E-portefólio Valores Humanos

Page 1

E-portefólio Valores Humanos

EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA E-Portefólio VALORES HUMANOS

“É

fundamental que o estudante adquira uma compreensão e uma perceção nítida dos valores. Tem de aprender a ter um sentido bem definido do belo e do moralmente bom.” Albert Einstein

Paula Mendes


E-portefólio Valores Humanos

Nós e os Outros OS DEZ MANDAMENTOS DAS RELAÇÕES HUMANAS 1. Fala com as pessoas. Nada é mais agradável do que uma palavra de saudação. 2. Sorri para as pessoas. Lembra-te que acionamos 72 músculos para franzir a testa e somente 14 para sorrir. 3. Chama as pessoas pelo nome. A música mais suave para muitos ainda é ouvir o seu próprio nome. 4. Sê amigo e prestativo. Se queres ter amigos, sê amigo. 5. Sê cordial. Fala e age com toda a sinceridade: tudo o que fizeres, fá-lo com todo o prazer. 6. Interessa-te sinceramente pelos outros. 7. Sê generoso em elogiar, cauteloso em criticar. 8. Sabe considerar os sentimentos dos outros. Existem três lados numa discussão: o teu, o do outro e o lado certo. 9. Preocupa-te com a opinião dos outros. Três comportamentos a ter em conta: ouve, aprende e sabe elogiar. 10. Procura agradar. O que realmente vale na nossa vida é aquilo que fazemos para os outros.

Paula Mendes


E-portefólio Valores Humanos

Responsabilidade Honestidade

Generosidade

Respeito

Humildade Simplicidade

Serenidade

Integridade

Entendimento

VALORES

Tolerância

Autoconfiança União

Maturidade

Coragem

Paciência

Determinação

Benevolência

Cooperação

Paula Mendes


E-portefólio Valores Humanos

Todos os valores são importantes, porém sempre destacamos mais uns do que outros…

Eles devem, sem dúvida, começar em nós próprios… Link de vídeo sobre autoconfiança

A autoestima é a apreciação que uma pessoa faz de si mesma em relação à sua autoconfiança e seu auto-respeito. Através dela podemos enfrentar desafios e defender os nossos interesses. É formada ainda na infância utilizando o tratamento que se dá à criança como peça chave, ou seja, se a criança for sempre oprimida em relação às suas atitudes terá sempre baixa autoestima e se a criança for sempre apoiada em relação às suas atitudes terá autoestima elevada.

Paula Mendes


E-portefólio Valores Humanos

Existem muitos valores que são comemorados… Por exemplo, no dia 16 de Novembro comemora-se o DIA INTERNACIONAL DA TOLERÂNCIA… «O conceito do direito à tolerância traduz-se na liberdade fundamental que todos temos de não sermos violados em nossa consciência, nossa intimidade, nossa integridade física, moral, cultural, étnica, linguística, regional etc., desde que procedamos da mesma forma em relação aos demais. É o direito a que, desde que façamos o mesmo, não nos impeçam de sermos o que somos, ainda que de nós não gostem. É o direito a que as diferenças entre as pessoas e grupos não sejam reprimidas, mesmo que seus procedimentos sejam avessos a nossos gostos. Tolerância é a moralidade de não atropelar a moral alheia com a própria. Trata-se de um grande desafio, para os cientistas, em geral, acostumados a levantar pedantes batalhas, para, intolerantemente, fazerem prevalecer seus dogmas, esquecendo-se do que já afirmou Voltaire: É preferível a Virtude à Ciência. (...) Critério para viabilização prática do direito à tolerância é um só: a visibilidade dessa fundamental liberdade humana. Visibilidade individual, ainda, através de uma reflexão pessoal a respeito de nossas próprias virtudes, para que fique evidente a nós mesmos o quanto somos intolerantes e até onde merecemos ser tolerados. (...)»

Paula Mendes


E-portefólio Valores Humanos

Alguns vídeos para refletir e debater

Link sobre vídeo relacionado com a amizade

Link sobre vídeo relacionado com a benevolência

Link sobre vídeo relacionado com a humildade e determinação

Link sobre vídeo sobre persistência

Link sobre o vídeo “Uma Lição de Vida”

Paula Mendes


E-portefĂłlio Valores Humanos

Alguns trabalhos dos alunos

Link - trabalho do grupo A

LinK – trabalho do grupo B

Link- trabalho do grupo C

Link- trabalho do grupo D

Link – fotos do grupo E

Paula Mendes


E-portefólio Valores Humanos

Considerações finais Na sociedade em que vivemos, cada vez mais nos deparamos com pessoas que parecem terem esquecido os valores que lhes foram incutidos quando crianças. Em consequência disso, não transmitem aos seus descendentes esses mesmos valores o que faz com que sejamos confrontados diariamente com crianças e jovens que olham só para si mesmos, que não respeitam os colegas ou os mais velhos, que se recusam a trabalhar individualmente, que se interessam apenas pelo lado material das coisas, etc. Foi interessante trabalhar este tema com os alunos, pois levou-os a refletir que são indivíduos, que fazem parte de uma sociedade. Sociedade essa que deve ser dotada de valores humanos, pois só assim poderemos evoluir com seres. Julgo que também os alunos gostaram de trabalhar e debater este tema, sendo levados a refletir sobre eles próprios e sobre o seu papel não só como alunos como também cidadãos, que fazem parte de uma sociedade e de um mundo inteiro.

Paula Mendes


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.