O Jornalzinho - Maio 2016

Page 1

Edição finalizada dia 03/04 - previsão de distribuição entre dias 06 a 09 de Abril == Designer: Eric Nogueira / Rafa Polississo // Fotos: Mauro Boaro // Maquiagem: O Boticário // Veste: Zero800 /// Acessórios: Elvis Bolsas // Filmagem: Eric Nogueira // Ambientação: Millenium Hotel


Thainá, a beldade do mês de maio

Só aparece quem circula Antes de tratar de qualquer outro assunto, O JornalZinho aproveita este espaço para parabenizar todos os trabalhadores pelo seu dia que foi comemorado em todo o mundo no último domingo 1° de maio (Dia do Trabalho). A eles, todo nosso respeito e consideração. Parabeniza também todas as noivas, afinal, maio é o mês especial de todas elas. E, por fim, dedica esta edição a todas as mães. A todas elas, sem exceção, um abraço e um beijo cheio de simpatia e de ternura. O Dia das Mães é sempre comemorado no segundo domingo do mês de maio. Neste ano, será no dia 8. Homenagens à parte... a capa desta edição traz a bela Thainá Furtado Salotti, uma estudante do Ensino Médio, do De Grau em Grau – COC, que esbanja beleza e simpatia. Ela é do signo de escorpião, adora sair e curte a música Prayer in C, da dupla Lilly Wood and The Prick. Thainá, simplesmente linda!

A beleza de Thainá Furtado é de encher os olhos e de causar muita inveja. Ela tem 18 anos e é a capa d’O JornalZinho deste mês.

Salotti

Logo, aparece mais, quem circula mais.

A gata, que é aluna do Ensino Médio do De Grau em Grau – COC, é filha do casal Daniel Donizeti Salotti e Alessandra Cristina Furtado Salotti.

Trabalhar com números reais, com um produto de qualidade e com uma distribuição que garanta o retorno ao cliente e a satisfação de quem lê é a filosofia de trabalho deste meio de comunicação.

Seu signo é escorpião, é agitada e um pouco impaciente (segundo ela). Nada que atrapalhe seu carisma e seu sorriso encantador. Torce para o time do São Paulo e adora comer massas.

Também estamos preocupados em fazer a nossa parte no que diz respeito ao meio ambiente, assumindo o compromisso com um futuro mais sustentável. Por isso, saímos na frente e passamos a confeccionar o jornal em um material gráfico advindo de fontes renováveis e com tintas isentas de substâncias tóxicas e de óleo mineral.

Como quase todas as garotas de sua idade, Thainá adora passar horas em companhia dos amigos e amigas – seja nas baladinhas ou em um bom e divertido bate-papo. Se considera uma boa amiga e prefere, entre as demais cores, o azul.

Ou seja, o empresário que anuncia neste meio de comunicação, tem a certeza de que sua marca estará associada a uma iniciativa politicamente correta, no que diz respeito à preservação do meio ambiente. Abraços e até a próxima edição!

E o JORNALZINHO ART EXPRESS já está funcionando a todo o vapor. Quem ainda não conhece está perdendo esta nova modalidade de prestação de serviços do JornalZinho. O ART EXPRESS realiza a criação de artes gráficas, impressão de cartões de visitas, banners, convites de aniversário, casamento, entre outras coisas. Uma espécie de agência, só que voltada para a confecção de matérias de festas e entretenimento. Vale à pena conferir.

Sua música preferida é a da dupla Lilly Wood and The Prick, Prayer in C. Thainá, seja bem vinda a nossa seleção de gatas da capa!

O JornalZinho é uma publicação de:

MASTER PUBLICIDADES E EVENTOS S/S LTDA

CNPJ: 03.015.123/0001-94

Registrado no Orgão Competente Av. Independencia, 306-A - Fone: (19) 3681-5529 Responsável: Mauro Boaro (19) 9 9775-6745 Redator: Miguel Paião Criação/Design: Luís Eduardo Farfoglia Morgan / Rafael Polississo / Mauro Boaro / Eric Nogueira Tiragem: 7.500 (SETE MIL e QUINHENTOS) exemplares Distribuição: Gratuita e Aleatória Periodicidade: Mensal Site Internet: www.ojornalzinho.com.br E-Mail: ojornalzinho@ojornalzinho.com.br

Ela funciona no mesmo endereço da redação de O JornalZinho – na avenida Independência, n° 306, centro. Na edição passada informamos que traríamos a vocês, nesta edição, o número de pontos de distribuição do jornal em São José do Rio Pardo e também na região.

O Jornal não se responsabiliza por artigos assinados e conteúdo de propagandas, são de responsabilidade de seus autores.

No entanto, pedimos desculpas, pois até o fechamento desta edição, ainda não tínhamos conseguido fazer todo o levantamento dos pontos. Esperamos que até a próxima edição, que circulará no mês de junho, se tenha a quantidade de locais onde estão sendo deixados os 7.500 exemplares. Fazer essa divulgação é importante, pois irá demonstrar aos nossos anunciantes porque O JornalZinho é hoje o meio de comunicação mais lido em São José do Rio Pardo e também em boa parte dos municípios da região. Anunciar aqui é ter a certeza de que seu anúncio está chegando em todas as partes da cidade e passando nas mãos de quase todos os rio-pardenses. É ter a certeza de que o anúncio publicado nestas páginas não está parado em alguns poucos pontos de distribuição.

2

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

O JORNALZINHO - 25 anos - Credibilidade - Honestidade - TIRAGEM REAL - Distribuído em 6 CIDADES!


Caminhos de Cura

Laís Gervásio

Terapeuta holística, Osteopata e Doula. lais@laisgervasio.com.br www.laisgervasio.com.br

Gerar, Nascer, Amar Qual é o novo que eu quero gerar? O que nasce em mim? Como entrego isso ao mundo? Novas pesquisas estão ampliando a consciência para este momento tão especial na vida dos seres humanos: a Gestação e o Nascimento. Pensamentos, sentimentos e o estado geral da mãe e do pai no momento da concepção podem interferir ao longo da Vida Toda do filho. Durante a gestação, o cuidado com a alimentação, atividade física, controle emocional, demonstrações de carinho e afeto são fundamentais para construção do novo ser, fisicamente e emocionalmente. O bebê vive tudo o que a mãe vive até os três anos de idade. Portanto, se a mãe se permite vivenciar momentos de prazer, tranquilidade, leveza, amorosidade... seu filho também desfrutará disto! O papel do pai é importantíssimo: ele dá o sopro da vida, apresenta o filho ao mundo com segurança e liberdade! A percepção do bebê em relação ao pai surgirá mais tarde e tem como base os momentos em que o bebê ainda era um com da mãe. A ocitocina ou hormônio do Amor é gerado no momento do parto natural e na amamentação; possibilita maior vínculo entre os pais e sua cria. Trata-se da capacidade de estar presente no momento, de olhar nos olhos e se sentir feliz, sentir brotar algo no corpo inexplicável, maior que tudo que já foi sentido, traduzido pela palavra: Amor. Este vínculo garante a sobrevivência do novo ser indefeso; é ali, no seio da mãe, que vem o alimento, o alento, a segurança. A sensação subjetiva de risco de vida, de sofrer um toque agressivo, de estar longe da mãe (daquele local confortável e quentinho chamado útero) pode deixar uma marca neste ser. Tal repercussão na sociedade, a longo prazo, aumenta as taxas de violência, depressão e ansiedade. Neste momento recordo a frase: “Gestas em Ti a Nova Humanidade...” Podemos dar-nos conta de que o autoconhecimento e os cuidados de hoje repercutem por gerações e gerações. Brota respeito e amor pelas gestantes e seus bebês! E a questão: Qual humanidade quero construir?

O JORNALZINHO - TIRAGEM REAL - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

3

Laís Gervásio


Festa número 6 do Davi

Rotary Club São José do Rio Pardo Oeste Fundado em 19/12/1971

No dia 24 de abril, Andréa Lopes e Karlim Roque armaram a maior festa para comemorar os 6 anos de idade do filho, Davi Lopes. Foi muita alegria, brincadeiras e descontração. Parabéns! Foto: Arquivo pessoal

17/05 é dia da Catarina!

Está chegando o dia! Nossos parabéns para a Catarina do Carmo da Silva, que completará 34 anos em 17 de maio. Amigos, anotem na agenda! Foto: Arquivo pessoal

Aniversário do Pietro

Ana Paula e Alex Mantovani ofereceram uma linda festa ao filho Pietro, em 17 de abril, em homenagem aos cinco anos do filho, completados no dia seguinte. Parabéns!

Fotos: Arquivo pessoal

Presidente 2015/2016: Nelson Leandro Capiteli Reuniões às quartas-feiras às 20h00 O Rotary S.J.Rio Pardo Oeste está apto para participar do processo seletivo ao Intercâmbio de Jovens, aberto para pessoas de 15 a 25 anos, em programas de curta e longa duração. Os intercâmbios podem ser realizados em mais de 150 países. O Rotary International tem cerca de 8 mil participantes anuais. O Rotary Oeste segue com representação (um associado) como titular no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São José do Rio Pardo, bastante atuante na cidade. Em parceria com a Casa de Cultura e Cidadania, o Rotary Oeste levará alegria, brincadeiras e emoção aos internos de entidades rio-pardenses. As visitas acontecerão num sábado de cada mês e a primeira ação será neste 07/05 (véspera do Dia das Mães) no Asilo Padre Euclides Carneiro, na Vila Pereira. Em mais uma ação beneficente, o Rotaract de São José do Rio Pardo – presidido pela jovem Larissa Venâncio – realizará em 21/05 (sábado), a partir das 17h00, o “Comida de Boteco” na Chácara do Purga, com música ao vivo.

O “30º Jantar Dançante dos Namorados” será no dia 11/06 (sábado), a partir das 21h00, no “Espaço Raddi”, animado por Dell. Os ingressos já estão disponíveis com os rotarianos do Oeste. Parte da renda será destinada a uma entidade filantrópica local. O Rotary fornecerá as camisetas de mais uma formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) da Polícia Militar. A cerimônia será em 08/06 na quadra da ETEC, quando o Oeste também oferecerá lanches aos 358 formandos.

Seja um Presente para o Mundo

Distrito 4590 Governadora Roberta Lopes de Moraes

4

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

O JORNALZINHO - 25 anos - Credibilidade - Honestidade - TIRAGEM REAL - Distribuído em 6 CIDADES!


Com Nelson Leandro Capiteli nelcap@ig.com.br O rio-pardense João Pedro Barbosa assinou contrato com o Internacional, onde segue atuando pelas categorias de base do clube de Porto Alegre. Formado somente por pratas da casa, Cajuru é um dos semifinalistas da atual Taça EPTV Ribeirão de Futsal, que começou no início de março com 58 cidades. Há três anos o rio-pardense Márcio Antônio Buosi Gomes (Gim, na foto), tricampeão da Taça, é o técnico do selecionado cajuruense.

Os zagueiros Matheus Ferraz e Luís Gustavo Camilo seguem jogando pelo Sport/PE. O primeiro, rio-pardense, já atuou em 55 partidas, com 5 gols. Já o itobiense teve participação em 5 jogos. No Vasco desde junho do ano passado, o meia Andrezinho segue como um dos destaques do clube, que pode ser campeão carioca neste 08/05. André Luiz Tavares (foto), com 31 anos, já atuou mais de 50 jogos pelo time de São Januário.

O JORNALZINHO - TIRAGEM REAL - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

5

Desde 2013 o Radium FC não disputa o Campeonato da Segundona (que na realidade é a quarta divisão) de Profissionais. O clube de Mococa segue filiado à Federação Paulista de Futebol, sem previsão de retorno ao profissionalismo e nem com as categorias de base. Em 2016, o Palmeirinha de Porto Ferreira é o representante da região na competição estadual.


Neuróticos Anônimos

Coração Quando a Oração da Serenidade me propõe “Coragem para modificar aquelas coisas que podemos”, está, na realidade, convidando-me para assumir a responsabilidade pelos meus atos e pelas consequências desses atos. A palavra origem deriva do latim, “cor” significa coração. Procurando no dicionário, encontrei uma definição bastante apropriada: “contar a história de quem você é com o coração”. Portanto, coragem significa ser quem você é e expressar-se por completo apesar do que as outras pessoas podem pensar a seu respeito. É um desafio à minha personalidade neurótica que sempre encontrou culpados para minhas mazelas e justificou cada um dos meus defeitos de caráter. Eu tinha um peso para julgar minhas atitudes e outro para julgar as demais pessoas. Sempre fui vítima de algum infortúnio forjado por minhas neuroses. Causei muito sofrimento a mim e às pessoas de meu convívio, com o dueto “culpa e castigo”; sempre procurando culpados, vendo castigo onde apenas havia consequências e deixando de buscar as soluções que a ocasião pedia. Somente quando me propus, com muito boa vontade e alguma dose de coragem, a aplicar o Programa de N/A na minha vida é que percebi que minhas dificuldades são resultados de minhas atitudes. Descobri que quando eu dou “o melhor de mim” não é necessariamente “o melhor para os outros”. Da mesma forma, quando eu não recebo “o melhor dos outros” não quer dizer que não estejam fazendo o que acreditam ser o melhor. Hoje eu vivo cada dia buscando a vontade do Poder Superior para comigo e a coragem para modificar as coisas que eu preciso para seguir esse caminho. (Depoimento de Emerson S. Catarina.)

- A Irmandade de Neuróticos Anônimos não está filiada a nenhuma religião ou a qualquer outra instituição. A Igreja Matriz de São José apenas colabora conosco cedendo o local para a realização das reuniões. 24 hs de Paz e Serenidade Endereços: Salão da Igreja Matriz, às 2ªs feiras, às 19h30min, terapia e 4ª s feiras, 19h30min, reunião de estudo. Também temos reuniões online. Mais informações:

www.neuroticosanonimos.org.br

6

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

O JORNALZINHO - 25 anos - Credibilidade - Honestidade - TIRAGEM REAL - Distribuído em 6 CIDADES!


Festança do João Vitor

João Roberto Viotto e Renata Fernandes Barbosa Viotto receberam os convidados e parentes, em 9 de abril, para comemorar os 6 anos do filho João Vitor. Parabéns ao aniversariante!

Foto: Foto Líder

Viva os 18 anos da Raquel

Raquel Gabriela completou 18 anos em 15 de abril. Parabéns pra Raquel é o desejo da mãe, Maria de Fátima Cardozo Muniz. Sucesso, saúde e sorte! Foto: Jéssica Bertolini Photos

Primeiro parabéns do Daniel Dia 15 de abril foi a data do primeiro ‘parabéns’ do Daniel, filho de Tatiane Gonçalves Minussi Squiavão e Daniel Aparecido Squiavão. Parabéns! Foto: Jéssica Bertolini Photos

Emanuel Madeira Maschietto

Professor de Inglês e cronista desde 2013. email: manumadmasca@yahoo.com.br

O que você quer saber de verdade

O JORNALZINHO - TIRAGEM REAL - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

7

Sou daqueles otimistas que acreditam que, com música, tudo flui melhor. E nosso cotidiano conturbado e cheio de afazeres, torna-se menos estressante e mais tranquilo. Há alguns anos, Marisa Monte lançou a música de Arnaldo Antunes ‘O que você quer saber de verdade’. Na letra, lições de bem viver em forma de canção como o verso solte seus cabelos ao vento; não olhe para trás! Manter o espírito jovem é continuar acreditando nas verdades que esta canção declama, como não deixar o mundo-cão abater seu emocional. Porque enxergar o mundo somente em cinquenta tons de cinza é não permitir se deixar contagiar pelas cores e alegria de uma pintura de David Dalmau. A felicidade sempre é o melhor remédio. Como já disse, admiro todos os que se superam, como o médico Patch Adams que, depois de passar um tempo em um manicômio, descobriu que a felicidade acalma os nervos e, além de liberar endorfina, faz com que esqueçamos nossos problemas. Aplicou isso em seus pacientes e, além de mudar a si mesmo, mudou também a forma da medicina encarar o emocional no momento do tratamento médico. A sempre excelente cronista Martha Medeiros admite em várias entrevistas que o sucesso da obra ‘Feliz por Nada’ deve-se ao fato de ter a palavra feliz na capa, demonstrando a força da alegria. Não ficou muito atrás da filosofia do mestre Dalai Lama, pregando a felicidade como algo que só se alcança quando aprendemos a deixar fluir tudo aquilo que nos deixa para baixo. Levantar a poeira e pular o muro é necessário às vezes. Somos felizes quando aprendemos a nos desprender de todas as correntes maléficas. O que eu gostaria de saber de verdade, nos meus humildes 22 anos de idade, é como fazer o melhor que posso, com as habilidades que já possuo. Vamos seguir os conselhos da Marisa e deixar a terra respirar, continuando a caminhada, sendo a melhor versão de nós mesmos.


Cezar Roberto Teixeira P. Junior

Engenheiro Químico com ênfase em Ciências Ambientais CREA- SP 5063433518 CRQ 04363462 IV região

As necessidades humanas de água As necessidades de água são de extrema importância para o nosso cotidiano, pois ela representa, em primeiro lugar, a demanda fisiológica. O corpo humano constitui-se de 60% a 70% do seu peso em água. Ou seja, como exemplo: em um corpo que pesa 100 kg, cerca de 70 kg é água. Para o bom funcionamento do organismo em níveis bioquímicos e celular - e para a água atuar como solvente -, uma pessoa com 90 kg deverá ingerir cerca de 3 litros de água diariamente, seja ela na sua forma liquida, em outras bebidas ou

até mesmo nos alimentos. Mas muitas vezes nos questionamos “para onde vai toda esta água?”. O que ocorre na verdade é um estado de equilíbrio entre a água ingerida e a água eliminada, sendo que cerca de 53% do líquido sai através da Urina, 42% na evaporação da pele e pulmões e 5% nas fezes. Além da grande importância da ingestão de água diariamente, este mesmo liquido fundamental para manutenção da vida deverá ser de grande qualidade. Os mananciais em todo o planeta estão secando e, com o crescimento populacional crescente, a poluição vem sendo aumentada drasticamente e o aquecimento global faz com que a água, tem sua qualidade reduzida e a oferta per capita de água reduzida. Esses fatores mencionados e outros que estão por vir obrigaram diversos órgãos em todo mundo a criar ferramentas para o monitoramento da qualidade da água. Uma destas ferramentas utilizadas é a regulamentação de substâncias químicas para as águas destinadas ao consumo humano, o que se constitui um processo complexo, interdisciplinar e em constante mudança. Fonte: Guia de Potabilidade para substâncias químicas, Gisela de Aragão Umbuzeiro, Editora Limiar, outubro de 2012. São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. SEE-2004 Foto: www.google.com

8

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

O JORNALZINHO - 25 anos - Credibilidade - Honestidade - TIRAGEM REAL - Distribuído em 6 CIDADES!


Lucas recebe a bênção do batismo

No dia 10 de abril, foi o momento do batismo do lindo Lucas, filho de Rodrigo Paulino e Tatiana do Carmo Zulli Trivelato Paulino. À cerimônia, compareceram os padrinhos, Reginaldo Prado Zanetti e Flávia Trivelatto Safariz, além dos padrinhos de consagração, Breno Rodrigo Nunes e Elisângela Pereira Nunes. Fotos: Foto Metro

Batismo de Helena

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompeia foi escolhida para o batismo da Helena, em 10 de abril. Ela é filha de Acácio Campeoto Paiva e Rafaela Martin Schiavon. A família e os padrinhos, Priscila Boaro Martinelli e Bruno Martinelli, celebraram a ocasião em um almoço. Fotos: Foto Metro

Psicologia

Talita Beatriz de Pauli Ferraiolo CRP: 06/85655 Psicóloga Clínica e Hospitalar. Clínica Criare - 3608-8299 email: talita.psico@hotmail.com

Ser feliz para você é... Gostaria de conversar um pouquinho com vocês sobre como ser feliz. Muitas pessoas, no consultório, me perguntam como devem fazer em determinada situação em suas vidas, se suas ações estão certas ou erradas e precisam, que muitas vezes, dizemos passo-a-passo como devem agir. Eu sempre repito que na vida não se tem receitas que podemos seguir como se fôssemos fazer um bolo. Na verdade, quando digo isso, quero dizer que a vida de cada um é preciosa demais e única e que não cabe a ninguém julgar o que está certo ou errado. Sempre a verdadeira receita está dentro de nós mesmos. E, se seguimos o que o nosso mundo interno nos diz, podemos fazer o bolo mais delicioso com as nossas vidas. A compreensão deste mundo interno acontece desde o momento que eu me permito parar um minuto, me recolher da correria externa e ouvir aquela vozinha que não sabemos da onde vem, mas ela fala com a gente de forma tão clara que até nos assusta. Muitas vezes, para conseguir ouvir essa voz, precisamos de uma ajuda - seja de um profissional, como um psicólogo, seja religiosa, seja em uma meditação. Esta escuta vai nos levar para uma calma interior. Ela nos leva a aceitar nossas dificuldades, e assim sermos pessoas diferentes. Quando eu consigo ser melhor comigo mesmo, eu consigo ser melhor com o mundo. Eu consigo entender que o outro possui defeitos e que eu não vou modificá-los, mas sim que posso mudar minha forma de olhar para ele, entendendo a humanidade que o torna muito maior que os defeitos. É preciso perceber que cada um tem seu caminho nesta vida e a felicidade se faz na caminhada de cada dia! E assim cada um cria sua própria receita de ser feliz!

O JORNALZINHO - TIRAGEM REAL - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

9


Juliana

Para Sempre Maria Elisa Carriero

Coloquei o filtro da arte naquela cena comum, e a luz - que até então estava escondida - veio surpreender-me com seu poder de claridade. A mulher simples, mãos calejadas da lida rotineira, mulher que aprendeu a curar as dores do mundo a partir de meus joelhos esfolados de quedas e estripulias. Aquela mulher, minha mãe, rosto iluminado pela labareda que tinha origem no fogão de lenha.

Trazia consigo o dom de me devolver a calma, que a vida tantas vezes insistiu em me roubar. Aquela cena: mulher, fogão de lenha, panela preta escondendo a brancura de um arroz feito na hora. É uma das cenas mais preciosas que meu coração não soube esquecer. Saudade de mãe é coisa sem jeito, chega quando menos imaginamos: um cheiro, uma melodia, uma palavra... uma imagem, e eis que o cordão do tempo, nos convida ao retorno à infância.

Por que Deus permite que as mães vão-se embora? Mãe não tem limite, é tempo sem hora, luz que não apaga quando sopra o vento e chuva desaba, veludo escondido na pele enrugada, água pura, ar puro, puro pensamento. Morrer acontece com o que é breve e passa sem deixar vestígio. Mãe, na sua graça, é eternidade. Por que Deus se lembra - mistério profundo de tirá-la um dia? Fosse eu Rei do Mundo, baixava uma lei: Mãe não morre nunca,

Hirota Amaral E-mail juli an ahi ro t aam aral@ g m ai l.c o m

mãe ficará sempre junto de seu filho e ele, velho embora, será pequenino feito grão de milho. Carlos Drummond de Andrade

Mensagem de agradecimento à mãe Você que me carregou no seu ventre por nove meses, sem se queixar. Você que cuidou de mim sem se importar com o amanhã. Você que reclama, fala, mas para o meu bem, sempre tem razão. E ainda é a peça fundamental do quebra-cabeça da minha vida. É mamãe, você pode não saber o quanto eu te amo, deve ser porque não demonstro. Mas meu coração fica radiante quando chego em casa e encontro-a ao meu lado. E o mais importante é que o meu mundo não é nada se você não estiver nele. Parabéns pelo seu dia!

Como se um fio nos costurasse de novo ao colo da mulher que primeiro nos segurou na vida e agora nos pudesse regenerar. Saudade de mãe é ponte que nos favorece um retorno a nós mesmos; travessia que borda uma identidade muitas vezes esquecida, perdida na pressa que nos leva. Saudade de mãe é devolução, é ato que restitui o que se parte; é luz que sinaliza o local do porto, é voz no ouvido a nos acalmar nas madrugadas de desespero e solidão, através de uma frase simples: Dorme meu filho! Dorme! Hoje, nesse dia em que a vida me fez criança de novo, neste instante em que esta cena feliz tomou conta de mim, uma única palavra eu quero dizer: Oh minha mãe, que saudade eu sinto de você!

10

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

O JORNALZINHO - 25 anos - Credibilidade - Honestidade - TIRAGEM REAL - Distribuído em 6 CIDADES!


Prof. Márcio José Lauria

Vício terrível

O JORNALZINHO - TIRAGEM REAL - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

11

Matéria que se há de reconhecer corajosa: o Ministério da Saúde adverte que fumar faz mal ao Brasil, dá prejuízo. Corajosa por quê? Porque por muito e muito tempo se escondeu dado fundamental do problema: como os impostos incidentes sobre os cigarros são os mais altos de que se tem notícia, as fontes arrecadadoras de tributos evitavam falar nesse mau negócio que era escorchar o pobre fumante e ao mesmo tempo gastar rios de dinheiro com as vítimas do vício de fumar. Ou em outras palavras – ainda se arrecadando bilhões e bilhões de tributos, essa fábula de dinheiro não vem dando para cobrir os gastos com as tantas vítimas de câncer, acidentes vasculares, enfisema, etc. Eu mesmo, que durante um quarto de século (ou mais) emprestei meu pulmão à peçonhenta fumaça do tabaco, lá uma vez ou outra enfrentei cigarrinhos de palha, ou de fabricação caseira ou da marca Pachola, os mais indicados para espantar mosquitos nas pescarias. Acabei, depois de algumas tentativas frustradas e pesados sacrifícios, desvencilhando-me da dependência. Cheguei mesmo a escrever um texto – “Fumante licenciado” – sem dúvida o mais transcrito de quantos tenho publicado. Conservo provas de sua inserção em mais de trinta jornais e umas tantas revistas. Meu pai jamais deixou de fumar. Tendo morrido aos oitenta e oito anos, fumou por mais de setenta, quem sabe setenta e cinco, porque se começava muito cedo. Eu mesmo comecei aos doze ou treze, na segunda ou terceira série do ginásio, por mera imitação dos mais velhos e/ou por afirmação machista, como era de praxe. Os primeiros cigarros que fumei, eram filados de meu pai – Liberty ovais, que mereciam a dura classificação de arrebenta-peitos. A marca foi retirada do mercado em nossa região, mas continuou fabricada no Rio de Janeiro pela Souza Cruz. Lembro-me de uma vez que lhe trouxe dois pacotes de presente. Ele os recebeu como especial dádiva. Era um cigarro forte e de fumo compactado, de modo que se a pessoa o deixasse no cinzeiro, ele se apagava logo, bem diferente dos cigarros modernos, que simplesmente se queimam sozinhos depois de acesos. Mas com a passagem dos anos, meu pai foi abandonando o cigarro de papel. Dei-lhe um pacote de Minister, quando ele já andava pela casa dos oitenta e só os fumou de vez em quando. Estava na fase definitiva do cigarro de palha feito por ele mesmo, numa operação que tinha algo de filosófico, de exercício de paciência. A palha, conseguida ainda envolvendo espigas, era selecionada por critérios muito subjetivos, que envolviam espessura, textura, cor e nem sei mais quê.


Gabriel recebeu a bênção O pequeno Gabriel foi batizado no dia 16 de abril, em Divinolândia, na Igreja Ecológica São Francisco de Assis. Ele é filho de Patrícia de Sordi Rossi e Roberto Henrique Almeida Rossi. Fotos: Luana Pereira

12

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

Miguel Henrique recebe o batismo

A Igreja de Santo Antônio foi o local em os pais de Miguel Henrique escolheu para a realização do seu batismo. A cerimônia foi realizada no dia 3 de abril. Ele é filho de Maria Gabriela Silva Nery e Josimar Henrique Barbosa Nery. Que Deus o abençoe! Fotos: Foto Líder

O JORNALZINHO - 25 anos - Credibilidade - Honestidade - TIRAGEM REAL - Distribuído em 6 CIDADES!


Teatro “Mário e as Marias” Praça Matriz

A Companhia Lúdicos de Teatro Popular esteve em São José no dia 23 de abril, apresentando a peça “Mário e as Marias: uma viagem inspirada na vida e obra de Mário de Andrade”. O espetáculo foi encenado na Praça XV de Novembro, no Centro. Carlos Henrique Caveanha, Presidente da AREPID, “ACD” Atleta Com Deficiência, participante dos Jogos Regionais e Jogos Abertos e também do Circuito Brasil Caixa Loterias. Olá leitores de O Jornalzinho. Neste mês de maio, a equipe de esportes da AREPID IDEAL DEC continua a sua preparação para as próximas competições deste ano de 2016. O vôlei adaptado para idosos está a todo vapor na preparação para o JORI 2016 - tanto no masculino como no feminino -, e certamente conquistará bons resultados. Este ano o JORI (Jogos Regionais do Idoso) acontecerá entre os dias 11 e 15 de maio, na cidade de Americana. O paraatletismo também segue na sua preparação para a Etapa Nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa, que terá a sua 1° fase na cidade de São Paulo entre os dias 24 e 26 de junho. Apenas dois atletas se classificaram para esta fase. Vanderlei da Silva Júnior (T13) obteve classificação para o salto em altura. Carlos Henrique Caveanha (Kaique) conseguiu se classificar no arremesso de peso, lançamento de dardo e lançamento do disco. O atleta Luis Fernando da Cruz está entre os 50 melhores atletas do CPB e por isso não precisou passar pela fase classificatória para as nacionais. Provavelmente competirá nas provas de 400 metros, 800 metros e 1.500 metros. Luis Fernando pensa também em participar dos 5.000 metros, mas, para isso, terá que abandonar uma das provas anteriores. Em seus treinos, Luis Fernando disse que tem concluído os 5.000 m. em 17 minutos. No ranking de 2015, o melhor tempo foi de 15,40 minutos.

O JORNALZINHO - TIRAGEM REAL - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

13

Nossa preparação segue nas instalações do Rio Pardo Futebol Clube - na quadra e piscina -, das 14h às 17h, e também na pista de atletismo Palmiro Petrocelli, no Jardim Aeroporto, em dias alternados. Vale lembrar que, antes das Paraolimpíadas Rio 2016, ainda teremos duas etapas nacionais: esta de junho e, logo depois, no mês de julho. Peço a todos os leitores para que torçam pelos atletas da AREPID IDEAL DEC, no JORI 2016, em Americana, e para os paraatletas na 1° Etapa Nacional Circuito Brasil, conseguirem excelentes resultados e, quem sabe, uma das últimas vagas para os Jogos Paraolimpícos, em setembro. Valeu, pessoal. Abraços e até a próxima edição.


Gabi Yong e André Multini contra o friozinho O primeiro fim-de-semana de frio em São José foi aquecido com a animação musical de Gabi Yong e André Multini no Seu Divino Gastro Bar. A apresentação dos músicos foi no sábado, 30 de abril. E teve bastante gente que quis começar o inverno ‘aquecido’ com essa balada!

14

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

O JORNALZINHO - 25 anos - Credibilidade - Honestidade - TIRAGEM REAL - Distribuído em 6 CIDADES!


Vai Rolar Reinauguração

Bar Monte Castelo Local: Av. Independência, 600 São José do Rio Pardo Data: Sexta, 6 de maio de 2016 Horário: 19H00

Inpulse - 10 Anos Local: CLRG São Sebastião da Grama Data: sábado, 7 de maio de 2016 Horário: 23H00

Feijoada com Samba Local: Seu Divino Gastro Bar São José do Rio Pardo Data: domingo, 8 de maio de 2016 Horário: 10H00

Comida de Boteco Local: Quadra Poliesportiva da AAR São José do Rio Pardo Data: sábado, 14 de maio de 2016 Horário: 20H00

Quartaneja Local: Divinolândia Clube Divinolândia Data: quarta-feira, 25 de maio de 2016 Horário: 23H00

VI Arraiá do Zóio Roxo Local: Restaurante Fartura São José do Rio Pardo Data: sábado, 28 de maio de 2016 Horário: 21H00

Rio Pardo Fantasy Local: Piscinas do Clube São José do Rio Pardo Data: sábado, 28 de maio de 2016 Horário: 23H00

Jantar Cantinho Mineiro Local: Rio Pardo FC São José do Rio Pardo Data: sábado, 4 de junho de 2016 Horário: 20H00

Feliz Dia das

O JORNALZINHO - TIRAGEM REAL - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

15

Mães


Primeiro bolo para Lucca

A primeira festa do principezinho Lucca foi realizada em 24 de abril. A data foi comemora com os pais, Jamaica de Melo Honorato Souza e Carlos Eduardo dos Santos Souza, além dos convidados. Fotos: Luana Pereira

16

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

Tem ‘Frozen’ nos 3 anos da Giovanna

O tema do filme ‘Frozen’ foi escolhido para o aniversário de 3 anos da Giovanna, irmã do Bernardo e filha de Renata Souza Marquitti Morais e André Luís de Morais. A festa aconteceu em 2 de abril e contou com uma galerinha muito animada. Fotos: Foto Metro

O JORNALZINHO - 25 anos - Credibilidade - Honestidade - TIRAGEM REAL - Distribuído em 6 CIDADES!


Prof. Esp. Marcus Tulio CREF 103800 Pós Graduado em Treinamento Desportivo e Gestão Pública Coordenador do ENAF há 12 anos. Tel.: (19) 98393-1202 e-mail: prof.marcustulio@ bol.com.br

DICA DO PERSONAL: Motivos para não caminhar, correr e pedalar na contramão.

O JORNALZINHO - TIRAGEM REAL - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

17

Não é mais rápido: Quando você entra na contramão, tem que parar ou diminuir o ritmo a todo instante (pelos motivos expostos nos itens abaixo), enquanto integrado ao fluxo de veículos você desenvolve velocidades maiores – principalmente considerando-se a velocidade média, que é o que determina a duração do trajeto. Não é mais seguro: A maneira mais segura de caminhar, correr e pedalar no trânsito é fazer parte dele. De acordo com estudos científicos sobre colisões, na mão correta têm cerca de cinco vezes menos chances de colisão, comparados aos que fazem suas próprias regras em vez de se integrar às que já valem aos demais veículos. Não há tempo de reação: Na contramão, você tem a sensação psicológica de que está mantendo a situação sob controle, quando na verdade não está. Se você vê um carro desgovernado vindo à sua direção, não dá tempo de desviar, principalmente porque suas velocidades estarão potencializadas: a velocidade com a qual o carro se aproxima de você é a sua somada à dele. É mais difícil evitar o atropelamento: Andar na contramão é chegar nos carros mais depressa. Trafegando no mesmo sentido, o motorista precisa apenas diminuir a velocidade para abaixo da sua para evitar o atropelamento, tendo ainda muito mais tempo para reagir e uma margem bem maior. Em caso de atropelamento, os danos ao seu corpo serão bem maiores: Pelo mesmo motivo do item anterior (soma de velocidades), se você bater de frente com um carro vai sofrer muito. Você surpreende os carros: Como você chega mais rápido nos carros, você os pega de surpresa. Principalmente em curvas à direita: o motorista está fazendo a curva quando de repente aparece você vindo na direção dele. Não há tempo de reação. Ele não consegue frear, não pode ir para a esquerda porque há outros carros, na direita tem um carro parado ou a calçada. Os motoristas não te veem nos cruzamentos: E falando especificamente na contramão, é fácil entender o motivo: quando um carro vira num cruzamento, o motorista olha apenas para o lado do qual os carros vêm. Imagine um carro entrando numa avenida: o condutor olha para a esquerda; se não vem carro, ele entra. Se quer ser evitar acidentes, porte-se como um veiculo: Se você se comporta como um veículo, sinalizando suas intenções, respeitando mãos de direção, sinais de tráfego, faixas de pedestre e etc., os motoristas o respeitarão mais.


Enrico completa um aninho

Pais e Filhos não são iguais

A família de Enrico se reuniu, no dia 10 de abril, para soprar a primeira velinha do pequeno aniversariante. Os convidados foram recebidos pelos pais, Juliana Silva de Oliveira João e Flávio Ratine João. Fotos: Foto Líder

Aquelas pessoas que hoje têm em torno de 35 anos e os que possuem mais tiveram, sem dúvida alguma, uma educação centrada no respeito e na obediência aos seus pais. E este modelo de educação tinha nos pais o centro pela qual se movia a família. Bastava um olhar para entender o recado: quando tinha visitas, aparecer na sala somente para cumprimentar os visitantes. E aí vieram os filhos dos filhos, que tiveram este tipo de educação e, alguns, se não a maioria, resolveu que agora tudo seria diferente. Não trataria os seus filhos da mesma forma que os seus pais o trataram. Seriam mais democráticos, dariam maiores liberdades, enfim, seriam mais “amigos” dos seus filhos. E para reforçar esta “nova forma” de educação, os psicólogos, psicanalistas, psicoterapeutas defenderam a teoria de que os filhos precisavam de maior liberdade para encontrar o melhor caminho, terem as suas próprias experiências, que a educação não fosse repressora e que, em casa, houvesse maior diálogo e a oportunidade do confronto de ideias. Grande parte destes que defenderam esta teoria, após uma reflexão do que aconteceu com a sociedade, viu que houve um erro de rota e que o barco estava afundando num mar em que os principais valores que o sustentavam, como respeito, verdade, dignidade, honra, amor e ética, deixaram de manter este barco na superfície. Ao procurar diminuir as diferenças, pregou-se a necessidade de que pais e filhos precisavam ser amigos, esquecendo-se de que os filhos precisavam era de alguém muito mais do que amigo, precisavam de referência para as suas vidas. Amigos os jovens têm na escola e na rua. Enquanto que, em casa, eles precisam de referenciais, para que possam ter um norte a seguir quando estiverem na rua. E é aí que a frase “Os pais precisam ser pais para que os filhos possam ser filhos”, possui uma importância fundamental no estudo deste princípio. Tal afirmação não deseja pregar o autoritarismo no relacionamento entre pais e filhos - ao contrário, quer é que os pais exerçam a sua autoridade tendo sempre em mente que a harmonia deve estar centrada no que somos “Amor-Exigente”. E quando os pais estão cientes do papel que devem exercer em seus lares, buscando a harmonia, o respeito, a confiança, os deveres, os limites e as obrigações de cada membro da família, estarão exercendo o seu papel com dignidade e contribuindo para que os seus filhos tenham estes mesmos valores quando tiverem a sua própria família. Quando os papéis de pais e filhos são entendidos como complementares um ao outro - não como opostos -, as diferenças que existem complementam, acrescentam, para que cada um possa ter o seu lugar bem definido. E, neste entendimento familiar mútuo, o fato de pais e filhos não serem iguais pode ser entendido como soma, partilha e não como confronto. Enquanto pais, precisamos dar condições para o aprendizado dos nossos filhos com a mesma energia para deixá-los assumirem as responsabilidades dos atos que tomarem. E o aprendizado que este princípio deixa para os pais é a busca diária da honestidade como fator preponderante como base nas relações no lar. Como pais e não como super-homens não têm uma resposta para tudo, mas vamos buscá-la tendo valores espirituais como fonte para nutrir nossas relações com os nossos filhos, propiciando-lhes condições de crescimento para que ocupem seu lugar no mundo da melhor forma possível. Tenha sempre em mente: Se você não for a referência ou um modelo para os seus filhos, os amigos da rua poderão ocupar este espaço. Querendo ser amigo, por vezes esquecemos de ser pais.

Quatro anos da Maria Eduarda A festa dos 4 anos da Maria Eduarda foi em 16 de abril, em São José do Rio Pardo. A princesa é filha de Natália Ramos Carvalho e Diego Manetta Falci Ferreira.

Alice completa dois anos Os 2 anos de Alice foram comemorados em 3 de abril, em Divinolândia, em festa que reuniu amigos, familiares e a mãe, Aline Bianquetti Francisco. Parabéns! Fotos: Luana Pereira

Fotos: Foto Líder

Reuniões:

Participe das reuniões sempre às 19h30. 2ª feira- Escola João Gabriel Ribeiro (Vila Pereira)

18

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

O JORNALZINHO - 25 anos - Credibilidade - Honestidade - TIRAGEM REAL - Distribuído em 6 CIDADES!


RESGATE DE PIS/PASEP

Aposentados e trabalhadores com mais de 70 anos podem ter dinheiro para receber e não estar sabendo. É o caso de trabalhadores que contribuíram para o PIS (iniciativa privada) ou para o Pasep (funcionalismo público) até 4 de outubro de 1988, e que ainda não resgataram seus saldos. Desde 1988, o fundo PIS-Pasep não conta com a arrecadação para contas individuais. A Constituição Federal alterou a destinação dos recursos provenientes das contribuições, que passaram a ser alocados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), para o custeio do Programa do Seguro-Desemprego, do Abono Salarial e ao financiamento de Programas de Desenvolvimento Econômico pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES. Em comunicado divulgado no último mês, o Banco do Brasil destacou que uma auditoria da Controladoria Geral da União (CGU) nos fundos PIS/Pasep mostrou que aproximadamente 15,5 milhões de pessoas contribuíram para o programa até 1988 e não têm conhecimento dos créditos que possuem. Segundo o Ministério da Fazenda,

são ao menos R$ 7,4 bilhões em 4,62 milhões de contas de idosos, sendo 3,79 milhões de cotistas no PIS e 830 mil cotistas no Pasep com direito ao saque por idade. Cada cotista tem direito a receber, em média, R$ 1.135. Podem sacar os benefícios cotistas com saldo em suas contas que se enquadrem em um dos seguintes motivos: aposentadoria; idade igual ou superior a 70 anos; invalidez (do participante ou dependente); transferência para reserva remunerada ou reforma (no caso de militar); idoso e/ ou portador de deficiência alcançado pelo Benefício da Prestação Continuada; participante ou dependente acometido por neoplasia maligna, vírus HIV ou doenças listadas na Portaria Interministerial MPAS/MS nº 2998/2001; ou morte, situação em que o saldo da conta será pago aos dependentes ou sucessores do titular. Para saber se tem algum saldo disponível, os inscritos devem procurar o Banco do Brasil (que administra o Pasep) ou a Caixa (administradora do PIS).

O JORNALZINHO - TIRAGEM REAL - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

19


Sofia completa um aninho Em 9 de abril, Ivone Navega Loredo e Sidnei Carvalho de Loredo apagaram as primeiras velinhas da filha princesinha Sofia. O momento foi de muita alegria e descontração. Parabéns!

20

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

Fotos: Luana Pereira

Edson Luciano comemora 6 anos

Em 22 de abril foi realizada a festança dos 6 anos de Edson Luciano Neto. Os convidados foram recebidos pelos pais, Maria Beatriz Remédio Martins e Edson Luciano Junior. Fotos: Luana Pereira

O JORNALZINHO - 25 anos - Credibilidade - Honestidade - TIRAGEM REAL - Distribuído em 6 CIDADES!


Amรกlia Prado 01-05

Marcela Paiva 01-05

Fernanda Frozoni 02-05

Camila Lacerda 02-05 Ana Flavia Rocha 02-05 Amanda Breda Ferreira da Silva 02-05 Lucas Araujo 02-05 Marcio Vedovato Verrone 03-05 Lucia Dalbon 03-05

Leonardo Souza 03-05 O JORNALZINHO - TIRAGEM REAL - Impresso em papel de manejo responsรกvel e tinta ecolรณgica!

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

21


Tá na Moda

Carolina Machite

Instagram: @carolinamachite Facebook: /blogtodafutil Instagram/Snapchat: carolinamachite

ALFAIATARIA Já não é segredo: as peças em alfaiataria ganharam as passarelas do mundo todo. E é óbvio que aqui no Brasil ela também já caiu no gosto das mais antenadas e, é claro, das marcas mais bacanas. Entre elas, Giuliana Romanno, mestre em alfaiataria, que na última edição do SPFW - Inverno 2016 trouxe ótimas opções de calças, vestidos e casacos com recortes estratégicos, lisos e estampados. Recentemente a Glamour Brasil fez um editorial ‘bacanudo’ e revelou a fórmula fashion perfeita para a estação mais fria do ano - leia-se alfaiataria + malhas caneladas + tênis - um mix ultradescolado e com aquela pegada cool que toda fashionista ama! Dá só uma olhada nas produções...

Gostam dos looks? Eu particularmente adoro a mistura de peças mais estruturadas com tênis. Mas é aquele negócio né, tem que ter muito estilo e, claro, colocar o bom e velho bom senso em prática. Mais um ponto importante. Pode deixar de lado a mania de achar que as peças em alfaiataria são ideais para o trabalho, pois o editorial acima da Glamour já mandou este ‘pré-conceito’ por terra e as propostas apresentadas nas passarelas só comprovam que é possível criar produções incríveis para diferentes situações e ocasiões.

22

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

O JORNALZINHO - 25 anos - Credibilidade - Honestidade - TIRAGEM REAL - Distribuído em 6 CIDADES!


Thaís Balbesan 03-05 Ana Laura Rubens 04-05 Juliana Luciano 04-05 Moacyr Gomes Neto 04-05 Tiago Roque 04-05 Marcelo Callegari Zanetti 05-05 Ana Madeira 05-05

Daniele Rocha 05-05

Mauro Posso 05-05

O JORNALZINHO - TIRAGEM REAL - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

23

Maria Lucia Landini Basili 05-05


Rosana Aparecida Boaro 06-05 Juliana A. Zanetti 06-05 João Modesto 06-05 Fernanda Montero Bartholo 06-05

Raquel Braghiroli 06-05

Vanessa Garcon 07-05

Leleh Vergilio 07-05

Rafaela Lourenço 07-05

Luiz Mauá 07-05

Cristiane Breda 07-05 24

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

O JORNALZINHO - 25 anos - Credibilidade - Honestidade - TIRAGEM REAL - Distribuído em 6 CIDADES!


Rosangela Boaro 08-05 Flavia Pizani Junqueira Bertocco 08-05

Rubinho Lobato 08-05

Carolina

Maldonado

08-05

Aline

Maldonado

08-05

Isabela Maziero 09-05

Gabriela Gesualdo 09-05

Gabi Yong 09-05

Regina Barreto 09-05

André Trento 09-05 O JORNALZINHO - TIRAGEM REAL - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

25


Receita do André Contrate os serviços do André para pequenos e grandes eventos ou faça sua encomenda pelo tel: (19) 99263.0332.

Matheus e Glaucia Casaram-se em 2 de abril, às 18h00, na Igreja Matriz de São José. A noiva é filha de Norival Amaral e Ana de Fátima da Silva Amaral. O noivo é filho de Elisabete Zani Minucci e Francisco Carlos Minucci.

receitadoandre@hotmail.com

FOTO METRO

FOTO LÍDER

FOTO METRO

Casamentos

Nossos cumprimentos aos casais que festejaram o seu relacionamento com o matrimônio. E que a decisão dos noivos seja repleta de alegria, comprometimento, diálogo, cumplicidade e harmonia. Parabéns aos noivos e aos familiares.

Pamela e Leandro

Eles selaram união na noite de 2 de abril, às 19h00, na Capela de Santa Rita, em São José. O noivo é filho de Adelson Donizete Bartalini e Durcinéia de Fátima Marrafon Bartolini. A noiva é filha de Marisa Cristina da Silveira Araújo e Antônio Paulino Fernandes de Araújo.

Ana Gabriela e Diego Uniram-se em 2 de abril, às 21h00, na Igreja Matriz de São José. A noiva é filha de Aloisio Ricardo dos Santos e Maria Alessandra Agassi dos Santos. O noivo é filho de Maurílio Rosa e Nair de Almeida Rosa.

VAI CASAR?

Musse Três Chocolates

convites e impressos personalizados em geral (19) 3681-5529

Ingredientes: 3 xícaras de creme de leite fresco 1 xícara de leite 3 gemas 6 colheres de sopa de açúcar 2 colheres sopa de chocolate meio amargo picado 2 colheres de sopa de chocolate branco picado 2 colheres de sopa de chocolate ao leite picado Para a calda: 1 lata de leite condensado 2 colheres de sopa de manteiga ½ xícara de chocolate ao leite picado 1 colher de cacau em pó Pimenta – rosa em grãos para decorar

Modo de Preparo: Na batedeira, bata 1 xícara de creme de leite até dar ponto de chantili, reserve. Em uma panela, em fogo baixo, ferva 1/3 de xícara de leite com 1 gema e 2 colheres de sopa de açúcar, mexendo até formar um creme, desligue o fogo e adicione o chocolate meio amargo até derreter, junte o chantili e misture até incorpar distribua em uma travessa, ou em taças individuais, reserve na geladeira. Repita o procedimento com o chocolate branco e depois com o chocolate ao leite, vai colocando as musses em cima da outra já pronta, dispondo as musses em três camadas deixe na geladeira por na mínimo 1 hora. Prepare a calda: em uma panela coloque todos os ingredientes mexendo sempre em fogo baixo até que solte do fundo da panela, sirva a musse com a calda decorada com a pimenta-rosa.

26

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

O JORNALZINHO - 25 anos - Credibilidade - Honestidade - TIRAGEM REAL - Distribuído em 6 CIDADES!


Brisa Maria Folchetti Darcie 10-05 Mariana Machado Maia 10-05 Cristina Camacho de Carvalho 10-05 Aline Garcia 10-05

Elaine Orfei 10-05 Mayara de Oliveira 11-05 Marcia Carvalho 11-05

Bruna Sassi 11-05

Lucas Callegari 11-05

Liliane Cristina 11-05 O JORNALZINHO - TIRAGEM REAL - Impresso em papel de manejo respons谩vel e tinta ecol贸gica!

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

27


Financiamento Coletivo

Back Moah no Seu Divino

Muita gente bonita esteve na noite de 9 de abril no Seu Divino Gastro Bar curtindo o melhor da música nacional e internacional com o Black Moah. Como sempre, o pessoal aprovou a qualidade do som e também as delícias que a Casa oferece.

Pretendo lançar minha primeira coletânea de crônicas. Conto com sua colaboração para a realização deste projeto, tornando meus três anos como cronista documentado em um só material. O financiamento coletivo já é uma prática comum para novos talentos divulgarem seus trabalhos. O financiamento poderá ser feito através de depósito bancário. Para saber mais, deixe uma mensagem privada no meu facebook. Estou a disposição! Atenciosamente, Emanuel Madeira Maschietto

Oração para mães Pai, tu, sendo Deus, quiseste mostrar entre nós tua face materna… Por isso criaste todas as mães! Peço-te por minha mãe, sinal concreto e visível de teu amor entre nós. Multiplicai os seus dias em nosso meio! Acompanha-a em todo riso e em toda lágrima, todo trabalho e toda prece, todo dia e toda noite! Que tua bênção cubra de luz a vida de minha mãe para que, inundada de ti, ela seja sempre mais presença do Divino em minha vida. Amém!

28

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

O JORNALZINHO - 25 anos - Credibilidade - Honestidade - TIRAGEM REAL - Distribuído em 6 CIDADES!


Elenize Jorge 12-05

Júlia Scoqui 12-05

Marília Quirino 12-05

Giovanna Ferreira 12-05

Daniela Sousa 12-05 Marcelo José Teles 13-05 Tiago Correa 13-05

Vanessa Bianchesi 13-05

Helena Carrara 13-05

O JORNALZINHO - TIRAGEM REAL - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

29

Ana Adélia Porfírio Vieira 13-05


Ligia Machite 14-05

Táfnis Silveira 14-05 Letícia V. Cipolla 14-05 Leandro Moreno Folcheti 14-05 Jaqueline Sposito 14-05

Tamires Borges 15-05 Maria Ester Della Torre 15-05 Daniel Lodovichi 15-05 Orlando Felipe Simoni 15-05 Giovana Paiva 15-05 30

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

O JORNALZINHO - 25 anos - Credibilidade - Honestidade - TIRAGEM REAL - Distribuído em 6 CIDADES!


Casa cheia na Queima do Alho de Divinolândia

Cerca de 800 pessoas aproveitaram a Queima do Alho em Divinolândia em 3 de abril. O cardápio foi preparado por comitivas dessa cidade, de Caconde e Igaraí (Mococa). Entre as opções, havia arroz pantaneiro, costela com abóbora e ponta de peito com frango. A festa tradicional foi regada a música ao vivo e foi realizada no Pesqueiro Recanto dos Lagos. O evento é uma forma de manter viva a cultura, gastronomia e a tradição do tropeiro brasileiro.

Um anjo chamado Mãe!! Uma criança pronta para nascer perguntou a Deus: “Dizem-me que estarei sendo enviado a Terra amanhã... Como eu vou viver lá, sendo assim pequeno e indefeso?” E Deus disse: “Entre muitos anjos, eu escolhi um especial para você. Estará lhe esperando e tomará conta de você”.

Criança: “Mas diga-me, aqui no Céu eu não faço nada a não ser cantar e sorrir, o que é suficiente para que eu seja feliz. Serei feliz lá?”. Deus: “Seu anjo cantará e sorrirá para você... A cada dia, a cada instante, você sentirá o amor do seu anjo e será feliz”. Criança: “Como poderei entender quando falarem comigo, se eu não conheço a língua que as pessoas falam?”. Deus: “Com muita paciência e carinho, seu anjo lhe ensinará a falar”. Criança: “E o que farei quando eu quiser Te falar?”. Deus: “Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a rezar”. Criança: “Eu ouvi que na Terra há homens maus. Quem me protegerá?”. Deus: “Seu anjo lhe defenderá mesmo que signifique arriscar sua própria vida”. um anjo que se chama mãe Criança: “Mas eu serei sempre triste porque eu não Te verei mais”. Deus: “Seu anjo sempre lhe falará sobre Mim, lhe ensinará a maneira de vir a Mim, e Eu estarei sempre dentro de você”. Nesse momento havia muita paz no Céu, mas as vozes da Terra já podiam ser ouvidas. A criança, apressada, pediu suavemente: “Oh Deus, se eu estiver a ponto de ir agora, diga-me, por favor, o nome do meu anjo”. E Deus respondeu: “O seu anjo se chamará... MÃE !”

O JORNALZINHO - TIRAGEM REAL - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

31


Banda Nova no Seu Divino

Aniversariantes de Maio 2016 (01) - Márcia Ribeiro Boaro (01) - Giani Maria Barbosa Minussi (02) - Dulceli da Silva (03) - Antônio Eugênio Mesquita (03) - Maria Lúcia Ferreira Silva (03) - Amanda de C. Fernandes (03) - José Décio Pimentel (06) - Mariana Farfoglia Morgan (06) - Amauri D. da Silva Coelho (06) - Marco Aloísio Baptistella (06) - Carla Giovana Madeira (06) - Emerson M. Batista Filho (07) - Nilsa M. Mazzer Passerani (07) - Emilene Rita (08) - Aline Cardoso Gonçalves (08) - Veronice Bocamino da Silva (08) - Eduardo Souza Silva (08 - Sônia Marisa Mancini Furlan (08) - Rosilda Pereira Carlos (08) - Ivânia Mara Franchi Cury (09) - Valdeir de Mello (09) - Rogério Lodovicho (09) - Milena Zanetti Baptistella (09) - Isabela Comin Maziero (09) - Ronaldo Comin Maziero (09) - Ana Claudia Crivelari Carratto (09) - Fernanda Paoline Castoldi (10) - Diele da Silva Dalbon (11) - Vanessa Gonçalves da Rita (11) - Edson Roberto Ratz (11) - Marco Antônio dos Santos (11) - Eliana Madrini Batista (12) - Lígia Romão (12) - Fátima Ap. Zanetti Agostinelli (12) - João dos Reis Inácio (13) - Daniel H. Fernandes Ortega (13) - Graziela Oliveira de Souza (13) - Daniela Pafume de Souza (14) - Antônio Corrêa (15) - Luís Alexandre Chiconello (15) - Gabriel da Silva Lofrano (16) - Fábio D. Boaro de Souza (16) - Mariane Felix Torres (16) - José Benedito Marcon (16) - Ana Claudia Neves Amade (16) - João Paulo Feltran (17) - Maria Zelinda M. Florêncio (17) - Rogério Zanetti Agostinelli (17) - Juliana Pinezi Rodrigues (18) - Paulo Sérgio Rodrigues (18) - Roseli Carlos Pereira (19) - Leticia Maria Barbizan Perillo (19) - Maria das Graças Zulli Maieru (20) - Edvaldo Ferian (20) - Maria Filomena F. Da Silva (20) - Pedro Augusto Carratto (21) - Gisele Boaro Soares (21) - João Carlos Dermenjian (21) - Susi Greghi Vianna (21) - Flávia Cristina de Melo (21) - Fábio C. D. Torre Gonçalves (21) - Alexandra Lopes Rueda (21) - Marina Gonçales (22) - Vanessa Andreazza (22) - Gilmar Sousa Ishikawa (22) - Rita Ribeiro Baptistella (23) - Ana Carolina P. da Silva (23) - Matheus Palla (23) - Marina Agatha S. Camacho (23) - Ana Paula Fonseca (24) - Márcio Barbosa (24) - Leandro Alves Manetta (25) - Daniel B. de C. Sobrinho (26) - Daniel Tinti (26) - Onofre Neves (27) - Denise Ap. Campeoto Boaro (27) - Gisele F. Sallas Batista (27) - Daniela Feltran (28) - Rita de Cássia (28) - Silmara Morais (28) - Fábio João (28) - João Marcelo de Mello (29) - Eliana M. Luvezuti Lopes Gil (29) - Bruno H. Ribeiro Mantovani (29) - Gislaine Dias Carvalho (30) - Marco Antônio Trinca (30) - Lidia Maria Chiconello (30) - Neuza Maria da Silva Coelho (31) - Amparo Vera Colderón

Dia 22 de abril foi a vez da “Banda Nova” animar o pessoal que curte o Seu Divino Gastro Bar. Como sempre um bom público prestigiou e saboreou as delícias desse ponto de encontro de São José e região.

32

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

O JORNALZINHO - 25 anos - Credibilidade - Honestidade - TIRAGEM REAL - Distribuído em 6 CIDADES!


Fabio Bibo 16-05

Tamires Baron 16-05

Gabriela Junqueira 16-05

Manuela Plez 16-05 Sandra A. Podda 16-05 Raquel Paula Silva Souza 17-05 Larissa Silva 17-05

Rodrigo Campeoto 17-05

Natalia Lima 17-05

O JORNALZINHO - TIRAGEM REAL - Impresso em papel de manejo respons谩vel e tinta ecol贸gica!

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

33

Marcela Trevizan Dominici 17-05


Dieta detox: conheça erros e cuidados ao usar esse método para emagrecer.

Off Road - Grama

No sábado, dia 16 de abril, o JornalZinho esteve na vizinha cidade de São Sebastião da Grama registrando os melhores momentos do tradicional NG Off Road - Grama. O Off Road 2016 foi realizado entre os dias 9 e 17 de abril e atraiu pessoas de toda região, além de outras partes do Estado.

Quando realizado de maneira errada o método pode causar ganho de gordura e prejudicar a saúde. Após momentos de abuso na alimentação e nas bebidas alcoólicas ou açucaradas, como nas festas de final de ano e feriados, algumas pessoas recorrem às dietas detox também chamada de dieta desintoxicante com o objetivo de “limpar o organismo” e perder peso. Porém, alguns desses regimes são muito extremos, fazendo com que o indivíduo consuma pouquíssimas calorias ou fiquem dias à base de líquidos. Estas dietas exageradas podem ter o efeito contrário do que o detox propõe e ao final causar o ganho de gordura e prejudicar a saúde. Afinal, para que o organismo volte ao seu estado normal não são necessárias medidas tão extremas. “Após dois dias de retorno para uma alimentação saudável o nosso corpo já volta ao metabolismo de antes”, diz a nutricionista Amanda Epifânio que integra o corpo clínico do CITEN. Até mesmo a eficácia de qualquer dieta detox é questionada por alguns profissionais da saúde. “Não acredito que exista a condição que denominam de intoxicação. Os verdadeiros desintoxicantes do corpo são o fígado e os rins, e esses órgãos ficam sobrecarregados quando a alimentação é rica em gordura, sódio e açúcares. Porém, toda vez que saímos de uma alimentação cheia de gorduras para algo mais leve, isso reduz a sobrecarga do fígado e faz com que ele trabalhe de forma normal”, constata Epifânio. Contudo, há dietas detox que propõe justamente um regime que prioriza os alimentos saudáveis e que deixa de lado aqueles ricos em gorduras e açúcares. Saiba o que pode ser interessante nos regimes desintoxicantes e quais são os cuidados necessários ao realizar este plano de emagrecimento. Qual alimento realmente evitar Alguns alimentos realmente sobrecarregam o fígado por serem ricos em substâncias que em excesso prejudicam organismo. Por isso, após momentos de abuso, é importante evitar alimentos que irão fazer com que esse órgão tenha uma atividade intensa. A orientação é ter uma dieta balanceada, restringindo o consumo de alimentos ricos em gorduras trans e saturadas, é o caso da carne vermelha e produtos industrializados, como congelados e biscoitos. Comidas ou bebidas com aromas artificiais, corantes e aditivos químicos devem ter o consumo limitado, bebidas alcóolicas e açúcar também. Quais alimentos priorizar Uma alimentação leve já irá contribuir para o melhor funcionamento do fígado. “Consumir muitas frutas, verduras, legumes, cereais integrais, grãos e carnes brancas ajuda muito. Não adianta pular uma refeição, pois se o corpo fica sem comer entra em estresse e isso aumenta o peso porque o organismo vai atrás de mecanismos de estoque”, explica a nutricionista Amanda Epifânio, do CITEN. Além de não sobrecarregarem o fígado, estes alimentos são ricos em vitaminas, minerais, compostos fenólicos que tem ação antioxidante. Os peixes, grelhados, assados ou cozidos, e as sementes, como a chia e a linhaça, são ricos em ômega 3 que proporciona uma ação anti-inflamatória.

(Continua na pág. 35)

34

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

O JORNALZINHO - 25 anos - Credibilidade - Honestidade - TIRAGEM REAL - Distribuído em 6 CIDADES!


Almoço de Santo Expedito

Moradores do Buenos Aires, Vila Verde e bairros adjacentes participaram de almoço à mineira promovido pela comunidade da igreja de Santo Expedito. O delicioso almoço aconteceu no último domingo, dia 17, no salão de festas da igreja.

Dieta detox: conheça erros e cuidados ao usar esse método para emagrecer. (Continuação da pág. 34)

Os sucos com verduras e frutas e os chás também são muito recomendados por alguns profissionais da área de saúde. O consumo balanceado deles na dieta é benéfico. O chá verde é rico em catequinas que tem o poder de combater os radicais livres no organismo e ainda possui um efeito termogênico. O chá de hibisco é uma boa escolha, por conter flavonoides e ácidos orgânicos que tem ação antioxidante e diurética. O chá de gengibre é outra bebida que possui forte ação antioxidante. Fuja da dieta líquida Algumas dietas detox envolvem passar dias ingerindo somente líquidos e isto pode causar uma série de problemas para a saúde. “Tirar alimentos e colocar líquidos faz com que o fígado trabalhe mais porque ele terá que conseguir energia de alguma maneira, isso ocorre em casos de dietas que durem mais do que uma semana”, conta Epifânio. Porém, manter a dieta líquida por apenas um dia já acarreta problemas, afinal esse tipo de alimentação é pobre em calorias, o que pode levar a desmaios, dores de cabeça, entre outros problemas. Os rins também são prejudicados por uma alimentação essencialmente líquida. É este órgão que controla os eletrólitos, sódio e potássio, do nosso organismo e o excesso de líquidos causa um desequilibro entre esses eletrólitos que em casos graves pode causar até a desidratação. Ingerir mais de quatro litros de bebidas ao dia não é benéfico para a saúde. Fuja do baixíssimo consumo de calorias A restrição calórica excessiva além de ser prejudicial para a saúde também não irá provocar um emagrecimento saudável. “O corpo tolera por muito pouco tempo essa falta de energia, assim após sete dias começa a usar o seu estoque corporal que é o que chamamos de estoque de ouro, não é só a gordura, mas também músculos”, alerta Epifânio. Também podem ocorrer alguns problemas de saúde. “No curto espaço de tempo pode não acontecer prejuízos. A partir de uma semana o risco é ter hipoglicemia que pode levar a desmaios”, diz Epifânio. Procure ajuda profissional Ao realizar uma dieta detox o ideal é procurar a ajuda de um profissional da área da saúde, nutricionista ou nutrólogo. “Caso a pessoa faça um regime desintoxicante por conta não recomendo que dure mais do que três dias. Se ela fizer a dieta detox por um longo período deve falar com um profissional da saúde, pois ele irá orientar uma suplementação de vitaminas e minerais”, diz Frias. Além disso, se a pessoa passar muito tempo sem ingerir a lactose e o glúten é preciso cuidado quando for voltar a consumir alimentos com a substância. Isto porque o organismo fica mais sensível a esses alimentos depois da dieta. Evite o excesso de determinados alimentos Ao longo da dieta detox é importante não abusar do consumo de chás. Alguns deles, como o chá verde e o mate, possuem cafeína e o excesso da substância pode causar insônia, taquicardia e gastrite, pois ela aumenta a secreção gástrica. A orientação é não passar de três xícaras das versões simples à granel, como o de hibisco, chá verde e de gengibre. Com relação às versões industrializadas que são mais concentradas, o consumo não deve passar de dois copos ao dia. Quanto aos sucos detox o recomendado é não ingerir mais do que dois copos ao dia.

O JORNALZINHO - TIRAGEM REAL - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

35

(Fonte: www.minhavida.com.br)


Thainá Batista 17-05 Paulo Sérgio Rodrigues 18-05 Barbara Souza 18-05 Maria Alice Kitano 18-05 Marcia João 18-05

Joyce Mazini 18-05

Rosângela Almodova 19-05

Marinês Garcia 19-05

Marcia Elias 19-05

Fernanda Magrin 19-05 36

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

O JORNALZINHO - 25 anos - Credibilidade - Honestidade - TIRAGEM REAL - Distribuído em 6 CIDADES!


Aline Antonialle 19-05

Iris Batista 20-05 Diogo Poggio Escoqui 20-05 Ana Carla Crudi 20-05

Deuseli Feltran 20-05

Filipe De Melo

Maldonado

20-05

Flavia Melo Lopes 21-05 Paulinho Florencio 21-05

Lia Paiva 21-05

Marcos Lupianhes 21-05 O JORNALZINHO - TIRAGEM REAL - Impresso em papel de manejo respons谩vel e tinta ecol贸gica!

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

37


Datas Comemorativas MAIO 2016

01 - Dia do Trabalhador 02 - Dia Nacional do Ex-combatente 03 - Dia do Taquígrafo 03 - Dia do Sertanejo 03 - Dia do Solo 03 - Dia Nacional do Pau-Brasil 04 - Dia do Calculista Estrutural 05 - Dia do nascimento de Karl Marx 05 - Dia de Marechal Rondon 05 - Dia da Comunidade 05 - Dia Nacional do Expedicionário 05 - Dia do Campo 05 - Dia Nacional das Comunicações 06 - Dia do Cartógrafo 06 - Dia da Matemática 07 - Dia do Oftalmologista 07 - Dia do Silêncio 08 - Dia das Mães 08 - Dia da Vitória 08 - Dia do Profissional de Marketing 08 - Dia do Artista Plástico 08 - Dia Internacional da Cruz Vermelha 10 - Dia da Cavalaria 10 - Dia do Guia de Turismo 10 - Dia da Cozinheira 11 - Dia da Integração do Telégrafo no Brasil 12 - Dia Mundial do Enfermeiro 13 - Dia da Abolição da Escravatura no Brasil 13 - Dia da Fraternidade 13 - Dia do Automóvel 14 - Dia Continental do Seguro 15 - Dia do Assistente Social 15 - Dia do Gerente Bancário 15 - Dia Mundial da Família 16 - Dia do Gari 17 - Dia Internacional da Comunicação e das Telecomunicações 17 - Dia internacional da Internet 18 - Dia dos Vidraceiros 18 - Dia Internacional dos Museus 19 - Dia dos Acadêmicos de Direito 19 - Dia do Defensor Público 20 - Dia do Comissário de Menores 22 - Dia do Apicultor 22 - Dia do Abraço 22 - Dia Mundial da Biodiversidade 23 - Dia da Juventude Constitucionalista 24 - Dia da Infantaria 24 - Dia do Datilógrafo 24 - Dia do Telegrafista 24 - Dia do Detento 24 - Dia do Vestibulando 25 - Dia da Indústria 25 - Dia do Massagista 25 - Dia do Trabalhador Rural 26 - Corpus Christi 27 - Dia do Profissional Liberal 28 - Dia Internacional de ação da saúde da Mulher e combate da mortalidade materna 29 - Dia do Estatístico 29 - Dia do Geógrafo 30 - Dia do Geólogo 31 - Dia do Comissário de Bordo 31 - Dia Mundial das Comunicações Sociais 31 - Dia do Espírito Santo

31 - Dia Mundial do Comissário de Vôo

Primeiro de Maio com tradicional passeio até o Sítio Novo

O programa do feriado de 1º de Maio para vários rio-pardenses foi o tradicional Passeio a pé, do Tartarugão até o Sítio Novo. Os participantes doaram um quilo de alimento não-perecível e participaram de sorteio de prêmios durante o trajeto. Na chegada ao Sítio Novo, havia atrações musicais, brinquedos para as crianças, além de praça de alimentação. Como nas edições anteriores, houve apoio de ambulância, guarda civil e Polícia Militar.

38

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

O JORNALZINHO - 25 anos - Credibilidade - Honestidade - TIRAGEM REAL - Distribuído em 6 CIDADES!


Quermesse no Asilo Lar de Jesus

Também no dia 23 de abril, O JornalZinho esteve na quermesse em prol do Asilo Lar de Jesus. Muitas pessoas passaram por lá, curtiram e colaboraram com a iniciativa e os trabalhos da entidade.

Profa. Dra. Karina Delgado Maida Fisioterapeuta, CREFITO 3 - 153232 F (19) 3608-5622 karinadmaida@gmail.com facebook.com/ benessereconsultoriaemsaude

Perder urina é normal?

O JORNALZINHO - TIRAGEM REAL - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

39

Muitas pessoas relatam esta perda quando espirram, riem demais, quando realizam esforços (carregar peso) ou até mesmo sem estar associada a qualquer atividade ou sensação prévia. A chamada incontinência urinária é determinada como qualquer perda involuntária de urina, ou seja, desde aquelas perdas por gotejamento, até aquelas em jatos. Preocupantemente, este transtorno afeta a vida social das pessoas, podendo ser, inclusive, vivenciada de forma bastante dramática. O medo de ficar com mal cheiro e de sentir-se molhado (a) provocam extenso abandono da vida social, promovem queda da autoestima, associada a sintomas de angústia, insegurança e até mesmo depressão. Mas quais as causas deste transtorno? Bom, as causas são inúmeras, e podem estar relacionadas a fatores neurológicos, hormonais, distúrbios emocionais, disfunções do assoalho pélvico (músculos que sustentam a região da bexiga e uretra) etc. Esta disfunção também surge de forma mais comum em mulheres no pós-parto ou mulheres com histórico de parto normal, além de estar intrinsicamente ligada ao envelhecimento. Devido ao constrangimento, tabu ou até mesmo desconhecimento, apenas 50% das mulheres incontinentes procuram ajuda profissional. No caso dos homens, esta procura é ainda menor. Os tratamentos podem variar conforme a quantidade e a causa/origem das perdas. Sem dúvidas, a procura de um profissional médico é primordial para, assim, determinar a causa e a gravidade da perda de urina. Nesse caso, haverá orientação quanto a medicamentos necessários ou até mesmo medidas cirúrgicas. A fisioterapia, por sua vez, é útil em todas as fases ou níveis de gravidade da incontinência urinária. O fisioterapeuta contribui para a melhora dos sintomas até para a cessação completa das perdas. A sua atuação no período pré e pós-cirúgico, quando a cirurgia for inevitável, também é essencial. Portanto, perder urina não é normal. Cuide-se e tenha uma vida feliz e saudável. Saúde!


Alimentos que o bebê não pode comer até um ano de vida

A partir dos 6 meses de vida, o leite materno ou a fórmula infantil, não atendem todas as necessidades nutricionais do bebê e novos alimentos como verduras, frutas, leguminosas e cereais, devem ser introduzidos gradativamente na alimentação. Mas é muito comum a dúvida de quais alimentos que são proibidos até o primeiro ano de vida. A verdade é que não existe consenso em relação aos alimentos contraindicados. Devem ser evitados nos primeiros meses de alimentação complementar alimentos que podem provocar mais alergias ou que apresentam maior risco de contaminação por toxinas e microrganismos ou ainda aqueles com baixo valor nutricional e que apresentam aditivos químicos. Abaixo seguem alguns alimentos que merecem atenção especial até o primeiro ano de vida. Mel A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) recomenda que crianças de até 12 meses de vida não consumam mel. Este alimento pode estar contaminado com esporos da bactéria Clostridium botulinum responsável pela transmissão do botulismo intestinal. Em um estudo verificou-se que 7% das amostras colhidas em 6 estados brasileiros apresentavam colônias de Clostridium botulinum que produzem toxinas ativas. No primeiro ano de vida, a flora intestinal ainda está em desenvolvimento e não consegue barrar a ação dessa bactéria. Açúcar refinado O açúcar refinado ou mascavo são alimentos altamente calóricos, pobres em nutrientes e o consumo em excesso pode gerar uma série de doenças. A ingestão excessiva de açúcar, além de aumentar a concentração de insulina no sangue, também eleva a quantidade de adrenalina, causando irritação, ansiedade, excitação e dificuldade de concentração. Importante ressaltar que o açúcar está presente não apenas em doces e balas, mas também em achocolatados, alguns tipos de iogurte, sucos e refrigerantes. Além disso, doenças bastante conhecidas da população causadas pela ingestão habitual de balas e doces são a cárie dentária e a inflamação nas gengivas. Refrigerantes Um estudo avaliou o comportamento das ondas cerebrais de crianças logo após terem ingerido doces e refrigerantes, e observou que na grande maioria dos casos ocorria mudança na capacidade de concentração. Adultos, submetidos a dieta semelhante, não apresentam os mesmos sintomas. Refrigerantes do tipo cola contém cafeína, um excitante que pode afetar a concentração e aumentar a inquietude. Além disso, o refrigerante é rico em açúcar, corantes, conservantes, sódio e outros químicos. Café A cafeína é um excitante do sistema nervoso central, e quando em excesso desencadeia reações de estresse, com liberação de adrenalina e outros hormônios da supra-renais. O café também apresenta concentrações de taninos, substâncias que podem inibir a absorção dos outros nutrientes ingeridos na alimentação, principalmente de ferro, mineral com demanda 40 vezes maior em bebês de 6 a 12 meses comparada aos primeiros 6 meses de vida. Chocolate, mate, chá verde, chá preto e refrigerantes tipo cola, também contem cafeína e podem desencadear excitação, prejudicar o sono e causar nervosismo em crianças.

(Continua na pág. 41)

Caminhada da AABB à Mata da Tubaca

No mesmo dia 1º de Maio, o Rotary, o Rotaract e a Casa da Amizade arrecadaram alimentos não-perecíveis em prol da Apae de São José em uma caminhada, que partiu da AABB e seguiu até a Mata da Fazenda Tubaca. De volta à Chácara da AABB, os participantes tiveram acesso a café-da-manhã, parque infantil, roda de viola e, em seguida, almoço com churrasco.

40

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

O JORNALZINHO - 25 anos - Credibilidade - Honestidade - TIRAGEM REAL - Distribuído em 6 CIDADES!


Quermesse no Santo Expedito

No dia 23 de abril, O JornalZinho passou pela Igreja do Santo Expedito e clicou o pessoal que foi se deliciar com a quermesse que aconteceu por lá. A festa contou com a participação de voluntários da comunidade.

Alimentos que o bebê não pode comer até um ano de vida

(Continuação da pág. 40)

Leite comum O leite comum contém quantidades excessivas de proteína além de proteínas complexas de difícil digestão que tendem a agredir a mucosa intestinal do bebê, podendo provocar alergia ao leite de vaca, perda sanguínea visível ou mesmo imperceptível nas fezes e anemia. O bebê de 6 a 12 meses de vida tem alta necessidade de ferro e o leite comum contém baixa concentração deste mineral. Além disso, a quantidade de sódio no leite comum é superior à recomendada, podendo sobrecarregar os rins do bebê. Industrializados em geral Os produtos industrializados representam uma parcela cada vez maior da indústria alimentícia. São “alimentos” práticos, pois já vêm prontos ou semi prontos para o consumo. O único trabalho é abrir a embalagem e ela está cada vez mais fácil de abrir. Para conferir todas essas características atrativas, a indústria utiliza aditivos químicos, como corantes, conservantes, aromatizantes e estabilizantes. Essas substâncias podem causar problemas para a saúde do bebê, principalmente alergias. A quantidade de gordura, açúcar e sal nestes alimentos também é bastante elevada. Até os 12 meses, os bebês precisam de menos de 1 g de sal diariamente (370mg de sódio) o que equivale a menos de meia colher de café por dia. O ideal é que a alimentação do bebê seja composta de alimentos naturais e a praticidade dos alimentos artificiais e/ ou industrializados ocupe um pequeno espaço na alimentação de criança em idades mais avançadas. Oleaginosas Nozes, castanha, amêndoa, avelã, amendoim e pistache fazem parte do grupo das oleaginosas. Tradicionalmente são alimentos com maior risco de provocar alergias. Para se ter uma ideia, a alergia ao amendoim nos Estados Unidos triplicou nos últimos 11 anos em crianças. A probabilidade de um alimento potencialmente alergênico causar reações alérgicas eleva-se com a presença de pais alérgicos e com a introdução precoce ou tardia de um novo alimento. Também importante é a quantidade e a freqüência com que o alimento será ofertado para a criança. Alimentos novos devem ser introduzidos em quantidade pequena, cerca de 1 colher de café, e observar as 48 horas seguintes a ocorrência de reações alérgicas. É indicado não introduzir mais de um novo alimento por vez, pois caso ocorra alguma reação alérgica, ficará difícil de identificar o provável causador. Alimentos com risco de engasgo Evite comidas em pedaços grandes. Corte em pequenas porções carnes, verduras e frutas. Uvas e tomates-cereja, por exemplo, devem ser cortados em quatro pedaços ou menos. Não ofereça ao bebê alimentos muito pequenos e duros como balas, oleaginosas e uva passa. Evite alimentos moles e grudentos como doce de leite, chicletes, balas moles e brigadeiro, que podem ficar presos na garganta e são difíceis de serem retirados. O risco de engasgo aumenta caso a criança corra, pule ou brinque enquanto estiver comendo. Para evitar sustos, o ideal é que o bebê coma num ambiente tranquilo e sempre sob a supervisão de um adulto.

O JORNALZINHO - TIRAGEM REAL - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

41

(Fonte: www.minhavida.com.br)


Saiba quais são as frutas, verduras e legumes do Outono Com a chegada do outono mais frutas, verduras e legumes estão mais saborosos, por serem típicos da estação. O outono é conhecido como a estação das frutas e consumir os alimentos da safra é mais saudável porque eles não precisam de muitos esforços para crescer, portanto, a quantidade de agrotóxicos é menor. Confira abaixo a lista de alimentos disponíveis no outono: Tangerina: fonte de magnésio, que participa da formação óssea, ela também é rica em vitaminas A e C. Rúcula: contém boas doses de ômega-3, que ajuda a proteger os vasos sanguíneos, e betacaroteno, um precursor da vitamina A. Repolho: fonte de vitamina C e fibras, ele protege o corpo contra o câncer, especialmente o de intestino. Nabo: pobre em calorias, é rico em cálcio e fósforo, e ajuda no processo de digestão dos alimentos. Mamão formosa: contém papaína, uma enzima que facilita a digestão e protege o estômago. Limão é termogênico e ajuda a quebrar o acúmulo de gordura. Laranja-lima: é rica em fibras e vitamina C. Por ser menos ácida do que a laranja e o limão, é ideal para agradar ao paladar infantil. Kiwi: por conter altas doses de vitamina C, ajuda a combater o envelhecimento das células. Jiló: rico em vitaminas A, B e C, também é fonte de ferro, cálcio e fósforo. Figo: cheio de fibras, atua como um laxante suave. Também ajuda na cicatrização. Espinafre: é uma importante fonte de ferro. Chuchu: ajuda a prevenir a osteoporose porque contém boas doses de cálcio e potássio. Também é rico em fibras que regulam o intestino. Beterraba: antioxidante, contém vitamina B1, B2, B5, além de sódio, silício, fósforo, cálcio, zinco e cobre. Berinjela: rica em cobre, folato, magnésio e fibras, ela ajuda a combater o colesterol alto. Agrião: é um inibidor da fome fora de hora e também melhora sintomas de intoxicação, como a ressaca. Abobrinha: ajuda no funcionamento do intestino (rica em fibras), contém tiamina (vitamina B1) e magnésio. Pêra: rica em selênio, um antioxidante poderoso contra o envelhecimento das células. Melancia: com vitaminas do complexo be e também ferro, fósforo e cálcio, a melancia também contribui para a boa hidratação do corpo. Maracujá: Rico em vitamina B2 e B5, vitamina C, sais minerais, fósforo e cálcio. Também tem propriedades calmantes. Goiaba: tem vitaminas A, B1 e C, além de ferro, fibras, fósforo e cálcio. Coco verde: a água da fruta verde tem vitamina C e elevado teor de cálcio, ferro e magnésio. A carne, molinha e adocicada, fornece boas doses de açúcar, gordura e fibras. Abacate: rico em ácido oleico, substância que protege contra o acúmulo de LDL (o colesterol ruim) e ajuda a manter as taxas de HDL no sangue. (Fonte: www.gastroflorianopolis.com.br)

Made in Roça

No dia 9 de abril, O JornalZinho esteve em Tapiratiba acompanhando a pré-festa Made in Roça na “ZOOM Music Hall”. Matheus Meira, locutor Constantino, DJ Júnior e Berranteiro foram as atrações da noite.

42

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

O JORNALZINHO - 25 anos - Credibilidade - Honestidade - TIRAGEM REAL - Distribuído em 6 CIDADES!


Vanessa Masini 21-05

Gil Ishikawa 22-05 Rafaela del Ninno 22-05 Marcela Parussulo 22-05

Tânia Calegari 22-05

Amanda Orfei 22-05

Alex Voltarelli 23-05

Camila Cabral 23-05

Aline Mantovani 23-05

O JORNALZINHO - TIRAGEM REAL - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

43

Mah Spina 23-05


Matheus Palla 23-05

Os Três Envelopes

A vida como ela é:

A vida se resume em 4 garrafa ...

Fernanda Perri 24-05

1

2

3

Um sujeito tinha acabado de ser contratado como o novo CEO de uma grande empresa de alta tecnologia. O CEO que estava deixando o cargo se reuniu com ele em particular e lhe presenteou com três envelopes numerados. “Abra estes se você deparar com um problema que você não acha que pode resolver”, disse ele. As coisas correram no início muito bem, mas seis meses depois, as vendas têm uma queda e ele estava começando a ser cobrado pelos acionistas. No auge da sua sagacidade, ele lembrou-se dos envelopes. Ele abriu a gaveta e tirou o primeiro envelope. A mensagem dizia: “Culpe o seu predecessor.”

4

Putz .. já estamos na 3ª ....

Eu Estou Morrendo? Tiemy Nagai 24-05 Ana Amélia Siqueira 24-05

O paciente pergunta ao médico: - Doutor, eu estou morrendo? - Todos nós estamos morrendo a diferentes velocidades - responde o doutor. O paciente questiona: - Doutor, mas e no meu caso? E o doutor explica: - Bem, no seu caso, você é o Usain Bolt. (velocista jamaicano, multicampeão olímpico e mundial)

O novo CEO convocou uma conferência de imprensa e com muito tato colocou a culpa no CEO anterior. Satisfeito com seus comentários, a imprensa respondeu positivamente, as vendas começaram a aumentar e o problema ficou para trás. Cerca de um ano depois, a empresa estava novamente enfrentando uma ligeira queda nas vendas, combinado com problemas sérios de produtos. Tendo aprendido com sua experiência anterior, o CEO rapidamen-

te abriu o segundo envelope. A mensagem dizia: “Culpe o mercado.” Ele convoca uma conferência e convence a todos que a situação da empresa é reflexo das más condições do mercado, mas que tudo será resolvido se houver compreensão. A resposta é novamente positiva e com o tempo ganho a empresa volta a ter resultados positivos, fazendo com que o problema ficasse para trás. Depois de vários trimestres rentáveis consecutivos, a empresa mais uma vez caiu em tempos difíceis. O CEO foi para o seu escritório, fechou a porta e abriu o terceiro envelope. A mensagem dizia: “Prepare três envelopes.”Orsultor untelicaucto cut eteris ho

Camila Braz 24-05

Thatha Rueda 24-05

Joana Apolinário 25-05

Filipe Viana 25-05

Naiara Bocamino 25-05

Gabriela Menoce 25-05

44

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

O JORNALZINHO - 25 anos - Credibilidade - Honestidade - TIRAGEM REAL - Distribuído em 6 CIDADES!


Renata Do Val 25-05 Murilo Taddei 26-05 Ana Laura Meirelles 26-05 Patrick Baudon 26-05 Elizabeth Bacchini Pizani 26-05 Juliana Landini 26-05 Denise Campeoto Boaro 27-05 Fabio Foiadelli 27-05

Francieli Baptiston 27-05

O JORNALZINHO - TIRAGEM REAL - Impresso em papel de manejo responsรกvel e tinta ecolรณgica!

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

45

Ana Flรกvia Alves 27-05


Renan Mantovani Do Prado 27-05 Silmara Morais 28-05

Larissa Brito 28-05

Rebeca

Felicissimo

28-05

Silvana Ângelo Ferreira Conceição 28-05 Pamela Lima 28-05 Odair Miguel Junior 29-05 Roger Lofrano Rodrigues 29-05 Milena Minus 29-05

Guilherme Nogueira 29-05 46

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

O JORNALZINHO - 25 anos - Credibilidade - Honestidade - TIRAGEM REAL - Distribuído em 6 CIDADES!


Bem assim mesmo... Deixa de frescura e vai procurar outra mulher seu corno!

Mais Esperto Que aJoãozinho Professora chega em casa e diz:

- Mãe, eu descobri que sou mais inteligente que a professora. - Por que você acha isso? - Porque eu passei de ano e ela continuou no mesmo.

Vai Doer?

Durante uma consulta médica o paciente pergunta: - Doutor, vai doer? O médico responde: - Vai sim, mas até amanhã passa! E o paciente diz:

Tiago Gesualdo 29-05

- Então amanhã eu volto!

Solange Bertocco 30-05

Lucas Boaro 30-05

Abertura de Conta Fui ao banco e disse: - Gostaria de abrir uma conta conjunta. Me perguntaram: - Com quem? Eu disse: - Com qualquer pessoa que tenha muito dinheiro.

Juliana Gusmão 30-05

Mário Medéia 30-05

Edilamar Paglioni 31-05

Mônica Tiezzi 31-05 Elaine De Paula Martins 31-05 Marciano Aranda 31-05

Paula Camargo 31-05 O JORNALZINHO - TIRAGEM REAL - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

47


SEMENTES Fonte: Sites esotéricos

Irmão Rodrigo Dias mongedias@hotmail.com

Coisa ruim pega!

Certamente você já conviveu ou convive com alguém que reclama do sol, da chuva, do frio, das pessoas, da Igreja, de Deus e do mundo! Nada está bom, ninguém é bom! Ou quem sabe você não seja um pouco assim?! Aprenda que ouvir alguém reclamar, mesmo que seja você mesmo, nunca faz bem. Compreendo que todos nós precisamos vez ou outra de “descarregar” nossas emoções e experiências negativas. Desabafar sabe?! Colocar para fora nossas angústias, insatisfações e até revoltas. Isso é importante e faz bem! Mas me refiro aqui ao comportamento vicioso de murmurar, reclamar, criticar e até fofocar de tudo e todos. Pessoas negativas que, mesmo que não queiramos, acabam contaminando nossos dias e dependendo dos nossos vínculos até nossa vida toda.

Áries: Seu signo trarão para sua vida sentimental algumas obrigações que estarão cheias de grandes satisfações de ordem sensual que não passarão despercebidas e que farão com que você se reconcilie com os prazeres de Eros. Chegou a hora de compartilhar plenamente sua intimidade com seu parceiro.

Virgem: O sextil de Vênus com seu signo dinamiza a presença de Júpiter em seu setor e fará com que você viva situações extremamente propícias para melhorar o nível de sua vida sentimental. Esse influxo dominará sua vida financeira, o levando a demonstrar audácia para reforçar suas aquisições. Libra: As instâncias de Mercúrio farão com que você enfrente realidades que influenciarão sua vida financeira. Prevê-se despesas necessárias para manter o conforto de sua casa neste mês. Investir no futuro será incontornável, até mesmo fazer cortes de gastos em áreas menos fundamentais.

Touro: As finanças e sua vida amorosa serão as primeiras a se beneficiar disso. Muitos de vocês começam uma nova partida sentimental através de um encontro marcante ou de um relacionamento que alivia certas tensões ou relações de poder. Sua vida social encontrará uma corrente dinamizadora. Gêmeos: Há novos contatos e relacionamentos em perspectiva, assim como mudanças e interações muito promissoras, especialmente para aqueles que trabalham com o comércio, com artesanato e com criações. É hora de dobrar as velas para que seus projetos tomem velocidade. Câncer: A sensualidade está totalmente presente, aliada ao carinho. Se você estiver solteiro, espere uma mudança de vida e um encontro marcante que poderá levar a um compromisso duradouro. Você não terá dificuldades para conseguir favores para que seus projetos avancem ou seus desejos sejam concretizados. Leão: Maio fará com que você enfrente situações que mobilizarão sua tenacidade. Na verdade, você será completamente lançado no fogo da ação, principalmente em sua vida social e relacional. O teor de suas interações será mais leve e você entrará com mais facilidade em harmonia com as necessidades de seus interlocutores.

cionamento.

Aquário: Maio será intenso, especialmente no plano de sua vida social, o que lhe dá grandes vantagens para progredir, empreender com sucesso um projeto de grande envergadura ou mudar de empresa ou de local de trabalho. Se você estiver procurando empreso, é o momento de se esforçar ao máximo. Peixes: Suas grandes ideias ganham amplitude e, desta maneira, certas considerações práticas lhe parecerão muito restritas. Mas não passe por cima dos aspectos legais de seus projetos, eles podem destacar o risco de problemas se você negligenciar este lado incontornável das coisas. Sua vida familiar pode encontrar algumas tensões.

Escorpião: Sua vida relacional está em destaque e o orienta para novas alianças, o que poderá ser vivido tanto no plano profissional, como no plano sentimental. Aqueles de vocês que já estão comprometidos viverão ondulações emocionais que podem levá-los a grandes questionamentos ou a fazer uma pausa em seu rela-

Sagitário: Você terá uma grande necessidade de reformar essas engrenagens para poder se dedicar mais a suas paixões e suas ambições mais prioritárias. Pode ser que você sinta essa necessidade sem aceitar colocá-la em prática e, nesse caso, situações externas farão com que você enfrente a necessidade ainda mais crua de fazer essa mudança, o que pode ser irritante no começo. Capricórnio: Você viverá naturalmente situações nas quais você será mais compreendido. As mensagens serão passadas sem ambiguidade, você terá facilidade para atrair pessoas que estejam em harmonia com você e seus projetos mais imediatos. A tendência é mais passional no amor.

Steven Parton, autor, cientista da computação e filósofo, examinou como as emoções negativas na forma de reclamações, tanto expressas por você mesmo ou vindas de outros, afetam o cérebro e o corpo, nos ajudando a entender por que algumas pessoas parecem não conseguir sair de um estado negativo. Sua teoria sugere que a negatividade e a reclamação realmente alteram fisicamente a estrutura e função da mente e do corpo. Ou seja, não é somente uma questão “comportamental”. A reclamação atinge e afeta negativamente nosso cérebro, nosso coração, nossa capacidade de mudança e mata lentamente nossa esperança nas pessoas e no mundo. Logo, quando alguém derrama um caminhão de fofocas, de negatividade e drama em cima de você, te afeta bioquimicamente, diminuindo as suas chances de ser feliz. Retira sua paz e alegria de viver! Fora que esta explosão emocional realmente provoca estresse. E já sabemos que o estresse mata. Então, gente negativista mata! Fuja de pessoas fofoqueiras, murmuradoras, “reclamonas” e negativistas! Isso pega! E lute para não ser assim... Ninguém merece! #SóUmToque

48

O JORNALZINHO - MAIO / 2016

O JORNALZINHO - 25 anos - Credibilidade - Honestidade - TIRAGEM REAL - Distribuído em 6 CIDADES!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.