Relatório Anual 2013 - Observatório

Page 1

RELATÓRIO ANUAL 2013



OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA | RELATÓRIO ANUAL 2013


PALAVRA DO

PRESIDENTE

É com imensa satisfação e com muito orgulho que olhamos para 2013 e vemos que mais um ciclo incansável de trabalho foi concluído pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária. A busca de alianças com entidades públicas e privadas, as parcerias com órgãos de trânsito, a transferência de conhecimento, a compilação de dados e informações através de um sistema centralizado e estruturado, entre outros, foi seguido, perseguido e alcançado pelo OBSERVATÓRIO neste ano que ndou. Com isso, foi possível ascender os holofotes na temática trânsito, não de uma forma sensacionalista ou dramática, mas com técnica apurada, levando expertise àqueles que, eleitos pela sociedade no exercício da democracia, são responsáveis pela direção de nossa forma de viver e conviver. Por isso, diversas intervenções do OBSERVATÓRIO junto ao Poder Executivo, Legislativo e Judiciário culminaram em avanços inquestionáveis na tramitação e aprovação de projetos de leis imprescindíveis para tão sonhada remodelação da forma brasileira de dirigir. Mais do que discussões losócas (sem tirar o mérito de sua importância), o OBSERVATÓRIO efetivamente agiu. Mais do que atitude, o OBSERVATÓRIO empreendeu esforços de toda ordem para que a coerência e as boas práticas reinem absolutas no direcionamento do trânsito e de seus atores. Gerido e administrado com a intensa e inabalável convicção de que é possível atingir um nível de excelência no trânsito brasileiro capaz de reduzir consideravelmente o número de barbáries e suas vítimas, seja na evolução legislativa, comportamental ou da infraestrutura viária e veicular, o ano de 2013 termina com uma projeção mais do que animadora: estamos no caminho certo! Não se iludam estimados leitores, acreditando ser o trabalho fácil. Como toda tarefa na qual almeja-se uma metamorfose social e cultural em prol do bem coletivo, o OBSERVATÓRIO enfrenta arduamente um trabalho vasto e desaador, mas alguém duvida que possa existir um trabalho mais gloricante do que este? Que no próximo anuário tenhamos ainda mais motivos para comemorar. Eu posso e vou fazer mais por um trânsito seguro José Aurelio Ramalho Diretor Presidente


´ OBSERVATÓRIO Mais que um órgão consultivo, o OBSERVATÓRIO é um órgão de inteligência, destinado a promover os subsídios técnicos necessários para o desenvolvimento seguro do trânsito em prol do cidadão, executando ações que gerem soluções ecientes, necessárias ao convívio harmônico entre pessoas, veículos e vias.

VISÃO

MISSÃO

Ser agente catalisador da sociedade brasileira na gestão da segurança viária e veicular.

Por meio de Estudos & Pesquisas, Dados & Informação, Educação e Advocacy atuamos para promover subsídios técnicos necessários para o desenvolvimento seguro do trânsito em prol do cidadão.

VALORES Imparcialidade Integridade Excelência Transparência Compromisso

OSCIP

ÁREAS DE ATUAÇÃO ESTUDOS E PESQUISAS Aprofundamento técnico e cientíco, nacional e internacional para análise junto aos setores público e privado.

DADOS E INFORMAÇÃO Por meio de análises comparativas, quantitativas e qualitativas, tomamos decisões e elaboramos ações com embasamento estatístico.

EDUCAÇÃO Conhecimento, Habilidade e Atitude. Divulgar para a sociedade conteúdos visando a formação de opinião e a consequente mudança de comportamento do cidadão no trânsito.

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA | RELATÓRIO ANUAL 2013

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) é uma organização não governamental sem ns lucrativos e reconhecida pelo Ministério da Justiça como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP.

ADVOCACY Trabalho que visa inuenciar tecnicamente as decisões de ordem pública, no âmbito político, econômico, social e institucional.

2


´ CENÁRIO DO TRÂNSITO-MUNDO

Determinado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e OMS (Organização Mundial da Saúde) o Plano Global para a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, tem o objetivo de direcionar e apoiar o desenvolvimento de planos nacionais e locais, com ações baseadas em cinco pilares. Como país signatário o Brasil desenvolveu seu Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária para a Década 2011-2020 com medidas que contribuem para a redução dos acidentes de trânsito no país. O papel do OBSERVATÓRIO é, através de seus eixos de atuação (Estudos e Pesquisas, Dados e Informação, Educação e Advocacy), criar ações que sustentem os pilares da ONU e OMS além de estar alinhado com o Plano Nacional.

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA | RELATÓRIO ANUAL 2013

^

Fiscalização

Implementar os instrumentos jurídicos denidos pela ONU. Incentivar as parcerias multisetoriais para desenvolvimento de estratégias nacionais, planos e metas apoiadas pela coleta de dados, além de monitorar sua implementação e ecácia.

Segurança Veicular

Incentivar a implantação universal de veículos melhores e de tecnologias de segurança passiva e ativa, por meio da adoção de padrões globais. Fomentar a implantação de um centro de homologação e realização de testes veiculares no Brasil.

Infraestrutura

Aumentar a segurança e a qualidade das obras inerentes à proteção de redes rodoviárias, para o benefício de todos os cidadãos, especialmente os mais vulneráveis (pedestres, ciclistas e motociclistas).

Trata-se portanto, de um conjunto articulado de medidas intersetoriais, visando à redução de acidentes, mortes e sequelas no trânsito.

Educação

Saúde

6

Desenvolver programas abrangentes para melhorar o comportamento dos usuários. Fiscalização contínua e ampliação de leis e normas, combinadas com a sensibilização do público por meio de programas.

Aumentar a capacidade de resposta a emergências pós-acidente e melhorar a capacidade dos sistemas de saúde e outros relacionados, para fornecer tratamento apropriado e condições adequadas para a reabilitação das vítimas de acidentes.


´ CENÁRIO DO TRÂNSITO-BRASIL ^

Nos países em desenvolvimento estão as maiores taxas de mortalidade no trânsito, devido ao crescimento acelerado são forçados ampliar a capacidade de sua rede viária, muitas vezes tomando medidas contrárias a segurança dos usuários mais vulneráveis, como pedestres e ciclistas. Menos de 35% destes países possuem policiamento e scalização sucientes, que ajudam a diminuir essas estatísticas. O impacto deste cenário vai além dos números. São muitos os gastos públicos com resgates, hospitais e policiamento. Gastos de infraestrutura com conserto de postes, sinalização e construções viárias danicadas em acidentes. Gastos sociais com congestionamentos e atrasos/ausências no trabalho. Sem contar o impacto emocional que não se pode calcular, principalmente em casos de incapacidade física e reabilitação de indivíduos produtivos, que muitas vezes são a única fonte de renda da família. No Brasil, de acordo com a Seguradora Líder DPVAT em 2013 foi registrado uma queda de 10% no número de indenizações pagas por morte no trânsito no Brasil em relação a 2012. Este resultado deveria ser comemorado, mas como o trânsito deve ser analisado de uma forma global, o OBSERVATÓRIO chama atenção para o aumento de 26% no número de indenizações pagas por invalidez permanente. Nem todos os acidentes de trânsito geram uma indenização, muitos envolvidos não requerem o benefício, isso mostra que os números são ainda mais alarmantes.

INDENIZAÇÕES PAGAS Natureza da Indenização

Morte Invalidez Permanente Despesas Médias (DAMS) TOTAL

Jan a Dez 2012

%

Jan a Dez 2013

%

60.752 352.495 94.668 507.915

12% 69% 19% 100%

54.767 444.206 134.872 633.845

9% 70% 21% 100%

Fonte: Seguradora Líder DPVAT

REGIÃO

UF

JAN A DEZ 2013 % REGIÃO

% BRASIL

48,4% 25,3% 17,7% 8,5%

4,9% 2,5% 1,8% 0,8%

GO MT CENTRO OESTE MS DF TOTAL CENTRO-OESTE

NORTE

PA RO TO AM AC AP RR

10,2%

43,6% 14,4% 13,9% 11,7% 8,5% 4,2% 3,4%

TOTAL NORTE

NORDESTE

BA CE PE MA PI PB SE AL RN

TOTAL NORDESTE PR RS SUL SC TOTAL SUL SP MG SUDESTE RJ ES TOTAL SUDESTE

3,4% 1,1% 1,1% 0,9% 0,6% 0,3% 0,2% 7,9%

22,3% 17,3% 15,1% 14,4% 7,6% 7,2% 5,9% 5,5% 4,3%

6,3% 4,9% 4,2% 4% 2,2% 2% 1,6% 1,5% 1,2% 28,2%

45,5% 30,3% 24,1%

7,5% 5% 4% 16,5%

47,8% 26,8% 19,3% 6%

17,6% 9,9% 7,1% 2,2%

Jan a Dez 2013 X

Jan a Dez 2012

-10% 26% 42% 25%

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA | RELATÓRIO ANUAL 2013

Ao longo dos primeiros quatro anos da Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020 alguns países conseguiram reduzir, o número de mortos, mas a estatística se mantem alta com aproximadamente 1,24 milhão de pessoas mortas no trânsito em todo o mundo e outras 20-50 milhões são feridas, de acordo com o Relatório Global de Segurança Viária, emitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização das Nações Unidas (ONU) em 2013.

36,9%

Indenizações Pagas por Morte - UF Maior incidência

Menor incidência

4


´ CENÁRIO DO TRÂNSITO-BRASIL ^

Segundo estudos do OBSERVATÓRIO, a queda no número de mortos é reexo da redução da velocidade das vias urbanas, seja pelo aumento da frota circulante ou ação do poder público alterando o limite de velocidade máxima da via. Um acidente que antes acontecia a 80km/h, matando os ocupantes do veículo, hoje acontece a 60km/h, diminuindo a gravidade do acidente. Além disso, deve-se considerar a implementação de leis como obrigatoriedade do airbag e ABS (sistema de freios antitravamento), que em dezembro de 2013, 80% dos veículos brasileiros já estavam sendo fabricados com os dois itens de série, minimizando assim os riscos de lesões aos ocupantes em caso de ocorrências. De janeiro a dezembro de 2013, a maioria das vítimas indenizadas pelo Seguro DPVAT foi do sexo masculino (76%), percentual idêntico ao ano anterior.

DISTRIBUIÇÃO DAS INDENIZAÇÕES PAGAS POR TIPO DE VEÍCULO E TIPO DE VÍTIMA 25%

Acidentes envolvendo Automóveis

11%

25% 26% Acidentes envolvendo Micro-ônibus e Ônibus

49%

14%

24%

12% 74%

Acidentes envolvendo Motocicletas

39%

52%

37%

37%

Acidentes envolvendo Caminhões CONDUTOR PEDESTRES

Fonte: Seguradora Líder DPVAT - Período Jan a Dez/2013

PASSAGEIRO

Indenizações Pagas por Sexo e Tipo de Vítima 45% 40% 35% 30% 25% 20% 15% 10% 05% 0%

40%

Feminino 24%

5% 0%

5% 1%

Motorista

1%

11%

7% 3%

Pedestre

Masculino 76%

2%

0% Passageiro

3% Motorista

Feminino Fonte: Seguradora Líder DPVAT - Período: Jan a Dez/2013

7% 3%

5%

3% 0%

Pedestre

3%

Passageiro

Masculino Morte

Invalidez

DAMS

Assim como em 2012, as principais vítimas de acidentes foram os motociclistas, representando 74% das indenizações. Nos acidentes envolvendo automóveis e caminhões, os pedestres são os mais atingidos, representando respectivamente 49% e 39%. Em transportes coletivos, as principais vítimas são os passageiros 52%. Dados da Seguradora Líder DPVAT revelam que, anualmente, cerca de 60% dos mortos e sequelados no trânsito estão na faixa etária mais produtiva, ou seja, de 18 a 44 anos. Estes dados retratam a realidade onde, em um futuro próximo, haverá escassez de mão de obra jovem, além dos reexos sociais e econômicos para o país. Sem contar, o custo emocional das famílias que é imensurável.


Fator veículo: Nessa área o Brasil vem desenvolvendo e implementando os maiores avanços por meio de diversas leis sobre segurança veicular. Itens que antes eram opcionais passam a ser obrigatórios em todos os veículos produzidos no país, como o airbag e ABS. Outros projetos de lei que se encontram em trâmite buscam melhorar ainda mais a segurança dos ocupantes, como crash test de alta velocidade e ISOFIX estando em sinergia com a ações propostas pela ONU de produção de veículos mais seguros. Um ponto que ajudou o bom desempenho deste fator é a avanço tecnológico dos automóveis e a concorrência natural entre os fabricantes de veículos buscando melhores produtos com consequente ampliação e melhora do negócio. Fator Via: Este fator sofre muito com os baixos investimentos por parte do governo em sua esfera de responsabilidades seja ela municipal, estadual ou federal. Vias em más condições inuenciam a dirigibilidade e muitos condutores não sabem como dirigir nestas situações, aumentando o risco de acidentes com vítimas fatais e feridos. Em 2013, os governos reiniciaram as concessões de

SITUAÇÃO ATUAL TRÂNSITO

VEICULO

VIAS

O QUE ESTÁ SENDO FEITO

SITUAÇÃO MÉDIO PRAZO Até 2015

VEICULOS + SEGUROS

VEICULO + SEGURO

VIAS + SEGURAS

PROPOSTAS ONU

rodovias, dando uma expectativa positiva para alcançarmos vias mais seguras. Isto decorre pela participação da iniciativa privada com regras de investimentos denidos em contratos e scalizados pelas agências reguladoras. Fator Humano: Este fator é responsável por 90% dos acidentes de trânsito, sendo a imprudência, a negligência, a imperícia e a inexperiência do condutor as principais causas. Para termos condutores mais responsáveis e comprometidos com a segurança, como é preconizado pela ONU, há a necessidade de atuarmos especicamente na formação do condutor. Todavia para avançar neste fator, o ator principal é o Governo, aprimorando e modicando o modelo de formação do motorista e motociclista no país. Ao contrário do que ocorre nos fatores veículo e via, não há estímulo ao negócio de responsabilidade da iniciativa privada, sendo a única motivação o estabelecimento de políticas públicas. Desta forma, a expectativa que vem sendo trabalhada pelo OBSERVATÓRIO é o novo formato para a formação do condutor de veículos no país. Entendemos que somente com a conscientização do condutor e a inserção de uma cultura de segurança viária iremos avançar em busca de condutores mais seguros. MOTIVAÇÃO ESTÍMULO

ATOR

MERCADO

+ ITENS DE SEGURANÇA

NEGÓCIO / TECNOLOGIA

INCICIATIVA PRIVADA

FEIRAS & CONGRESSOS

PRIVATIZAÇÕES CONCESSÕES

PRIVATIZAÇÃO

NEGÓCIO / TECNOLOGIA

INCICIATIVA PRIVADA

FEIRAS & CONGRESSOS

DISCUSSÕES

REVISÃO DO PROCESSO FORMAÇÃO DO CONDUTOR

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA | RELATÓRIO ANUAL 2013

Os riscos de acidentes de trânsito estão atribuídos a três fatores:

POSITIVO

PESSOAS

MOTORISTAS + SEGUROS

POLÍTICA PÚBLICA

GOVERNO

FORUNS & COMISSÕES

ALERTA NEGATIVO

6


´ CENÁRIO DO TRÂNSITO- BRASIL ^

Mais de 54 mil indenizações pagas por morte.

89,5% DOS MUNICÍPIOS NÃO POSSUEM 54 MIL HABITANTES

Mais de 444 mil indenizações pagas por sequelas permanentes.

99% NÃO POSSUEM UMA POPULAÇÃO DE 444 MIL HABITANTES

Dados: Seguradora Líder DPVAT e IBGE Análise: Observatório

O trânsito brasileiro mata e sequela cidades inteiras todos os anos.


Estádio

Cidade

Capacidade

Arena Pernambuco

Recife - PE

42.849

Arena Amazônia

Manaus - AM

42.374

Arena Corinthians

São Paulo - SP

65.807

Fonte Nova

Salvador - BA

52.048

Castelão

Fortaleza - CE

58.704

Estádio Nacional

Brasília - DF

68.009

Mineirão

Belo Horizonte - MG

57.483

Maracanã

Rio de Janeiro - RJ

76.500

Arena Pantanal

Cuiabá - MS

42.968

Arena das Dunas

Natal - RN

42.086

Arena da Baixada

Curitiba - PR

41.456

Beira-Rio

Porto Alegre - RS

48.849

OCUPAÇÃO TOTAL DOS ESTÁDIOS Total de indenizações pagas pelo DPVAT em 2013 Ocupação dos estádios c/ vítimas do trânsito

639.133

Arena Pernambuco

Arena Amazônia

Arena Corinthians

Fonte Nova

Castelão

Estádio Nacional

Mineirão

Maracanã

Arena Pantanal

Arena das Dunas

Arena da Baixada

Beira-Rio

633.845 99,2%

A quantidade de mortos, sequelados permanentes e feridos em 2013 é capaz de lotar 99,2% dos estádios da Copa do Mundo 2014. Em 2012, esse número foi de 77%.

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA | RELATÓRIO ANUAL 2013

COPA DO MUNDO Capacidade de pessoas nos estádios da Copa 2014

8


ESTUDOS E PESQUISAS Aprofundamento técnico e cientíco, nacional e internacional para análises junto aos setores público e privado.


A relação entre o consumidor e a concessionária vai além da compra do automóvel, por este motivo o objetivo desta pesquisa é avaliar se as concessionárias prestam um atendimento com qualidade e transparência para os consumidores durante as revisões periódicas, obrigatórias, manutenção preventiva e corretiva.

AR CONDICIONADO Estudo com objetivo de informar o correto uso do sistema de refrigeração dos veículos, assim como seu funcionamento. O ar condicionado pode trazer risco à saúde quando não higienizado de forma correta, as dicas e procedimento para a limpeza do sistema também fazem parte deste estudo, além de tratar de sua manutenção preventiva.

ERGONOMIA

QUANTO CUSTA TER UM CARRO

Diante a tecnologia disponível nos automóveis atualmente, cada vez mais os consumidores se deparam com equipamentos e acessórios para facilitar sua vida e dos passageiros. Pensando nisso a pesquisa avalia a utilização destes acessórios quanto à disposição dos mesmos no veículo, sua inuência na dirigibilidade, segurança e conforto aos ocupantes.

O estudo avalia o impacto dos custos para aquisição e manutenção de um veículo durante os primeiros três anos de uso. Considerando seu valor de aquisição, depreciação, utilização e insumos, como: rodagem, IPVA, licenciamento, seguro obrigatório, revisões, combustível, itens de manutenção preventiva, estre outros.

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA | RELATÓRIO ANUAL 2013

MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA

10


ESTUDOS E PESQUISAS CUSTO DOS VEÍCULOS

FISCALIZAÇÃO ALEATÓRIA

O estudo comparou o custo dos veículos vendidos no Brasil ao de outros países, como Estados Unidos, Argentina e México. Modelos similares ou idênticos mostraram ter um custo muito mais elevado. Essa diferença de valores deve-se a incidência de impostos que segundo a Anfavea – Associação das Montadoras de Veículos representa cerca de 30% do valor do automóvel.

A pesquisa consiste em monitorar cruzamentos com e sem semáforo por um determinado período e contabilizar o número de infrações cometidas, como: uso do celular ao dirigir, não uso do cinto de segurança e andar com o braço para fora do veículo. Os resultados obtidos foram cruzados com os números de multas aplicadas no município.

HÁ LEGISLAÇÃO, MAS E A PRÁTICA?

ITENS OBRIGATÓRIOS

O estudo trata da divergência entre as leis e o que é praticado. Temos muitas leis que proíbem não só o uso do celular, mas também outros tipos de parelhos eletrônicos nos veículos que pode causar a distração do condutor. Mesmo com normas, a prática é outra, cada vez mais os veículos saem de fábrica com seus dispositivos tecnológicos, e outras tantas empresas especializadas na venda e instalação desses equipamentos

Conforme a Resolução 14 de 1998 do CONTRAN há uma lista de 29 itens obrigatórios em um veículo para que possa circular. O estudo traz a lista completa desses itens, além de um detalhamento de alguns deles. Além disso, um comparativo entre a obrigatoriedade de alguns itens no Brasil e em outros países das Américas, Europa, Oceania e Ásia.


O estudo traz as principais diferenças entre as versões tradicionais (On Road) e as aventureiras (Off Road). Além da diferença no visual e de alguns componentes o custo com seguro e acessórios podem ser bem diferentes. O estudo traz a diferença que estas versões podem causar ao nosso bolso em caso de acidentes e da necessidade de substituição de alguma peça.

ACOMPANHAMENTO AIRBAG, ABS E ESP O objetivo do estudo foi avaliar na oferta automotiva de Janeiro de os 2013 o especicado pelas Resoluções n 311 e 312 de Abril de 2009 do CONTRAN. As resoluções citadas determinam a obrigatoriedade do AIRBAG e ABS em veículos nacionais e importados comercializados em território nacional a partir de janeiro de 2014. As resoluções determinaram um aumento gradual na porcentagem de veículos saidos de fábrica com Airbag e ABS. O OBSERVATÓRIO vem acompanhando a legislação, com estudos de oferta dos itens, desde 2012, quando o percentual foi de 30%, passando em 2013 para 60%. Em ambos os anos as montadoras se adequaram a legislação vigente.

DIRIGIBILIDADE É muito importante que todos os condutores tenham consciência de como dirigir com mais segurança. O estudo de dirigibilidade do OBSERVATÓRIO descreve algumas situações e diversas recomendações que devem ser seguidas para uma condução segura. Alguns dos tópicos abordados neste estudo são: condução noturna, chuva, neblina, condições adversas entre outras.

O estudo feito em 2013 destacou também a importância destes itens de segurança, além de um estudo sobre ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade).

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA | RELATÓRIO ANUAL 2013

ON ROAD VS. OFF ROAD

12


~

^

SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO Conforme determinado pela ONU um dos pilares para a redução de acidentes no trânsito é a infraestrutura. Somado as metas do Governo Federal determinadas no Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária para a Década 2011 – 2020 o OBSERVATÓRIO desenvolveu a pesquisa de sinalização de trânsito, com o objetivo de dar suporte às ações descritas no documento:

Garantir a utilização da sinalização viária regulamentada em todo o território nacional: 

O DENATRAN deve promover o treinamento e a capacitação dos prossionais da área nas cidades com trânsito municipalizado ou não, através da difusão das boas práticas de sinalização e segurança viária. Valorização e cobrança pelo CONTRAN das atividades do CETRAN.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro a sinalização vertical e horizontal tem como objetivo principal regulamentar, advertir e orientar, com a nalidade de proporcionar a segurança de todos os usuários do trânsito. Quando falamos da sinalização, esta deve ser clara, objetiva e não suscitar interpretações, sua comunicação deve ser percebida em qualquer condição climática. Por esse motivo o OBSERVATÓRIO avaliou se a sinalização viária atende as denições estabelecidas no manual do CONTRAN, principalmente no período noturno, onde o índice de fatalidades no trânsito é mais frequente. Avaliando a capacidade de passar aos usuários das vias, as informações necessárias, dentro de tempo e distância, com a acuidade suciente para que se tomem as devidas providências durante a condução, reduzindo os riscos de acidentes.

A elaboração desta pesquisa seguiu as diretrizes do CONTRAN, assim descrita em seu Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito: “... a sinalização de trânsito, deve ter como princípio básico as condições de percepção dos usuários da via...”, garantindo a real ecácia dos sinais. Essa percepção foi registrada através de ensaios fotográcos considerando diferentes condições visuais, a saber: 1. Durante o dia com boa iluminação; 2. Em condições de iluminação reduzida (ao entardecer); 3. Durante a noite, sem iluminação natural, podendo existir ou não a iluminação articial da via; 4. Durante a noite com agravante de chuva. Análise comparativa dos tipos de sinalização sob o aspecto de reetância e acuidade visual em diferentes aspectos climáticos foi realizada na RMC – Região Metropolitana de Campinas e algumas cidades circunvizinhas, no período de 10 de janeiro a 15 de abril de 2013. Foram rodados aproximadamente 800 quilômetros em ruas, avenidas, estradas de trechos urbanos e rurais, bem como rodovias municipais e estaduais.

Os resultados observados foram diversos: Falta de letras e símbolos Oxidação Deterioração Placas caídas ou cobertas Amassadas Falhas na manutenção Sinalização Faltante, irregular ou duvidosa Reetividade em Condições Adversas Uso de materiais não reetivo


RETRATO DA SINALIZAÇÃO NO

BRASIL ?

DIURNO

DIURNO

Devido aos resultados encontrados, o OBSERVATÓRIO identicou a necessidade de levar a questão junto aos Governos Federal, Estadual e Municipal, objetivando a implantação de ações relacionadas à sinalização viária. Com isso, a pesquisa foi entregue: à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem), ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte) e à Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro. Após ser analisada, a pesquisa gerou uma Audiência Pública para discutir a questão,realizada em abril de 2014.

NOTURNO

Com a nalidade de disseminar a experiência vivenciada pelos técnicos nestes trabalhos e conscientizar a sociedade quanto à necessidade de uma cobrança e acompanhamento mais participativo, o OBSERVATÓRIO encaminhou a pesquisa para a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor – PROTESTE, que publicou a matéria sobre o tema com o título “Placas, má conservação traz perigo as estradas”,ano XII, nº 129 - out/13.

?

A pesquisa também foi matéria no Jornal da EPTV (aliada da Rede Globo – Região Metropolitana de Campinas) e também para o Bom Dia Brasil (Rede Globo).

NOTURNO

Além de toda repercussão o OBSERVATÓRIO desenvolveu um "labirinto vivencial" no evento Brazil Road Expo 2013 em São Paulo (19 a 21 de março). O espaço mostrou, na prática, a importância de uma sinalização adequada para a segurança viária. Reproduzindo a sinalização nas vias e simulando condições de neblina, chuva e iluminação, a ação teve a aprovação dos mais de 500 visitantes deste labirinto, no stand do OBSERVATÓRIO.

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA | RELATÓRIO ANUAL 2013

Repercussão:

?

DIURNO

NOTURNO

Acesse: www.onsv.org.br/ver/sinalizacao-de-transito

14


´ OBSERVATÓRIO NAS ESTRADAS O Projeto Estradas, elaborado pelo OBSERVATÓRIO consistiu no monitoramento das estradas de norte a sul do país, percorrendo mais de 5 mil km, 34 rodovias e 14 estados brasileiros. O projeto foi realizado no 1º semestre de 2013. Foram mais de 90 horas de registro captados durante o monitoramento, que mostram as mais graves situações de risco que resultam no agravamento do panorama dos acidentes nas estradas brasileiras. Da imprudência e irresponsabilidade dos motoristas, às más condições de pavimentação e sinalização das vias. Neste trabalho foram observados diversos fatores de risco com mais de 1,5 mil ocorrências, praticamente 1 a cada 3 km rodados. Como o Brasil conta com cerca de 1,8 milhão de quilômetros em rodovias, em números gerais são quase 600 mil ocorrências em todo o país a cada 10 minutos. Além dos números (veja na página ao lado), foram registradas uma centena de riscos de atropelamentos e inúmeros veículos em condições inadequadas de circulação, como iluminação precária, pneus desgastados e visivelmente danicados. A pesquisa gerou um vídeo com imagens coletadas durante o monitoramento das estradas brasileiras.

Mais de

5 mil km rodados em 14 estados brasileiros

Veja o Vídeo: www.onsv.org.br/ver/observatorio-nas-estradas


 

  

49 falta/má sinalização 38 trechos sem pintura de pista 27 trechos de lombada sem identicação 31 trechos de pavimento inadequado e/ou desnivelado 33 trechos de via sem acostamento

381 INFRAÇÕES DE TRÂNSITO  

 

93 ultrapassagens em faixa continua 54 ultrapassagens pela direita/ acostamento 31 trocas de pista sem sinalização 28 motociclistas trafegando no meio o e/ou na contra mão e/ou sem os equipamentos de

segurança  83 motoristas trafegando com velocidade acima do permitido 

92 veículos parados no acostamento sem sinalização

“Todos estes números demonstram o quão importante, e necessário, é o trabalho de campo nas mais variadas localidades do Brasil, no intuito de fomentar o poder público com informações e análises precisas sobre o atual cenário do trânsito brasileiro.”

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA | RELATÓRIO ANUAL 2013

178 CONDIÇÕES RUINS DAS VIAS

16


MOTO MAIS SEGURA Nos dias atuais a frota de motocicletas e motonetas representa 26,2% da frota total do Brasil, chegando há mais de 21 milhões de unidades em circulação em 2013. O crescimento deste modal de trânsito no Brasil trouxe o surgimento de um problema que caracteriza um cenário socialmente alarmante: a crescente ocorrência de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas. Este cenário motivou o OBSERVATÓRIO a desenvolver um estudo para avaliar as principais características das dez motos mais comercializadas no Brasil no ano de 2012 do ponto de vista de dirigibilidade e segurança, fornecendo recomendações para uma condução segura.

Durante os testes foram avaliados os seguintes itens: 

Sistema de iluminação;

Sistema de transmissão;

Desempenho;

Consumo e autonomia;

Conforto;

Custo de manutenção;

Dirigibilidade.

Atende Completamente Atende Parcialmente Não Atende


Os testes foram realizados da seguinte forma: 

Asfalto em boas condições, com e sem ABS a 40 e 60 km/h

Asfalto em más condições (irregularidades), com e sem ABS a 40 e 60 km/h

Asfalto em boas condições, com CBS a 40 e 60 km/h

Com base nos resultados obtidos, o OBSERVATÓRIO trabalhará para que projetos de lei e propostas considerem todas as variáveis continentais e peculiares de nosso país, estudando e defendendo a implantação de ações e projetos que realmente reitam a realidade e as mudanças necessárias no trânsito brasileiro. Além desse trabalho, seguem algumas recomendações: Fator Veículo: Incluir nas motocicletas um sistema de alerta para falhas no sistema de iluminação, similar ao existente em automóveis; 

Incluir a checagem dos itens de segurança relacionados a manutenção preventiva nas vistorias obrigatórias;

Os fabricantes deverão desenvolver ações/campanhas para consumidores incentivando a importância da manutenção preventiva contribuindo para a segurança viária e do motociclista;

Incluir o marcador de combustível em todos os modelos e acesso seguro ao registro de combustível;

Promover estudos mais detalhados quanto aos sistemas de freios disponíveis no mercado (convencional/CBS/ABS) e sua aplicabilidade e funcionalidade nas condições de vias, nível de habilidade e conhecimento do motociclista, garantindo aos mesmos o melhor sistema para sua utilização;

Promover estudos dos principais equipamentos de segurança e sugerir descontos ou isenção tributária possibilitando o acesso irrestrito a proteção.

Fator Humano: 

Risco de motocicletas de baixa cilindrada (abaixo de 125cc) em rodovias – fabricantes e concessionários devem alertar ao consumidor de forma clara e objetiva sobre os riscos de trafegar em rodovias e vias cujo limite de velocidade seja igual ou superior a 100 km/h;

Formação e habilitação do motociclista – diferenciar o conteúdo de acordo com a potência e peso dos modelos. Deve-se considerar como conteúdos ou alertas sobre a diferença de dirigibilidade e segurança em manobras das motocicletas com maior potência;

Entrega técnica do concessionário – Segundo a Lei de Defesa do Consumidor, "todo aquele que fabrica ou coloca no mercado um produto ou serviço, é responsável por prestar informação necessária, clara e adequada sobre os riscos que os produtos ou serviços apresentem" (art. 6º, III e art. 8º) ". O fornecedor de produtos e serviços potencialmente nocivos ou perigosos à saúde ou segurança deverá informar, de maneira ostensiva e adequada, a respeito de sua nocividade ou periculosidade, sem prejuízo da adoção de outras medidas cabíveis em cada caso concreto" (art. 9º). Considerando-se a periculosidade de um veículo automotor, a obrigação do fornecedor prover informações ostensivas e adequadas sobre seus riscos, cuidados, uso em diversas vias e sob diversas condições adversas, limites, desempenho, etc.

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA | RELATÓRIO ANUAL 2013

Um estudo complementar de frenagem foi realizado, utilizando três modelos de motocicletas equipadas com freio convencional, sistemas de freios ABS (sistema de freios antitravamento) e CBS (sistema de freio combinado).

MOTO

SEGURA

18


DADOS E INFORMAÇÃO Por meio de análises comparativas, quantitativas e qualitativas tomamos decisões, elaboramos ações com embasamento estatístico.


A atual governança do trânsito brasileiro tem como característica inúmeros agentes geradores de dados. Esta peculiar característica resulta numa leitura individualizada do trânsito considerando o foco, resultado, objetivo e meta de cada agente, seja ele municipal, estadual ou federal, não havendo a devida integração entres os dados gerados. Infelizmente não há um padrão de coleta de dados, interpretação, análise e conclusão, impossibilitando o mapeamento do real cenário de segurança viária em nosso país. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, entendendo o funcionamento deste modelo, desenvolveu o S.O.M.A. – Sistema de Observação, Monitoramento e Ação, um sistema de inteligência de dados sobre o trânsito. Trata-se de um Database Cluster, ou seja, um “concentrador” de diversas bases de dados que, na aplicação dos verbos Estruturar, Filtrar, Resumir, Interpretar, Decidir, Agir e Monitorar em cada base de dados presente no sistema, visa identicar um padrão de coleta e análise da informação, tendo como resultado nal, a realidade dos acidentes no país, considerando todas suas peculiaridades e especicações. Nosso planejamento passa pela disponibilização do S.O.M.A. aos agentes responsáveis pela gestão do trânsito brasileiro de forma automatizada, possibilitando que estes possam captar e interpretar de forma padronizada os dados regionais e nacionais, sustentando ações mais ecientes e ecazes na redução de acidentes de trânsito.

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA | RELATÓRIO ANUAL 2013

SISTEMA DE OBSERVAÇÃO, MONITORAMENTO E AÇÃO

20


EDUCAÇÃO Conhecimento, habilidade e atitude. Divulgação a sociedade de conteúdos visando a formação de opinião e a consequente mudança de comportamento do cidadão no trânsito.


Que o trânsito piora a cada dia e que os acidentes se multiplicam, todos sabem. A questão é analisar esses fenômenos para tirar daí propostas ecazes para mudar o cenário. A parceria entre OBSERVATÓRIO e Rádio SulAmérica Trânsito, uma rádio do Grupo Bandeirantes de Comunicação, trouxe mais um canal de comunicação com a sociedade para divulgação de conteúdos sobre comportamento seguro no trânsito. A primeira emissora focada em questões de trânsito que, com vigorosa colaboração dos ouvintes, tem as mais atualizadas informações sobre trânsito na capital paulista. O boletim desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO e transmitido pela rádio aproveita o momento em que o cidadão está ao volante, na

condição de motorista ou passageiro, para falar de situações reais, que ele pode estar vivendo naquele instante, e assim dar eciência à mensagem sobre segurança. Com isso, alcançar o comprometimento do ouvinte com atitudes mais gentis e mais seguras na condução dos veículos. A veiculação de mensagens numa rádio que presta serviço para a melhoria do trânsito é mais um passo na direção de uma das principais metas do OBSERVATÓRIO: demonstrar que cada um pode contribuir para condições mais seguras no trânsito. Com um assunto diferente a cada semana, foram abordados 47 temas ao longo de 2013. Todos eles estão disponíveis no site do OBSERVATÓRIO e da Rádio SulAmérica Trânsito.

39 mil seguidores no facebook Mais de 30 mil ouvintes por minuto 93% de satisfação dos ouvintes Mais de

Acesse: www.onsv.org.br/categoria/boletins

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA | RELATÓRIO ANUAL 2013

BOLETINS

22


Principais Causas de Acidentes

Cada vez mais a imprudência e a negligência nas ruas colocam em risco a vida de milhares de cidadãos. O OBSERVATÓRIO acredita que a informação é essencial na mudança de atitude no trânsito. Por esse motivo, com apoio da Seguradora LíderDPVAT, criou o Programa Observar. Com um total de 12 temas desenvolvidos em 2013 o projeto traz vídeos que abordam o cotidiano nas rodovias e estradas. A ideia é disseminar de forma clara, rápida e objetiva o comportamento adequado e seguro no trânsito.

Transporte Seguro de Crianças

O programa é direcionado a todos os atores do trânsito, anal, seja pedestre, motociclista, ciclista, passageiro ou motorista, todos devem agir de maneira cuidadosa e preventiva. O material começou a ser divulgado em 2013. Todos os temas estarão disponíveis para a sociedade no site e mídias sociais do OBSERVATÓRIO e seus parceiros. O projeto terá continuidade e o desenvolvimento de mais 12 temas está previsto para 2014.

Acesse: http://www.onsv.org.br/categoria/observar

Transporte de Animais


Uso Correto dos Faróis

Dirigir Cansado

Uso de Cinto de Segurança em Vans e Ônibus

Principais Colisões e Como Evita-las

Cinto de Segurança no Banco Traseiro

Transporte de Cargas e Pessoas na Motocicleta

Frenagem de Motos

Pedestre Consciente

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA | RELATÓRIO ANUAL 2013

Ciclista Consciente

24


MOTOCICLISTA ATITUDE POSITIVA O treinamento Motociclista Atitude Positiva é um curso de formação complementar direcionado a todos os motociclistas, eventual ou prossional. Diversos temas são abordados, desde acessórios obrigatórios ao comportamento adequado em situações de risco, além de contemplar diversas dicas de segurança. O objetivo do OBSERVATÓRIO é contribuir para mudança de comportamento do cidadão frente ao trânsito. A intenção não é somente cumprir as regras determinadas pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e sim, disseminar a cultura da segurança viária, fazendo com que o cidadão conheça os riscos do comportamento inadequado no trânsito. O OBSERVATÓRIO prima por contextualizar a regra no cotidiano de cada realidade, percebendo o risco assumido numa condução fora das diretrizes estabelecidas pela legislação de trânsito.

Mais de

4 mil

acessos distribuídos


Evento Brasília Moto Capital - AMB (Associação dos Magistrados do Brasil) – Brasília/DF - jul/2013 Simpósio Motociclista, Mobilidade e Segurança – Recife/PE - set/2013 PROTESTE – Associação Nacional de Consumidores - out/2013 AND – Associação Nacional dos Detrans - VII Encontro Ibero Americano de Formação do Condutor - Fotartaleza/CE - set/2013  Ação Cultural no Complexo do Alemão em parceria com a VivaRio – Rio de Janeiro/RJ - nov/2013    

Deputado Hugo Leal, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e Comissão de Viação e Transporte, e Maximiliano Dalla Porta, diretor de projetos do OBSERVATÓRIO, em ação cultural no Complexo do Alemão - Rio de Janeiro/RJ.

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA | RELATÓRIO ANUAL 2013

Diversas ações sociais do OBSERVATÓRIO permitiram a distribuição de acessos para o treinamento Motociclista Atitude Positiva.

Evento Brasília Moto Capital, membros da AMB (Associação dos Magistrados do Brasil) Brasília/DF

26


PALESTRAS & EVENTOS Participação em mais de 100 palestras e eventos em 2013

José Aurélio Ramalho, Diretor Presidente do OBSERVATÓRIO Virada da Mobilidade – São Paulo/SP - setembro/2013

Daniela Gurgel, Assessora de Comunicação do OBSERVATÓRIO - Palestra de Ação Estratégica em Segurança Viária - Nova Friburgo/RJ - junho/2013


4º Fórum Abraciclo - São Paulo – SP Premiação Best Cars e Best Brands - São Paulo/SP

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA | RELATÓRIO ANUAL 2013

5º Seminário Nacional MPE Brasil - Brasília/DF Michelin – Lançamento Primacy 3 – Buenos Aires/Argentina EISEVI 3 - Encontro Ibero-americano – Buenos Aires/Argentina Defensoria Pública: A Política de trânsito no Brasil – USP – São Paulo/SP Comissão Geral de Segurança Pública e Violência no Trânsito – Brasília/DF I Fórum Metropolitano para Regulamentação do Motofrete – São Paulo/SP 4º IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município) – São Paulo/SP 40ª Reunião do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo - Brasília/DF Assembléia Legislativa de São Paulo: Projetos de Lei sobre Motocicletas – São Paulo/SP III Fórum de Mobilidade Urbana de Porto Alegre e Região Metropolitana – Porto Alegre/RS Assembleia da FENEAUTO - Em busca da excelência na formação do condutor brasileiro - São Paulo/SP

JANEIRO

FEVEREIRO

MARÇO

ABRIL 28


23º Congresso Fenabrave – São Paulo/SP Palestra USP – Segurança no Trânsito - São Carlos/SP XLII Encontro Nacional dos Detrans – AND - Brasília/DF IV Seminário de segurança viária – ECORODOVIAS – São Bernardo do Campo/SP VIII Workshop Desenvolvimento Tecnológico nas Concessões Rodoviárias - Brasília/DF 1º Seminário Nacional de Incentivo à Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento – São Paulo/SP 5º Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deciência – São Paulo/SP Seminário Nacional sobre Advocacy para ONGs com foco em Segurança no Trânsito – Brasília/DF XXVI ORTRA Internacional – Fórum de segurança no trânsito sobre duas rodas – Rio de Janeiro/RJ AND - XLI Encontro Nacional dos Órgãos Executivos de Trânsito dos Estados e do Distrito Federal - Aracaju/SE Brasília Moto Capital - III Encontro de motociclismo da AMB (Associação dos Magistrados do Brasil) – Brasília/DF 3ª Reunião do Conselho Consultivo do II EMDS (Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável) – Brasília/DF Congresso Brazil Road Expo - A Importância do Mapeamento de Acidentes de Trânsito nos Municípios – São Paulo/SP

MAIO

JUNHO

JULHO

AGOSTO


Virada da Mobilidade – São Paulo/SP OISEVI – IRATAD-LAC – Buenos Aires/Argentina

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA | RELATÓRIO ANUAL 2013

Seminário de Segurança Brasil – Suécia – São Paulo/SP Seminário Trânsito em Debate- Santa Cruz do Sul/RS Audiência Pública sobre formação do condutor – Brasília/DF Seminário GRSP (Global Road Safety Partnership) – Brasília/DF 1º Simpósio ‘’Motociclista, Mobilidade e Segurança’’ – Recife/PE Motos y Seguridad Vial - Por uma Convivência Mais Segura – São Paulo/SP Revista Exame: Engenharia Automobilística - Inovação Constante – São Paulo/SP VII Encontro Ibero-Americano de Formação de Condutores – Fortaleza/CE 4º Encontro Nacional dos DETRANs e Seguradora Líder DPVAT - Rio de Janeiro/RJ Lançamento do Observatório Municipal de Segurança Viária de Indaiatuba e Programa Observar – Indaiatuba/SP V Seminário Álcool e Drogas: O grande desao da segurança no trânsito e III Fórum Segurança e Saúde no Trânsito - São Paulo/SP

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

DEZEMBRO 30


PROJETO LEGO O Projeto LegoZoom de Educação para Cidadania no Trânsito conta com a parceria do OBSERVATÓRIO e será implementado a partir de 2014 . O objetivo do projeto é executar ações que gerem soluções ecientes, necessárias ao convívio harmônico entre pessoas, veículos e vias. Acreditamos que o potencial criativo das pessoas é importante no aprimoramento da autoconança e do autodesenvolvimento, aperfeiçoando as habilidades necessárias à solução de problemas, contribuindo assim para uma compreensão do mundo em que vivem. Por isso, o projeto é alicerçado no método ensino-aprendizagem, criando a possibilidade real de tornar o ensino mais atrativo e signicativo ao aluno, desenvolvendo uma compreensão, reexão e busca proativa por soluções que melhorem o convívio social no trânsito, amparado em valores éticos e comportamentais, tornando-o agente de transformação em seu ambiente familiar e social. A metodologia associada à convivência dos alunos com o sistema trânsito trará importantes entendimentos sobre aspectos de segurança viária e veicular que possibilitarão a construção de uma atitude mais segura no trânsito, seja como pedestre, ciclista, passageiros e futuros condutores , objetivando: 

Estimular em crianças e jovens a reexão da realidade do trânsito no

Brasil e em sua comunidade, reforçando atitudes de conivência social rmadas em valores éticos; 

Desenvolver a aquisição de valores, posturas e de atitudes que levarão o educando a adoção de comportamentos preventivos no trânsito;

Desenvolver por meio de atividades lúdicas, habilidades em crianças e jovens, tornando-os críticos, conscientes e proativos em relação ao convívio seguro no trânsito;

Promover a construção exível dos saberes com foco na mediação da aprendizagem, desmisticando conceitos e conteúdos que muitas vezes desestimulam a aprendizagem;

Desenvolver nos alunos a habilidade de trabalhar em equipe, privilegiando as ações de cooperação na busca de resultados;

Inuenciar de maneira positiva e proativa os adultos, em especial familiares, na adoção de um comportamento no trânsito adequado para o convívio social;

Contribuir positivamente, respeitando as possibilidades de cada uma das faixas etárias e agregando condições motivacionais aos alunos e educadores, aprendizagem se dê de forma lúdica, onde as crianças e os jovens possam dar signicado ao aprendizado.


OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA | RELATÓRIO ANUAL 2013

ESTRUTURA DA OPERAÇÃO

32


OMSV O objetivo da Rede Observatórios Municipais de Segurança Viária é a aplicação de toda expertise nacional no formato do município, ganhando velocidade nas ações. A experiência local de entidades não governamentais, prossionais de trânsito e empresas que já atuam com a aplicação da educação no trânsito, potencializa-se nacionalmente. A troca de conhecimento entre o OBSERVATÓRIO Nacional e a Rede de Observatórios Municipais cria sinergia na interpretação do que é necessário para reduzir os acidentes de trânsito, aumentando a eciência e ecácia dos resultados esperados. A proposta é oferecer projetos já realizados e consolidados pelo OBSERVATÓRIO Nacional aos municípios da rede, além do desenvolvimento conjunto de novos projetos que serão estabelecidos nos municípios, conforme a sua característica e necessidade. A rede amplia e fortalece a cultura da segurança viária, com

"observadores" técnicos e qualicados em cada cidade brasileira trocando experiências de sucesso. A ideia é pensar global, mas agir localmente, sempre com ações fundamentadas e direcionadas. A Rede Observatórios Municipais, conta com três unidades inauguradas no 2º semestre de 2013: Curitiba - PR Indaiatuba - SP Santa Cruz do Sul - RS Para dar suporte a essas unidades e outras interessadas na rede, foi realizado um workshop para apresentação do projeto, além dos municípios citados acima, estavam presentes representantes dos Estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina.

O TRÂNSITO ACONTECE NO MUNICÍPIO

1º Workshop realizado na sede no OBSERVATÓRIO em Indaiatuba.


~

COMUNICAÇÃO 1.500

45 mil

visitas mensais.

por dia.

São mais de

55 mil

190 mil acessos em mídias sociais e um alcance de

visualizações nos vídeos.

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA | RELATÓRIO ANUAL 2013

O site do OBSERVATÓRIO recebe mais de

34


~

COMUNICAÇÃO A pesquisa do OBSERVATÓRIO foi uns dos principais temas comentados na edição seguinte da Revista VEJA.

‘’Hoje o que se observa é a formação deciente de condutores brasileiros, pois ainda falta um sistema de preparo de motoristas como ocorre na Alemanha, conforme explicado na reportagem.’’ Vergílio Pereira Carvalho Rio Verde, GO

‘’No trânsito brasileiro faltam mais ação, educação e scalização.’’ Marco Vinicios Duarte Lemos Joinville, SC

‘’Curioso e impressionante ler, na brilhante reportagem de VEJA, sobre estatísticas de violência no trânsito. Não tinha noção de quantos brasileiros perdem a vida nas ruas e estradas.’’ Moisés da Silva Filho São Francisco do Conde, BA

Editorial Revista VEJA ‘’A crescente violência no trânsito de todo país chega às bancas por meio da Revista Veja, na edição do dia 07 de agosto de 2013. Ela traz como reportagem de capa, um levantamento feito pelo OBSERVATÓRIO sobre o número de mortos por acidentes de trânsito. A matéria compara as mortes por homicídios com os mortos em acidentes e revela: o trânsito já mata mais que as armas de fogo no país.’’

‘’No Brasil há uma perversa combinação de falta de educação (incluindo a que vemos no trânsito), scalização insuciente e precária, Justiça que não pune (leis confusas acrescidas de eterna lentidão na punição, quando esta ocorre) e o completo desrespeito diário dos nossos motoristas e pilotos. No m, os condenados somos nós, à espera de soluções e políticas adequadas que nunca chegam.’’ Guilherme Augusto Barucke Marcondes Santa Rita do Sapucaí, MG


Dia das Crianças - 12 de Outubro ‘’Eles não tem escolha, mas você sim’’

DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE TRÂNSITO Com o intuito de conscientizar principalmente o público jovem, o OBSERVATÓRIO produziu um vídeo para lembrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito que é sempre comemorado no terceiro domingo de novembro de cada ano (em 2013 - 17 de novembro). O lme traz a seguinte mensagem: “Não são números. São vidas!”, para mostrar que, o comportamento das pessoas é que, na maioria dos casos, dene as fatalidades. Para isso, atores de diversas faixas etárias foram vestidos e maquiados de “fantasmas”. Com adereço de mão, ganharam um volante, uma garrafa de bebida alcoólica, um celular, um capacete e uma bicicleta. Durante algumas tardes e noites do mês de outubro, em avenidas movimentadas da capital paulista, os fantasmas perambularam, chamando a atenção de quem passava.

Acesse: www.youtube.com/obeservatorionsv

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA | RELATÓRIO ANUAL 2013

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito - 17 de Novembro ‘’ Não são números, são vidas’’

Natal - 25 de Dezembro ‘’O seu melhor o ano todo’’

36


~

COMUNICAÇÃO A imprudência e a má condução são as principais responsáveis pelos acidentes d e t r â n s i t o . O OBSERVATÓRIO, fala para a VEJA, sobre o perigoso hábito de dirigir e falar ao celular.

O OBSERVATÓRIO organização não-governamental responsável por monitorar medidas relacionadas à segurança veicular no Brasil, se pronunciou sobre o possível adiamento da obrigatoriedade de airbag duplo e freios ABS nos carros fabricados no país.

Manifesto contra o possível adiamento da implantação da obrigatoriedade do airbag e ABS em 100% dos veículos saidos de fábrica a partir de janeiro de 2014.


Após a divulgação a possibilidade de adiamento da implantação das leis de obrigatoriedade do airbag e ABS para 2014, o OBSERVATÓRIO se posicionou em entrevista ao Jornal da Record.

A pesquisa de Sinalização

Tratando do tema trânsito nas grande cidades, o OBSERVATÓRIO foi convidado a participar do Programa Sem Censura da TV Brasil, apresentado pela jornalista Leda Nagle.

Viária, desenvolvida pelo OBSERVATÓRIO, foi tema nos telejornais Bom Dia Brasil e Jornal EPTV, aliada da Rede Globo.

A Rádio SulAmérica Trânsito é a primeira emissora focada em questões de trânsito, acompanha a situação do deslocamento diário e promove aumento da segurança nas ruas e estradas. Para complementar a programação da rádio o OBSERVATÓRIO participa com seus boletins semanais e entrevistas que trazem informação e conscientização aos ouvintes.

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA | RELATÓRIO ANUAL 2013

Entrevista ao SBT com o posicionamento do OBSERVATÓRIO diante da matéria divulgada no Jornal "The Guardian", dizendo que ‘’os carros brasileiros são mortais’’.

Acesse e veja os vídeos: www.youtube.com/obeservatorionsv

38


ADVOCACY O trabalho que visa inuenciar decisões de ordem pública, no âmbito político, econômico, social e institucional.


membro da Comissão de Viação e Transportes, Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e autor da Lei Seca. Audiência Pública da Formação do Condutor: a convite da Comissão de Viação e Transportes, presidida pelo deputado federal Hugo Leal, o OBSERVATÓRIO fez parte da mesa de discussão sobre o tema. Em sua apresentação foram tratados não apenas os problemas na formação do condutor, mas também expostos os principais projetos de educação desenvolvidos pelo OBSERVATÓRIO que certamente contribuirão positivamente. Após a audiência pública, OBSERVATÓRIO cou responsável por elaborar a norma de diretrizes e bases da formação do condutor. Este projeto será entregue a Câmara dos Deputados em 2014. Projeto de Lei – Fiscalização Ponto a Ponto: Com estudos técnicos o OBSERVATÓRIO fomentou o Projeto de Lei já existente para aprovação na Câmara dos Deputados.

Assembléia Legislativa de São Paulo – Projeto de Lei sobre Motocicletas Comissão Geral – discussão sobre Segurança Pública e Violência no Trânsito: o OBSERVATÓRIO contribuiu com apontamentos que acentuaram a necessidade da discussão sobre a violência no trânsito brasileiro, em reunião antecedente à convocação da Comissão Geral, sendo convidado pelo presidente da Câmara dos Deputados a participar das discussões na Sessão Plenária sobre o tema. O posicionamento do OBSERVATÓRIO sobre os assuntos discutidos na Comissão foram sustentados pelo deputado federal Hugo Leal,

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA | RELATÓRIO ANUAL 2013

O OBSERVATÓRIO vem desempenhando um papel fundamental junto ao governo em todos os assuntos sobre segurança no trânsito. Com parcerias importantes com a Comissão de Viação e Transportes e a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro o OBSERVATÓRIO é um representante da Sociedade Civil dentro das principais discussões sobre diversos temas.

40


Petição ao Ministério Público para manter o prazo de obrigatoriedade do Airbag e ABS em todos os veículos produzidos a partir de 2014. Por solicitação do OBSERVATÓRIO, o Ministério Público Federal - Procuradoria de Campinas-SP instaurou inquérito civil com o objetivo de vericar denúncia acerca da suposta prorrogação de prazo decorrente de interferência do Ministro da Fazenda, Guido Mantega, ou permissão do Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, no que se refere ao adiamento da obrigatoriedade das montadoras em equipar os veículos produzidos no Brasil, com freios ABS e airbag, que deveria atingir o patamar de 100% a partir de janeiro de 2014. Além da petição, o OBSERVATÓRIO se manifestou sobre o tema por meio da mídia impressa (O Estado de São Paulo), mídia televisiva (Jornal da Record) e rádio (Rádio SulAmérica Trânsito). O tema também foi amplamente difundido nas mídias sociais. O resultado de todas as ações reetiu positivamente na decisão do Ministro Guido Mantega em manter o prazo de obrigatoriedade dos itens de segurança veicular.

Proposta de criação da Agência Nacional de Segurança Viária: documento que defende a criação de um órgão com atuação típica de autarquia, com autonomia econômico-nanceira, personalidade jurídica e capacidade de ação tanto no âmbito público, quanto no privado. A governança do trânsito demonstrada no quadro 1 apresenta uma séria de sobreposições de responsabilidades, assim como lacunas na sua gestão, quando considerado uma visão sistêmica do trânsito. O resultado desse conjunto de circunstâncias é a organização burocrática no trânsito e no sistema viário brasileiro. Por isso, a proposta visa criação de um órgão que simplique a governança de entidades que atuam no mesmo segmento e para dar dinamismo à atuação, desenvolvimento e suporte às políticas públicas para redução das taxas de acidentes de trânsito no país. Esta proposta de criação da Agência Nacional de Segurança Viária, contendo mais de 780 páginas, apresenta um estudo detalhado com toda sustentação e argumentação técnica, dando inclusive exemplos bem sucedidos em diversos países, inclusive da América Latina, que através deste modelo obtiveram grandes avanços em sua política de segurança viária. A síntese desta proposta compreende uma agência composta de comissões (Esforço Legal/Legislação, Engenharia/Infraestrutura e Educação/Formação do Condutor) formada por membros de entidades do segmento viário e veicular que, após a análise técnica/cientíca de dados estatísticos que reitam o real cenário do trânsito brasileiro, suportando as ações a serem efetivadas, tendo poderes de executar, desenvolver, implementar e monitorar. A proposta foi protocolado na Casa Civil, Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência, Ministério da Justiça, Comissão de Viação e Transportes e Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.


PODER LEGISLATIVO

PODER EXECUTIVO MINISTÉRIOS

CIDADES

SAÚDE

TRANSPORTES

JUSTIÇA

MEIO AMBIENTE

CÂMARA FEDERAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

COMISSÃO VIAÇÃO & TRANSPORTE

EDUCAÇÃO

SENADO

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA | RELATÓRIO ANUAL 2013

Quadro 1.

FRENTE PARLAMENTAR

LEGISLAÇÃO

CONTRAN COORDENAÇÕES

DENATRAN

CETRANs

27 DETRANs

CCGIE INFORMATIZAÇÃO E ESTATÍSTICA

CCQFHT QUALIFICAÇÃO DO FATOR HUMANO

CGIT INFRAESTRUTURA

CGIJF INSTRUMENTAL JURIDICO E FISCALIZAÇÃO

CGPNE PLANEJAMENTO NORMATIVO E ESTRATÉGICO

CGPO PLANEJAMENTO OPERACIONAL

ASSUNTOS VEICULARES

EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO E CIDADANIA

ENGENHARIA DE TRÁFEGO SINALIZAÇÃO E VIA

ESFORÇO LEGAL -FISCALIZAÇÃO, PENALIDADE, INFRAÇÕES

FORMAÇÃO E HABILITAÇÃO DE CONDUTORES

SAÚDE E MEIO AMBIENTE

CÂMARAS TEMÁTICAS

JARIs

CIRETRANs

RESOLUÇÃO

TIPO DE GESTÃO

ORGÃOS FISCALIZADORES

DNIT

DER

POLÍCIA RODOVIARIA FEDERAL

POLÍCIA ESTADUAL

AGENTE DE TRÂNSITO

27 DETRANs

CONSULTIVA HIERÁRQUICA ADMINISTRATIVA

42


PERSPECTIVA

EU POSSO E VOU FAZER MAIS POR UM TRÂNSITO SEGURO! Os números ainda são assoladores.O OBSERVATÓRIO com sua determinação, planejamento, alianças estratégicas, conhecimento técnico, disciplina e principalmente paixão pela causa, acredita que juntos podemos fazer do trânsito um lugar mais seguro para todos. Nossa perspectiva é cada vez mais desenvolver ações de segurança viária e veicular, visando salvar vidas no trânsito brasileiro.


Além de levar a discussão para várias esferas, o Movimento propõe uma reexão no comportamento de cada cidadão diante do que hoje chamamos trânsito. Nossa atitude, comportamento, comunicação entre outros aspectos ao transitar precisa de uma revisão, passando pelo mais importante dos argumentos: a prática da cidadania. É fundamental o apoio, o entendimento, a periodicidade das informações que valorizem o comportamento seguro e alertem para as responsabilidades de cada um em trânsito, seja desempenhando qualquer uma das funções: pedestre, motorista, passageiro, motociclista ou ciclista.

respeito

cuidado

atenção

proteção

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA | RELATÓRIO ANUAL 2013

O movimento “Maio Amarelo” tem a intenção de chamar a atenção da sociedade sobre o alto índice de acidentes com mortes e feridos no trânsito de todo país. O objetivo é mobilizar empresários, Governos, entidades diversas, sobre o tema e debatê-lo em toda sua amplitude.

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA

APOIA O MOVIMENTO MAIO AMARELO!

44


´

ALIANÇAS ESTRATÉGICAS AARA - Associação Autônoma Rodoviária de Angola

Berti - Direção Preventiva

Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automores

Alta Roda

Carpie Dien Moto Turismo

Década de Ação pela Segurança no Trânsito(2011-2020)

Federação Nacional das Autoescolas e Centro de Formação de Condutores

Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro

AIP Foundation

Escola de Pilotagem de Interlagos

Fundación PONS


Institutos de Cidades e Vilas com Mobilidade

Michelin

Seguradora Líder -DPVAT

Insurance Institute For Highway Safety

LEGO Education/LEGO Zoom

Observatorio Iberomericano de Seguridad Vail

PROTESTE

Sindicato dos Instrutores de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro

Viva Rio

MBC - Movimento Brasil Competitivo

Rádio SulAmérica Trânsito

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA | RELATÓRIO ANUAL 2013

®

3M

46


w w w. o n s v. o r g . b r | 1 9 3 8 0 1 . 4 5 0 0


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.