LIPÍDIOS E EXERCÍCIO: aspectos fisiológicos e do treinamento

Page 15

Prefácio Por muito tempo, a visão sobre a importância dos lipídios no metabolismo e na fisiologia ligados à atividade física manteve-se restrita ao papel de substrato energético na atividade física de longa duração e intensidade submáxima. Ao mesmo tempo, atribuía-se ao estudo do metabolismo de carboidratos e de proteínas um status mais nobre. Realmente, sua importância na fisiologia e na bioquímica ligadas à atividade física é inconteste. Todavia, o crescente reconhecimento do envolvimento dos lípides em inúmeros processos que extrapolam sua função como a mais eficaz forma de armazenamento de energia e, ainda, substrato predominante para os esforços de endurance, demonstra que o metabolismo de ácidos graxos deve, necessariamente, ser estudado em maior profundidade. A função do tecido adiposo como importante órgão endócrino vem sendo, há pouco mais de uma década, alvo de detalhado estudo pela comunidade científica, e hoje se sabe que mais de 100 proteínas são ativamente secretadas pelo tecido adiposo. As adipocinas, como a leptina e a adiponectina, e mediadores pró e anti-inflamatórios expressos no tecido têm papel na mediação fisiológica do metabolismo e, ainda, participam na etiologia de diversas doenças. Hoje, está claro que os produtos do tecido adiposo estão envolvidos nas adaptações ao treinamento físico de todas as naturezas. Consideramos, assim, fundamental a iniciativa do organizador para que os novos conceitos sobre a biologia do tecido adiposo possam ser compreendidos por profissionais da área de saúde. Os conhecimentos discutidos em profundidade nesta publicação são atuais e de grande relevância na prática. O organizador tem grande experiência no estudo de lípides e é, de fato, um cientista, tendo colaborado para o entendimento de vários dos pontos relacionados nos capítulos deste livro. A honra de tê-lo orientado em sua tese de doutorado só é sobrepujada pela satisfação em elaborar o prefácio de uma publicação tão necessária e atual.

Marília Cerqueira Leite Seelaender Pós-doutorada em Metabolismo e Bioenergética pela Universidade de Oxford, 1996, Universidade de Potsdam, 2005 e Universidade de Barcelona, 2009; doutora em Ciências pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo – ICB/USP. Professora livre-docente pelo Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo – ICB/USP.

ph182_5a_emenda.indb 13

24/8/2009 15:08:05


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.