Jornal de ondina agosto 2

Page 1

Informativo da Paróquia Ressurreição do Senhor l Ondina - Salvador - Bahia l Agosto de 2015 l nº 136

Aberto Ano Jubilar

Estamos no mês dedicado às vocações. No final do mês passado, precisamente no dia 26 de julho, teve início o Ano Jubilar da Paróquia Ressurreição do Senhor, com a presença do seu antigo pároco e, hoje, bispo de Itabuna, Dom Ceslau Stanula. Ao longo dos próximos anos de existência, a paróquia quer continuar a ser um lugar de resposta ao chamado de Deus para que, cada vez mais, as vocações se manifestem e contribuam para a construção do Seu Reino. Vocação é um termo derivado do verbo no latim “vocare” que significa “chamar”. Na vida comum a resposta a este chamado pode ser vista como uma inclinação, uma tendência ou habilidade que leva o indivíduo a exercer uma determinada carreira ou profissão. Mas para Deus, o chamado tem um significado especial, é uma escolha que nos permite fazer o que se ama e amar o que se faz. Não há outro caminho para ser feliz! Veja mais na página central. Compartilhe o jornal “O Ressuscitado” com sua família e seus amigos. Espalhar boas sementes faz bem à alma. Boa leitura!

“Compete sobretudo aos fiéis leigos formados na escola do Evangelho intervir diretamente na ação social e política.” (Bento XVI, Verbum Domini, nº 101)

Festa de São Roque 2015

p. 3

É feliz quem responde ao chamado de Deus

p. 6 e 7

Confira as atividades do mês de agosto

p. 9


Informe-se 2

O RESSUSCITADO N. 136 Prezados e amados paroquianos, estimados visitantes e leitores do jornal “O Ressuscitado”. Quero agradecer de todo o meu coração a todos vocês que, durante as minhas férias, rezaram por mim e minha família. O meu sincero obrigado ao Pe. André que, durante a minha ausência, assumiu os trabalhos pastorais da nossa paróquia. Ele e Pe. Carlos cuidaram muito bem de tudo e de todos. Pe. Carlos está na Polônia mandando abraços e lembranças para todos e o Pe. André viajou no final de julho para passar um tempo ao lado da família, também na Polônia. Desejamos-lhe tudo de bom e que esse tempo seja um tempo renovador. Amados irmãos, depois da belíssima abertura do ano jubilar nos preparando para os 50 anos da paróquia, entramos no mês de agosto e queremos mergulhar no mistério das vocações. É o próprio Cristo Jesus nos convidando a dizer-Lhe “Sim”. Todas as vocações são caminhos belíssimos que nos conduzem à santidade. Cada um de nós precisa descobrir o caminho que vai lhe fazer feliz e abraçá-lo para sentir-se realizado. Só assim o Reino de Deus crescerá sempre mais no meio de nós. Rezemos diante do Senhor, meus queridos, pois na oração vamos receber a luz do Cristo Ressuscitado que nos indicará o caminho a seguir. Ele nos ajudará a descobrir qual é a nossa vocação e o que devemos abraçar. Durante o mês de agosto suplicaremos ao Senhor pelas vocações na Congregação dos Missionários Redentoristas, eles que há quase 50 anos servem ao povo desta paróquia: “Enviai Senhor operários para Vossa messe, pois a messe é grande e poucos são os operários!”. Em Cristo Ressuscitado. Pe. Cristóvão- Missionário Redentorista.

A paróquia de Ondina está nas redes sociais:

Paróquia de Ondina

Paroquia_ondina

https://www.flickr.com/ photos/paroquiadeondina

www.ressurreicaodosenhor.blogspot.com

É necessário que sigamos com generosidade a vocação a que Deus nos chama. Quem se afasta, ou recusa a vocação, afasta-se dos auxílios que Deus lhe havia preparado. HORÁRIOS DE MISSAS MATRIZ: Segunda a Sábado, às 18h. Quarta-feira: Novena de N. Sra. do Perpétuo Socorro, às 7h e 18h. Quinta-feira: Missa às 7h, e Adoração ao Santíssimo, até a missa das 18h. Domingo, às 10h, 17h e 19h (Missa especial para crianças: 4º domingo do mês, às 17h). SÃO LÁZARO: Segunda, às 7h, 9h, 16h e 18h. Terça a Sábado, às 8h. Domingo, às 9h30. N. SRA. EDUCADORA (ISBA): Segunda a Sexta, às 18h, somente no período letivo. Sábado, às 17h. Domingo, às 8h e 18h30. N. SRA. DOS NAVEGANTES: Sábado, às 18h30. SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS: Domingo, às 8h. CORAÇÃO DE MARIA: Domingo, às 18h. Atendimento para Confissões Uma hora antes da missa

Congregação do Ss. Redentor - CSsR Paróquia Ressurreição do Senhor PÁROCO: Cristovão Przychocki Vigários: Carlos Kaminski e André Skoczeń Secretaria da Igreja Matriz (71. 3235-5614) Expediente: De 2ª a 6ª, das 9h às 12h e das 13h às 18h Av. Oceânica, 2217 - Ondina - Salvador - BA - CEP: 40170-010 secretaria.ondina@yahoo.com.br Secretaria da Igreja de São Lázaro (71. 3247-4972) Expediente: De 2ª a 6ª, das 7h30 às 16h Rua Professor Aristides Novis S/N, Alto da Federação, Salvador - BA - CEP: 40210-630

Mensagens devem ser enviada pelo facebook da Paróquia ou no e-mail pascom.ondina@ hotmail.com.br

.

“Amo louvar ao Senhor, na Paróquia de Ondina. Bendita seja aos olhos de Deus! Amém!” (Jurema de Andrade Leite)

.

“A Paróquia de Ondina é muito boa, um aprendizado constante, um exercício de fé. Excelente trabalho com as crianças, um acolhimento maravilhoso, participo da missa das 10h aos domingos, volto renovada.” (Sônia Maria de Souza Mascarenhas)

.

“A paróquia é uma bênção em minha vida, amo as missas e a novena do Perpétuo Socorro, às quartas-feiras. Eu estava afastada por conta de um curso de cerimonialista que era segundas e quartas, mas agora acabou e vou voltar à novena” (Magai dos Santos)

.

“A nossa Paróquia é bela! É bela pelo Coração dos Paroquianos: Povo-Corpo-Templo. Abraço em Todos!!!!!!!!!!” (Padre Carlos Zdzislaw B. Kaminski)

Deus nos criou sem a nossa colaboração, mas quer que nós colaboremos em nossa salvação.

EXPEDIENTE

JORNAL O RESSUSCITADO Produzido pela Pastoral da Comunicação de Ondina - PASCOM TIRAGEM: 4.000 exemplares E-MAIL: pascom.ondina@hotmail.com.br COORDENAÇÃO: Pe Cristóvão Przychocki l TEXTOS: Almira, Arúzia, Darcy, Eliene, Giovana, Guadalupe, José Carlos, Laila, Lourenço e Márcia, Magda, Pe. Cristóvão, Pe. Dworak, Pe. José, Rosa, Silvana, Tico e Vera, Vívian l PROJETO GRÁFICO: Silvana Lima l DIAGRAMAÇÃO: Equipe de PASCOM l FOTOS: Cal, Neves e Google l REVISÃO: Equipe Pascom l JORNALISTA RESPONSÁVEL: Gilberto Vitória – Mt/Ba 2.682


Tome Nota 3

O RESSUSCITADO N. 136

Acontecerá mais um brechó na Paróquia

3

Será no dia 08 de agosto, das 9h às 16h, no auditório da Matriz. Você pode colaborar doando roupas, sapatos (masculino, feminino e infantil) e acessórios em bom estado de conservação. Local da entrega: Secretaria da paróquia no horário de expediente. O material será encaminhado para a coordenação da Pastoral Social: Guadalupe e Lúcia. O objetivo maior do brechó é obter recursos para atender às necessidades das pessoas carentes das nossas comunidades, além de estender esta ajuda às pastorais da Saúde, da

Criança e do Idoso. Agradecemos imensamente a participação de todos que colaboram para a realização deste evento. Aproveitando a oportunidade gostaríamos de contar com a solidariedade de todos no envio de fraldas geriátricas, tamanho G, para os nossos idosos carentes. Se possível, envie alimentos não perecíveis para as cestas básicas. Que Deus abençoe a todos e a Virgem Maria os proteja.

Baile na Comunidade A Comunidade Coração de Maria convida a todos que gostam de dançar para um animado baile que acontecerá no dia 08 de agosto, a partir das 19h30. Não perca!

NOSSA AGENDA Agosto 01/08 – Santo Afonso Maria de Ligório / ECC 02/08 – Dia do Padre / ECC 03/08 – Reunião do CPP 04/08 – São João Maria Vianney 06/08 – Transfiguração do Senhor 08/08 – Brechó / Baile Dançante (Coração de Maria) 09/08 – Dia dos Pais 09 a 15/08 – Semana da Família 11/08 – Ciclo de Palestras 16/08 – Assunção de N Sra / Festa de São Roque / Dia do Religioso 17/08 – Palestra: Espiritualidade do Apostolado da Oração 22/08 – Nossa Senhora Rainha 22 e 23/08 – VI ESSVC 23/08 – Dia do Leigo 30/08 – Batismo de Adultos / Dia do Catequista Setembro 07/09 – Independência do Brasil 12/09 – Dedicação da Capela N Sra dos Navegantes 13/09 – VIII Encontro com o Bom Pastor 14/09 – Reunião do CPP

Apostolado da Oração Palestras sobre o Apostolado da Oração e a Espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus. Você é convidado a participar de nossas palestras e descobrir a fecundidade desta devoção! Datas: 17/08 ::: 21/09 ::: 19/10. Horário: 19h às 20h30. Conteúdo: O que é o Movimento Apostolado da Oração / Espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus / As 12 Promessas do Sagrado Coração Jesus / Recriação do Apostolado da Oração. Local: Sala de reunião. Conclusão: Certificado para adesão ao Apostolado da Oração e o recebimento da fita. Responsáveis: Centro do Apostolado da Oração da paróquia. No Batismo, a semente das diferentes vocações, é plantada no coração do ser humano.


Viva sua fé

O RESSUSCITADO N. 136

4

SERÁ QUE DEUS EXISTE? Pe. Cristóvão Dworak, CSsR E-mail: kdworak@hotmail.com

Inconformado com a morte de um filho, açoitado pelas dores de inesperada separação e a impossibilidade de mudar a história dos acontecimentos, o pai de um cantor sertanejo recentemente falecido em um acidente de carro, desabafou: “Será que Deus existe?”. A desesperadora pergunta foi lançada e navegou nas ondas da rede de computadores, surpreendendo a uns, reafirmando as percepções de outros, questionando a todos. Longe de nós emitirmos aqui qualquer julgamento sobre a pessoa daquele entristecido e profundamente ferido pai. Mas, a pergunta fica. E certamente ele não foi o único a fazê-la em tantas outras circunstâncias da vida. A nossa natureza humana é curiosa. Raramente, quando tudo vai bem, recorremos a Deus. Porém, quando algo dá errado, com muito mais frequência apelamos à oração, à invocação do nome de Deus, às promessas, às intercessões, etc. E estamos

certos, porque o próprio Senhor convida: “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei [...] e achareis repouso para as vossas almas” (Mt 11,28-29). Mas, não é justo e honesto culpar Deus por todo tipo de desastre que acontece na vida das pessoas.

“Será que Deus existe?” Ou talvez devêssemos levantar outras perguntas, tomando como exemplo aquele acidente: Será que os ocupantes usavam os cintos de segurança? Será

que não foi o excesso de velocidade? Será que não foi o cansaço provocado pelas exaustivas apresentações como frequentemente acontece na vida destes artistas? Talvez o culpado fosse o excessivo desejo de fama, do prazer em sentir e ver os fãs delirando ou desmaiando nos shows. Talvez o maior responsável fosse o acúmulo de apresentações, o medo de perder o público, a concorrência nos palcos, os contratos assumidos e as contas cada vez mais altas para pagar. Talvez maior incriminada fosse a vontade de ter mais do que o suficiente para garantir o futuro ou a pretensão de satisfazer o desejo dos pais em ver o filho como alguém grande e famoso. Ou ainda, talvez fosse isto e aquilo... Deus não precisa se justificar. Mas, nós sim, deveríamos assumir com mais objetividade a nossa realidade e as nossas escolhas que, entrelaçadas com as dos outros, traçam os rumos de nossas vidas. Foto: Internet

150 ANOS COM O ÍCONE Padre José Grzywacz E-mail:jozefgrzywacz@hotmail.com

História do Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (De Creta a Roma) Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título que os cristãos deram a Maria em homenagem e agradecimento à sua atenção constante e perpétua para com a humanidade. A mãe nunca esquece o filho, nunca abandona os filhos. Assim é o perpétuo socorro de Maria. Entre os poucos artistas conhecidos que pintaram ícones da Virgem da Paixão, os historiadores da arte sacra destacam André Rizo, de Cândia (1422-1499), da escola cretense. 1498 - Um negociante grego roubou o ícone na ilha de Creta, desembarcou em Veneza, e trabalhou durante um ano na cidade, quando decidiu mudar para Roma. Sua intenção era vendê-lo em Roma. Durante a travessia do mar Mediterrâneo, uma violenta tempestade quase fez o navio naufragar.

Em Roma, sabendo que seu estado de saúde não era bom abriu o coração e narrou a um amigo, sua audaciosa aventura: “Alguns anos passados, eu roubei um quadro com uma bela imagem da Madonna numa igreja de Creta! Estava atravessando uma fase infeliz nos negócios e queria uma proteção pessoal, a fim de ter coragem para me aventurar e desbravar outros horizontes. Não sou um fervoroso religioso, mas só de olhar a imagem sentia crescer uma poderosa força dentro de mim. Por isso, agora doente, no fim da vida, peço levá-la a uma igreja, e, por favor, descreva este fato apresentando as minhas desculpas. Eu lhe imploro que a imagem seja colocada numa igreja onde o povo possa visitá-la e honrá-la”. Mas, seu amigo não o fez. 1498 - Nossa Senhora apareceu ao romano, insistindo com ele para que executasse o encargo. Entretanto, dando ouvido aos rogos de sua esposa, o homem deu pouca importância ao pedido de Nossa Senhora. Pouco depois ele morreu, e a mulher tomada de pânico colocou o quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

em uma igreja, entre a de São João Latrão e a de Santa Maria Maior. 1499 - 27 de março - conforme relato, no tempo do papa espanhol, Alexandre VI, o ícone foi entronizado na Igreja de São Mateus, em Roma, ficando lá por mais de 300 anos. 1518 - Frei franciscano Mariano da Firenze, no guia de peregrinos em Roma – “Itinerarium Urbis Romae” escreveu assim: “há o ícone da Madonna roubado na Ilha de Cândia”. Mais informações: acesse o site w w w. mariologiapopular.blogspot.com Fones: 071 3247-4972 / 3328-7461


Paróquia Viva

O RESSUSCITADO N. 136

50 ANOS DE HISTÓRIA E FÉ No domingo, 26 de julho, todas as comunidades com grande alegria celebraram a Abertura do Ano Jubilar, iniciando assim, a comemoração dos 50 anos de criação da Paróquia Ressurreição do Senhor. A missa co-celebrada por Pe Roque Silva, Pe

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro sempre a proteja. Um lindo vídeo apresentando diversas etapas do caminho percorrido, das vitórias alcançadas, da história construída passo a passo com perseverança a todos encantou e

5

A paróquia é composta por seis comunidades

José Grzywacz e Pe Cristóvão Przychocki foi presidida por Dom Ceslau Stanula, pároco no período de 1984 – 1989 e atual bispo de Itabuna. Em sua homilia, ‘pincelou’ breve histórico do crescimento físico da paróquia e também recordou de padres e leigos que com muita dedicação se envolveram nesta missão. Ao final, pediu que o Cristo Ressuscitado sempre inspire entusiasmo e esperança nesta comunidade e que

uma alegre confraternização, encerrou a Abertura. Nosso muito obrigado a todos que fizeram e fazem parte desta história. Pedimos que o Cristo Ressuscitado derrame suas bênçãos sobre todos os paroquianos e sobre a Congregação do Santíssimo Redentor, para que continuem a abraçar o projeto de manter sempre viva a Paróquia Ressurreição do Senhor!

Senhor, Amparados pela certeza que Tua Ressurreição nos traz, estamos aqui reunidos para dar testemunho do Teu amor e recorrer à Tua misericórdia toda vez que necessitarmos renascer para uma vida nova. Vem ser aquele que rola a pedra do nosso túmulo espiritual quando lá nos colocamos por falta de fé e esperança, sendo a luz que nos guia e aponta o caminho a seguir. Que não nos falte a presença do Teu Santo Espírito e nem o colo generoso da Mãe do Perpétuo Socorro, para que possamos celebrar e nos alegrar com as Tuas doces obras. Por fim, Te pedimos que, alimentados pelo Teu corpo e sangue, presentes na hóstia consagrada, caminhemos por mais 50 anos crescendo em comunhão, solidariedade e graça. Amém!

MESC

Dom Ceslau e Pe. Cristóvão na confraternização

5


Especial 6

O RESSUSCITADO N. 136

Vocação: resposta a

Vocação sacerdotal

Depois de ter chamado o homem e a mulher para a que Deus deseja fazer no mundo através deles. Deus chama, Ele chama para confiar alguma missão. O imp para a construção do bem comum e do Reino de Deus Mesmo porque, ao sermos chamados à fé, pelo ba de Jesus Cristo e a colaborar com a humanidade na b irmãs. Assim, ao sermos chamados a qualquer estado d comunidade humana: ajudá-la a encontrar a felicidade. Tomar consciência de que a vocação é um chamad vida nos foi dada não só como dádiva, mas também co Vocação é convite pessoal que Deus dirige a cada u própria de realizá-lo. Ao descobrir a sua vocação, o ho Para que a vocação se realize se faz necessário um momento em que nos confrontamos. Quando não há e iludir. Para o cristão, a oração é algo fundamental ness

Os caminhos de Deus nem sempre são fáceis de serem reconhecidos e nem tão óbvios a ponto de serem previstos. A vocação sacerdotal, por exemplo, pode ser percebida em diferentes estágios da vida, sendo despertada até mesmo naqueles que, aparentemente, já traçaram os seus caminhos, escolhendo uma ou outra profissão para exercer na sua vida civil. Mas o chamado cala fundo naqueles que decidiram entregar suas vidas para Deus através do sacerdócio. Eles cruzam mares, deixam suas famílias e tornam-se verdadeiros pais espirituais de outras tantas famílias formadas pela fé, como grandes missionários de Jesus Cristo, na laboriosa e importante missão de, junto com os leigos, formarem a Igreja. Tudo nesta vocação de carisma particular amadurece as motivações reais da opção. O ministro ordenado preside e coordena os serviços da comunidade e é enviado a pastoreá-la e animá-la. Por intermédio dos sacramentos celebra a presença de Deus no meio do Seu povo. O sacerdote é o bom pastor que guia, alimenta, defende, pois conhece o seu rebanho. “Isto exige humanidade, caráter íntegro e maduro, virtudes morais sólidas e personalidade madura”. (OT 11)

A Vocação matrimonial Ao criar o homem e a mulher à sua imagem e semelhança Deus lhes concedeu o dom de constituírem uma unidade a ponto de se tornarem um só, na doação recíproca. A vocação matrimonial é o chamado que Deus faz ao homem e à mulher para formarem uma comunhão geradora de vida, fruto do Seu amor. Para que tem fé, o matrimônio também é vocação: um chamado de Deus ao dom de si no amor recíproco e aberto à vida, sentimo-nos chamados por Deus a um caminho e a uma plenitude que só Ele pode dar. Cristo quis nascer e crescer no seio da Sagrada Família: Jesus, Maria e José, desta forma a Igreja se torna a “família de Deus”. Denominada igreja doméstica, a família deve oferecer as condições favoráveis para o nascimento e crescimento dos seus filhos e filhas, numa autêntica vida cristã. A família é assim, partícipe da missão educativa da Igreja, que é mestra e mãe. É no seio do lar que precisamos encontrar a felicidade para uma convivência harmoniosa de relações fraternas e neste sentido a vocação matrimonial está a serviço da vida, a serviço do Reino de Deus. Na verdade, a família é tão importante para o ser humano, que o matrimônio, a paternidade e a maternidade devem ser assumidos como vocação personalizada do Pai Celeste.

Vocação

Religiosos são homens e mulheres que sentem o ch vida a Deus e aos irmãos, numa Congregação que tem glória e a realização total eles encontram em Deus. Procuram seguir os preceitos de Cristo para serem, vivo do Evangelho, do projeto do Reino de Deus que pelos mais pequeninos. Cuidam dos pobres: crianças, j os marginalizados, com os quais Jesus mais se identific A vocação religiosa é um chamado a uma vivênci combate contra a idolatria, especialmente através da vi A vida religiosa entra em crise quando deixa de la do batismo, para cumprir somente as suas atividades, s consagração, o religioso, pouco a pouco, se afasta de s


Especial 7

O RESSUSCITADO N. 136

ao chamado de Deus

a vida, Ele torna a chamá-los, porque há muitas coisas s não quer mais agir sozinho. Por isso, quando Deus portante é que a resposta a este chamado seja voltada aqui na Terra. atismo, nos comprometemos a seguir os ensinamentos busca da verdade e do bem, vivendo como irmãos e de vida, assumimos um compromisso específico com a . do 7 de Deus à vida deve levar à percepção de que esta omo incumbência; não só como dom, mas como tarefa. um. Cada ser humano tem algo singular e uma maneira omem está se descobrindo a si mesmo. m discernimento sincero e este só acontece a partir do essa confrontação, corremos o risco de nos enganar e se processo.

Vocação e missão dos leigos no mundo Muitas vezes o termo “leigo” é mal interpretado, como se leigo em qualquer assunto fosse o mesmo que ser leigo na Igreja. Leigos na Igreja são aqueles que não participam do clero, mas participam do sacerdócio em Cristo, pelo sacramento do Batismo. O laicato não tem o sacerdócio ministerial, mas sim o sacerdote régio. Por leigos entende-se aqui, “todos os cristãos com exceção dos membros da ordem sacra, ou do estado religioso reconhecido pela Igreja, isto é, os fiéis que, incorporados em Cristo pelo Batismo, constituídos em povo de Deus e feitos participantes, a seu modo à função sacerdotal, profética e real de Cristo, exercem na Igreja e no mundo, a missão de todo o povo cristão” (Constituição Dogmática Lumem Gentium, 31). É vocação dos leigos estar em missão no mundo, pois são eles que estão engajados em seus diversos setores, onde são chamados, por Cristo e pela Igreja, a ser sal e luz. Nesta esperança depositada pela Igreja em seus leigos é dever de todos que abraçam este estado de vida, propagar a fé, defender todas as diretrizes da Igreja e confirmar esta santidade, pois temos a certeza de participar ativamente dos mistérios de Cristo. É preciso que os que têm encargo de dar formação católica saibam assumir a responsabilidade perante a meta que foi lembrada pelo Concílio Vaticano II, e recordada com força por São João Paulo II, enquanto Papa. “Ensinar alguém, para trazê-lo à fé, é dever de todo o pregador e, mesmo, de todo o crente”. (São Tomás de Aquino). Deus nos chama a servi-Lo em e a partir de tarefas civis, materiais e seculares da vida humana. Deus nos espera a cada dia: no laboratório, na sala de operações de um hospital, no quartel, na cátedra universitária, na escola, na fábrica, na oficina, no comércio, no campo, em todo imenso panorama do trabalho. Também na vida política, na associação de moradores, na igreja que nos acolhe, nos nossos vizinhos e no seio do lar... Ele lá está a nos esperar! Principalmente Deus quer que acima de tudo, em todos estes setores sejamos verdadeiros apóstolos e testemunhas de Jesus Cristo, de tal maneira que todos sintam que Cristo vive entre nós. Adaptado de fragmentos do texto de Francisco Faus

religiosa

hamado de Deus para deixar tudo e dedicar toda a sua m a missão com a qual se identificam. A segurança, a

, diante do mundo e dos demais cristãos, um exemplo Jesus deixou. Fazem, como Jesus, opção preferencial jovens, doentes, idosos, desamparados, enfim de todos cou. ia radical do batismo, caracterizada por um constante ivência dos votos de pobreza, castidade e obediência. ado a vivência dessa vocação primeira, a radicalidade suas práticas. Quando deixa de lado a vivência de sua seu chamado. Fonte: Pesquisa na Internet

“Aqui estou, ó Pai, para fazer a Tua vontade”. (Hb 10,9)

No dia 11 de julho, o diácono Marcos da Silva Santos, Congregação do Santíssimo Redentor (Missionários Redentoristas), foi ordenado presbítero na Paróquia Santa Mônica. A celebração foi presidida pelo bispo auxiliar Dom Gilson Andrade da Silva. No ano de 2010, Pe. Marcos atuou na Paróquia Ressurreição do Senhor na catequese da Crisma.


Oferta e Oração 8

O RESSUSCITADO N. 136

Santo do Mês

Santo Afonso Maria de Ligório É comemorado no dia 1º de agosto. Bispo, confessor e doutor da Igreja. Fundador da Congregação do Santíssimo Redentor se destacou por sua profunda devoção a Nossa Senhora, em louvor da qual escreveu uma de suas mais belas obras, as Glórias de Maria. Nasceu de pais nobres, em Nápoles, a 27 de setembro de 1696. Aos 17 anos era doutor em direito civil e canônico. Brilhante advogado. Nem o sucesso, nem as instâncias de seu pai, que o queria ver casado, o impediram de deixar o mundo. Diante do altar de Nossa Senhora fez o voto de se tornar sacerdote. Ordenado em 1726, consagrou-se à pregação. Em 1732, estabeleceu a Congregação do Santíssimo Redentor, que lhe deveria acarretar numerosas dificuldades e perseguições. Em 1762 foi nomeado bispo de Santa Ágata dos Godos, perto de Nápoles. Empreendeu visita à sua diocese, pregando em todas as paróquias e reformando o clero. Em 1765, demitiu-se do ministério episcopal e voltou a viver entre seus filhos. Mas, dentro em pouco uma cisão se produziu no Instituto dos Redentoristas, e Santo Afonso se viu expulso de sua própria família religiosa. A provação foi muito grande, mas ele não perdeu a coragem e predisse que a unidade se restabeleceria depois de sua morte. No dia 1º de agosto de 1787, entregou sua alma ao Senhor na hora em que os sinos tocavam o Ângelus. Gregório XVI o inscreveu no catálogo dos Santos em 1839, e Pio IX o declarou doutor da Igreja. (Fonte: Internet)

Caminhar com Jesus é o sentido da vida de todos os cristãos, peregrinos neste mundo, construindo o Reino de Deus para viver plenamente as alegrias celestiais.

Celebração de Ação de Graças dos Dizimistas Tivemos no dia 25 de julho, na igreja Matriz, um momento especial dos dizimistas de nossa paróquia com uma celebração eucarística de ação de graças seguida de confraternização com música ao vivo, animada pelo cantor e maestro Edson, com brindes e muita conversa. Partilharmos com alegria entre irmãos as nossas experiências de vida como dizimistas e fortalecemos a amizade em comunidade compromissada com a Igreja de Cristo, que também é nossa.

Como é bom olharmos para a nossa vida e verificarmos quantas graças recebidas pela generosidade e amor do nosso grande Pai. Como prova do quanto somos amados por Ele abrimos o nosso coração em espírito de agradecimento e louvor a Deus com muita alegria e felicidade, por esta força divina que nos move para o bem dia após dia. Seja um dizimista e viva esta ação de graças em sua vida. Contatos através dos agentes da Pastoral do Dízimo nas missas e na secretaria da igreja Matriz – tel. (71) 3235-5614.

Parabéns aos aniversariantes dizimistas da Paróquia Ressurreição do Senhor

Agosto 2 Shirley Maria de Oliveira Athayde Correia 3 Elizabeth Medeiros de Almeida Martins 3 Maria Margareth de Oliveira Costa Luiz 4 Jorrene Gomes de Melo 5 Carlos Alberto da Cunha 6 Vera Lúcia Morais Leal 6 Carlos Alberto S. Pinto 8 Delcina Hermelina dos Santos Azevedo 8 Katia Suely de Oliveira Barreto Vieira 8 Maria Madalena Garrido Fernandez Santana 10 Ivonise Follador 11 Anderson da Costa Nunes 11 Bruno Cássio Moraes Leal 11 Luciano Patrício de Oliveira 11 Sérgio José Ferreira de Andrade 11 Sônia Silva Cardoso 12 Clara C. Santos 12 Liliane Souza Cruz 14 Helena Iani dos Anjos 14 Maria Izabel de Araujo Santos 15 José Jorge Garcia de Carvalho 15 Nadja Maria Gómez Lima da Silva 15 Maria Assunção Santana Costa 16 Antônio Vieira de Góes 16 Maria Helena Alves de Carvalho 17 Rosa Maria Henriques Serra Pinto 17 Andréia Miranda 18 Adnil Virgínia Dias Costa Falcão Brandão 18 Hermes Campelo Leiro 18 José Fernandes de Castro

18 Raul Abreu de Mello 19 Mariana Oliveira Rocha 19 Rogéria Reis Souza 19 Maria José Jesus Ferreira 20 Ana Luiza Fontoura Brito 20 Gláucia Maria de Araújo Ribeiro 20 Patrícia Good Lima Silveira Castro 21 Maria Joana Graça Moreira 23 Jorge Cerqueira Silva 23 Vandaik Ribeiro Franco 23 Manoel Filipe do Nascimento 24 Nara Mayra Carvalhal dos Reis 25 Maria das Graças Simões Costa 26 Affonso Quintiliano da Fonseca Netto 26 Joubert Miranda de Almeida 26 Tâmara Novaes de Queiroz 27 Ana Amélia Pedro Santos 27 Gildete Sales Lessa 27 Lícia Maria Lopes de Faria 28 Alice Santana S. de Jesus 28 Eliene Silva Nascimento 28 Humberto Rodrigues da Silva 29 Darci Silva Oliveira Melo 29 Wilson Pereira de Oliveira 30 Maria de Fátima dos Santos 30 Mariette Carvalho Farias 30 Rosele Carvalho Torres 30 Ruivaldo Sobral 31 Delina Santos Azevedo 31 Raimundo José M. de Souza


Confira 9

O RESSUSCITADO N. 136

Dica de Leitura Conheça os encantos do Santo Antônio Além do Carmo

9

Salvador abriga alguns lugares que são santuários de antiguidade e cultura. Para quem ainda não conhece, o bairro Santo Antônio Além do Carmo reúne um pouco do passado da capital baiana com uma atmosfera cheia de energia. Há antiquários, cafés com vista para a Baía de Todos os Santos, igrejas, hotéis, além de turistas de várias partes do mundo. É um lugar para garimpar arte e cultura, para saborear pratos nacionais e estrangeiros, caminhando pelos paralelepípedos sem hora para acabar. Visitar o Santo Antônio é ter a oportunidade de descobrir um pouco mais sobre a rica história do território baiano.

Livros de colorir proporcionam bem-estar a jovens e adultos

Semana Nacional da Família De 09 a 15 de agosto de 2015, em todas as paróquias do Brasil, a Semana Nacional da Família celebra e valoriza a vida matrimonial e familiar. “O amor é a nossa missão: a família plenamente viva” será o tema da Semana. O mesmo do Encontro Mundial das Famílias com o Papa, que se realizará em setembro de 2015, na Filadélfia (EUA). Bem sabemos que o homem e a mulher se realizam no amor que vem de Deus e que deve habitar a relação esponsal e familiar. Famílias que vivem esta qualidade do amor são plenamente vivas e, assim, dão provas que a família cristã é o melhor caminho para encontrar o verdadeiro amor, fonte inesgotável de alegria, de realização e de felicidade. Os sete temas das reflexões propõem ações que colocam a família no centro da sua missão, são eles: ⦁ Gerados no amor de Deus e enviados a manifestá-lo aos outros; ⦁ Sexualidade: Dom de Deus; ⦁ Homem e mulher construindo um matrimônio santo; ⦁ Criando o futuro; ⦁ Todo amor dá frutos; ⦁ Família esperança de Deus para o mundo; ⦁ Igreja: Mãe e Mestra. Vida e missão da Igreja Doméstica;

Curso de Liturgia Não há comprovação científica, mas os livros de colorir apresentam propriedades terapêuticas. Além de resgatar as memórias da infância, esse tipo de leitura proporciona uma sensação de bem estar e relaxamento para seus usuários. São muitos os autores e livros nesse segmento intitulado “antiestresse”. Dois lançamentos recentes chamam a atenção, pois foram concebidos por personalidades de destaque na medicina e na religião. Um deles é do renomado psiquiatra Augusto Cury, cujo livro de colorir “Ansiedade” tem o mesmo nome da versão tradicional. O outro é do padre Marcelo Rossi e chama-se “Philia”, que também é homônimo da versão clássica. Os mais conhecidos do público são da autora escocesa, Johanna Basford, e chamamse “Jardim Secreto” e “Floresta Encantada”. Boa leitura!

Com o objetivo de proporcionar cada vez mais um encontro com Deus em nossas celebrações, a paróquia promoveu um curso de liturgia. Ele aconteceu nos dias 16 e 23 e 30 de julho, e foi ministrado por dom Tiago Neves da Silva, monge do Mosteiro de São Bento. “Está fora de dúvida que nossa eterna salvação depende principalmente da escolha de estado, e se quisermos nos salvar, é preciso que, ao tratar de escolher o estado, sigamos as inspirações de Deus.” (Santo Afonso)

Peçamos ao Senhor que a família assuma o seu papel de protagonista e seja agente importante na elaboração de políticas de natalidade, educação e saúde. Divulgue as atividades e participe com sua família.


10

O RESSUSCITADO N. 136

2º Encontrão do Curso da Crisma “Quando vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à verdade plena, pois não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas futuras. Ele me glorificará porque receberá do que é meu, e vos anunciará.” (João 16,13-14) “Os sete dons do Espírito Santo e os seus frutos na vida do cristão” foi o tema do 2º Encontrão do Curso de Crisma o que correu no dia 18 de julho, às 16h, no mini auditório Sagrada Família. O encontro teve por finalidade fazer a integração entre todas as turmas da paróquia que se preparam para receber o sacramento, e também, aprofundar um tema que ajudará no discernimento e responsabilidade do crismando, na sua vida e na Igreja. Houve participação maciça dos crismandos, que com entusiasmo e alegria vivenciaram esse momento importante. Agradecemos a participação de todos e também a contribuição dos catequistas: Andréa, Conceição Medrado e José Carlos.

Perguntas e respostas extraídas do YOUCAT Em que consiste a vocação dos leigos? (139) Os LEIGOS são enviados para se comprometerem na sociedade, para que o Reino de Deus possa crescer no mundo. [CIC 897-913, 940-943] Um LEIGO não é um cristão de segunda classe, porque ele participa do ministério sacerdotal de Cristo (sacerdócio comum dos fiéis). Ele empenha-se para que as pessoas do seu meio (escola, faculdade, família e profissão) aprendam a conhecer e a amar Cristo. Ele cunha com a sua fé a sociedade, a economia e a política. Ele promove a vida eclesial assumindo ministérios, como o acolitado e o leitorado, disponibilizandose para dirigir grupos e aderindo aos movimentos e conselhos eclesiais (por exemplo, os conselhos paroquiais, pastoral ou econômico). Também os jovens devem refletir seriamente sobre o lugar em que Deus os quer. “Sou chamado a fazer ou ser algo para o qual mais ninguém é chamado; no plano de Deus e nesta terra de Deus, ocupo um espaço que mais ninguém pode ocupar.” (Beato John Henry Newman).

VII Redescoberta Salvador Acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de agosto, no Convento Dom Amando, o VII Redescoberta, Encontro de Jovens com Cristo, voltado para jovens universitários e formados. O Grupo Redescoberta (RED) foi fundado em Feira de Santana, na Paróquia Senhor dos Passos e implantado posteriormente em Salvador, na Paróquia Ressurreição do Senhor. Até 2008, a Pastoral da Juventude (PJ) da paróquia era composta por um único grupo: Força Jovem, que reunia jovens de várias idades. Com a implantação do Redescoberta, a PJ foi dividida por faixas etárias, chegando assim os encontros do Semear, do Iluminar e do Trilha, nos quais os jovens do Redescoberta servem, evangelizando os mais novos. Venha participar! Maiores informações e inscrições, favor entrar em contato com os coordenadores Patrícia (patibsena@gmail.com ) e Binho (giltemberg@gmail.com).

Neste mês dedicado às vocações, um convite aos jovens! Você se questiona sobre novos caminhos em sua vida? Então não perca este evento! Será no dia 15 de agosto, das 8h às 17h, no Centro Pastoral Arquidiocesano, no Garcia. Você vai conhecer e partilhar de uma jornada onde a vida consagrada de Salvador, sobre as suas diversas formas, celebrará o ano que o Papa Francisco a ela dedicou. Nas Oficinas, os seus dons e talentos poderão ser partilhados. Venha armar a sua tenda da alegria na Cúria Arquidiocesana. Aguardamos você! Ligue para a CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) e fale com Ângela: (71) 3328-7278.


O RESSUSCITADO N. 136

11

PINTE, BRINQUE, DIVIRTA-SE!

Área Católica A Rede Social do Povo Católico

11 Lançada em maio último, aos pés do Cristo Redentor por Dom Orani Tempesta, a mídia social www.areacatolica.com promete reunir católicos do mundo inteiro. Qualquer pessoa pode criar o próprio perfil no site, que indica como usá-lo. O usuário pode encontrar amigos, conversar sobre doutrina e acontecimentos da Igreja, declarações do Papa, além de trocar informações sobre arquidioceses, paróquias e comunidades. Também pode compartilhar os posts em outras redes sociais. Antes do lançamento, já possuía 5 mil inscritos. Alexandre Varela, jovem idealizador da mídia, diz que o novo espaço foi pensado como uma extensão da Jornada Mundial da Juventude para interação e troca de experiências culturais. A intenção foi criar um lugar onde o católico encontre conhecimentos sobre a sua fé e crie conexões com pessoas que pensam como ele. “É mais ou menos como futebol: você sai na rua e tem um monte de gente que torce pelo seu time, mas nada é comparável a quando você vai num estádio e, junto com todos, canta o hino do time”, pontuou Alexandre exemplificando o Área Católica como um lugar onde o católico se reúne e amplia ações de caridade e missão. Para Dom Orani, a ferramenta aumenta a fraternidade e a paz no mundo de hoje.

SEMEAR

Em breve acontecerá mais um encontro de crianças com Cristo, na Paróquia Ressurreição do Senhor - Semear. Acompanhe através das redes confirmação da data. O Semear acontece anualmente, e é voltado para crianças entre 9 e 11 anos. Muitos jovens, que estão participando do Grupo Iluminar e Trilha, iniciaram a caminhada no Semear e sentiram o desejo de seguir adiante, caminhando com Cristo. Tragam as suas crianças e permitam que elas vivenciem essa maravilhosa experiência. Elas perceberão a alegria que é seguir os ensinamentos do Cristo Ressuscitado. Maiores informações e inscrições, favor entrar em contato com os coordenadores Mônica e Marcos Coutinho, no telefone 9957-8808.

Pastoral dos Coroinhas Com imensa alegria a Pastoral dos Coroinhas da Arquidiocese de São Salvador da Bahia convida você, coroinha e acólito, para juntos celebrarmos a Festa de São Tarcísio, o nosso padroeiro. Será no dia 15 de agosto, às 13h, na Igreja São Pedro dos Clérigos (ao lado do Restaurante Cantina da Lua), Terreiro de Jesus – Centro. Os coroinhas e acólitos irão agradecer, adorar e louvar a Cristo rendendo graças pelo exemplo de fé e coragem que São Tarcísio lhes deixou. Venha participar. Sua presença é indispensável!


Conheça mais 12

O RESSUSCITADO N. 136

Foi realizado o Retiro Paroquial de 2015 Nos dias 25 e 26, foi realizado no Santuário da Mãe Rainha (Stiep) nosso Retiro Espiritual de 2015, que teve como Tema: “Participar da comunidade é viver

em comum” (At 2, 42-47). Dom Tiago Neves da Silva, monge beneditino, foi o pregador. Com maestria orientou quanto ao essencial para que uma comunidade viva com amor e alegria a unidade: buscar momentos de intimidade com Deus através da Palavra. Ela fecunda e gera frutos para a vida em comum, conduz à oração e fortalece a fé. Quis a Providência que Dom Marcos, bispo auxiliar, celebrasse no Santuário. Com alegria foi feito o registro deste sensível sinal de Deus, que exorta quanto ao anúncio da benfazeja unidade na vida paroquial.

Em São Lázaro, Nossa Senhora também tem devotos!

Em 13 de julho de 2013, Pe. Aloísio Mota fundou no Santuário de São Lázaro e São Roque, o grupo de Servos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Hoje, o grupo de Servos é composto por 70 pessoas que toda quarta-feira, às 8h, participam da missa com a Novena Perpétua. Venha também fazer parte desta caminhada!

A alegria cristã Há umas palavras muito bonitas no livro de Neemias: “A alegria do Senhor será a vossa força” (Ne 8, 10). A tristeza enfraquece-nos, a nós e aos que nos cercam. Papa Francisco afirma, com a leveza jovial de quem habitualmente está de bom humor: “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus […]”. (Encíclica Evangelii Gaudium, 1). As almas cristãs, sobretudo os santos, nos dão exemplos maravilhosos desse bom humor que procede da caridade e da luta espiritual. É célebre o impressionante exemplo de humor de São Thomas More, chanceler da Inglaterra, quando ia ser decapitado por ter-se oposto a aderir ao cisma religioso provocado pelo rei Henrique VIII. Quando inclinava a cabeça sobre o talho, olhou para o carrasco e disse-lhe: “Ânimo, rapaz! Não tenhas medo de cumprir o teu dever. O meu pescoço é muito curto. Cuida, pois de não cortá-lo de lado, para que não fique abalado o teu prestígio”. Oração para pedir o bom humor composta por São Thomas More: “Dai-me, Senhor a saúde do corpo e, com ela, o bom senso para conservá-la o melhor possível. Dai-me, Senhor, uma boa digestão e também algo para digerir. Dai-me uma alma santa, Senhor, que mantenha diante dos meus olhos tudo o que é bom e puro. Daime uma alma afastada do tédio e da tristeza, que não conheça os resmungos, as caras fechadas, nem os suspiros melancólicos… E não permitais que essa coisa que se chama o “eu”, e que sempre tende a dilatar-se, me preocupe demasiado. Dai-me, Senhor, o sentido do bom humor. Dai-me a graça de compreender uma piada, uma brincadeira, para conseguir um pouco de felicidade e para dá-la de presente aos outros. Amém”.

(Adaptado de texto do Prof. Felipe Aquino e trecho retirado do livro: Tornar a Vida Amável, Francisco Faus)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.