A Educação Física Na Roda De Capoeira... Entre A Tradição E A Globalização - Paula Cristina D

Page 107

Outro ponto é que os rituais desenvolvidos em sua manifestação eram diferentes daqueles realizados no Rio de Janeiro, sendo que a atuação de indivíduos em rodas de Capoeira ou em atividades derivadas dessas, como nas brigas decorrentes das relações estabelecidas nesse ambiente, era um fato evidente. Percebeu-se, de forma mais enfática, sua manifestação ligada às atividades de descanso e divertimento da classe trabalhadora, seja através de sua presença nas festas de largo, seja nas festas particulares. Notou-se, ainda, que existiam ocorrências em que seus indiciados encontravam-se com instrumentos musicais, o que reforça o caráter lúdico de sua prática. É importante dizermos que esses dados foram obtidos por Pires através do estudo das passagens criminais de pessoas envolvidas em transgressões ligadas à Capoeira. Por fim, esse autor conclui que [...] a capoeira baiana, apesar de apresentar a mesma estrutura cultural da capoeira carioca, produziu características diferentes que representam maneiras também diferentes de entendimentos de uma mesma cultura. Talvez tenha produzido o que costumamos chamar de ‘estilos’ culturais dentro de uma mesma tradição. Com isso não quero afirmar que a capoeira carioca tenha sido homogênea, pois, acredito que não, apesar da documentação disponível não permitir tais constatações. Portanto, é provável que uma das causas da existência de grupos diferentes na capoeira, nas primeiras décadas do século XX, tenham sido as concepções divergentes sobre essa cultura (PIRES, 2001, p. 237).

Um outro fator que aponta a diferenciação da Capoeira baiana da carioca é tratado por Letícia V.S. Reis (1997, p. 121). Ela levanta a hipótese de que com a forte repressão desencadeada no Rio de Janeiro, após a Proclamação da República, e com a política higienista implementada de maneira agressiva na capital federal, a capoeiragem tenha ganho uma conotação cada vez mais negativa, fazendo com que ela se confundisse com a malandragem. Realmente, como vimos anteriormente, a vinculação da Capoeira com a malandragem foi um fator decisivo na sua rejeição social. Por isso, pensamos que a Capoeira carioca ganhou uma fama ligada à malandragem, ao passo que a Capoeira baiana procurou se afastar desse estigma. Esse afastamento veio ao encontro de uma série de medidas que vinham sendo implementadas por um setor da classe dominante do país que ganharam força com o advento do Estado Novo, em 1935. A Revolução de 30, como ficou conhecido esse golpe de Estado, na realidade não se configurava como uma revolução, mas sim como a troca de uma elite agrária que se encontrava no poder até aquele momento, por uma elite industrial, ambas detentoras dos meios de produção capitalista, portanto pertencentes à mesma classe social. Essa mudança

95


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.