Araruama Lake Environmental Profile - Lagoa de Araruama

Page 101

101 Lagoa de Araruama

OCUPAÇÃO IRREGULAR, em desrespeito à Faixa Marginal de Proteção ( FMP )

lixo doméstico e hospitalar O lixo chega à lagoa das seguintes formas: 1) lançado pelos rios e canais afluentes, que nele chegam ao ser arrastado pelo escoamento superficial das águas de chuva, ou despejado pela população e pelas unidades hospitalares; e 2) lançado diretamente na água ou nas praias por proprietários, empregados, veranistas e usuários de embarcações de lazer e de pesca, que despejam garrafas, latas e detritos. Parcela do lixo é recolhida pelas prefeituras, enquanto outra afunda e se assenta no sedimento. Os rios lançam grandes quantidades de lixo como garrafas e sacos plásticos e outros detritos que flutuam na água e vão dar nas praias, ou se depositam no sedimento. Além de poluição, deprecia a paisagem e atrae moscas e ratos, contribuindo para afugentar os turistas. A rede hospitalar e ambulatorial de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Araruama também lança efluentes na lagoa.

poluição por óleo A lagoa recebe cargas oleosas variadas, oriundas de piers de clubes náuticos, de embarcações de lazer e de pesca, ou do despejo pelos rios. Os piers dos clubes náuticos constituem fontes de poluição de óleo devido a inexistência de caixas separadoras de água e óleo ( SAO ). Assim, as chuvas lavam os pisos e arrastam óleo para o espelho d’água. Operadores de embarcações de lazer e de pesca costumam efetuar o descarte de óleo diretamente na água. Pelo fato de ser crônico, isto pode acarretar a morte de organismos ( plâncton e larvas ) e ovos de peixes.

EROSÃO na pontinha do Outeiro ( Araruama )

janeiro/2002


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.