O Tempo Contagem - Sex, 26/07/2013

Page 3

CAMILA LOPES/ DIVULGAÇÃO

O TEMPO CONTAGEM 26 de julho a 1 de agosto de 2013

3

A semana

Quadrilhas Juninas Nos dias 20 e 21 ocorreu na Praça da Glória na cidade a etapa Festival Nacional Globo Minas de Quadrilhas Juninas e o grupo contagense Chic- Chic na categoria grupos do interior.

Reivindicação. Moradores reclamam cobranças indevidas e valores exorbitantes

IPTU continua gerando muita polêmica e revolta Em Contagem, a Lei 3.496 de 2001 é que define quem e quanto deve pagar; Isenção do imposto é válida apenas para terrenos com até 720 m², conforme CTM. MARIELA GUIMARÃES

Resposta Emnota,aPrefeituradeContageminformou, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, que o imóvel questionado

DIVULGAÇÃO

Sobe e desce

¼ I

Evandro Silva

Carnê. Moradora do bairro Chácaras Califórnia mostra boleto de IPTU não pago e pede explicação para a cobrança de valores excessivos

éconsideradoumimóveledificado de uso residencial, com área de terreno de 3.732,75 m². Ainda foi ressaltado que, segundo o Código Tributário Municipal (CTM), está previsto que a isenção do IPTU seja apenas para terrenos com até 720 m². Portanto, a área excedente é tributada, conforme especificaoparágrafo1ºdoartigo 58 do CTM. Relembre Em 2012, terrenos residencias começaram a contar com um novo cálculo para a cobrança do IPTU. O então secretário municipal da Fazenda, Dalmy Carvalho,ressaltouqueosproprietáios de terrenos residenciais com uma área não construída superior a 720 m² deveriam pagar o imposto pela área excedente. “Se o terreno onde a residência foi construída tiver 1.000 m² e a casa tiver 30 m², o dono pagará o imposto sobre 250 m² – o que excede a soma dos 720 m² não tributáveis e dos 30 m² da área construída”, destacou.

Meio Ambiente ameaçado

FABIO POZZEBOM/ABR

O secretário-adjunto de Administração tem sido elogiado pelo bom diálogo, articulação e trato com forças políticas e servidores da cidade. Além de ser o “homem” de confiança do secretário Irineu Silva.

MARIELA GUIMARÃES

Os cuidados com o meio ambiente vêm sendo discutidos de forma intensa nos últimostempos.Preservar o verde, não jogar lixo nas ruas, fazer coleta seletiva, dentre outras tarefas estão no topo da lista dos bons costumes contemporâneos. Nesse contexto, além de questionar os valores do IPTU, em entrevista ao O Tempo Contagem, Berenice Ferreira Paulino também declarousua preocupaçãoem preservar o local onde vive: uma área privilegiada pela natureza. “No fundo do meu lote passa uma nascente e essa é uma das poucas regiões da cidade que ainda têm uma ampla área verde”, conta. Porém, Berenice ressalta que o local estaria ameaçado por indústrias instaladas próxima à sua chácara, que descartamo lixo de forma in-

¼ Y

Aldo Rebelo

Mais um ministro do PCdoB entra em confusão no governo. Aldo Rebelo foi com assessores, a mulhereofilhopassaroCarnavalem Cuba, abordode um LegacydaForça Área Brasileira. Será que ele cai?

Bem-estar. Berenice abraça causa em favor do meio ambiente

devida e acabam poluindo e afetando a qualidade do ar, prejudicando os animais e trazendo sérios prejuízos à saúde dos moradores. Outro fator questionado por ela foi a iminente alteração que a região sofrerá na infraestutura, caso os altos impostos continuem sendo cobrados. “Nós, proprietários desses imóveis, não temos condições de pagar valores

tão exorbitantes e acabaremos forçados a fazer o loteamento dessa área, o que vai agravar questões como aumento populacional, produção de lixo excessiva e mais poluição do ar. Além disso, a prefeitura terá que investir em obras de novas escolas, creches e postos de saúde. Será mesmo que isso vai acontecer? Será que vale a pena? ”, questiona.

FREDERICUS AUGUSTUS /PMC

Sai governo, entra governo e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) continua sendoalvodepolêmicasedescontentamento. Em 2012, durante a campanha eleitoral, o atual prefeito, Carlin Moura, ressaltou durante todo o processo que iria manter a isenção do imposto para residências, conforme já determina a Lei 3.496/2001. No entanto, a moradora do bairroChácaras Califórnia, Berenice Ferreira, procurou a equipe do O Tempo Contagem para relatar a indignação dela e dos vizinhos quanto à realidade que vêm enfrentando. Segundo ela, desde o início de 2012, antes mesmo da corrida eleitoral ter início, os moradores e proprietários de chácaras da região foram notificados e receberam a cobrança do IPTU. Ruas sem asfalto, casas abaixodo níveldo esgoto ,baixa qualidade do ar, desmatamento e muita poluição é o cenário onde Berenice e seus vizinhosestãomorando.Deacordocom ela,as condições do localnãopermitem que oimposto seja cobrado e, menos ainda, com valores tão altos. Em entrevista, a moradora mostrouo carnêcom a cobrança no valor que ultrapassa R$ 5 mil reais e comparou com o IPTU cobrado em BH, de residênciasemáreas nobresdacapital. “É exorbitante. O valor do meu imposto é maior do que de vários apartamentos de luxo em Belo Horizonte”. Alémdisso,Berenicedestaca que mora no mesmo local há 20 anos e o imposto não era cobrado antigamente. “É necessário que esse valor seja,no mínimo, revisado. Moramos em uma área simples, quenãotem nenhum atenuante para ser considerada classe A ou de luxo”, desabafa.

¼ m

Ana Prestes

A secretária de Educação está sendo apontada como a responsável pela derrocada da Educação Integral de Contagem. São 30 mil famílias que deixarão de serem atendidas.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.