edição 1309

Page 10

10 SANTARÉM

O Ribatejo 3 | Dezembro | 2010

Avisan recebeu 15 mil visitantes

CAVACO SILVA INAUGURA SEDE DE CANDIDATURA EM SANTARÉM No âmbito da candidatura de Cavaco Silva à Presidência da República, será inaugurada a sede distrital de campanha, em Santarém, no Largo do Seminário, no próximo dia 8 de Dezembro, pelas 18h00.

A Exposição Nacional de Aves e Animais de Companhia – Avisan que decorreu entre 26 e 28 de Novembro, no CNEMA, em Santarém foi visitada por cerca de 15.000 pessoas. O certame apresentou ao público mais de 8000 animais, desde animais domésticos como cães, gatos e coelhos aos mais exóticos como aranhas venenosas, cobras, iguanas e até morcegos. Em exposição estiveram também cerca de 500 espécies de aves, num habitat recriado como o mais natural possível, de modo a envolver a espécie e o visitante. Decorreram ainda a 9ª Exposição Na-

cional de Gloster de Portugal, o 4º Show Nacional do Periquito Ondulado, a 18ª Exposição Nacional de Porquinhos da Índia, a 14ª Expoaves, shows de aves de rapina, de répteis e ainda as exposições do lobo ibérico e de peixes de água doce e salgada. Ainda neste certame, o mundo dos caninos esteve em evidência com a 11ª Exposição Canina Internacional de Santarém e várias monográficas. Nesta edição o mundo dos répteis ganhou maior destaque, pelo elevado número de répteis expopstos e que despertaram a atenção dos mais novos.

Alcanhões na guerra de África”

O auditório da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo foi pequeno para receber todos os que quiseram marcar presença no lançamento do livro “Alcanhões na Guerra de África (1961 – 1974)”, no sábado, 27 de Novembro. A obra é da autoria de Mário Ferreira Santos, que passou para o papel os depoimentos pessoais e as experiências em combate de 26 ex-combatentes nascidos na vila, dando corpo a uma reconstituição histórica que atravessa três teatros de operações: Angola, Moçambique e Guiné.

A grande maioria dos “protagonistas” da obra marcaram presença no lançamento, numa cerimónia informal onde o autor manifestou grande regozijo pelo interesse que o livro despertou a nível local. Bancário reformado, Mário Ferreira Santos tem hoje 62 anos e reside há cerca de três décadas em Almeirim. Ao nosso jornal, o autor, que prefere definir-se como “um simples narrador”, frisou que o livro é uma “homenagem” à terra que viu nascer todos os excombatentes que relatam as suas “histórias” em África.

FERNANDO ROSAS FALA DA RESISTÊNCIA REPUBLICANA À DITADURA

A Também nos concelhos da Lezíria do Tejo se bateu o recorde de recolha.

Lezíria recolheu 85 toneladas Solidariedade ∑ Banco Alimentar em Santarém Os Bancos Alimentares Contra a Fome recolheram em Portugal este fim-de-semana um total superior a 3.250 toneladas de géneros alimentares na campanha realizada em mais de 1.147 superfícies comerciais em todo o país. Na Lezíria do Tejo, a cargo do Banco de Santarém, a recolha atingiu as 85,7 Toneladas, contra as 67,5 de 2009 e as 52,5 de Maio deste ano, representando um acréscimo de 27% relativamente à primeira e 63,2 relativamente à segunda. 2.000 voluntários deram corpo a esta acção que se desenvolveu em todas as superfícies desta região. “As quantidades atingidas nesta campanha evidenciam que os cidadãos querem, em momentos economicamente difíceis, ajudar aqueles que mais precisam. Tornamse mais solidários e confiam nas instituições que, pelo seu rigor e transparência, cumprem a missão de combate ao desperdício e luta contra a insuficiência alimentar ”, afirmou

Ramiro Matos, presidente do Banco Alimentar contra a Fome de Santarém. Mais de 30 mil voluntários disponibilizaram o seu tempo, durante o fimde-semana, para participar na campanha de recolha. Tarefas como a recolha nos estabelecimentos comerciais, o transporte, pesagem e separação dos produtos, foram integralmente asseguradas por voluntários. Os géneros alimentares recolhidos serão distribuídos a partir da próxima semana a mais de 1.800 Instituições de Solidariedade Social que os entregam a cerca de

280 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confeccionadas. A quantidade agora recolhida constitui um recorde absoluto desde que estas campanhas de recolha se efectuam em Portugal. Também o número de voluntários envolvidos, ultrapassando os 30 mil, jamais tinha sido atingido em ocasiões anteriores, naquilo que constitui em temos de dimensão uma operação de voluntariado sem qualquer paralelo no nosso País.

Ainda pode contribuir para o Banco Alimentar até domingo

∑ Ao longo da próxima semana, até 5 de Dezembro, haverá ainda a possibilidade de contribuir para os Bancos Alimentares Contra a Fome através da Campanha “Ajuda Vale”, presente nas lojas de várias cadeias de supermercados, onde são disponibilizados cupõesvale de produtos seleccionados.

“A Resistência Republicana durante a Ditadura e Estado Novo” é o tema da conferência que o historiador e dirigente do Bloco de Esquerda Fernando Rosas irá proferir, no sábado, dia 4, em Santarém, a partir das 16h00. A iniciativa está marcada para o teatro do Círculo Cultural Scalabitano, e é antecedida de uma homenagem aos republicanos resistentes do CCS durante a ditadura.

CÂMARA PROMOVE CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE A Câmara de Santarém está a promover uma campanha de recolha de géneros alimentares de 6 e 20 de Dezembro. Para o efeito, será montado um stand junto ao edifício dos Paços do Concelho. A Câmara pretende alcançar as 5 toneladas de alimentos, ultrapassando as 4 toneladas do ano passado. Os alimentos recolhidos, vão ser entregues ao Banco Alimentar Contra a Fome de Santarém. O presidente Francisco Moita Flores lança o desafio para que “todos as ofertas e presentes que julguem por bem entregar à Câmara Municipal de Santarém sejam convertidos no mesmo valor em produtos adequados para serem recebidos pelo Banco Alimentar contra a Fome”, uma vez que, tendo em conta a grave crise que atravessa o País e o Mundo.”


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.