A Educação Física Na Roda De Capoeira... Entre A Tradição E A Globalização - Paula Cristina D

Page 23

mestres ministrando aulas e o número de praticantes, de acordo com Chediak (1998, p. 4), gira em torno de três milhões de pessoas, todas gingando3 ao ritmo do berimbau. Como se pode ver, a prática dessa manifestação cultural expandiu-se de forma assustadora nos últimos anos. Em vista do seu passado, que provavelmente remonta ao Brasil–Colônia, e à sua proibição no século XIX, a Capoeira tornou-se uma febre da moda entre os jovens que gostam de lutas e artes marciais. Ainda de acordo com Chediak (1998), podemos dimensionar a vinculação desta prática corporal à sociedade de consumo visto que [...] os que apostaram no mercado da Capoeira e na qualidade da Revista Capoeira, colheram resultados. Tiveram retorno compensador. Isto não aconteceu pelo simples fascínio exercido pela Capoeira: aconteceu porque ela oferece um mercado consumidor emergente e promissor. A Capoeira, como esporte/luta da moda, vem incorporando todas as classes sociais. Como conseqüência natural, continua ganhando mais espaço na mídia, no Brasil e em diversos países, como Espanha e Estados Unidos (CHEDIAK, 1998, p.4).

Os apreciadores da Capoeira que somente a vêem ingenuamente como uma “luta de escravos em ânsia de liberdade”4 devem estar arrepiados diante da visão mercadológica dessa arte-luta brasileira. Ela e mais uma série de atividades denominadas por alguns autores de “atividades de entretenimento”5 movimentam uma enorme fatia do mercado consumidor na chamada

Federações Estaduais, uma Confederação Brasileira, uma Associação Brasileira de Árbitros, uma Associação Brasileira de Capoeira Especial e Adaptada. No âmbito internacional, existe a Federação Internacional de Capoeira (FICA), que coordena os trabalhos das Federações Nacionais de Capoeira, existentes no Canadá, Portugal, Argentina, França, além da Confederação Brasileira de Capoeira. A FICA está organizando também Federações Nacionais nos EUA, Espanha, Noruega, Japão, Israel, Colômbia, Inglaterra, Bélgica, Singapura, Estônia, Rússia, Alemanha, Itália e Suíça. VIEIRA, S. L. S. Publicação eletrônica (mensagem pessoal). Mensagem recebida por <falcao@ufba.com.br>, em 30 set. 2000. Esses dados foram obtidos em CAPOEIRA Lista de discussão. Lista de discussão do Centro Esportivo Virtual, mantida pelo Laboratório de Informação e Multimídia em Educação Física e Esporte (LIMEFE), na Universidade Católica de Brasília. Disponível em: http://www.cev.org.br/listas/index.html Acessada em 11 mar. 2001. 3 A ginga é um dos movimentos corporais característicos dos capoeiras antigos e também dos atuais capoeiristas. 4 Frase de mestre Pastinha, muito divulgada no meio capoeirístico. 5 De acordo com Marcos Pivetta e Sérgio Túlio Caldas (apud CASTELLANI FILHO, 1996, p. 12) as atividades de entretenimento são aquelas “[...] que inclui(em) quase tudo aquilo que as pessoas fazem quando não estão trabalhando ou dormindo, englobando desde o turismo até a arte, passando pela culinária, cinema, teatro, danceterias, bares, restaurantes e parques de diversão, além de uma lista enorme de atividades caseiras como ver televisão, jogar videogame, ouvir música, ler ou simplesmente juntar os amigos para o churrasco no domingo”.

11


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.