COMUNISMO DA FORMA - SOM, IMAGEM E POLÍTICA DA ARTE (livro/book)

Page 86

comunismo port.qxd

24.06.07

17:50

Page 86

concorrendo com a imagem, um jogo entre os dois é introduzido, o olhar e o ouvido encontram padrões e junções que os absorvem, contextos são introduzidos e algumas equações de sentido se resolvem. É fácil colocar música com imagens, todos sabem que funciona, algumas músicas funcionam melhor. O termo clipe está fortemente associado a vídeos promocionais feitos para vender música pop. Felizmente, mudanças estão a caminho com vídeos que usam uma ampla gama de estilos, vindos de diferentes tradições musicais e culturais. 2] O intelecto é o mais importante. A vontade e o propósito de fazer alguma coisa, mesmo se for um fracasso absoluto. O computador e o software são os elementos básicos da caixa de ferramentas. No passado, era a fisicalidade da pintura, o arranjo das cores, o cheiro aromático do verniz Dammar misturado com terebentina. Pintar era uma espécie de vício, substituído pelo computador e pela internet. O computador sendo menos sensual e menos tátil, mas abraçando a atraente possibilidade ilimitada de produzir imagem e som. 3] Arte está sempre em transição, entre a revolução e a contrarevolução, um pós- isso/pós- aquilo filosófico. Mas a arte permanece essencialmente a mesma, apenas a tecnologia de produção muda junto com sua descrição do contexto contemporâneo. Para artistas individuais, a arte é uma avalanche infeliz e criativa de auto-expressão, temperada com uma miríade de influências de outras pessoas, tanto do passado como do presente.

Tenzin Phuntsog 1] Um vídeo musical, para mim, é quando há um imaginário visual criado especificamente para acompanhar o som, tanto ao vivo quanto em um produto musical acabado. Nesse híbrido, imagens parecem alimentar o som ou parecem ser baseadas em como nossa mente procura fazer conexões entre os dois. Clipes são um bom exemplo do fato de que há infinitas variações de imaginário que podem ser associadas ao som, e de como nós, como humanos, procuramos construir sentido em tudo. Quando olhamos a maioria dos clipes, eles são

86


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.