Em Dia 145

Page 54

Perfil de cores: Desativado Composição Tela padrão

ENTREVISTA ED - Como é o processo de execução e criação?

ED - Você e sua equipe são convidados para

EK - Mais três pessoas pintam, tenho outros integrantes que trabalham comigo há 10,15 anos, já temos uma similaridade.

exposições? EK - Agora recentemente, estávamos em Los Angeles, estou trabalhando em parceria com um artista chamado Mr. Brainwash (Senhor Lavagem Cerebral), que fez um documentário sobre o Banksy, artista anônimo britânico número 1 do mundo em Street Art. Pintei dois muros grandes em Los Angeles, um deles o título era “Olhar a Paz”, e tinha apenas os olhos do Martin Luther King, Nelson Mandela e Madre Tereza de Calcutá. Depois fomos convidados pela prefeitura de Moscou para pintar um mural grande lá.

ED - Eles têm liberdade para criar então? EK - Não, na verdade as criações são sempre minhas. Nunca decido no muro o que vou pintar. Sempre tenho uma foto da parede, faço a pesquisa, criação e depois do layout pronto, com tudo resolvido, nós quadriculamos a parede. Por isso consigo trabalhar com uma equipe. ED - Quanto tempo demora para fazer um mural? EK - Como trabalho numa linha mais realista com luz e sombra, posso levar 10, 15 ou 20 dias até um ano, depende da quantidade de detalhes de luz e sombra e tempo disponível que tenho.

ED - Se você fosse fazer um ranking mundial da Street Art, São Paulo estaria em qual posição?

Foto: Divulgação

EK - Acredito que São Paulo vive um momento de notoriedade, é um tipo de arte que no Brasil chegou junto com o acontecimento. Se pegarmos outros movimentos artísticos da história, o Brasil fica um pouco para trás, mas a Street Art começou em Nova Iorque em 1970 e nos anos 1980 já estava rolando aqui em São Paulo. Quando comecei fui detido, existia uma discriminação grande quanto a isso, mas vários artistas surgiram e chegou um momento em que a população da Cidade passou a ser favorável a esse movimento artístico que estava acontecendo nas ruas. Enquanto lá no exterior os artistas tinham que fazer rapidinho e sair, aqui eles tiveram mais tempo para elaborar o trabalho, não tinham muito medo da polícia e isso fez com que o trabalho tivesse mais destaque artisticamente e fosse mais elaborado. Hoje tenho certeza que São Paulo é uma das cidades mais importantes do mundo no circuito de Street Art e de Arte Pública. Ainda pode ser mais explorado, mas há um movimento importante aqui, principalmente na diversidade de estilo e de linguagem. Temos 5, 6 artistas ou até mais que estão expondo em galerias, museus e sendo convidados no mundo inteiro.

Este é um dos trabalhos sob tela, que faz parte da exposição Kobra, na galeria Romero Britto. 54 REVISTAEMDIA.COM.BR

54.prn \\Demo-03\desktop$\FECHAMENTO EM DIA 145 OK\54.cdr quarta-feira, 6 de novembro de 2013 18:29:48

Confira em www.revistaemdia.com.br outros trabalhos de Eduardo Kobra, além de uma entrevista exclusiva com a dupla de ilustradores Mulheres Barbadas, que também utilizam a arte como meio de expressão.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.