Outdoor Regional

Page 1

www.outdoorregional.com.br | 1


2 | www.outdoorregional.com.br


EXPEDIENTE

CARTA AO LEITOR

Nossa capa deste mês é estrelada por Bruna Caram, uma jovem cantora que iniciou sua caminhada musical com apenas sete anos de idade. Hoje ela já possui três discos na bagagem, sendo que o último é o “Seja Bem-Vindo Qualquer Sorriso”, trabalho que ela define como um recomeço e uma descoberta. Em entrevista à Outdoor, ela falou um pouco a respeito do CD, dos momentos marcantes de sua carreira e também dos planos. Corre lá e fique por dentro da história dessa grande cantora!

Coordenador Geral Rafael J Pereira Coordenador de Criação André Maffeis Jornalista Responsável Juliana Moreno MTB: 0056878/SP Repórteres Bruno Rodrigues / Camila Marcusso Juliana Moreno / Rafael Barbosa Colaboradores Bruno Fernandes / Fábio Sanqueta Thássia Moro / Gabriela Barreto Dr. Marcelo L. Galvão / Livia Barros Luana Dourado

Bom, e se o assunto é música, ainda temos mais duas atrações nesta edição: a primeira é o cantor Bon Jovi que, no alto de seus 51 anos, ainda arrasta multidões. Ele estará no Rio de Janeiro e em São Paulo, nos dias 20 e 21 de setembro, respectivamente. A segunda atração é a dupla destaque da nossa Prata da Casa, Diego e Fernando. Em entrevista eles contaram um pouquinho sobre sua história pra nós! Em Arquitetura & Construção você aprenderá como tirar o melhor proveito dos vidros para utilizar a iluminação natural nas construções, bem como ficará sabendo a respeito de algumas das diversas opções existentes no mercado. Já em Decoração, o assunto da vez são os livros. Você sabe como melhor utilizá-los em sua casa, sem que fiquem apenas estocados em um canto qualquer? Confira as dicas na matéria! Mas tem muito mais! Comece sua leitura e aproveite.

Revisão Juliana Moreno / Thássia Moro Projeto Gráfico / Diagramação Bruno Vieira Veiga de Oliveira Comercial Rodrigo Bezerra – (15) 9131-0203 Agradecimento Ana Paula Aschenbach Perfexx Assessoria de Comunicação Tiragem / Impressão 8.000 exemplares / Graf. Santa Edwiges Distribuição Boituva/Iperó/Cerquilho Tatuí/Sorocaba Assinaturas assinaturas@outdoorregional.com.br Edições anteriores edicoes@outdoorregional.com.br Empresa Pereira e Maffeis Editora LTDA CNPJ: 13.970.830/0001-93 A revista não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por entrevistados e colaboradores, assim como não se responsabiliza pelo conteúdo de informes e anúncios publicitários

j-moreno@outdoorregional.com.br

www.outdoorregional.com.br | 3


4 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 5


6 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 7


ÍNDICE

58

10 12 14 16 18 20 22 32 34 36 48 52 54

GAMES

The Last Of Us: Está para chegar o mais exclusivo PS3 do ano

Cinema Séries Literatura Música Moda Masculina Moda Feminina Ensaio Decoração Educação Social Capa Esporte Saúde

8 | www.outdoorregional.com.br

56 58 60 62 64 66 68 70 72 74 76 78

Tecnologia Games Turismo Autos Finanças Direito Arquitetura e Construção Gourmet Região Prata da Casa Galeria Crônica

60

TURISMO

66

DIREITO

Brisa, praias e muito sol

LEI: Saiba mais sobre a PEC das Empregadas Domésticas

FALE CONOSCO

Site www.outdoorregional.com.br Anúncios e Publicidade: Avenida Pereira Ignácio, 378 2º andar - sala 07 Telefone: (15) 3263-5028 (15) 9114-2136 / ID 113*16815 contato@outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 9


CINEMA

10 | www.outdoorregional.com.br

Por: Juliana Moreno j-moreno@ outdoorregional.com.br


Chegou às telas de cinema, no último dia 12, o novo filme de Joseph Kosinski, o mesmo de “Tron: O legado”.

Enredo

“Oblivion” se passa no ano de 2077, numa Terra cheia de ruínas e com a superfície destruída devido a uma guerra atômica contra alienígenas. Tom Cruise vive Jack Harper, o engenheiro responsável pela manutenção de equipamentos de segurança no planeta. Depois do confronto apocalíptico, o que restou da humanidade vive em uma colônia lunar, local para onde Jack irá depois de terminar seu trabalho na Terra. Nesse meio tempo, ressurge a esperança quando ele encontra uma espaçonave acidentada que traz uma mulher dentro e, ao conhecê-la, ele começa a se questionar a respeito de certas coisas que ele tinha como verdades.

O diretor

Em uma entrevista coletiva que aconteceu em Los Angeles, o diretor do filme afirmou que não o qualifica como ficção científica. “É uma história universal que acontece no futuro. Trata-se de um homem que descobre algo den-

tro de si mesmo, seu processo para se transformar em herói, a persistência do verdadeiro amor”, disse. Sobre a parte técnica, uma curiosidade é que Kosinsk limitou o uso de cenografia virtual, de modo que fez gravações panorâmicas o para incluir essas cenas no filme. A direção de fotografia ficou por conta de Claudio Miranda, recém ganhador de um Oscar pelo filme “As Aventuras de Pi”. Outra curiosidade se dá pelo fato de que “Oblivion” é um filme diurno, contrariando os clássicos de ficção científica, onde a noite e a escuridão reinam.

Inovação

No final do mês passado, Tom Cruise esteve no Brasil para promover o filme e, em entrevista ao site de notícia CinePOP, elogiou o diretor Joseph Kosinsk, principalmente ao falar da Sky Tower, uma estrutura construída a 3 mil metros acima do solo e equipamento usado pelo diretor para projetar as imagens no set. “Ele passou dias filmando o céu, no topo de um vulcão no Havaí, capturando imagens reais das nuvens. Depois, ele projetou essas imagens em telas gigantescas, que cobriam toda a nossa volta no set. Parecia real até pra nós, sentíamos estar flutuando nas alturas”, disse Cruise.

www.outdoorregional.com.br | 11


SÉRIES

Por: Juliana Moreno j-moreno@ outdoorregional.com.br

Nashville Uma história ao som do country No dia 10 de abril, estreou no canal Sony a série “Nashville”, estrelada por Hayden Panettiere. Lá fora, o piloto já havia ido ao ar em outubro, pelo canal americano ABC e foi assistido por mais de 9 milhões de pessoas.

A trama

A série musical é ousada e explora os bastidores da música country, estilo consagrado nos Estados Unidos, o que aparenta ser uma carta na manga da autora Callie Khouri. Bom, a história é focada na vida de Rayna James, vivida pela atriz Connie Britton, uma cantora famosa do gênero em questão e que, após 20 anos, vê sua carreira de sucesso entrar em declínio, justificado pela baixa na venda de Cds e ingressos da turnê. A gravadora dela, então, decide que é momento da cantora se atualizar para encontrar um novo lugar no mercado fonográfico. É então que surge Juliette Barnes (Hayden Panettiere), a nova sensação da música country: jovem, bela e com uma carreira toda pela frente. É então proposto que Rayna, depois de ter sua turnê cancelada, passe a acompanhar Juliette, abrindo seus shows. Mediante a isso, ela começa a buscar outras formas de renovar sua carreira.

Lá fora, o piloto já havia ido ao ar em outubro, pelo canal americano ABC e foi assistido por mais de 9 milhões de pessoas Próximas da realidade

Passamos a acompanhar a vida de uma estrela de sucesso que briga pelo seu lugar de destaque em meio a tanta tecnologia e regras que as empresas musicais criam. É, realmente não é uma tarefa fácil. Então, mes-

12 | www.outdoorregional.com.br

A série musical é ousada e explora os bastidores da música country, estilo consagrado nos Estados Unidos

mo com pontuais divergências entre elas, não é possível caracterizar uma mocinha e uma vilã, por exemplo. Isto porque ambas irão mostrar tanto seu lado bom, como ruim. Isso é bom, pois as deixa mais próximas da realidade e as leva para longe de serem personagens caricatas.

Ponto positivo

A série conta com uma fotografia linda, assinada por Rodney Chaters. O início do episódio, por exemplo, mostra a cidade de Nashville em sua essência, algo realmente muito bonito. A trilha sonora, como não podia deixar de ser, também é um ponto forte. Não é à toa que a música country faz tanto sucesso. Um bom diferencial de outras séries musicais, é que “Nashville” tem a música apenas como plano de fundo, não sendo, então, um musical propriamente dito, com poucos diálogos, como é de costume.


www.outdoorregional.com.br | 13


LITERATURA

Por: Juliana Moreno j-moreno@ outdoorregional.com.br

A doçura do mundo Uma mulher, duas culturas e uma mudança de vida

A personagem principal deste livro é Tehmina Sethna, uma indiana de 66 anos que, após a morte de seu marido Rustom, enfim aceita um convite de seu filho para ir passar uma temporada com ele, sua esposa e seu filho nos Estados Unidos. Ela então deixa seu país, suas origens e amigos para viver e tentar se adaptar à cultura ocidental. A dúvida sobre se ela passaria a viver ali definitivamente ou voltaria para a Índia permeia o livro todo. E nesse impasse, nos aprofundamos em seus sentimentos e dificuldades, como o de viver sobre o mesmo teto de sua nora, que possui costumes completamente diferentes dos seus e que, por isso, também cria o filho longe dos costumes indianos, que Tehmina tem como corretos. Nesse momento da vida, essa mulher sente ainda mais forte e viva a falta do marido, pois ele era como um comandante que guiava sua vida, ou seja, ela sente -se à deriva, sem saber ao certo como caminhar sozinha. É então que ela acaba conhecendo dois meninos que moram ao lado da casa do seu filho. Ela se apega a eles e se envolve, sofrendo junto pelo fato de ambos serem maltratados por uma mãe totalmente negligente. Seu filho e sua nora são contra a ajuda que ela presta às crianças, mas ela não se desencoraja. E essa decisão acaba rompendo barreiras entre as duas culturas. Como, então, uma mulher que não consegue ao menos ditar as regras de sua própria vida, tomará medidas em favor de duas crianças? Uma situação que forçará Tehmina a crescer, tanto para o seu bem, tanto para ajudar outros. É romance rápido, de fácil leitura. Importante salientar que a autora, Thrity Umrigar é uma imigrante indiana que vive nos Estados Unidos, onde também é jornalista. Então, ela está bem familiarizada com a situação e demonstra isso em seus livros, pois sua narrativa é muito verdadeira acerca dos problemas da identidade cultural.

14 | www.outdoorregional.com.br

Ficha Técnica Título: “A doçura do mundo” Autor: Thrity Umrigar Editora: Nova Fronteira Páginas:304

Trecho Tehmina, querida. O que eu quero lhe dizer é isto: seja valente. Coragem, janu, minha amada. Foi por essa pessoa que eu me apaixonei, por minha mulher destemida e sem papas na língua. Quem é a mulher tímida e assustadiça que está no lugar dela? Não a reconheço. Então, por favor, janu. Seja feliz. A vida continua, sabe?


www.outdoorregional.com.br | 15


MÚSICA

Por: Bruno Rodrigues b-rodrigues@ outdoorregional.com.br

Bon Jovi cinquentão O cantor completa 30 anos de banda e faz show em São Paulo dia 21 setembro

Estilo de vida

John Francis Bongiov Jr, um descendente de italianos nascido em Perth Amboy, Nova Jérsei, EUA é nada mais nada menos que o líder da histórica banda Jon Bon Jovi. Aos 51 anos, John coleciona momentos épicos e frases como “Steve Jobs é pessoalmente responsável por matar o mercado da música” e “a vida é maior do que o clichê do astro do rock. Não sou, nem nunca fui assim”. Desde os quatro anos, o cantor já sabia o que queria ser e antes de montar a banda Jon Bon Jovi, ele fez parte dos grupos Atlantic City Expressway, Raze e The Wild Ones. O galã americano andou passando por alguns momentos de turbulência ultimamente. Sua filha Stephanie Bongiovi, 19, sofreu uma overdose de heroína e causou certa decepção e perplexidade no cantor, mas ele declarou que Steph já está se recuperando e conta com o apoio da família para se livrar de uma possível dependência química. Não obstante aos problemas dentro de casa, John ainda teve de enfrentar boatos como a saída o guitarrista de sua banda, Richie Sambora, informada por alguns jornais americanos. Segundo o site Billboard, Sambora apenas irá se ausentar na atual turnê nos EUA. Mas ao chegar à famosa “meia idade”, Bon Jovi pode olhar para trás e se orgulhar da sua carreira, com mais de 130 milhões de vendas de álbuns e 17 premiações renomadas da música mundial, além de trilhas em filmes e seriados e sucesso em todos os continentes.

Bon Jovi pode olhar para trás e se orgulhar da sua carreira, com mais de 130 milhões de vendas de álbuns Bon Jovi no Brasil

A banda está confirmada no dia 20 de setembro no Rock in Rio juntamente com o Nickelback e Matchbox Twenty 16 | www.outdoorregional.com.br

A banda está confirmada no dia 20 de setembro no Rock in Rio juntamente com o Nickelback e Matchbox Twenty

e já garantiu que no dia seguinte fará um show em São Paulo também. O objetivo é promover a turnê chamada “Because We Can” no Brasil e arrastar sua multidão de fãs espalhados no continente sul americano. O Rock In Rio acontece nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro e os ingressos para o show da banda foram esgotados em menos de duas horas após estarem disponíveis para venda. Para os fãs que o aguardam em São Paulo, é preciso ficar de olho na disponibilidade de vendas, pois o coroa que atravessou geraçãoes ainda está explodindo de audiência com o seu som Hard Hock.


www.outdoorregional.com.br | 17


MODA MASCULINA

Estampas fotográficas As camisetas com estampas são despretensiosas, divertidas e alegres, marcam o verão masculino e invadem o outono

Paisagens, desenhos, meios de locomoção e feições despojadas estão entre as principais estampas nas camisetas masculinas em 2013. Diversas marcas nacionais e internacionais apostaram suas coleções nas estampas fotográficas, como Dolce & Gabbana, Calvin Klein e a descolada Eleven Paris. Dos coqueiros aos personagens célebres, as t-shirts masculinas trazem consigo ares de passeio em locais turísticos e veraneio.

Como usar

Como aderir a nova tendência? Versáteis e muito democráticas, as t-shirts são peças-chave em qualquer guarda-roupa masculino, por apresentar vários modelos com diversas características e as estampas fotográficas podem ser aliadas às produções casuais, quando combinadas ao tradicional jeans ou calças e bermudas de sarja. Também podem ser combinadas aos mocassins, tênis, sapatênis, calçados abotinados e os modernos chinelos. Sobreposições de peças, cintos e outros adereços podem ser adotados para completar a composição. As camisetas invadiram o espaço masculino e ganharam o fanatismo dos homens, por sua característica despojada e moderna.

- Democráticas a qualquer idade e estilo - Para uma composição mais social, aposte na camiseta combinada a um tradicional jeans e um moderno sapatênis - Para as ocasiões casuais, use as estampas fotográficas combinadas a bermudas de sarja, mocassins ou chinelos

28 18 | www.outdoorregional.com.br

Por: Gabriela Barreto g-barreto@ outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 19


MODA FEMININA

Por: Gabriela Barreto g-barreto@ outdoorregional.com.br

Uma forte tendência para a estação

20 | www.outdoorregional.com.br


Em meados de 60, as cores clássicas do guarda-roupa masculino deixaram de ser exclusividade para os smokings e ternos mais finos e vieram para o guarda-roupa feminino com total força.

A tendência

A androginia incitada pela moda da década de 60 também ganhou fôlego com a OpArt, movimento artístico que transpôs uma ponte entre a arte e a moda com seus signos e cores de maneira divertida e cheia de jovialidade. As tendências de outono/inverno 2013 já estão em todas as lojas e no look de todas as mulheres, muitas vezes até sem querer. E uma delas é essa aguçada tendência do preto e branco, com a qual é possível compor tanto produções mais casuais, até looks mais formais.

Variações

A modernidade aliada à tradição é o que se reflete em muitas coleções para o próximo inverno. O preto e o branco tradicional permanecem, mas a inovação é a busca pela inovação em modelos e colocações da tendência! O estilo sport-a-porter aparece com muita evidência,como

nos vestidos triangulares, com o “meio-a-meio”, que é uma das apostas certas para a tendência. A listra na vertical P&B mostra a fuga do antigo uniforme presidiário demonstrando toda a modernidade de uma junção simples. Esta aparece em calças como grande destaque da tendência. Conjuntos preto e branco também dominaram as passarelas nos últimos desfiles, deixando marca registrada e favoritismo entre as mais modernas e blogueiras sempre de plantão. As composições variam e para entrar na moda com a nova tendência não é necessária apenas uma peça específica; faça a composição com peças já do seu armário e divirta-se!

Faça sua combinação

Calça, shorts, saias longas e curtas, vestidos, listras, xadrez, formal ou informal: a trend P&B definitivamente vai bem com tudo! Preto e branco é o clássico e todo mundo tem uma peça que dê pra combinar e montar um look dentro da tendência. Aposte numa camisa branca lisa e calça preta de couro, sapatilha e bolsa preta e arrase.

- Para mulheres altas e mais magras, aposte sem medo em listras P&B, tanto na vertical como na horizontal - Para mulheres mais baixas e um pouco acima do peso, evitem listras na horizontal, pois tendem a dar o aspecto de maiores - É só compor: peça branca superior, peça preta inferior, look branco com sobreposições preta.

www.outdoorregional.com.br | 21


Vi sta es s

at en dê nc ia

BL W A HI CK TE

ENSAIO

Modelo: Aliene Cassiano Fotos: Luciana Guimarães Edição de Imagens: Bruno Vieira Veiga de Oliveira Styling: Livia Barros e Rodrigo Bezerra Cabelo e Maquiagem: Alexander Carriel Local: Residência - Valdely Dantas Acessórios: Pimenta Calçados, Livia Barros e Acervo 22 | www.outdoorregional.com.br


Camisa seda pura, calça skinny bicolor, colar de correntes com Cristal

www.outdoorregional.com.br | Empório Joaquina - Av. Ver. José Ângelo Biagioni, 660, Loja 16, Boituva Park Shopping, Centro, Boituva/SP

23


Camisa bicolor com gola pérola, saia couro, cinto placa dourada, cinto placa cristal, colar, brinco, anéis e clutch de pérolas

24 | www.outdoorregional.com.br

Livia Barros - R. Cel Eugênio Motta, 521, loja43, Shopping Villa D’ouro, Centro, Boituva/SP - (15) 3263 - 4347


Vestido bicolor com basque, brinco e bracelete dourados

www.outdoorregional.com.br | Rosa Chic - Av. Ver. JosĂŠ Ă‚ngelo Biagioni, 660, Loja 06, Boituva Park Shopping, Centro, Boituva/SP - (15) 7836 - 4400

25


Camisa viscose com detalhe ponteira gola, casaco de linho, calça flare sarja, bolsa couro com aplicação de tachas

26 | www.outdoorregional.com.br

Socila - R. Expedicionário Souza Filho, 110, Centro, Boituva/SP - (15) 3263 - 5042


Trio sexy de renda tule chantilly Fruit De La Passion com aplicação de franjas

Madame Filó - R. Cel. Eugênio Motta, 398 - A, Centro, Boituva/SP - (15) 3363 - 2795

www.outdoorregional.com.br | 27


Peep Toe Couro

28 | www.outdoorregional.com.br

Pimenta Calçados - Av. Ver. José Ângelo Biagioni, 660, Loja 05, Boituva Park Shopping, Centro, Boituva/SP


www.outdoorregional.com.br | 29


INFORME PUBLICITÁRIO

Órbita da Moda Produtos inovadores em estilo e conforto, agora em Boituva

É sempre interessante conhecer a história dos parceiros que apresentamos aqui na Outdoor Regional. E esta é uma delas. Devido ao grande volume de itens que havia no escritório, dada à atividade de representação e desenvolvimento de produtos, o administrador e designer de calçados Cláudio Branco, resolveu fazer um feirão de natal. A ideia deu tão certo que os amigos e parentes incentivaram o início da loja. O nome Órbita da Moda nasce de uma busca no dicionário, onde, aleatoriamente, foi encontrada a palavra “Órbita”. Após um papo com os amigos sobre o universo da moda, surge a expressão ”Órbita da Moda”, nome que agradou tanto a ponto de Claudio telefonar para seu contador e solicitar a mudança do nome da empresa. Com produtos inovadores em estilo e conforto, sempre seguindo a tendência e a realidade da mulher atual, hoje, juntamente com sua esposa e sócia Jacira Branco, a Órbita da Moda está em Boituva. “Queremos que nossa marca traga orgulho para nossa cidade, com muito respeito a nossos fornecedores, colaboradores e principalmente, nossos clientes”, dizem. Então, fica o convite. “Convidamos todas as leitoras para que conheçam nosso espaço e nossos produtos e, desde já, agradecemos toda Boituva que sempre nos acolheu muito bem”, concluem.

Órbita da Moda

Endereço:Rua João Leite, 295, Loja 01, Centro – Boituva/SP Telefone: (15) 3363.6061

30 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 31


DECORAÇÃO

Por: Juliana Moreno j-moreno@ outdoorregional.com.br

Livros na decoração Seu acervo pode fazer muito mais por você e sua casa Apaixonados por leitura são conhecidos por terem em suas casas um acervo incrível de livros. Mas foi-se o tempo em que eles deveriam ficar encaixotados ou apenas amontoados em um canto qualquer da casa. Hoje, os livros passam a fazer parte da decoração.

Estante

A tão comum e útil estante pode ser pequena a discreta, como também diferente e bem chamativa. O legal é você deixar a imaginação tomar conta e investir em uma peça que, além de cumprir seu papel de estocar livros, também contribua para a estética do ambiente.

Diferente e prática

Um exemplo de estante que desempenha ambas as funções é a chamada Bookworm Chair, criada por designers holandeses. A grande sacada é que, além de acomodar os livros, a peça também acomoda os leitores. Além de deixar o ambiente super atual e diferenciado, é algo que, com certeza, deixará o seu momento de leitura muito mais aconchegante.

Foi-se o tempo em que eles deveriam ficar encaixotados ou apenas amontoados em um canto qualquer da casa. Hoje, os livros passam a fazer parte da decoração Cubos

Mas se você prefere coisas mais tradicionais, as opções são inúmeras. É possível, sim, ter um móvel clássico, mas que deixe o ambiente com um toque de personalidade. Os cubos, por exemplo, são uma boa opção se você quiser ga-

32 | www.outdoorregional.com.br

Você pode guardar seus livros em cestas ou caixotes e integrá-los à decoração do ambiente

nhar espaço. Sem contar que você os dispor nas paredes de várias formas diferentes, criando o seu próprio estilo e também seguindo a temática do ambiente.

Integrando

Algo muito interessante também é utilizar pilhas de livros como apoio para xícaras decorativas, velas aromáticas ou qualquer outro objeto. Você pode dispor, por exemplo, três livros, um sobre o outro, colocando o maior na base e o menor no topo, e amarrá-los com uma fita. Pronto! Terá um objeto de decoração para utilizar da forma que achar melhor.

Cestas e caixotes

Você pode guardar seus livros em cestas ou caixotes e integrá-los à decoração do ambiente. São itens de fácil acesso e que você pode customizar de acordo com o seu gosto, sendo uma opção barata e conveniente.


www.outdoorregional.com.br | 33


EDUCAÇÃO

Por: Thássia Moro t-moro@ outdoorregional.com.br

Língua Portuguesa A importância de aprendê-la Você já parou para pensar o porquê da escolha das matérias obrigatórias que estudamos a vida toda na escola? As matérias básicas e obrigatórias em todos os currículos escolares são essenciais para o aprendizado durante a vida escolar. A Outdoor começa a apresentar a importância do aprendizado das matérias básicas que todos estudamos na escola. E a primeira delas é a mais importante de todas: o Português.

Saber se comunicar

Aprender português proporciona que o aluno possa falar corretamente, além de conhecer as regras ortográficas e gramaticais da língua portuguesa. Falar e escrever corretamente são essenciais também para poder aprender as demais disciplinas, pois sem interpretar

A língua portuguesa é, portanto a matéria mais importante do currículo escolar, pois sem ela não é possível aprender a ler, escrever, interpretar e falar corretamente

Estudar a língua portuguesa proporciona um maior gosto pela leitura

corretamente aquilo que se lê não há como desenvolver o conhecimento em qualquer outra área.

Gosto pela leitura

Estudar a língua portuguesa proporciona um maior gosto pela leitura, pois entender o que acontece naquilo que está lendo é fundamental para que o interesse pelo restante da história ocorra. Dessa forma, fica cada vez mais comum ter curiosidade para buscar novas leituras e despertar a paixão pelo livro.

Adquirir informações

Estar por dentro do que acontece ao redor do mundo é necessário não apenas para a vida escolar, mas também para o resto da vida. A língua portuguesa tem papel fundamental nesse processo, pois é ela quem proporciona que os alunos possam compreender a realidade, além de adquirir

34 | www.outdoorregional.com.br

conhecimentos para o futuro, como para o vestibular, uma entrevista de emprego.

Desenvolve a imaginação

A imaginação é importante não apenas no desenvolvimento das crianças, mas também na vida adulta. Estudar português proporciona que nossa criatividade e imaginação se desenvolvam a vida toda. A língua portuguesa é, portanto, a matéria mais importante do currículo escolar, pois sem ela não é possível aprender a ler, escrever, interpretar e falar corretamente. Dessa forma, ela se torna fundamental no aprendizado das demais matérias e no desenvolvimento do conhecimento de todo o processo escolar. Fonte: Educar para crescer


www.outdoorregional.com.br | 35


SOCIAL

01 – Mayara, Bruna, Larissa e Natasha 02 – Gabriel e Gisele 03 – Simone e Gabriela 04 – Beatriz e Josiane 05 – Bruna, Alex e Jéssica 06 – Tiago e Carol 07 – Samara Prestes ,Rafael Domingos e Mari Segatto. 08 – Rafael, Camila, Carolina e Lucas

36 | www.outdoorregional.com.br


02

09– Julyane Maganha e Jairo Mendonça 10 – Lidiane Cabral e Nicolas Gusmão 11 – Mari Magalhães e Jéssica Denardi 12 – Milene Tassini e Bruno Henrique 13 – Carla Lima e Eveline Hashimoto 14 – Victor Hugo e Gustavo 15 – Alan e Patrícia 16 – Thayna Queiroz e Tiago Leardini

Fotos: Patricia Pereira Júlia Graziela Rafael Domingos

www.outdoorregional.com.br | 37


SOCIAL

01

Iperó Fest | Iperó

01 – Ari, Valdirene, Amauri e Margarete 02 – Camila, Samira, Beatriz e Halana 03 – Téo, Giovana e Iva 04 – Thaiane e João 05 – Carlos e Andréia 06 – Rodrigo, Viviani, Vitor e Vinicius 07 – Rhuan Carlos e Daniela Lira 08 –Adriano e Adriana 09 – Alessandra e Laércio 10 – Rose, Alessandro, Edivaldo e Fabíola 11 – Keite, Natália e Fabio

Fotos: André Maffeis Rafael Pereira Patricia Pereira

38 | www.outdoorregional.com.br

02


Balada Sertaneja Verdi | Boituva 12 – Maria Fernanda e Tainá 13 – Maurici, Sheila e Marcos 14 – Paulo e Carol 15 – Thaís e Michele

Coquetel Empório Joaquina | Boituva 16 – Carol, Aniete e Gabriela 17 – Michell e Luane 18 – Valdely e Elizabeth

www.outdoorregional.com.br | 39


SOCIAL

em parceria com:

01

Zouk Bar | Boituva 01 – Aline 02 – Greidson, Edner e João 03 – Renata e Gustavo

Baile Vem Dancar | Boituva 04 – Gilmar e Priscila 05– Samira e Alyson 06 – Preta e Gabriel

Festa do Branco | Boituva 07 – Giorgia e Ricardo 08 – Mariana e Nenê Henrique 09 – Leticia, Caroline e Rafa Fotos: Raphael Chespkassoff

40 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 41


SOCIAL

01

1ª Choppicanha do Rotary Club Sul | Boituva 01 – Marta e Neodival Bettini 02 – Edson e Nazaré Marcusso 03 – Paulo e Sandra Nehring 04 – Regina, Adriana, Valdely e Ana Paula 05 – Renata e Fábio Aleixo 06 – Hernando, Ricardo e Ricardo 07 – Valdete e Fernando 08 – Cris e Amilton Serrão 09 – Alessandra e Carlos 10 – Miriam, Acerbi e Rose 11 – Rafael, Nadya, Márcio e Priscila 12 – Preta e Maria Antonia 13 – Edney e Lucélia 14 – Claudemir e Regina 15 – Aleixo e Eloni 16 – Gabriela e Hellen 17 – Sérgio, Fábio e Edvaldo 18 – Rosana e Ângelo

Fotos: Raphael Chespkassoff Valdely Dantas

42 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 43


SOCIAL

01 em parceria com:

Balada Sertaneja Verdi | Boituva 01 – Lilian, Jéssica e Daiane 02 – Laís e Thais Gianotti 03 – Mateus, Daniele, Felipe e Raiane 04 – Leticia e Rodrigo 05 – Anderson 06 – Victor, Juliana e Bruno 07 – Yuri e João Paulo 08 – Bruno Sartorelli 09 – Tassi e Lilian

Fotos: Victor Ricione

44 | www.outdoorregional.com.br

02


www.outdoorregional.com.br | 45


SOCIAL

01 em parceria com:

Capitão XV | Tatuí 01 – Mayara 02 – Laura e Marcos 03 – Juninho e Marília 04 – Afonso e Camila 05 – Bebel e Mateus 06 – Eduardo e Elizete 07 – Camila e Pipo

Fotos: Felipe Celino

46 | www.outdoorregional.com.br


02

10 09

11

Millenium Boliche | Tatuí 08 – Cristiane e Monaliza 09 – Patrícia e Danilo 10 – Natália e Rodrigo 11 – Diego e Lendi

Pizzaria Hermelino’s | Tatuí 12 – Letícia e Marcos 13 – Junior Vaz e Michele 14 – Andréa, Gabriel e Gil 15 – Denilson e Dito 16 – Débora e Luis Otávio

www.outdoorregional.com.br | 47


CAPA

48 | www.outdoorregional.com.br

Por: Juliana Moreno j-moreno@ outdoorregional.com.br


“Venha me beijar de uma vez. Você pensa demais pra decidir. Venha a mim de corpo e alma, libera e deixa o que for nos unir...”. Os versos, famosos na voz de Djavan, agora alcançam sucesso na versão cantada por Bruna Caram.

As primeiras notas

Ela está prestes a completar 27 anos mas, apesar da pouca idade, já possui uma vasta bagagem musical. Nasceu em Avaré, interior de São Paulo, e desde cedo começou a receber influências musicais, já que sua avó era cantora de rádio nos anos 50. Desde os sete anos de idade ela começou a estudar piano e aos nove começou a fazer parte do grupo Trovadores Mirins, onde permaneceu por uma década, e depois, nos Trovadores Urbanos, fase em que ganhou jogo de cintura e valioso conhecimento em contato com os mais diversos tipos de púbico.

www.outdoorregional.com.br | 49


Trabalhos

Seu primeiro álbum solo foi lançado em dezembro de 2006 e recebeu o título de “Essa Menina”. Foi a partir da faixa “Palavras do Coração” que Bruna passou a ser incluída na lista de talentos emergentes da MPB. Três anos depois a cantora lançou o segundo álbum, “Feriado Pessoal”, onde a faixa título foi escrita por ela própria. No ano seguinte Bruna graduou-se em Música pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. E o mais recente trabalho da cantora é o álbum “Será Bem-Vindo Qualquer Sorriso”, que ela mesma define como um recomeço e uma descoberta. “Representa um momento novo na minha carreira. Passei por uma revolução para chegar a ele. Pela primeira vez, desde os 19 anos, quando comecei a gravar meu primeiro álbum, mudei de produtor e de banda. Resolvi trabalhar com pessoas que ainda não me conheciam, pisar em chão novo, me desafiar, me obrigar a crescer a cada momento. E o resultado é fabuloso para mim. Me sinto mais forte e mais verdadeira. Também me sinto mais próxima do meu público, que já posso dizer que me viu crescer”, define Bruna.

Saboreio cada momento, então, coleciono cada passo importante da minha carreira!

Disco novo

Sobre o curioso nome do álbum, ela também explicou que uma das primeiras canções que escolheu foi a “Bem-Vindo”, do Paulinho Novaes, música que ela viu como resenha do disco, ou seja, a ideia principal que ela queria reforçar no trabalho todo. “Com o tempo, me dei conta de que essa frase, ‘será bem-vindo qualquer sorriso’, escancarava ainda mais o espírito da nova fase, sem peso, só alegria, coração aberto, força. Significa que cada pessoa que se identificar com esse disco fará valer todo o meu esforço, todo o meu cantar”, explica.

Evolução

Quando questionada sobre sua evolução desde de “Essa Menina” até agora, Bruna diz que consegue ver claramente uma linha de evolução. “Tenho orgulho de todos os meus discos, não renego nada. E acho bonito ver que aquela menininha de 19 anos, que foi convidada para gravar ‘Essa Menina’, foi conquistando espaço e lutando para crescer, ser uma artista maior. Nunca me acomodei. De lá pra cá, minha voz melhorou absurdamente, como se tivesse rejuvenescido; tecnicamente e interpretativamente tudo melhorou. Procuro ser o artista que eu gostaria de ver”, diz. Sobre seu estilo musical, Bruna simplesmente não define o seu. “Detesto definições! Música muito bem interpretada é o que eu quero fazer, à vontade”, defende. 50 | www.outdoorregional.com.br


Momentos e composições

Os momentos mais marcantes da carreira, segundo ela, são inúmeros. “Saboreio cada momento, então, coleciono cada passo importante da minha carreira! O primeiro show em que a plateia cantava minhas músicas, o primeiro show fora de São Paulo, a primeira vez em Recife, as primeiras viagens de avião com a banda, o primeiro Auditório Ibirapuera, cada vez que ouço minhas músicas na rádio, o lançamento do disco no Japão e o lançamento da minha canção ‘Feriado Pessoal’ numa compilação nos Estados Unidos”. Sobre suas composições, Bruna explica que elas são sempre baseadas em experiências próprias. “Acontece de às vezes eu

me lembrar de algo que passei, misturar com histórias que ouvi, mas sempre passa pela minha experiência. Sou letrista, então, mesmo quando componho letra e música, a letra vem primeiro. A letra, pra mim, é a alma do ‘negócio’. É pela letra que escolho o que vou cantar também”, diz.

Planos

Bruna termina dizendo que seus planos para este anos são todos! Rodar o Brasil, rodar exterior, tocar nas rádios e programas de TV. “Já está tudo encaminhado! Fiquem de olho nas redes sociais e no site www.brunacaram.com.br”. Ela também deixou um recadinho para vocês, leitores da Outdoor: “queridos, obrigada pelo espaço! Que possamos nos ver em breve nas cantorias do ‘Bem-Vindo’. Sorrisos e expressões de amor”, finalizou ela. Fotos: Marcos Hermes

www.outdoorregional.com.br | 51


ESPORTES

Por: Bruno Rodrigues b-rodrigues@ outdoorregional.com.br

O esporte que está conquistando multidões ganha força no interior e exibe grandes atletas como Tiago Castro

52 | www.outdoorregional.com.br


A história

Quando pensamos em MMA, logo imaginamos ser algo bem recente. Só que não. O Mixed Martial Arts (Artes Marciais Mistas) é mais antigo do que pensamos e faz parte da humanidade desde 648 a.C. A prática começou com os gregos, que criaram o Pankration, uma combinação de duas palavras gregas: pan, que significa tudo ou vários, e kratos, que significa força. O esporte nada mais era do que uma mistura de boxe e wrestling. Após passar por um período de queda de popularidade, os combates com mistura de diferentes artes marciais voltaram ao cenário mundial graças a uma família de brasileiros. A história do moderno MMA está intimamente ligada à história da família Gracie. Com o objetivo de chamar a atenção da massa, os Gracie promoveram o “Gracie Challenge”, onde desafiavam outros lutadores. Esses combates ficaram conhecidos como Vale Tudo e, daí em diante, grandes eventos passaram a ser organizados. Em 1993 aconteceu o primeiro Ultimate Fighting Championship (UFC), vendendo 86 mil cotas de per-pay-view já na primeira edição. Na terceira edição do evento o número de cotas vendidas pulou para 300 mil. Atualmente o MMA é um esporte de alta performance, além de ser um verdadeiro show de entretenimento atraindo milhões de espectadores pelo mundo todo.

O MMA no interior

No dia 16 de março, a cidade de Tietê recebeu o “Tietê Expo Fight”, evento que reuniu cerca de 150 atletas entre argentinos e brasileiros. Competidores de MMA, Muay Thay, Submission e Luta de braço se reuniram em atrações que agitaram o público da cidade paulista. O organizador do evento, Carlos Eduardo Rodrigues, se surpreendeu com repercussão do evento que reuniu

mais de 1000 espectadores. “Eu já tenho experiência em organizar eventos, só que não esperava a tamanha proporção que teve o ‘Tietê Expo Fight’. O mais difícil foi organizar a base das atrações, no dia fica tudo mais fácil porque já está tudo pronto e, lógico, vamos aprendendo com alguns erros para aprimorar acertos no evento seguinte”, explica Carlos Eduardo. Para os fanáticos por musculação, o evento também separou um desafio de série de supino. Carlos Eduardo garante que o evento terá uma nova edição e será entre março e maio de 2014.

Conheça Tiago Castro

Vencedor da luta principal do “Tietê Expo Fight”, Tiago Castro, lutador de MMA, paulistano de 29 anos, coleciona títulos como os de bicampeão mundial, bicampeão sul americano, campeão brasileiro, hexacampeão paulista, entre vários outros. Para obter todas essas conquistas e ser um atleta completo, Tiago pratica jiu-jítsu, judô, boxe e muay thai e não tem vida fácil, pois ele mantém uma rigorosa rotina de treinamento. “Meus treinos são divididos em luta agarrada, trocação, preparação física e treino específico de MMA. São executadas seis vezes por semana, de três horas e meia a cinco horas diárias, divididos de dois a três treinos diários”, explica o atleta. Especialista em lutar no chão, devido sua boa técnica em jiu-jítsu, Tiago conseguiu várias vitórias com finalizações de estrangulamento e no evento em Tietê não foi diferente. “Minha luta saiu tudo como o planejado, logo no primeiro round derrubei meu adversário e trabalhei meus socos. Logo depois coloquei meu oponente para baixo e apliquei um estrangulamento muito forte e logo consegui uma finalização”, conta o vitorioso lutador e claramente satisfeito com seu desempenho.

www.outdoorregional.com.br | 53


SAÚDE

Por: Dr. Marcelo L. Galvão m-galvao@ outdoorregional.com.br

Todo mundo sabe que tem, mas só se lembra dele durante a ressaca ou algum excesso de alimentação. O fígado é a maior glândula do corpo humano. Tem o peso por volta de um quilo. Além do tamanho, o órgão apresenta várias funções. Além disso, possui a fantástica habilidade de se regenerar, como por exemplo, em doação em vida de parte do fígado. Depois de alguns meses o órgão se regenera e fica completo novamente.

54 | www.outdoorregional.com.br


Funções

• Capacidade de sintetizar (produzir) proteínas importantes: a principal proteína é a albumina. Serve como substância de transporte para outras do próprio corpo, como hormônio, além de medicamentos. Produz também fatores de coagulação do sangue, proteínas que carregam o ferro, entre outras; • Armazenar glicose: a glicose (açúcar) retirada dos alimentos no intestino é transportada e então armazenada também no fígado como um local de reserva. Quando o corpo precisa de energia, busca essa glicose armazenada; • Sintetizar e secretar a bile: é produzida pelo fígado e armazenada na vesícula. Assim que solicitada, é liberada no intestino. Funciona quebrando as moléculas de gordura; • Metabolização: tudo o que foi absorvido no intestino e passou para o sangue passa pelo fígado. Lá, as substâncias que poderiam ser agressivas se tornam inofensivas para serem eliminadas pela urina ou pelas fezes. Os medicamentos também passam pelo processo de metabolização e recebem o nome de Efeito de Primeira Passagem, aonde têm sua concentração reduzida (a indústria farmacêutica estuda e calcula a dose baseando-se nessa redução).

Doenças

O fígado, como qualquer outro órgão, sofre desgaste natural com o decorrer da idade. Porém, alimentos, bebidas e outros hábitos podem interferir e acelerar esse desgaste. O consumo de alimentos ricos em gorduras e açúcares e bebidas alcoólicas são grandes vilões das doenças hepáticas. No caso das gorduras, seu excesso pode causar a esteatose hepáticas, que é comumente chamado de fígado gorduroso, que por sua vez pode levar ao quadro de hepatite gordurosa (inflamação do fígado)

e por fim ao estado de cirrose hepática, que também pode ser causa pelo excesso de bebidas alcoólicas. Os açúcares estão relacionados ao diabetes, que devido à resistência a insulina, não consegue impedir a produção de mais glicose. Todas essas alterações podem levar ao câncer de fígado. Não podemos nos esquecer de que alimentos contaminados podem trazer o vírus da hepatite A. O excesso de uso de antiinflamatórios esteróides (corticoides) também pode causar a chamada Síndrome de Cushing.

Fique alerta

Veja alguns sintomas que podem indicar problemas com o fígado: Icterícia (olhos, mucosa e olhos amarelados); fadiga (cansaço); má digestão; boca amarga; ascite (barriga d´água); dor abdominal; equimoses (manchas roxas na pele).

Como cuidar

Para manter a saúde do fígado em dia devemos ter alguns cuidados, como inclusão de verduras, frutas, massas integrais, aveia, farelo de trigo na alimentação, consumir com moderação bebidas alcoólicas e carboidratos, evitar frituras e gorduras saturadas, não utilizar medicamentos sem a real necessidade e praticar atividade física com regularidade. Faça também exames preventivos. Em caso de dúvidas, procure um farmacêutico na drogaria mais próxima de sua casa!

www.outdoorregional.com.br | 55


TECNOLOGIA

Por: Juliana Moreno j-moreno@ outdoorregional.com.br

Google Keep Salve o que está na sua mente No final do mês passado, depois de muitos rumores, a Google, por fim acabou lançando um aplicativo que permite fazer anotações, escrever lembretes e criar listas de tarefas. O serviço surge como principal concorrente do rival Evernote, um aplicativo bem similar, que tem como objetivo substituir anotações manuais, bloco de notas ou os “post-its” virtuais.

Atributos

O Keep está disponível para o Chrome e Android 4.0 ou superior. É completamente personalizável, sendo que ainda é possível salvar os lembretes e listas com inserção de fotos e áudio. Fora isso, a versão mobile possui a opção de transcrever a fala em texto, de forma a incorporar o áudio original à nota. Segundo o site The Next Web, com o aplicativo é possível tanto criar, quanto editar e apagar as notas tanto em computadores, como também em dispositivos móveis, sendo necessário apenas que o aplicativo esteja ligado a uma conta do Gmail.

É completamente personalizável, sendo que ainda é possível salvar os lembretes e listas com inserção de fotos e áudio Detalhes

O aplicativo é de fácil entendimento e não há limite de caracteres para as notas. A versão mobile aparece um pouco mais completa que a da web, sendo que logo no top do aplicativo, há a opção “adicionar nota rápida”. Depois de digitar o texto, é só apertar “enter” e pronto! Sua nota estará criada e pode ser editada futuramente. Há também oito opções de cores para a sua nota, sendo que você também pode personalizá-la com figuras e fotos, como desejar. O tamanho da nota também é editável.

56 | www.outdoorregional.com.br

O Keep está disponível para o Chrome e Android 4.0 ou superior

Compartilhamentos

Se você deseja compartilhar suas notas nas redes sociais, via chat ou email, o Keep permite isso. Se você enviar uma delas ao seu Gmail, por exemplo, ela chegará em arquivos separados, sendo a imagem em anexo e o texto no corpo da mensagem. A aplicação se encontra disponível para download gratuito no Google Play ou através de drive.google.com/keep. Basta saber se a moda do Keep vai pegar. O Evernote, por outro lado, possui uma quantidade esmagadora de usuários que já estão acostumados com as suas facilidades e interface. Vamos aguardar.


www.outdoorregional.com.br | 57


GAMES

58 | www.outdoorregional.com.br

Por: Rafael Barbosa r-barbosa@ outdoorregional.com.br


Vamos a um quiz rápido: o que as franquias “Crash Bandicoot”, “Jak and Daxter” e “Uncharted” têm em comum, além do fato de serem campeãs de público, crítica e terem marcado as gerações Playstation onde passaram? A resposta: foram desenvolvidas pelo mesmo estúdio.

O game

Embora tenha se tornado mundialmente conhecida pelo seu trabalho em “Uncharted”, a Naughty Dog há muito já é um sinônimo de ótimos jogos e principalmente de criatividade, já que nunca mantém suas franquias por mais de uma geração. A desenvolvedora já é uma das first party mais importantes da Sony e agora mais uma vez mostra que não se prende à barreiras ao desenvolver uma nova IP, sendo a primeira vez que trabalha em duas franquias diferentes em uma mesma geração. “The Last of Us” nos apresentará um mundo apocalíptico, onde a raça humana foi dizimada por um fungo que infecta o hospedeiro e o transforma em uma horrível criatura. O game se passa 20 anos após a praga e é neste tempo que encontramos Joel, um traficante do mercado negro que vive dentro de uma das várias zonas de quarentena, destinada aos poucos que sobreviveram à infecção. Diante de acontecimentos recentes, Joel promete tirar uma garota chama Ellie do complexo e levá-la a um lugar seguro. Assim o jogo mostrará estas duas pessoas, de idades e temperamentos completamente diferentes, buscando um lugar seguro em um mundo que há muito tempo já foi reivindicado pela natureza. Assim como visto em “Uncharted”, o game terá um forte apelo cinematográfico, com muitas cut scenes e quick time events, porém, ao contrário do tom aventuresco visto nas aventuras de Nathan Drake, o foco será o drama e o horror. Segundo os desenvolvedores, em “The Last of Us” não haverá pessoas correndo e atirando a esmo, pois o objetivo é apre-

sentar ao jogador toda a fragilidade de pessoas que tentam sobreviver em um mundo hostil.

Alguns detalhes

Embora existam perigos em todos os cantos, Joel e Ellie terão que se virar com pouco para sobreviver. Os itens são escassos, as armas são degradáveis e sua vida não se regenera, de forma que muitas vezes a melhor opção é passar despercebido, ou improvisar uma estratégia utilizando algum item do cenário, ao invés de investir em um confronto direto. Os inimigos prometem ser um verdadeiro desafio, já que a desenvolvedora está dando uma atenção especial à inteligência artificial dos oponentes. Além dos perigosos infectados, que se comportam como verdadeiros animais raivosos, existem também pessoas que, assim como os protagonistas, também buscam sobreviver fora da zona de quarentena. E eles, na maioria das vezes, não são amigáveis. Eles conversam entre si, trocam dicas e podem mudar de estratégia rapidamente dependendo da situação, ou até mesmo se renderem ao se sentirem vencidos. Porém, nem tudo está contra o jogador, pois aparentemente Ellie promete ser uma companheira mais do que apropriada. Embora controlemos Joel no game, a garota estará sempre lá, e ao contrário do que possa parecer, ela está longe de ser um peso morto e irá ajudar seu companheiro em diversas ocasiões, ao distrair inimigos, apanhar itens, além de poder defender-se sozinha até certo ponto. O game promete unir toda a experiência que a Naughty Dog acumulou nesta geração e, se ele for similar aos outros trabalhos da desenvolvedora, com certeza “The Last of Us” será um jogo que irá ficar na memória.

www.outdoorregional.com.br | 59


TURISMO

60 | www.outdoorregional.com.br

Por: Bruno Rodrigues b-rodrigues@ outdoorregional.com.br


Se tratando de turismo na região nordestina, uma das primeiras coisas que vêm à cabeça, sem dúvida são as praias. E João Pessoa, a capital da Paraíba, não deixa a desejar em absolutamente nada no quesito litorâneo, além de ter uma excelente infraestrutura e lazer dignos de um centro urbano.

A capital paraibana

A região da cidade paraibana oferece 35 km de orla marítima. As praias se distinguem pelos perímetros urbanos ou pelo predomínio da natureza, mas a maioria se caracteriza pelas águas calmas, azuis e sempre promovem vistas de tirar o fôlego sob um Sol que nasce e se põe mais cedo graças à posição geográfica da cidade. Isso sem contar as famosas brisas que refrescam diante do forte calor nordestino, convidando qualquer visitante para uma caminhada, no mínimo inesquecível no final da tarde. João Pessoa é o sexto destino mais visitado no Nordeste. Seu clima provinciano, mesmo sendo a capital do Estado, se dá pela participação ativa na revolução de 1930, enriquecendo a história e a cultura da cidade.

As atrações

O litoral sul se destaca por conta da praia do Coqueirinho, uma pequena enseada com águas límpidas e praticamente sem ondas, demarcada pela vegetação por falésias e um rio que desemboca no mar. Os serviços também são ótimos atrativos para os turistas com opções para bebidas, petiscos, cadeiras e guarda-sóis para alugar. João Pessoa conta com uma boa estrutura de transportes públicos, que facilitam os passeios mais próximos. As praias desertas possuem uma peculiaridade, que são os buggys,

considerados a melhor opção para chegar até elas. O passeio tem um custo médio de R$80 por pessoa. Por esse valor é possível usar os buggys pelo dia todo aproveitando as paisagens exuberantes das diversas praias paraibanas. Desfrutando mais ao norte, o turista poderá conhecer a praia de Lucena, no município de Cabedelo. No caminho, um tour histórico pela Fortaleza de Santa Catarina e a histórica Igreja Nossa Senhora da Guia é praticamente obrigatório.

As tartarugas marinhas

Ainda no Norte de João Pessoa, na praia de Intermares, os turistas podem presenciar um belo projeto ecológico que tem como objetivo preservar as areias como área de desova de tartarugas marinhas. Intermares é conhecida por ser a única praia no mundo que mantém essa característica, e isso se deve ao trabalho feito há 11 aos pela ONG Guariju, que reúne voluntários para ajudar a proteger os ovos, com ninhos cercados e sinalizados durante a época de gestação, que dura 55 dias. O curioso é que as tartarugas depositam seus ovos no local que nasceram, mas isso acontece quando elas atingem a idade adulta, cerca de 30 anos. João Pessoa possuía outras praias com esse mesmo projeto, como Manaíra, mas o crescimento urbano devastou os locais de desova. No local, os turistas recebem informações importantes e aprendem várias curiosidades sobre as tartarugas, inclusive a importância da preservação delas. João Pessoa é uma viagem perfeita para quem adora conciliar natureza e belas recordações. Vamos?

www.outdoorregional.com.br | 61


AUTOS

Por: Juliana Moreno j-moreno@ outdoorregional.com.br

Amarok 2013

Evento atrai os apaixonados pela picape

Entre o final deste mês e início de maio, a Volkswagen do Brasil promoverá o “Festival Amarok Experience”, evento inédito em São Paulo, onde os presentes poderão fazer test drive das versões automáticas da pick-up Amarok, em pista off-road.

O evento

Segunda a assessoria de imprensa da Volkswagen, a pista off-road foi projetada especialmente para as versões automáticas da Amarok, sendo formada por subidas e descidas íngremes, além de buracos com lama e outros diversos obstáculos que possibilitarão ao consumidor conferir como funcionam todos os sistemas da pick-up, como o ABS off-road e a tração 4MOTION. Para aproveitar essa chance, basta apresentar a carteira de habilitação válida e se render a esse incrível automóvel!

O automóvel

A linha 2013 da Amarok apareceu com algumas novidades, como o sistema de alívio de peso da tampa traseira como item de série em todas as versões do modelo, além de uma nova opção de cor e o aumento dos equipamentos adicionais para a versão Trendline, famosa pelo já consagrado câmbio automático de oito marchas. Além disso, também conta com faróis de neblina

a pista off-road foi projetada especialmente para as versões automáticas da Amarok, sendo formada por subidas e descidas íngremes, além de buracos com lama e outros diversos obstáculos com luz dinâmica para manobras, sensores dianteiro e traseiro de estacionamento e o pacote tecnológico Light & Vision, que é composto por acendimento automático dos faróis, retrovisor interno eletrocômico, Coming&Leaving home e sensor de chuva. Isso sem contar que a versão também passou a contar com o novo rádio RCD-320 2DIN com entradas SD-card/USB e com Bluetooh como item de série. No primeiro trimestre deste ano, a Volkswagen vendeu no mercado brasileiro 5.471 unidades da Amarok, um número 62 | www.outdoorregional.com.br

A linha 2013 da Amarok apareceu com algumas novidades, como o sistema de alívio de peso da tampa traseira como item de série em todas as versões do modelo

que representa crescimento de 54% nas vendas sobre o mesmo período de 2012.

Informações

Se quiser experimentar um pouco do que esse veículo tem para oferecer, o “Festival Amarok Experience” será realizado nos dias 2, 3, 4, 5, 10 e 11 de maio, sendo os horários de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e nos fins de semana, das 9h às 18h, sempre com entrada gratuita. A pista estará montada na Avenida Otto Baumgart, 1.300, na zona norte de São Paulo.


www.outdoorregional.com.br | 63


FINANร AS

64 | www.outdoorregional.com.br

Por: Fรกbio Sanqueta f-sanqueta@ outdoorregional.com.br


Até que ponto será de grande valia o Brasil sediar um dos maiores eventos (se não for o maior) do mundo? Todo cidadão brasileiro se já não fez, irá fazer tal pergunta.

Os números

Trata-se de bilhões (em reais) de investimentos realizados nos estádios e na infra-estrutura urbana para locomoção e acomodação da multidão que é prevista na chegada ao país. De acordo com a Folha de São Paulo do dia 05 de fevereiro, o custo para a organização da Copa de 2014 já atinge R$ 26,5 bilhões. A cifra é R$ 2,7 bilhões maior que o previsto no primeiro balanço orçamentário da União, de janeiro de 2011, e vai aumentar, podendo chegar aos R$ 33 bilhões até junho de 2014, mês da Copa do Mundo. De todas estas cifras, 90% serão custeadas pelo poder público. O documento cita os gastos com obras de mobilidade urbana, estádios, portos, aeroportos, telecomunicações, segurança e turismo relacionados ao Mundial. Porém, não teremos finalizados ou se quer iniciados, 50% de todas as obras dos setores citados, o que nos deixa em uma posição desconfortável perante os organizadores e até mesmo para o mundo, com grandes chances de deixarmos uma imagem desagradável pelo nosso “jeitinho brasileiro”.

O que irá acontecer?

Todos esses investimentos e cifras catastróficas poderiam nos deixar um bom legado econômico e principalmente em infra-estrutura, “aproveitando” da boa situação em que o país atravessa e das obras exigidas para a realização da Copa do Mundo. Mas como se trata de Brasil, as consequências têm tudo para se tornarem mais negativas do que positivas. Um exemplo claro do que não irá acontecer é o crescimento do país em pleno ano da copa, com previsão de 3,5% do PIB 2014, com revisões para baixo nos últimos meses, um crescimento muito abaixo do esperado, levando em consideração que sem um grande evento como este já crescemos recentemente 7%. Aqui deixo uma pergunta: se todo esse dinheiro do governo, cerca de R$ 25 bilhões de reais, fosse investido de forma correta e bem direcionada, precisaríamos de uma Copa do Mundo ou até mesmo de uma Olimpíada?

www.outdoorregional.com.br | 65


DIREITO

Por: Bruno Fernandes b-fernandes@ outdoorregional.com.br

Empregadas domésticas Nova lei amplia os direitos trabalhistas das “secretárias do lar’. Será essa uma medida acertada? Todas as leis são criadas com o intuito de melhor regular a vida em sociedade, bem como melhor regulamentar nossos direitos e deveres. Contudo, não podemos esquecer, que toda e qualquer lei deve, primordialmente, atentar-se ao fim social ao qual se destina.

A Lei

A proposta de emenda Constitucional conhecida com a “PEC das Empregadas Domésticas” aumenta os direitos dos empregados domésticos, equiparando-os de certa forma aos demais empregados. Praticamente temos assegurados aos trabalhadores domésticos direitos como o pagamento de horas extras, adicional noturno, obrigatoriedade do recolhimento do fundo de garantia, que antes era facultativo, entre outros. Longe de queremos questionar a justiça da concessão de tais direitos, devemos também observar com cuidado o outro lado da moeda, o empregador doméstico, que se onerado em demasia, pode não suportar os encargos da contratação e teremos criada uma situação talvez impensada, como a diminuição dos postos de trabalho, maior opção pela contratação de diaristas ou, até mesmo, um considerável aumento da informalidade.

Se a lei é boa ou ruim, apenas o tempo nos dirá, quando analisarmos suas consequências práticas A questão

Ainda que merecido o resguardo da Lei aos trabalhadores domésticos, guardam ainda grande diferença entre os “convencionais”. Primeiramente, se considerarmos onde exercem seu labor, sendo que um lar, não é local a visar lucro como uma empresa; ainda, a execução das tarefas

66| www.outdoorregional.com.br

Muito se tem visto as famílias de hoje optarem por diaristas, justamente para fugir dos encargos trabalhistas

guarda também considerável diferença às atividades empresarias, sejam em questões temporais ou em questões de supervisões. Muito se tem visto as famílias de hoje optarem por diaristas, justamente para fugir dos encargos trabalhistas. Se considerarmos agora o aumento destes custos, maior ainda será a busca por tipo de contratação, frente ao impacto no orçamento doméstico, aumentando a informalidade, senão o desemprego. Se a lei é boa ou ruim, apenas o tempo nos dirá, quando analisarmos suas consequências práticas. Por hora, nada melhor que a negociação entre empregados e empregadores, a fim de ajustarem o melhor para si, sem que haja, claro, infrações à Lei. Caso contrário, poderemos ter um grande número de demissões.


www.outdoorregional.com.br | 67


ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO

Por: Luana Dourado arq-const@outdoorregional.com.br

As novas do vidro O material tem se tornado cada vez mais versátil e presente nas construções A luz do Sol, quando aproveitada em doses moderadas, faz muito bem à saúde. E utilizar vidros para aproveitar a iluminação natural nas construções não só aumenta nosso bem estar, como colabora com o planeta e diminui os gastos com energia elétrica. Além disso, o vidro utilizado como cobertura, revestimentos, nas fachadas, entre tantas outras formas, traz beleza e sofisticação para os ambientes.

O vidro

Por muito tempo o vidro não era bem visto no Brasil, quando ocupava grande parte das fachadas nas residências. Por se tratar de um país tropical, o material filtrava os raios ultravioletas emitidos pelo Sol, mas tendia a transferir o calor para dentro do ambiente. Os vidros espelhados foram os primeiros na tentativa de barrar o calor, mas além de sempre estarem associados aos edifícios corporativos, impediam a passagem de luz. O ambiente ficava bonito e moderno, porém os gastos com eletricidade continuavam os mesmos ou até maiores.

Utilizar vidros para aproveitar a iluminação natural nas construções não só aumenta nosso bem estar, como colabora com o planeta e diminui os gastos com energia elétrica Opções

Nas residências a necessidade de transparência sempre foi grande. As pessoas optam pelo vidro geralmente quando estão próximas a uma bela paisagem e querem interagir com ela. Por isso é tão comum casas com fachadas de vidro na praia ou na montanha. Já é possível encontrar vidros especiais para cobertura, que têm propriedades autolimpantes ativadas pelos raios UV, que não permitem que a sujeira grude e assim, seja levada pelo vento

68 | www.outdoorregional.com.br

Já é possível encontrar vidros especiais para cobertura, que têm propriedades autolimpantes ativadas pelos raios UV

ou pela chuva. Outros ainda são de controle solar seletivo, que permitem uma casa com vidros na fachada e cobertura sem que o ambiente dê a impressão de uma estufa.

Invista

O número de fabricantes com disponibilidade no Brasil vem crescendo ao longo dos anos, o que diminui o custo, possibilitando que o vidro seja utilizado como proteção térmica, acústica ou decoração, além de apenas janelas, por exemplo. Há um tipo ideal para cada tipo de situação e é aconselhável o estudo em parceria com um profissional, que de acordo com o projeto, vai ajudar na escolha entre uma infinidade de tratamentos, cores e texturas.


www.outdoorregional.com.br | 69


GOURMET

Por: Juliana Moreno j-moreno@ outdoorregional.com.br

Suflê de legumes Prática e fácil de fazer, esta receita é uma ótima opção para qualquer momento do dia, além de ser uma forma agradável e leve de integrar os legumes à sua alimentação. Como leva claras batidas na massa, quando levado ao forno as bolhas da clara incham e fazem a massa crescer, deixando o suflê super aerado!

Ingredientes 2 colheres de sopa da farinha de trigo 300 ml de leite 2 colheres de sopa de manteiga 1 pitada de sal 50g de queijo ralado 4 ovos Legumes cozidos e cortados em cubos

Derreta a manteiga numa panela, sem deixar esquentar muito

Após, misture as gemas bem batidas, o queijo e os legumes de sua preferência

Depois disso, junte a farinha, o sal e o leite no mesmo recipiente e mexa sempre até engrossar

Bata as claras em neve até que fiquem num ponto bem firme e misture-as ao restante da massa

Retire do fogo e deixe esfriar

70 | www.outdoorregional.com.br

Leve ao forno a 180ºC em um pirex untado com manteiga por 15 minutos


www.outdoorregional.com.br | 71


REGIÃO

Por: Camila Marcusso c-marcusso@ outdoorregional.com.br

Tradicionalidade Samba de roda de Pirapora leva sua tradição a Sorocaba Recentemente, a área de convivência do Sesc Sorocaba foi tomada pelo tradicional samba de roda de Pirapora. De acordo com o site oficial da Prefeitura de Pirapora do Bom Jesus, a cidade é o berço do samba de roda, conhecido também como samba paulista ou samba caipira.

O grupo

Na ocasião, o grupo “Samba de Roda de Pirapora” atraiu aproximadamente 200 pessoas para Sorocaba. Os integrantes do grupo mantém viva a memória do samba caipira, que possui um repertório com a mistura do ritmo africano, dança e louvor ao santo padroeiro Bom Jesus. São aproximadamente 25 pessoas que compõem o grupo, todos nascidos na cidade, onde cresceram aprendendo o samba. Entre elas, Maria Esther de Carvalho Lara, uma jovial senhora de mais de 80 anos. “Gosto e considero esse tipo de atividade muito importante para mostrar ao público a preservação da cultura popular. É uma oportunidade para que grupos apresentem suas culturas,

O grupo “Samba de Roda de Pirapora” atraiu mais de 150 pessoas para o local. Ele mantém viva a memória do samba caipira mantendo a tradição e passando de geração para geração”, conta a professora Jéssica Bastida, que participou da atividade.

O evento

O evento teve como objetivo difundir e valorizar a cultura regional. “Apresentações como essa auxiliam na disseminação de culturas regionais, da região de Sorocaba e de outras também. Assim, o público não só pode ver-se e reconhecer-se, como também pode deparar-se com outras tradições populares que estão na base da formação da identidade brasileira”,

72 | www.outdoorregional.com.br

O evento teve como objetivo difundir e valorizar a cultura regional

diz Guilherme Garcia, animador cultural do Sesc Sorocaba. A aposentada Zani de Almeida Bastida, da cidade de Sorocaba, comenta que a iniciativa é de grande importância, pois resgata as tradições, apresenta novos talentos e proporciona ao público o contato com diversos ritmos da cultura popular brasileira. Para Jéssica, ainda falta divulgação e espaço para esse tipo de apresentação. “Infelizmente, são poucos lugares que desenvolvem esse trabalho. Não conhecia o grupo e gostei muito. É visível que o público participa e se encanta com esse ritmo”, expõe a professora. “A preocupação do Sesc Sorocaba é atender com frequência e qualidade as manifestações populares referentes à diversidade cultural. Isso proporciona ao público contato com outras formas de realidade, vivência e entendimento da vida, abrangendo sua noção de arte e estética, entendendo a cultura de forma mais ampla, sem preconceitos e passível de múltiplos olhares e interpretações”, explica Guilherme. Confira as próximas atrações do Sesc Sorocaba no site: www.sescsp.org.br.


www.outdoorregional.com.br | 73


PRATA DA CASA

74 | www.outdoorregional.com.br

Por: Thรกssia Moro t-moro@ outdoorregional.com.br


Um dos destaques sertanejos da nossa região é a dupla Diego e Leandro. Eles vêm lotando as casas noturnas e bares, além de conquistar cada vez mais o público por onde passam. E é um pouco mais sobre a carreira dessa dupla que a Prata da Casa apresenta nesse mês.

A dupla

Além do sobrenome Almeida, Diego e Leandro compartilham a paixão pela música. Os dois sempre foram apaixonados pela música e há três anos se uniram para juntos tentarem sucesso com o gênero musical que mais admiram: o sertanejo. Ambos são nascidos na cidade de Porto Feliz e começaram a carreira tocando em bares, festas de casamento e aniversários. Após dois anos de muitos shows pela região, a dupla lançou em 2012 o CD “Dando Exemplo”, contando com 12 músicas inéditas e de autoria própria. O CD traz um mix de músicas que promete não deixar ninguém parado, além de baladas românticas com letras e produção muito bem trabalhadas.

Nova fase

Esta nova fase da dupla, deve-se ao fato do recente contrato com a CDRMais Produções Artísticas, empresa que desde março de 2012 vem dando todo o suporte necessário para a expansão da carreira dos cantores, tanto cuidando do desenvolvimento do site e redes sociais da du-

pla, quanto cuidando do repertório do CD, composições e produção musical. O produtor musical escolhido para esse primeiro trabalho foi o consagrado Laércio da Costa, produtor de muitos famosos, como Fernando e Sorocaba e Thaeme e Thiago. A dupla Diego e Leandro tem como principais influências a música sertaneja de raiz, como as duplas Tião Carreiro e Pardinho, Milionário e José Rico e Tonico e Tinoco. Mas eles garantem que o sertanejo atual não fica atrás dessa grande safra de cantores e compositores excepcionais, como Fernando e Sorocaba, Bruno e Marrone e Jorge e Mateus. Além das influências sertanejas, Leandro (o guitarrista da dupla) também segue algumas tendências do rock. Os dois definem sua música como um “sertanejo mais clássico com influências do sertanejo universitário atual”, comenta.

Planos

O sucesso do gênero sertanejo na nossa região é para eles um grande incentivo e uma oportunidade única de poderem demonstrar o talento que a dupla possui. Atualmente com a agenda de shows lotada, Diego e Leandro pretendem continuar a divulgação do CD durante 2013, e têm como grande projeto para esse ano o lançamento do primeiro DVD que promete alavancar ainda mais a carreira dessa dupla talentosa da nossa região.

www.outdoorregional.com.br | 75


GALERIA

Vitória By Kids Coleção Outono/Inverno Kea R. Cel. Eugênio Motta, Loja 42, Centro, Boituva/SP Shopping Villa D Ouro (15) 3363-2648

Rock Store Tênis Mad Bull R$ 99,00 Av. Alexandrina B. Vercellino, 184, Centro, Boituva/SP (Próx. a Escola Vercellino) (15) 9700-8558 / 9743-7220

Rock Store

Camiseta Homer Ramone R$ 34,90 Av. Alexandrina B. Vercellino, 184, Centro, Boituva/SP (Próx. a Escola Vercellino) (15) 9700-8558 / 9743-7220

Rock Store Blusa Crucifixo R$ 79,00 Av. Alexandrina B. Vercellino, 184, Centro, Boituva/SP (Próx. a Escola Vercellino) (15) 9700-8558 / 9743-7220

Atrevida Lingerie Coleção Outono/Inverno Recco R. Cel. Eugênio Motta, 266, Centro, Boituva/SP (15) 3363-2258

76 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 77


CRÔNICA

Por: Rafael Barbosa r-barbosa@ outdoorregional.com.br

Princesas da modernidade Onde foram parar as princesas dos contos de fada? Onde se encontram aquelas flores de rara beleza, que do alto de suas torres sonham com um príncipe encantado que venha em seu socorro, que mate dragões em seu nome e depois as leve para um reino encantado onde serão felizes para sempre? As princesas de hoje não querem mais morar em castelos. Não querem mais viver em um lugar onde podem contemplar todo o maravilhoso reino de seu pai e agora preferem um luxuoso apartamento, de onde possam vislumbrar o seu seguro condomínio. Há muito também deixaram de dormir por séculos, afinal, quem tem tempo para descansar com tanto trabalho a ser feito em seus empregos e com a criação de seus filhos? Os cavaleiros demoraram em suas missões de resgate e agora elas preferem sair para procurá-los, usando vestidos que diminuem ao mesmo passo que sua confiança cresce, curtindo suas festas e divertindo-se sem receio com os homens errados enquanto não encontram o certo. Seus príncipes se tornaram chatos, cansando sua beleza

Seus príncipes se tornaram chatos, cansando sua beleza com estórias enfadonhas de grandes feitos e agora elas querem deixar seus castelos e ver o mundo, viver suas próprias aventuras e colher os louros de seus grandes feitos com estórias enfadonhas de grandes feitos e agora elas querem deixar seus castelos e ver o mundo, viver suas próprias aventuras e colher os louros de seus grandes feitos. Não precisam da herança de seus pais para cumprir seus objetivos e muito menos de um rei ao seu lado que dite como seu reino deve ser, pois agora preferem ocupar este cargo, afinal, ninguém melhor sabe o que é preciso para fazer seu reino prosperar. E onde antes havia apenas delicadeza e bondade, agora há também força e um senso de propósito que as impede

78 | www.outdoorregional.com.br

de baixar a cabeça para um qualquer e que lhes confere um novo ar de superioridade. Assim, as vemos passar de meras mulheres de generais, para serem os próprios generais de seus exércitos que há muito iniciaram sua jornada para conquistar seus sonhos. Onde estão as princesas dos nossos contos de fada? Elas estão aí, à nossa volta, evoluídas e adaptadas a um mundo muito mais disposto a aceitá-las com seus novos valores. Agora cabe aos príncipes também evoluírem, afinal, o tempo de castelos e dragões há muito ficou para trás.


www.outdoorregional.com.br | 79


80 | www.outdoorregional.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.