A Educação Física Na Roda De Capoeira... Entre A Tradição E A Globalização - Paula Cristina D

Page 58

produzir uma lesão corporal, provocando tumulto ou desordens, ameaçando pessoa certa ou incerta ou incutindo temor ou algum mal: Pena: De prisão celular de dois a seis meses. Parágrafo único - É considerada circunstância agravante pertencer o capoeira a algum bando ou malta. Aos chefes ou cabeças se imporá a pena em dobro. Art. 403 - No caso de reincidência será aplicado ao capoeira, no grau máximo a pena do art. 400. (Pena de um a três anos em colônias penais que se fundarem em ilhas marítimas, ou nas fronteiras do território nacional, podendo para esse fim serem aproveitados os presídios militares existentes) Parágrafo único - Se for estrangeiro será deportado depois de cumprir a pena. Art. 404 - Se nesses exercícios de capoeiragem perpetrar homicídios, praticar lesão corporal, ultrajar o pudor público e particular, e perturbar a ordem, a tranqüilidade e a segurança pública ou for encontrado com armas, incorrerá cumulativamente nas penas cominadas para tais crimes. (MARINHO, I., 1945, pp. 24 – 25).

A partir daí, a Capoeira entra oficialmente para a marginalidade. Mas mesmo assim ela não foi exterminada, apesar das maltas terem sofrido uma grande dissolução e desaparecerem no decorrer do século XX. Através dos estudos de Pires (1996), vemos que houve uma lenta desarticulação do movimento dos capoeiras, que no final do século XIX, muitas vezes se organizavam através das ocupações profissionais, o que facilitava sua comunicação e mobilização. Daí podemos concluir que os capoeiras não eram vadios, como o código penal apregoava e como ficou conhecida a sua figura até hoje. Podemos remeter essa imagem do capoeira vadio ao contexto de uma política disciplinadora dos corpos que começava a ganhar força no seio da sociedade brasileira. Transcorreu praticamente meio século desde quando a Capoeira foi proibida e perseguida, mas resistiu e chegou até os dias de hoje através de uma tradição que superou preconceitos e jogou com as instâncias do poder para sobreviver e ser aceita pela sociedade. Sua resistência se deveu a várias frentes, algumas de índole conservadora, outras com o caráter emancipatório. Começaremos a ver como os focos de resistência à repressão desta manifestação cultural foram tecidos, no início do século XX.

46


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.