foram servidas mais de 127 milhões de refeições nas 47 unidades espalhadas pelo Estado.

Servidores têm estabilidade reconhecida A Prefeitura de Botucatu reuniu centenas de servidores no auditório do Colégio La Salle para o anúncio da assinatura das portarias que oficializam o reconhecimento da estabilidade para um grupo de cerca de 900 funcionários. A partir da reforma administrativa, em 2012, esses servidores passaram por reclassificação já que com a mudança de regime passaram a ocupar cargo público.

Com a decisão, esse grupo de funcionários poderá gozar plenamente dos direitos definidos no Estatuto do Servidor. Entre os benefícios garantidos estão: licença para tratar de assuntos particulares; licença por afastamento do cônjuge, viagem com objetivo cultural, incorporação das vantagens das Funções Gratificadas, licença-prêmio de 90 dias a cada 5 anos de trabalho.

Prefeitura homenageia novos aposentados A Prefeitura de Botucatu promoveu café da manhã em homenagem a mais um grupo de servidores públicos municipais que receberam suas aposentadorias no mês de setembro. Este foi o quinto grupo de funcionários beneficiado pelo sistema estatutário previsto pela Reforma Administrativa (2012).Uma das

aposentadas homenageadas na ocasião foi Rosane Fátima Couto Piagentini, que dedicou mais de 28 anos de sua vida aos seus serviços na área de Educação “Com o meu salário da Prefeitura consegui formar meus dois filhos. Amo o que faço e tenho orgulho em dizer que sou funcionária pública”, salienta.

CLÍNICA DO BEBÊ RECEBE ENXOVAIS PRODUZIDOS POR PROJETO VOLUNTÁRIO - A Clínica do Bebê de Botucatu recebeu a doação de enxovais produzidos por um grupo de voluntárias ligadas ao Fundo Social de Solidariedade (FSS). Ao todo foram doados sete kits de enxovais compostos por manta; conjunto de lã (casaco, sapato e goro); pagão; mijão; sapatinhos; fraldas de tecido; porta algodão e uma bolsa. Os enxovais foram produzidos por um grupo de mulheres, entre elas, voluntárias e gestantes. O projeto teve como objetivo estimular os sentimentos maternos que proporcionam maior vínculo entre a mãe e o bebê, e também incentivar a solidariedade para com outras gestantes que estão em situação de vulnerabilidade social e necessitam de atendimento assistencial. O trabalho teve a duração de três meses e foi realizado na própria sede do Fundo Social. As pessoas interessadas em participar das atividades do projeto voluntário podem procurar a sede do Fundo Social na Rua General Telles, nº 1434, no Centro. Informações:(14)3813-8504.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.