O Jornalzinho - Junho 2015

Page 1

Edição finalizada dia 30/05 - previsão de distribuição entre dias 3 a 6 de Junho == Designer: Rafael Polississo // Fotos: Mauro Boaro // Maquiagem: O Boticário // Veste: Zero800 /// Acessórios: Elvis Bolsas // Filmagem: Otávio Alves // Ambientação: Hotel Millenium


Isabela Cremasco é a gata destaque da nossa edição de junho. Filha de Odair Cremasco e Vânia Cremasco, ela tem 18 anos de idade e é estudante do curso de Medicina Veterinária na Unifeob.

Um mês de alegrias A alegria vai tomar conta do mês de junho – que chega com suas muitas festas e tradições que são típicas desta época do ano. É tempo de reviver brincadeiras de infância, além de fazer crescer entre os mais novos o gosto pela mesma simplicidade que fez parte da história dos mais velhos. As tradições juninas têm sempre sabor e lembranças do melhor tempo de criança. É uma época em que retiramos de nossos arquivos internos as festas da escola, os encontros nas comunidades rurais, nas chácaras e sítios ou em qualquer local onde famílias e vizinhos se reuniam para os terços, as fogueiras e todas aquelas guloseimas que nos fizeram crescer. E abrimos esta edição desejando que a alegria e a simplicidade dos festejos juninos tragam a todos as energias que permitem seguir lutando e vivendo, com sucesso, pelos meses à frente.

cumprimentar os casais pelo Dia dos Namorados, outra data festiva deste mês de junho. Que haja sempre amor, carinho, confiança e compreensão, para que se alcance a felicidade.

Dona de um olhar tímido, desconfiado e misterioso, ela diz que é sincera, amiga e esforçada, procurando sempre ser dona de seus destinos e atenta aos rumos que decide seguir.

No próximo mês, quando trouxermos a nossa edição, estaremos caminhando para comemora nossos 25 anos de atividades. Isto significa ¼ de século e, analisando bem, conseguimos caminhar mais do que muitos outros projetos editoriais surgidos ao longo dos tempos em São José do Rio Pardo e em cidades da região. Chegar aos 25 anos nos coloca não apenas na história da cidade como também na história da comunicação afinal, sobreviver tanto, em meio aos avanços e competitividade da informação já é, por si, um feito histórico, do qual muito nos orgulhamos. Quem venha julho.

Nascida sob o signo de escorpião, tem estilo delicado que até parece manha de uma gata mas ela pode ser tão furiosa como uma leoa, portanto, é melhor não contrariá-la. Dedicada à família, aos amigos e a tudo o que faz, ela se diz apaixonada pelo curso que escolheu. Na música, gosta de ouvir Sai (Chandelier) mas idolatra mesmo é a banda norte-americana Foo Fighters. Esta é a Isabela. A nossa gata do mês, seu jeito de ser e de viver.

A todos vocês, nosso muito obrigado. Boa leitura e até a próxima.

Caros amigos, apresentamos aqui mais uma edição de O JornalZinho, registrando para a posteridade os inúmeros momentos vividos pelos nossos leitores e amigos de sempre, além, claro, de levar para seis cidades de nossa região, o que nossos anunciantes têm a oferecer.

Bem-vinda à nossa seleção! O JornalZinho é uma publicação de:

MASTER PUBLICIDADES E EVENTOS S/S LTDA

CNPJ: 03.015.123/0001-94

Registrado no Orgão Competente Av. Independencia, 306-A - Fone: (19) 3681-5529 Responsável: Mauro Boaro (19) 9775-6745 Redator: Gilmar Ishikawa Dep. Jurídico: Dr. Fernando Francisco Vitali Cônsolo Dr. Márcio Domingos Rioli (OAB/SP 132802) Criação/Design: Luís Eduardo Farfoglia Morgan / Rafael Polississo / Mauro Boaro Tiragem: 7.000 (SETE MIL) exemplares Distribuição: Gratuita e Aleatória Periodicidade: Mensal Site Internet: www.ojornalzinho.com.br E-Mail: ojornalzinho@ojornalzinho.com.br

Neste tempo em que as temperaturas diminuem, é hora de lembrar dos que mais precisam e oferecer a eles um pouco de calor humano. Assim, convidados a todos para que doem agasalhos a entidades e famílias carentes. Não precisa ir longe, sair procurando em outras regiões pois, muitas vezes, os que necessitam estão logo ali, bem próximos de você, bem próximos de todos nós.

O Jornal não se responsabiliza por artigos assinados e conteúdo de propagandas, são de responsabilidade de seus autores.

Estenda a mão, abra os braços, ampare, acolha. Seja solidário. Transforme o inverno na estação de fazer o bem. Vamos aproveitar a oportunidade para agradecer, enormemente, a todos aqueles que participam de nossas edições, mensalmente, encaminhando seus artigos para compor o nosso conteúdo. São pessoas abnegadas que, fazendo a parte delas, cooperam conosco para que possamos estreitar nossos laços com os leitores. Desta forma contribuem para que possamos oferecer sempre uma novidade, um assunto diferente, uma opinião prática àqueles que acompanham nosso trabalho. São opiniões, reflexões, dicas que, na maior parte das vezes, se encaixam perfeitamente às nossas vidas. Aos colaboradores, muito obrigado por estarem conosco. Vocês ajudam a construir nossa história. E que seja sempre assim. Não poderíamos nos esquecer de

2

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!


Carlos Henrique Caveanha - Presidente da AREPID, “ACD”, Atleta com Deficiência, participante dos Jogos Regionais e Jogos Abertos e também do Circuito Brasil Caixa Loterias. Aos leitores do “O JornalZinho”, a partir desta edição, a AREPID – Associação Riopardense Esportiva e Paradesportiva do Idoso e Deficiente, estará divulgando suas ações e projetos realizados na nossa cidade. Atualmente, estamos com a “Multa Moral”, uma simples notificação para aqueles motoristas que usam indevidamente as vagas dos idosos e deficientes. Esta notificação serve para conscientizar os condutores do seu ato, `as vezes, até por distração, utilizarem uma vaga que não é sua,

nem por um minuto. Essa é apenas a primeira das muitas iniciativas que virão da AREPID., pois nossa diretoria conta com a participação de IDOSOS, pessoas acima de 60 anos e outras COM DEFICIÊNCIA que estão divididos e intercalados nas seguintes funções: Presidente e Vice; 1º e 2º Secretários; 1º e 2º Tesoureiro; Diretor Social e Cultural do Idoso e da Pessoa com Deficiência; Diretor Esportivo do Idoso e da Pessoa com Deficiência, além de um Conselho Fiscal e Suplentes. A AREPID é uma Organização Não Governamental, em forma de Associação, sem fins econômicos, de caráter organizacional, filantrópico, assistencial, promocional, recreativo, sociocultural e educacional, sem cunho político ou partidário. Visa atender todas as pessoas e, principalmente, aos IDOSOS e PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS, independentemente de sua classe social, nacionalidade, sexo, raça, idade, cor ou crença religiosa. Quero aproveitar este espaço e agradecer imensamente ao professor Sérgio Henrique Brás, um dos sócios fundadores; aliás, o idealizador da entidade. É notável a SATISFAÇÃO e ALEGRIA deste profissional, apoiando, incentivando e mantendo todos nós, IDOSOS E PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, bem longe do sedentarismo e agora vendo sua idéia dando seus primeiros passos. Muito Obrigado. Até a próxima.

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

3


Neuróticos Anônimos NEURÓTICO - QUEM NÃO O É?

A estatísitca deve ser verdadeira: mais de 90% da população do mundo é neurótica. Como estou sempre com a maioria, até no sofrimento, creio ser um dos 90%... Chegou-me às mãos um questionário. Se você respondesse SIM a uma pergunta, é possível que você seja um neurótico; a duas, é provável; a três ou mais, é quase certo. Para satisfazer curiosidades, transcrevo-o: 1 – Você tem medo de estar sozinho, sair de casa, sair de carro, dirigir um carro ou fazer uma viagem fora de sua cidade? / 2 – Você se sente diferente ou “deslocado” quando está com outras pessoas? / 3 – Você frequentemente negligencia seus afazeres, dorme muito, sente-se constantemente cansado ou sem energias? / 4 – Você já tentou o suicídio ou pensou seriamente em cometê-lo? / 5 – Você precisa de tranquilizantes ou outras drogas (que alteram a mente) para atravessar o dia? / 6 – Você assume mais responsabilidades do que pode? Tem uma atitude de tudo ou nada? / 7 – Você vive tenso, incapaz de relaxar e não consegue dormir? / 8 – A tensão, ansiedade e preocupações afetam seu trabalho? / 9 – Você sente que outras pessoas não o compreendem ou não compreendem seus problemas? / 10 – Você sente que outras pessoas estão olhando-o quando você trabalha ou quando está em público? / 11 – Você acha que seu casamento está em perigo? / 12 – Você tem problemas sexuais? / 13 – Você sente que a vida já não tem “sentido”? / 14 - Você fica tão irado que chega a perder o controle? / 15 – Você entra em pânico quando está sob tensão? / 16 – Você vive chorando? / 17 – Você se sente “culpado”? / 18 – Você sofre de depressão? Acho que sou um neurótico... ENTREVISTA Havia muito tempo que não me encontrava com o amigo inteligente, comerciante, com pendores artísticos. E um outro homem: alegre, saudável, comunicativo... Eu o sabia neurótico, vivendo 35 anos de sua vida à procura de médicos famosos de pequenas e grandes cidades, gastando fortunas, procurando sua cura. Não tem mais as características do triste, do angustiado, do dopado...E outro homem, como renascido de uma mórbida carcaça. _ O que aconteceu, velho? Você encontrou o segredo da felicidade? _ Graças a Deus, encontrei. Sou um neurótico em recuperação, mas esbanjando felicidades e graças...Minha vontade seria gritar aos neuróticos do mundo e lhes dizer que eles reencontrarão seu equilíbrio emocional numa instituição simples, com pessoas de todas as classes, raças e crenças, sem médicos e sem medicamentos: no N/A (Neuróticos Anônimos). _ Por que só agora, depois de 35 anos de sofrimento? _ Porque eu duvidava da eficiência do N/A. Tinha preconceitos... Eu, que conheci os maiores neurologistas, psicólogos, psiquiatras e laboratórios do Brasil, não podia acreditar que a simplicidade de um grupo pudesse me salvar. _ Quando você se deu conta de que era um neurótico? _ Eu sempre pensei ter esgotamento nervoso. Quando criança, eu era gago, o que pode ser sintoma de neurose. Minha mãe ensinava-me a dominar este defeito, cantando...Ela morreu cedo, eu tinha onze anos. Foi minha primeira, grande e sentida perda... Estudava e trabalhava. Aos 16 anos, comecei a carregar a pesada cruz da neurose: depressão, angústia, ansiedade, insônia, emagrecimento, enfraquecimento... Começou, então, minha via crúcis aos consultórios médicos: vitaminas, fortificantes... Depois, o neurologista, mil exames, os melhores laboratórios e hospitais...O resultado sempre foi negativo: meu mal não era físico...

Aula coletiva no Lumen O holocausto foi o tema da aula coletiva promovida pelo Colégio Lumen, no dia 20 de maio, em atividade que reuniu todos os estudantes do ensino médio. Com participação dos professores Marcos Rezende (História e Filosofia), Paulo Roberto de Carvalho (Química), Márcio Pedro Bagodi (Matemática) e Flávio de Alvim Braga (Biologia), a aula abordou aspectos da II Guerra Mundial que levaram ao holocausto e as ações que resultaram na perseguição e morte de milhões de pessoas em parte da Europa dominada pelo nazismo de Adolf Hitler. As aulas interdisciplinares seguem padrão de escolas europeias, e fazem parte das atividades que preparam os alunos para o Enem. Fotos: O JORNALZINHO

(continua na próxima edição).

24 hs de Paz e Serenidade Endereços: Salão da Igreja Matriz, às 2ªs feiras, às 19h30min, terapia e 4ª s feiras, 19h30min, reunião de estudo. Também temos reuniões online. Mais informações:

www.neuroticosanonimos.org.br

4

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!


email: manumadmasca@yahoo.com.br Emanuel Madeira Maschietto

Professor de Inglês e cronista desde 2013.

Não somos o que os outros fazem de nós

A frase é de Jean-Paul Sartre, lida por Emanuel Madeira em um livro de Zigmunt Bauman, que trio promissor... Não concordo em sua totalidade com ela, entendo que ele queira dizer que não somos o que os outros queiram que sejamos, preservamos nossa individualidade, e por isso, nos diferimos uns dos outros. A questão de adaptação do ser humano é muito interessante de ser analisada. Por estarmos dentro de uma aldeia global, somos facilmente influenciáveis por tudo e todos, principalmente porque na atualidade, a presença constante da internet, a conectividade e a questão do hiperlink nos dominaram por total. A influência virou um fluxo sem fim, estamos sujeitos a todo tipo de informação, e qual a saída para isso? Ao meu ver, a educação. Precisamos saber o que fazer com toda a informação que abundantemente recebemos; aprender a pesquisar deveria ser matéria escolar. O mundo pós-moderno está muito prático e pouco teórico, o contrário do que acontece nas escolas. O modelo educacional atual, está empacado na década de 50, seguindo a ‘grade curricular’ proposta pelos militares. A juventude atual exclama aos educadores para uma mudança geral, desde a relação professor-aluno até as habilidades que deveriam ser desenvolvidas nos estudantes para o mundo contemporâneo. Já diz meu pai, o melhor sermão é o exemplo. O estudante aprende além do que o professor ensina, desde seus valores, princípios, ética, gestual, etc... De um modo geral, não vejo essa mudança acontecer nas instituições, infelizmente, já que estes seriam os ambientes mais eficazes para mudanças. Como de praxe em qualquer bom texto sobre educação, Rubem Alves filosofa sobre a revalorização dos sentidos: ver, ouvir, falar, sentir e degustar. Este deveria ser o princípio! Nunca havia falado sobre educação, mas já que estamos nesta maré de corrupção e desmanche de instituições sem previsão de fim, o melhor é espalhar a semente da esperança nacional: Educação para ordem e progresso!

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

5


Renovando Vidas Feliz Aniversário O Grupo Amor Exigente “VIDA NOVA” de São José do Rio Pardo completou neste mês de maio 12 anos de existência. Graças a este grupo de apoio familiar, que muitas pessoas e famílias puderam refazer sua vidas, apesar dos problemas que enfrentaram ou ainda enfrentam ocasionados pela Dependência Química de seus entes queridos. Essa doença é muito grave e afeta muitos ao redor do dependente, tornando-os também codependentes e precisando de ajuda. A primeira barreira a ser enfrentada é dar o primeiro passo e admitir que sozinho não consegue ganhar. Ao entrar numa sala de AMOR EXIGENTE, você não está mais sozinho, pode contar com esta família, que num primeiro momento também se sentiu culpada, envergonhada, medrosa, insegura, deprimida e muitas vezes querendo entregar os pontos. Nada disso a batalha está só começando. A perseverança no grupo faz-nos sentir fortes , seguros, corajosos, responsáveis; nos faz refletir sobre nossos comportamentos perante situações difíceis; qual a melhor maneira de agir, quando e como devo falar ou silenciar. A cada semana ouço uma palestra e aprendo algo novo, simples, mas que , talvez pela nuvem negra que cobre meus olhos nesse momento de dificuldade, não percebo uma saída para o problema. Tenho a oportunidade de falar das minhas dores, meus sentimentos( alegres ou tristes), de ouvir meus companheiros de sala, ver que meus problemas são muito menores que o de muitos que frequentam o grupo e estão conseguindo melhorar a si mesmos e aos que estão à sua volta. Isso me dá ânimo, pois se o outro conseguiu eu também posso conseguir. A cada semana sou convidado a traçar metas para atingir meus objetivos, reforço minha espiritualidade para que junto do poder Superior , possa aceitar as coisas que não posso mudar, que eu tenha coragem para tomar atitudes assertivas, para que eu possa amar mais, perdoar mais, reclamar menos, murmurar menos e assim ver em mim e no outro a beleza que cada um tem dentro de si. Ao avaliarmos estes doze anos de AE, consigo ver muitas transformações nas pessoas. Quando chegam ao grupo e com o passar das semanas vão evoluindo, deixando de ser tímidas, tristes, chorosas, vão ganhando confiança em si mesmas e transformando-se em pessoas firmes, bem resolvidas, sem culpas, sem expectativas no outro e assim mais felizes. Continua na pág. 07)

6

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!


“Queima do alho” A associação de voluntariado “Divinolândia Que Te Quero Bem” (Diqbem) promoveu mais uma “Queima do Alho”, no dia 19 de abril, reunindo 16 comitivas das cidades de Caconde, Divinolândia, Igaraí e Tapiratiba. Quase mil pessoas prestigiaram o evento marcado pelo cardápio de comida tropeira: costela recheada, canjiquinha, baião de dois, arroz com osso buco, arroz baiano, feijão gordo, entre outras. Os organizadores já anunciam para setembro outra edição do evento, durante a 7ª Cavalgada “Tropeiros do Sapecado”.

Fotos: arquivo pessoal

Renovando Vidas Feliz Aniversário Continuação da pág. 06) Agradeço a todos que passaram pelo grupo nestes anos, aos que entenderam a proposta e continuam melhorando cada dia mais suas vidas. Aos que deixaram o grupo por algum motivo mas que ainda precisam dele: VOLTEM, serão recebidos de braços abertos. Vocês todos deixaram uma sementinha de suas vidas lá. Aos que não conhecem o grupo, venha nos visitar e participar de pelo menos uma reunião. Meu carinho e agradecimento a todos os responsáveis e voluntários que a cada semana doam parte de seu tempo para ajudar no grupo. Com certeza aprendemos muito com cada participante. Quero nesta oportunidade também agradecer aos palestrantes, sem mencionar nomes, para não cometer enganos e me esquecer de alguém, sintam-se todos abraçados e sintam o nosso reconhecimento por doarem seus conhecimentos para ajudar quem necessita aprender. Se você que lê esta matéria e você passou uma única vez ou mais vezes neste grupo saiba que vocês são muito importantes para nós. Se faz tempo que não é chamado para falar pode se oferecer que agendaremos. À Escola Dr “João Gabriel Ribeiro” nossos agradecimentos por nos cederem o espaço para nos reunirmos a cada semana. Obrigado a direção e funcionários. Enfim, sem exceção obrigado a todos que já fazem parte desta família, sejam riopardenses ou de outras cidades, nosso grupo se alegra pela presença de cada um de vocês. “EU SEGURO A MINHA MÃO NA SUA E UNO MEU CORAÇÃO AO SEU, PARA QUE JUNTOS POSSAMOS FAZER, TUDO AQUILO QUE SOZINHO NÃO CONSIGO. CONCEDEI-ME SENHOR A SERENIDADE NECESSÁRIA, PARA ACEITAR AS COISAS QUE NÃO POSSO MODIFICAR, CORAGEM PARA MODIFICAR AQUELAS QUE POSSO E SABEDORIA PARA DISTINGUIR UMAS DA SOUTRAS.” FORÇA! FÉ E ALEGRIA!

Reuniões:

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

7

Participe das reuniões sempre às 19h30. 2ª feira- Escola João Gabriel Ribeiro (Vila Pereira)


Cezar Roberto Teixeira P. Junior

Engenheiro Químico com ênfase em Ciências Ambientais CREA- SP 5063433518 CRQ 04363462 IV região

Alguns cuidados na coleta e reaproveitamento da água de chuva

Depois de uma grande crise hídrica que enfrentamos em todo o nosso estado, e com a conscientização e também pela necessidade de água que sofrem milhões de famílias nos grandes centros econômicos e cidades por todo o interior de São Paulo, a busca pela coleta e reaproveitamento tem crescido exponencialmente. Além desse crescimento que vem sendo levantado, outro grande problema, se refere a qualidade da água armazenada, levando preocupação às autoridades competentes. Ou seja, apesar da captação da água da chuva ser simples e de fácil acesso a todos, alguns requisitos devem ser respeitados para que a qualidade da água seja segura para o seu consumo e pela saúde e bem estar de todos. Uma vez que calhas e tubos conduzem facilmente a água da chuva até o reservatório, se não tomarmos alguns cuidados podem comprometer a qualidade da água. Jamais se coleta água do piso, somente de lajes e telhados, mas mesmo assim devem-se tomar alguns cuidados, alerta o pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), Luciano Zanella. Outro grande problema que os pes-

quisadores alertam a população que tem aderido a esta idéia sustentável, é que descartem a água das primeiras chuvas devido à grande quantidade de poluentes vindos da atmosfera, e também pelas sujeiras presentes nas calhas e dutos de alimentação do reservatório. De acordo com o IPT o cálculo para o descarte para assegurar a qualidade baseia-se na seguinte forma: Deve-se descartar de um a dois litros de água para cada metro quadrado do telhado.

Fonte: www.inovacaotecnologica.com.br Foto: www.google.com.br

8

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!


Festa da Família A integração Família/Escola foi o objetivo da “Festa da Família”, promovida pela direção e professores da Creche Emeb Profª “Gilda Zanetti Mansano”, no dia 16 de maio. Com coreografias e homenagens, o evento reuniu pais, alunos, professores e coordenadores.

Fotos: O JORNALZINHO

Retorno da Carga Tributária no Brasil Entre os países com a maior carga tributária no mundo, o Brasil pela quinta vez consecutiva é aquele que proporciona o pior retorno em qualidade de vida para sua população, em relação aos valores arrecadados com impostos municipais, estaduais e federais. A conclusão é resultado do Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade (Irbes), criado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

O indicador compara dados de 30 países quanto a carga tributária em relação ao PIB (Produto interno bruto) e ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), calculado pela Organização das Nações Unidas (ONU), e que leva em consideração áreas como expectativa de vida, saúde, educação. O objetivo é verificar se o que é arrecado por essas nações em impostos volta aos contribuintes em serviços de qualidade. A análise foi realizada com base na carga tributária de 2012, quando a arrecadação brasileira foi de R$ R$ 1,6 trilhão, ou seja de 36,3% do Produto Interno Bruto (PIB) daquele ano que atingiu R$ 4,4 trilhões. De acordo com os resultados, Estados Unidos, Austrália, Coréia do Sul e Irlanda são os países que melhor fazem aplicação dos tributos arrecadados, em termos de melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos. A Bélgica foi um dos destaques, subindo do 25º para o 8º lugar em relação ao ano anterior. O Brasil continua na última posição, logo atrás de Itália, Dinamarca e França. Quanto a outros países da América do Sul, o Uruguai que ficou na 13ª posição, e a Argentina na 24ª.

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

9


Tudo Passa Maria Elisa Carriero

O REMÉDIO AMARGO “Uma mulher estava passando por grandes sofrimentos em sua vida. Estava cheia de dívidas, seu marido a abandonou, seus filhos brigaram com ela, e havia o risco de perder a sua casa. Já não aguentava mais aquela situação, e começou a se questionar o motivo de tamanho sofrimento. Pensou em desistir de tudo e tirar sua própria vida. A noite, em meio a muitas lágrimas derramadas, orou a Deus pedindo que interrompesse tanto sofrimento. Fez uma prece declarando: “Deus, por favor, Não consigo aguentar tanto sofrimento, tantas dificuldades em minha vida. O Senhor é todo poderoso. Suplico que retire este peso dos meus ombros”. Após a oração, a mulher deitou-se e adormeceu. Começo a sonhar que um anjo vinha em sua presença e lhe dizia as seguintes palavras: “Sou o anjo que Deus enviou para te acudir nesse momento. Por favor venha comigo”. No sonho, a mulher foi seguindo o anjo e percebeu que ambos iam regressando ao seu próprio passado. Começou a rever várias fases de sua vida, e finalmente parou numa cena em que ela obrigava seu filho a tomar um remédio. O anjo aproximou-se e disse: “A resposta as tuas angústias está dentro de ti. Tu mesmo usou este método para ajudar teus filhos”. A mulher olhou a cena e viu que, num passado não muito distante, quando seus dois filhos ainda eram crianças, ela os obrigou a tomar um remédio bastante amargo. Um dos seus filhos estava doente, e o médico havia receitado aquele medicamento afirmando que, caso o menino não o tomasse, poderia ficar ainda mais doente. Mas, ao contrário, se ele tomasse a medicação, iria melhorar em pouco tempo. A mãe então levou o remédio para o filho. O menino recusou-se a tomar a medicação, dizendo que o gosto era muito amargo, e que ele não queria sentir aquilo. A mãe então disse que ele deveria tomar de qualquer forma, caso contrário iria castigá-lo severamente. Alguns dias depois estava curado de sua enfermidade. O anjo, que acompanhava tudo, perguntou a mulher: – Você deixaria de dar este medicamento a seu filho por que ele pediu, alegando que não queria sentir o gosto ruim do remédio? – De jeito nenhum! Respondeu a mãe. Se o medicamento é necessário, e se vai cura-lo, ele precisa tomar, não importa a sua vontade. Pois naquele momento ele era uma criança, e não podia entender o que se passava e a importância da medicação. O anjo respondeu: – O mesmo ocorre entre você e Deus. Deus é seu pai ou mãe, e a humanidade inteira são Seus filhos. Os seres humanos são como crianças que não compreendem ainda os benefícios do remédio amargo dos sofrimentos e provações da vida. Da mesma forma que tu obrigas teu filho a tomar uma medicação que é para o bem dele, Deus também nos coloca em circunstâncias que nos são indesejadas, mas que são imprescindíveis para a cura do nosso espírito. Também para ti, os sofrimentos são remédios muito amargos, e te revoltas e te recusas a sentir tamanho dissabor. Procure compreender que, da mesma forma que teu filho precisou do medicamento para se curar, teu espírito precisa atravessar estas tribulações para se purificar.” Autor: Hugo Lapa

Chico Xavier - Emmanuel Todas as coisas, na Terra, passam... Os dias de dificuldades, passarão... Passarão também os dias de amargura e solidão... As dores e as lágrimas passarão. As frustrações que nos fazem chorar... um dia passarão. A saudade do ser querido que está longe, passará. Dias de tristeza... Dias de felicidade... São lições necessárias que, na Terra, passam, deixando no espírito imortal as experiências acumuladas. Se hoje, para nós, é um desses dias repletos de amargura, paremos um instante. Elevemos o pensamento ao Alto, e busquemos a voz suave da Mãe amorosa a nos dizer carinhosamente: isso também passará... E guardemos a certeza, pelas próprias dificuldades já superadas, que não há mal que dure para sempre. O planeta Terra, semelhante a enorme embarcação, às vezes parece que vai soçobrar diante das turbulências de gigantescas ondas. Mas isso também passará, porque Jesus está no leme dessa Nau, e segue com o olhar sereno de quem guarda a certeza de que a agitação faz parte do roteiro evolutivo da humanidade, e que um dia também passará... Ele sabe que a Terra chegará a porto seguro, porque essa é a sua destinação. Assim, façamos a nossa parte o melhor que pudermos, sem esmorecimento, e confiemos em Deus, aproveitando cada segundo, cada minuto que, por certo... também passarão...”

10

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

“ Tudo passa .......... exceto DEUS!”

Deus é o suficiente!

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!


Prof. Márcio José Lauria Brasileiro é assim? Circula por aí um texto muito contundente intitulado: “O brasileiro está reclamando de quê?“ Nele vem um forte arrazoado das aparentemente pequenas canalhices que nos caracterizariam como povo. Se, espero eu, nenhuma pessoa consegue corresponder a todas as péssimas qualificações, nenhuma, contudo, se poderá julgar isenta de todas elas. Diz o escrito, entre outras coisas deprimentes: - Comercializa objetos doados em campanhas em favor das vítimas de enchentes e secas. - Comercializa vales-transporte e vales-refeição que recebe das empresas onde trabalha. - Compra produtos piratas com a plena consciência de que são piratas. - Compra recibos para abater na declaração de renda, para pagar menos imposto. - Consegue atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho. - Da empresa onde trabalha, leva pequenas coisas, como clipes, envelopes, canetas, lápis... como se isso não fosse furto. - De volta do exterior, não declara na alfândega a verdade sobre o que traz na bagagem. - Dirige veículo após consumir bebida alcoólica. - Embora jovem e forte, finge que está dormindo e não cede seu lugar no ônibus, trem ou metrô para nenhum idoso, nem mesmo para mulher grávida. - Estaciona em vagas exclusivas para deficientes. - Estaciona nas calçadas, muitas vezes embaixo das placas proibitivas. - Fala ao celular enquanto dirige. - Falsifica tudo, mesmo. Só não falsifica o que ainda não foi inventado. - Faz “gato” de luz, de água, de TV a cabo. - Fura fila, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas. - Joga, sem nenhum remorso, lixo nas ruas e nas estradas. - Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas. - Num congestionamento, trafega pela direita nos acostamentos. - Quando encontra algum objeto perdido, quase nunca o devolve. - Quando viaja a serviço da empresa, se o almoço custou vinte reais, pede nota fiscal de quarenta. - Se recebe troco a mais ou se o caixa do banco lhe entrega troco errado (a mais), faz de conta que não percebeu nem uma coisa nem outra. - Suborna ou tenta subornar quando é apanhado cometendo infração. - Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, dentadura. - Viola a lei do silêncio. Atendem perfeitamente ao que o nada bobo marechal Castelo Branco percebeu: “No Brasil, não há direitos adquiridos, mas vícios consolidados”. Solução? Nada à vista neste milênio.

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

11

Se quiser mais explicações, comunique-se comigo por e-mail. Meu endereço eletrônico é: emelauria@uol.com.br As consultas são grátis


Datas Comemorativas

Reinauguração

Junho 2015 01- Dia da Imprensa 01- Dia de Caxias 01- Primeira Transmissão de TV no Brasil 01- Semana Mundial do Meio Ambiente 02- Dia Nacional de Combate à Cefaléia 03- Dia de Pentecostes 03- Dia Mundial do Administrador de Pessoal 04- Corpus Christi 04- Dia Mundial das Crianças Vítimas de Agressão 05- Dia da Ecologia 05- Dia Mundial do Meio Ambiente 06- Dia de São Marcelino Champagnat (Fundador da Congregação dos Irmãos Maristas) 07- Dia da Liberdade de Imprensa 08- Dia do Citricultor 09- Dia da Imunização 09- Dia do Porteiro 09- Dia do Tenista 09- Dia Nacional de Anchieta 10- Dia da Artilharia 10- Dia da Língua Portuguesa 10- Dia da Raça 11- Dia da Marinha Brasileira 11- Dia do Educador Sanitário 12- Dia dos Namorados 12- Dia do Correio Aéreo Nacional 13- Dia de Santo Antônio 13- Dia do Turista 14- Dia Mundial do Doador de Sangue

Os empresários Sandro e Soraya anunciam que a loja Fred & Mamá está de casa nova. No dia 23 de maio foi reinaugurada na rua 13 de maio, 72 (esquina com o Hotel Brasil). Espaço mais amplo para atender a clientela, oferecendo sempre muita qualidade, novidades e variedades em brinquedos e produtos infantis. A reabertura foi prestigiada por dezenas de pessoas que aproveitaram as atrações como passeio de trenzinho, personagens da animação Frozen, pipoca e algodão doce e muita diversão.

F

14- Dia do Solista 14- Dia Universal de Deus 15- Dia do Paleontólogo 15- Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa 16- Dia da Criança Africana 17- Dia do Funcionário Público Aposentado 18- Dia do Químico 18- Imigração Japonesa 19- Dia do Cinema Brasileiro 20- Dia do Revendedor 21- Dia da Mídia 21- Início do inverno 21- Dia do Imigrante 21- Dia Universal Olímpico 24- Dia das Empresas Gráficas 24- Dia de São João 24- Dia Internacional do Leite 25- Dia do Imigrante 26- Dia do Meteorologista 27- Dia Nacional do Progresso 28- Dia da Renovação Espiritual

29- Dia da Telefonista 29- Dia de São Pedro e São Paulo 29- Dia do Papa 29- Dia do Pescador 30- Dia do Caminhoneiro 30- Dia do Economista

12

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!


Com Nelson Leandro Capiteli nelcap@ig.com.br Destaquei em 11/2014 e 03/2015 e reitero: o futebol brasileiro segue decadente. O profissional, amador e até a arbitragem estão nivelados para baixo. O descrédito de muitos dirigentes é enorme e a nova safra (inclusive aqui pela região) é de baixa qualidade e quantidade. No amador, quando os atuais “experientes” pararem, são grandes as chances de maior queda. E o futebol de base segue sem incentivo das entidades e poder público.

Fotos: O JORNALZINHO

Os 7 a 1 contra a Alemanha na última Copa reflete, em termos, a realidade do futebol brasileiro. Agora o destaque é o escândalo de corrupção na FIFA, onde dirigentes (até o ex-presidente da CBF) foram presos na Suíça após investigações e acusações de suspeitas de propinas. Novamente o rio-pardense Carlos Alberto Presinoti (Betinho) foi convocado por Dunga: será o fisioterapeuta da Seleção durante a Copa América que iniciará neste 11/06 no Chile. Matheus Ferraz assumiu a titularidade na zaga do Sport/PE no Brasileirão ao lado do experiente Durval, ex-Santos. O rio-pardense fez gol na rodada inaugural e só não está atuando pelo clube de Recife na Copa do Brasil por já ter defendido o Boa/MG na competição. O volante Rafael Ribeiro da Silva (foto) assinou contrato até 2017 com o Amparo Atlético Clube. O rio-pardense desde o início de abril é titular no Campeonato Paulista Sub-17. No último 09/05, com transmissão ao vivo pela Rede Vida para todo o país, jogou contra do Palmeiras pela 5ª rodada do certame. O rio-pardense Luís Fernando Abichabki será o treinador do São Bernardo na Copa Paulista 2015, que começará em julho. Nando foi auxiliar do técnico conterrâneo Edson Boaro no último Paulistão neste clube do Grande ABC.

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

13

Dos 5 brasileiros na Libertadores deste ano, apenas o Internacional/RS está nas semifinais. O Cruzeiro na ida venceu o River Plate na Argentina por 1 a 0 e tomou 3 a 0 no Mineirão. Mas a eliminação do Corinthians foi trágica: com elenco caro mas com salários atrasados, o Timão foi um timinho diante do humilde Guarani do Paraguai que se agigantou. O Corinthians começou 2015 achando ser um Barcelona e terminou o Paulistão e a Liberadores quase como um Íbis/PE (já foi apelidado de pior time do mundo).


Cicloviagem

Santo Antônio O Dia de Santo Antônio comemora-se a 13 de junho. Santo Antônio de Lisboa, ou Santo Antônio de Pádua nasceu em Lisboa no dia 15 de agosto, mas o ano ninguém sabe ao certo. Terá sido entre 1191 e 1195. Origem do Dia de Santo Antônio O Dia de Santo Antônio é comemorado a 13 de junho por ser a data de sua morte. Santo Antônio morreu em Pádua, na Itália, no dia 13 de junho do ano de 1231.

Jovens nadadoras no Troféu Kim Mollo

Bikers de São José do Rio Pardo se reuniram para mais uma aventura, a “Cicloviagem Serras Verdes da Mantiqueira”. Ao longo de três dias, percorreram cerca de 260 km entre serras, montanhas e vales nos estados de São Paulo e Minas Gerais. O roteiro seguiu as seguintes cidades: partida de Monte Verde(MG) passando por Sapucaia Mirim (MG), Campos do Jordão (SP), Piranguçu (MG), Luminosa (MG), São Bento do Sapucaí (SP), Gonçalves (MG) e retorno a Monte Verde. Estiveram no grupo: Luciano Carneiro, Maria Teresa Silva, Angélica Desordi Gomes e Paulo Gomes. Foto: arquivo pessoal

As pequenas, Yasmim Souza da Silva e Emanuele Lívia de Oliveira Sousa foram as representantes da natação rio-pardense, nas disputas do Troféu Kim Mollo de natação, em Mococa, no dia 16 de maio. Elas se classificaram durante etapa do Torneio Regional de Pré-Mirim a Sênior da Federação Aquática Paulista (FAP), disputada em Ribeirão Preto, no dia 9 de maio. Nesta etapa da competição regional, o time de rio-pardenses conquistou 26 medalhas sendo 10 ouro, 9 prata e 7 bronze. A equipe também competiu no dia 24 de maio, em mais uma etapa do Troféu Amigos da Natação de Inverno, em Mococa. Fotos: arquivo pessoal

Santo Antônio foi inicialmente um frade agostiniano, tendo mais tarde entrado na ordem Franciscana (1220). Foi muito conhecido pela sua vida despojada de riquezas, apesar de ter nascido em uma família afluente. O seu trabalho com os pobres foi essencial para que fosse rapidamente reconhecido como santo após sua morte. A canonização de Santo Antônio aconteceu poucos anos após sua morte, e muitos consideram que terá sido uma das canonizações mais rápidas da história.

ORAÇÃO À SANTO ANTÔNIO Oração para os namorados Meu grande amigo Santo Antônio, tu que és o protetor dos enamorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios. Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos. Faze que eu seja realista, confiante, digno e alegre. Que eu encontre um amor que me agrade, seja trabalhador, virtuoso e responsável. Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com as disposições de quem recebeu de Deus uma vocação sagrada e um dever social. Que meu amor seja feliz e sem medidas. Que todos os enamorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé. Assim seja.

14

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!


São João

O Dia de São João é comemorado anualmente em 24 de Junho. São João é conhecido como o “Santo festeiro”, e nesse dia são realizadas muitas festas, conhecidas popularmente como Festas Juninas, comemorações marcadas por danças e pratos típicos. Alguns símbolos bastante conhecidos nas celebrações são a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha, o manjericão, entre outros. Existem duas possíveis explicações para a origem do termo Festa Junina: pelo fato das comemorações ocorreram durante o mês de junho e, segundo a outra teoria, seria uma homenagem direta a São João. No princípio, em alguns países da Europa, a festividade era chamada de Festa Joanina.

Origem do Dia de São João O Dia de São João é comemorado em 24 de Junho por ser a data tradicionalmente atribuída ao seu nascimento. São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do Jordão. A Festa Junina de São João O São João é uma das principais figuras das festas juninas. O Dia de São João também possui várias comidas e doces típicos, como: rapaduras, amendoim, bolo de milho, curau, canjica, bolo de aipim, paçoca, etc.

Essas iguarias estão quase sempre presentes nas festas. Cidades do interior do Brasil, em especial, fazem festas mais típicas e possuem costumes bastante difundidos entre todos os habitantes, diferentemente do que acontece na maioria das cidades grandes.

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

15

(Fonte: www.calendarr.com)


O dia de São Pedro é comemorado em 29 de junho. Segundo a bíblia sagrada, antes de ser batizado, Pedro se chamava Simão e trabalhava como pescador. Um dia Jesus pediu sua barca para falar a uma multidão de pessoas, na Galileia. Após voltar, disse a Pedro que pescasse em mar mais profundo. Como Pedro acreditava nas palavras de Jesus, tentou uma nova pesca, sendo abençoado com

Parabéns ao Cidorf No dia 27 de abril, Aparecido Nascimento – o Cidorf – comemorou seus 67 anos de idade, ao lado dos filhos Júlio César e Ivan, das noras Maria Zilda e Veridiana, dos netos Bruno, Cauãne e Victória e da esposa, Maria Nascimento. Parabéns!

Parabéns, Gabriel!

São Pedro

No dia 21 de maio, os amigos e familiares do Gabriel Augusto Rueda Scaramello - filho de Everton Ricieri Sacaramello e Patrícia Cristina Rueda Scaramello – se reuniram para cantar os parabéns pela sua maioridade, festejando a chegada dos 18 anos.

Aniversário da Gabriela A Gabriela, filha de Juninho Escoqui e Ana Paula Quessada Curi foi a feliz aniversariante do dia 29 de abril, quando completou 2 anos de idade. Os familiares e amigos se reuniram para cantar os parabéns e festejar.

uma grande quantidade de peixes. Após o batismo seu nome foi trocado, escolhido por Jesus, como Kepha, de origem aramaica, que significa pedra, rocha. Traduzindo-o para o grego ou para o latim, temos petrus, o mesmo que Pedro. Simão tinha o sonho de seguir os ensinamentos de Jesus, tornando-se um de seus apóstolos mais importantes. Ao fazer a escolha, Jesus disse: “És Pedro! E sobre esta rocha construirei minha Igreja”. Escolhido como o líder dos apóstolos, criou mais tarde a comunidade cristã de Roma, vindo a se tornar o primeiro papa da Igreja Católica. Daí vem as crendices populares de que São Pedro ganhou as chaves do céu por ter sido escolhido como líder e, quando chove muito, dizemos que está lavando o céu. Ou ainda que para entrar no céu precisamos ganhar autorização de São Pedro. Na igreja católica, no dia de São Pedro é feita uma comemoração com uma grande festa junina. Nesta acontecem várias queimas de fogos com danças e muitas comidas típicas.

São Pedro é considerado o mais sério dos três santos juninos. Dizem que santo Antônio é o santo casamenteiro, mas é no dia de São Pedro que se escolhe o melhor pretendente. Por Jussara de Barros Graduada em Pedagogia Equipe Brasil Escola (Fonte: www.brasilescola.com)

16

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!


Aniversariantes

JUNHO

(01) - Silvio Torres (01) - Antonio Granado (01) - Julia Nasser de Pauli (02) - Maurício Carlos Marsulo (02) - Roque Bocamino (02) - Vera Lúcia Farfoglia Morgan (03) - Reginaldo da Silva Mafra (05) - Priscila Prodócimo (05) - Tales Cominato da Silva (06) - Marina G. Della Torre (06) - Cícero Juvenal (07) - Donato Bocamino (09) - Odete R. de Mello Silva (09) - Elislaine Catalano (09) - Antônio Carlos Baptistella (10) - Ana Paula de Lima Rodrigues (10) - Luís Antonio Manzini (10) - Luís Henrique D. Souza Filho (11) - Núbia Adriana de Souza (11) - João Batista da Fonseca (11) - Naara Sabrina S. Juventino (11) - Letícia Ap. Minussi Lofrano (13) - Fábio A. Giovanelli Tinti (14) - Débora D. Mello Estevam (15) - Maria de Fátima B. Hernandes (15) - Ana Kerli Neves (15) - Rita Zanetti Costa (16) - Jesus José Lofrano (16) - Jaqueline Moreira Bento (17) - Leandro F. Paduelli (17) - Nicole Evellyn Paiva Silva (17) - Maria Regina da Silva Mello (17) - Beatriz Ferreira Baptistão (19) - José Ricardo Nasser (19) - Roberto da Silva (20) - Tânia Almodova Boaro (21) - Daniela Campeoto Paiva (21) - Rogério Pedroza Zanardo (21) - Marcos R. da Silva Alarcon (21) - Marcelo Trecenella (21) - Adriana Ferreira da Silva (21) - Murilo Andrade (22) - Eiko Miyazawa (22) - Maria Cristina C. de Campos (22) - Natalina Anacleto da Veiga (22) - Roberta Faria Ribeiro (22) - Simone Callegari Minussi (22) - Grasiela Ap. Ramos Eleutério (22) - Onda Salles Pacheco (23) - Luciana Sanches Rossetto (23) - José Luís Florêncio (23) - Rosana Quaio (24) - João Carlos de Oliveira (24) - Fernanda Manetta Posso (24) - Ana Elisa Zanetti (25) - Talita Cristina Marin Buffo (25) - Francisco José Rueda (26) - Victoria Ferrari Fonseca (26) - José Roberto Torres (26) - Marcos Fábio P. de Araújo (27) - Donner de Almeida Araújo (27) - Júnia Conti da Silva Viana (27) - Onofre das Neves (29) - Samuel Callegari Viana (29) - Rita Mello Dessimoni (29) - Adriano da Silva Gonçales (30) - Patrícia Aparecida de Oliveira (30) - Elsa de Fátima Rodrigues

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

17


Dia da Imunização 9 de Junho A maioria das pessoas já recebeu algumas doses de vacinas durante a vida. Desde crianças estamos acostumados com o ritual das gotinhas e agulhas. Agradável ou não, o fato é que são necessárias e são elas que promovem a imunização. Imunizar é tornar o organismo resistente e capaz de reagir à presença de certos agentes (doenças, venenos de animais e outros). Nós temos dois tipos de imunidade: a natural, desenvolvida pelo próprio organismo e que protege as pessoas contra infecções e doenças, e a imunidade adquirida, aquela que o organismo desenvolve após receber vacinas e soros (imunização passiva). A vacina é uma substância não reagente, geralmente feita do vírus da doença, morto ou inoculado, que é injetado no corpo humano ou de animais. O corpo não reconhece que o vírus está morto e vai fabricar substâncias que vão combatê-lo. Assim quando o organismo estiver suscetível ao contágio da doença, ele já terá criado anticorpos para defendê-lo. Primeira vacina A vacina foi criada em 1876, por Edward Jenner. Ele injetou a secreção das fístulas de uma vaca com varíola - ou seja, pus - em um menino. Semanas depois ele inoculou a criança com varíola humana e este não adoeceu. Daí o nome vacina, derivado da expressão latina materia vaccinia (substância que vem da vaca).

Made in Cancun A Zoom Music Hall, de Tapiratiba, promoveu mais uma edição da festa “Made in Cancun”, na noite de 23 de maio. A galera da região marcou presença para curtir muita música e o agito do sábado a noite. Fotos: O JORNALZINHO

Fonte: UFGNet HISTÓRIA DA VACINA No início do século XVIII, a varíola era uma doença que causava a morte de muitos indivíduos e, em razão da doença, muitas crianças nem chegavam a atingir a fase adulta. Porém, já nessa época, a esposa de um embaixador inglês, Lady Mary, já havia associado que indivíduos saudáveis que recebiam, por vias cutâneas, o líquido oriundo do ferimento da doença de indivíduos adoecidos estavam imunes à varíola. Esse método foi chamado de variolação e foi bastante utilizado até o fim do século. Também nesse mesmo século, o médico inglês Edward Jenner, após inúmeras observações, percebeu que pessoas que conviviam com vacas - inclusive as adoecidas pela varíola - e possuíam ferimentos tais como esses animais, não eram contagiados. Assim, injetou o pus dessas vacas em um menino saudável e, tempos depois, apesar das reações adversas, foi inoculado com a varíola humana e não adoeceu. (Continua na pág. 19)

18

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!


Dia da Imunização 9 de Junho (Continuação da pág. 18) Assim, continuou esse procedimento em várias pessoas, retirando o pus dos adoecidos e transferindo para as pessoas, como forma de prevenir a moléstia. Anos depois, inoculou no garoto que participou de seu primeiro experimento e em mais duas pessoas e ambos continuaram imunes.

Em sua publicação, que deu origem ao nome “vacina”, Jenner usou o termo “varíola da vaca” em latim: “variola vaccinae” que, com o tempo, acabou popularizado o termo “inoculação da vacina”, tal como a própria técnica (lembre-se de quantas vítimas dessa doença iam a óbito até então). O sucesso foi tanto que, em 1805, Napoleão Bonaparte obrigou que todos seus soldados fossem vacinados, o que gerou alguns conflitos. Um conflito mais recente, e que é estudado nas aulas de História do Brasil, também por questões parecidas, foi a “Revolta da Vacina”, que ocorreu em 1904 no Rio de Janeiro, uma tentativa do então presidente, Rodrigues Alves, juntamente com o prefeito Pereira Passos e o médico Oswaldo Cruz, de executar uma grande empreitada sanitária, como forma de “modernizar” e higienizar a região.

Esse projeto consistia em, além de retirar as pessoas das ruas, levantar guerra a mosquitos, ratos e outros animais “maléficos”, também obrigar a população inteira a vacinar contra a varíola, criando, inclusive, a Lei da Vacina Obrigatória, em 31 de outubro de 1904. A reação popular foi extrema: pedradas, protestos, incêndios, dentre outras formas de revolta, que fizeram com que o governo revisse a obrigatoriedade. Atualmente a varíola é considerada uma doença erradicada, mas, entretanto, há muitas controvérsias entre o uso ou não de vacinas. Alguns médicos alegam que a melhoria das condições de vida das pessoas, incluindo aí o saneamento básico de qualidade e boas condições de alimentação, poderia causar tanto efeito contra estas doenças quanto com o uso de vacinas. Por Mariana Araguaia Graduada em Biologia

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

19

(Fonte: www.brasilescola.com)


DeMolays participam de encontro regional em São José O Capítulo “Eterna Juventude”, da Ordem DeMolay de nossa São José do Rio Pardo, recebeu no dia 16 de maio representantes de várias cidades para o Encontro Macrorregional de Padronização (Emarp), evento que tratou de assuntos pertinentes à instituição e suas atividades. O encontro contou com autoridades maçônicas regionais e estaduais como Savério Marinho (grande mestre estadual adjunto), Rodrigo Camassari (mestre conselheiro estadual), Guilherme Cesário (comendador cavaleiro estadual) e autoridades maçônicas locais como Rubens Lobato Pinheiro Neto (presidente do Conselho Consultivo). O evento fez parte das comemorações pelos 150 anos de São José do Rio Pardo, e contou com apoio da Secretaria de Educação e direção da Emeb Profª “Stella Maris Barbosa Catalano” (Caic).

Psicologia

Talita Beatriz de Pauli Ferraiolo CRP: 06/85655 Psicóloga Clínica e Hospitalar. Clínica Criare - 3608-8299 email: talita.psico@hotmail.com

O Valor de um filho

Hoje gostaria de bater um papo com os todos os pais. Fico preocupada com a forma que alguns pais estão criando seus filhos. Vejo que muitos pais idealizam um filho perfeito e não valorizam os filhos que têm, não conseguem se alegrar com as pequenas conquistas que seus filhos alcançam em suas vidas. Pais estão sempre querendo mais e mais de seus filhos, mas não dão o que eles precisam. Muitos pais tiveram valores de vida muito rígidos, e continuam vivendo assim. Trabalham muito, não tem tempo para os filhos, precisam executar atividades de forma perfeita, sem nenhum erro. Aí se deparam com o filho que não está indo bem na escola, pois não tira as notas que ele espera de um filho, vem a revolta, os castigos, as ofensas, pois o filho precisa ter a responsabilidade de ser ótimo. Querem que os filhos sejam adultos como eles são, e que entendam sem reclamar que o pai não pode brincar com ele, pois trabalhou muito e está cansado. Sinto falta de ver pais ouvindo seus filhos, pais perguntando para seus filhos como estão. Sinto falta de pais admitirem que o problema conjugal deles afeta a qualidade de vida de sua família. Sinto falta de ver pais admirarem e serem gratos por seus filhos. Estamos formando crianças com baixa autoestima, que não se sentem seguros para enfrentar o mundo, pois eu olho o mundo com o olhar que aprendi em casa, com minha família. Por isso pais, elogiem seus filhos, entendam suas dificuldades, conversem com eles, passem um tempo para conhecer os sonhos deles, entrem no mundo da fantasia com eles! Filho bom não é o que é o mais inteligente da turma, mas o que se esforça, o que é afetivo, que é cooperativo com os colegas e que tem pais que confiam em suas capacidades. Pais cuidem de suas próprias frustrações, libertem-se dos pesos do passado e se permitam viver a paz de uma criança, cuidem de seus filhos com amor e confiem que eles podem ser sua melhor alegria na vida!

Fotos: arquivo pessoal

20

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!


Cris Ventura 01-06

Adriana Prodócimo 01-06

Lérica Presti 01-06 Paulo Henrique Escudero 01-06 Alexandre Faria 01-06 Magali Ap P. P. Machitte 01-06 Larissa Carvalho 02-06 Maria Inês Pinheiro 02-06 Dudu Pozzati Cerbone 02-06

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

21

Amanda Felicio Nogueira 02-06


Guia de conservação dos alimentos: dicas para as comidas não estragarem

Muitos alimentos são desperdiçados porque deixamos de tomar medidas simples. Falta de atenção e organização, por exemplo, podem propiciar a perda de muitos produtos. Para te ajudar a evitar o desperdício, conheça sete dicas fáceis de serem implantadas no dia-a-dia. É só querer! 1- Quando comprar novos produtos não jogue os alimentos que já estavam na geladeira para o fundo. A ideia é manter os alimentos mais antigos na frente para que eles sejam vistos com facilidade e então consumidos antes que estraguem.

2- As partes mais escuras da geladeira são as mais propícias para estragar os alimentos, por isso, coloque-os sempre nas partes mais visíveis e acessíveis. 3- Faça compras semanalmente. A compra do mês faz com que muitos alimentos fiquem estocados e muitas vezes esquecidos.

4- Observe sempre a validade dos produtos, principalmente os que não irão ser consumidos de imediato. 5- Planeje na hora de comprar. Calcule a quantidade de refeições que irá preparar e os alimentos necessários para isso. Lembrando sempre de destacar o que já tem em casa para não comprar produtos repetidos sem ser preciso. 6- Tente planejar um cardápio para semana a partir dos produtos que você já têm em casa. 7- Mantenha os armários, prateleiras e geladeira sempre limpos. Faça a faxina pelo menos uma vez por mês, tirando os produtos que já podem estar estragados e separando aqueles que devem ser usados logo.

(Fonte: www.ecodesenvolvimento.org)

22

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!


Lucas Dias 03-06

Natalia Bibikow 03-06

Marcela Silva 03-06 Bruna Rocha Romano 03-06 Alfredo Figo 04-06

Adriano Dias 04-06 Laura Fernandes Merli 04-06 Beatriz Dias 04-06 Carla Bocamino de Melo 04-06

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteĂşdo!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

23

Terezinha Presti da Silva 05-06


Juliana Mutton 05-06

Cristiani Ribeiro 05-06

Alessandra Capoano 05-06

Ana Beatriz 05-06

Marilídia Minussi 05-06

Karlim Roque 06-06

Rafael Junqueira 06-06

Fernanda Antonialli 06-06

Carina Veiga 06-06 Germano Scoqui Neto 06-06

24

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!


Marina Della Torre Canheu 06-06 Jose Godoy 07-06

Carolina

Magalhães

07-06

Marcela Machado Divino 07-06 Ligia Flaminio 07-06

Samuel Zanetti 07-06

Lorrane Melo 08-06 Ricardo Morgan Biló 08-06 Lais Rocha 08-06

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!

Guilherme Pinheiro 08-06 O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

25


Foto Metro

Casaram-se na noite de 8 de maio, na igreja Santuário São Roque, em São José do Rio Pardo. Ele é filho de José do Carmo de Pauli e Vera Lúcia de Siqueira de Pauli. Ela é filha de Anselmo Andreazza Netto e Liliana Cabrera Andreazza.

Aos casais que disseram Sim ao matrimônio, nossos cumprimentos e os mais sinceros votos de feliz união. Que os anjos iluminem seus lares e conservem o amor que reside em todos vocês. Felicidades!

Casamentos

Pedro e Alice

Foto Metro

Foto Metro

Eraldo e Ana Amélia

Casaram-se no dia 1º de maio, na igreja Santuário São Roque, em São José do Rio Pardo. Ele é filho de Eraldo Machado Rangel e Maria Odete Costa. Ela é filha de Pedro de Martini e Maria Telma Bertonha de Martini.

Foto Metro

Wellington e Cassiana

Douglas e Daiane

Casaram-se no dia 25 de abril, na igreja matriz São Sebastião, em São Sebastião da Grama. Ele é filho de Manoel Fernandes Neto (i.m.) e Delmira Bueno de Melo Fernandes. Ela é filha de Antônio Rodrigues Eikevicius e Maria da Glória Pacobello Eikevicius.

Casaram-se na manhã de 16 de maio, na igreja matriz São José, em São José do Rio Pardo. Ele é filho de Ivan Celestino e Marlene Aparecida Baptistela Celestino. Ela é filha de Osvaldo de Souza e Elza Maria Bizzi de Souza.

Foto Metro

Paulo e Débora

Casaram-se na noite de 8 de maio, na Basílica e Santuário de Nossa Senhora da Conceição do Bom Sucesso, em Caconde. Ele é filho de Francisco Sebastião de Oliveira e Conceição de Fátima Faria. Ela é filha de Luiz Antônio de Souza e Denise Ribeiro Miranda.

Metro

João e Natália

Casaram-se no dia 16 de maio, na igreja matriz São José, em São José do Rio Pardo. Ele é filho de Rosângela Gil Viadana e ela, de Ângela Maria Mendes Delena.

Foto Líder

Lucas e Ana Laura Casaram-se na noite de 23 de maio, na igreja e santuário São Roque, em São José do Rio Pardo. Ele é filho de Celso Aparecido Alves e Isabel Fátima de Freitas Alves. Ela é filha de Carlos Roberto Santiago e Ana Maria Martins Santiago.

Foto Líder

Noivado de Leonardo e Bárbara

Na noite de 9 de maio, Leonardo Mota Trentin e Bárbara Cecília Mantovani trocaram as alianças de compromisso pelas de noivado, durante encontro familiar, no Grêmio Nestlé. Ele é filho de Mauro Donizeti Trenti e Marli Rosa da Mota Trentin. Ela é filha de Júlio Cesar Mantovani e Ângela Maria Rafaldini Mantovani.

Foto Arquivo pessoal

Noivado de Evandro e Flávia

Quem também trocou as alianças e firmou mais um compromisso rumo à vida a dois foram Evandro Josemar B. Patrocínio e Flávia Gisele B. de Faria. Eles ficaram noivos no dia 3 de maio. Felicidades!

Foto Ruth Fotografia

Danilo e Gabriela

Casaram-se em cerimônia civil, em São José do Rio Pardo, no dia 22 de maio. Ele é filho de Natálio de Paula Vicente e Maria Aparecida Ramazoti de Paula Vicente. Ela é filha de Jose Vitor de Souza e Selma Vieira de Souza.

“Seu casamento é fortalecido à medida que os dois aprendem a transformar tragédias em triunfos e tornam-se vencedores em vez de vítimas.”

26

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!


Receita do André Contrate os serviços do André para pequenos e grandes eventos ou faça sua encomenda pelo tel: (19) 99263.0332. receitadoandre@hotmail.com

Pudim

de laranja

Ingredientes: 8 ovos 1 xícara de suco de laranja 1 colher de chá de raspas de limão 2 xícaras de leite 1xícara e meia de açúcar Para calda; 1 xícara de açúcar ½ xícara de água

Preparo: Pré-aqueça o forno. Unte uma forma de buraco com manteiga bata os ovos com um batedor de mão,

junte aos poucos o suco de laranja, a casca de limão, o leite e o açúcar despeje na forma untada e asse em banho-maria por 40 minutos ,ou até que enfiar um palito e sair limpo desenforme frio e leve a geladeira por 2 horas. Prepare a calda, em uma panela, leve o açúcar ao forno até caramelar, acrescente a água aos poucos, mexendo até obter uma calda rala. Retire do fogo e deixe esfriar. Sirva sobre o pudim gelado.

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

27


Eliseu de Moraes 08-06 Guilherme Quirino Junqueira 09-06 Bianca Nfc 09-06

Natalia Ramos 09-06 Maurício Rodrigues Bernardi 09-06 Marco Aline Pegorin 09-06 Nayara Périco 09-06

Bruno Landini 09-06

Paulinha Leal 10-06 Natália Galiazzo Furlan 10-06

28

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!


Carol Curi 10-06

Marilisa Macca 10-06

Caroline Souza 10-06 Angélica Desordi Gomes 11-06 Luzia Goncalves 11-06 Rodrigo Balbino Russo 11-06 Júlia Voltarelli 11-06

Fernanda Ribeiro 12-06

Lidiane Galera 12-06

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!

Heriton Felisbino 12-06 O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

29


Bruna Penna 12-06

Maiara Alves 12-06 Rafael José Taramelli 12-06 Júlia Aureglietti 13-06

Jaqueline Bento 13-06 Rafael Trefilho Paulucci 13-06 Matheus Oliveira 13-06

Flavia Dias 13-06

Bruna Crivelari 14-06

Richard Gervásio 14-06 30

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!


Primeiro aniversário do Emanuel No dia 2 de maio, Pablo Bataglia Soares e Daniele Alves Peixoto Soares promoveram festa para comemorar o primeiro Fotos: Foto Metro

A primeira festa do Miguel No dia 16 de maio, José Carlos Trinca Zanetti e Juline Chimenez Zanetti fizeram festa para comemorar o primeiro aniversário do filho, Miguel. Os familiares e amigos marcaram presença para cantar os parabéns. Fotos: Foto Líder

Festa para a.. Maria Laura.. No dia 2 de maio, Luciano José Trovato Ortega e Sueli Aparecida Dassan Ortega reuniram os amigos e familiares para a festa de aniversário da filha, Maria Laura, que completou 2 anos de idade e festejou ao estilo circo. Assim, a alegria foi redobrada. Fotos: Foto Metro

aniversário do filho, Emanuel Francisco. Amigos e familiares se reuniram no Grêmio Nestlé, para cantar os parabéns. No melhor estilo “mini chef”, o pequeno distribuiu sorrisos.

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

31


Festa de 15 anos A Carla Amâncio dos Santos viveu uma noite de muitas alegrias e emoções, no dia 16 de maio, quando ganhou festa para comemorar seus 15 anos de idade. Os amigos e familiares estiveram presentes, no espaço Donana, fazendo parte do importante acontecimento que permanecerá para sempre nas melhores recordações da jovem, filha de Carlos Henrique dos Santos e Sirlene Fátima Amâncio Santos.

Cargill Rio Pardo: 150 anos pelo mundo; 10 anos em São José O mês de maio foi de comemorações na empresa Cargill, que completou 150 anos de atividades pelo mundo, sendo 50 deles no Brasil. Em São José do Rio Pardo, a unidade está completando 10 anos. Diretores e demais funcionários da unidade rio-pardense lembraram o importante acontecimento. Considerada uma das maiores indústrias de alimentos do país, a Cargill tem sede em São Paulo,

e está no Brasil desde 1965, presente em 16 Estados, com escritórios e unidades industriais em 156 cidades, empregando cerca de 9 mil funcionários de forma direta. Em todo o mundo, são cerca de 143 mil funcionários em 67 países. Nossos cumprimentos à diretoria e demais colaboradores da empresa que fazem história também em São José do Rio Pardo.

Fotos: arquivo pessoal

Parabéns, Évelyn! No dia 25 de maio, os parabéns e os mimos foram para a Evelyn – filha de Maurício Alexandre Zuchini e Marlene de Assis Zuchini. A pequena completou 5 anos de idade e recebeu o carinho de todos da família.

Rio-pardense é o novo técnico do São Bernardo FC No dia 11 de maio, o rio-pardense Luís Fernando Abichabki (Nando) foi apresentado como o novo técnico do São Bernardo Futebol Clube e vai dirigir a equipe na Copa Paulista - torneio promovido pela Federação Paulista de Futebol, com o objetivo de deixar os clubes em atividade, especialmente aqueles que não tiveram sucesso ao longo da temporada.

Nando já atuou como jogador em clubes como o Corinthians, Internacional, Grêmio e outros, além de ter sido técnico das equipes Al Nasr e Al Shabab (Emirados Árabes) e Santo André. Ele também foi auxiliar-técnico do time de base do São Bernardo, também chamado de Bernô.

32

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!


Jéssica Orfei 14-06 Luis Ivan Teixeira Fernandes 14-06 Celinho Baptistella 14-06 Gabriela Faria Ribeiro 14-06 Rita Zanetti 15-06

Edna Azevedo 15-06

João Zanetti 15-06

Kelly Ferreira 15-06

Bruna Desidério 16-06

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!

Joice Maria 16-06 O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

33


Raios

Esta é uma das mais violentas manifestações da natureza. Manifestação que, em uma fração de segundos, pode produzir uma carga de energia tão alta cujos parâmetros podem chegam a: 125 milhões de volts 200 mil ampères 25 mil graus centígrados Para que um raio possa ocorrer é necessário que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre nuvens e o solo, quando isso ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica. Tais cargas foram nomeadas de cargas positivas e cargas negativas por Benjamin Franklin, por volta de 1750, século XVIII, quando esse realizou grandes descobertas sobre a eletricidade. Além de identificar o sinal das cargas, positivas e negativas, Franklin demonstrou de modo experimental que os raios são um fenômeno de natureza elétrica. Os raios podem ser classificados de acordo com sua origem, assim, eles podem ser: Da nuvem para o solo; Do solo para a nuvem; Entre nuvens. Um raio dura em média meio segundo. Nesse intervalo de tempo vários fenômenos ocorrem, entre eles os fenômenos físicos e climáticos. De acordo com a variação do clima os raios podem ser mais ou menos intensos. Algumas regiões do planeta têm tendência para a formação de descargas elétricas, originando os raios. A formação de um raio ocorre de forma rápida e violenta. Essa formação se dá a partir da grande diferença de potencial entre as cargas, positivas e negativas, entre nuvens e o solo ou até mesmo entre nuvens, e quando o campo elétrico de uma nuvem supera o limite de capacidade dielétrica do ar atmosférico, que normalmente varia entre 10000 volts/ cm e 30000 volts/cm, dependendo das condições locais. O ar que está entre as cargas, ao se ionizar, torna-se condutor, permitindo assim que ocorra uma forte descarga elétrica. Devido a essa forte ionização do ar que está entre as cargas elétricas em movimento é que ocorrem os chamados relâmpagos, que é a parte visual de um raio. A parte sonora ocorre em virtude do aquecimento brusco e da rápida expansão do ar, produzindo assim uma forte pressão que se manifesta através do trovão, parte sonora. Sendo assim, relâmpago e trovão são conceitos diferentes, mas que tem origem no mesmo fenômeno, o raio. A ionização da nuvem ocorre em razão das milhares de colisões das partículas de gelo que se encontram no seu interior, esta é uma das teorias aceitas. Outra causa, que não exclui a primeira, estaria em efeitos resultantes da diferença de condutividade elétrica do gelo em face das diferenças de temperatura no interior da nuvem. Durante as colisões, as partículas de gelo se rompem, perdendo elétrons e transformando em íons, o que torna a nuvem eletricamente carregada. Mecanismos de defesa contra raios. As consequências das descargas elétricas de um raio podem ser desastrosas, em razão da grande quantidade de energia que é liberada durante a descarga. Foram criados vários dispositivos que protegem contra os raios, porém o mais conhecido deles é o para-raios, criado por Benjamin Franklin após a descoberta da eletricidade e do raio. Outras medidas preventivas podem ser tomadas no intuito de manter-se seguro contra raios. Medidas como: Evitar condutores, tais como: antenas, água, materiais elétricos, etc. Durante uma tempestade evitar lugares abertos, não ficar sob árvores, elevações, etc. Não tomar banho, pois no caso de uma descarga de alto potencial a água pode conduzir energia elétrica. Por Marco Aurélio da Silva Equipe Brasil Escola (Fonte: www.brasilescola.com)

Aniversários em família

Fotos “roubada do Face

No dia 27 de maio, José Orlando foi cumprimentado pelos familiares e amigos, por ocasião de mais um aniversário. A festa se estendeu para a irmã, Silvana Ângelo Ferreira Conceição, que também aniversariou no dia 28. Saúde!

Parabéns, Soraya! No dia 27 de maio, Soraya Palmieri Panazzolo festejou idade nova, recebendo o carinho dos familiares e amigos. Felicidades!

Fotos “roubada do Face

34

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!


Leticia Berti 16-06 Ana Laura Gavioli 16-06 Alice Gaino 17-06

Rita de Cassia 17-06 Arnaldo Breda Massaro 17-06 Michelle Nogueira 17-06 João Luís M. Gonçalves 17-06 Rayra Romero 17-06 Renato Landini Dias 17-06

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!

Leticia Pamela 18-06 O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

35


Ana Laura de Pauli 18-06 Jo Morgan 18-06 José Romano Fernandes Buozi 18-06 Matheus Rossetto 19-06

Mariana Poggio Perillo 19-06 Marcello Ahlberg 19-06

Leonardo Paiva 19-06

Natália Cremasco 20-6

Marcela Melo 20-06

Aline Perissinato 20-06 36

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!


Eloisa Goulart 20-06

Bruna Monteiro 20-06

Murilo Andrade 21-06

Wesley Mota 21-06 Guilherme Guisso Nogueira 21-06 Roberto Bertogna Capuano 21-06 Adriana Ferreira 21-06

Maíla Barion 22-06

Giu Morais 22-06

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

37

Amanda Crivelari 22-06


Dengue e repelentes

Parabéns, Davi!

– Por Dr. Jairo Len Após circular um áudio (falso, spam) sobre a mutação da dengue e dos mosquitos, houve um pânico geral sobre a doença e o uso correto de repelentes de insetos. O áudio é muito mal feito, a meu ver, mas serviu para alertar sobre algo importante, que é o uso dos repelentes… Vamos lá: a dengue continua a mesma, nada de mutações. Uma doença viral que pode ter suas complicações. Já escrevi sobre dengue no blog, vamos falar hoje só sobre repelentes. Existem vários tipos de repelentes, desde os naturais (sabidamente ineficazes por longo tempo) como os químicos, que são os mais indicados. “Felizmente” os norte-americanos também sofrem com mosquitos, por lá transmitindo doenças como a febre do Nilo, doença de Lyme e a febre das montanhas rochosas: por isso, há pesquisa e recomendações bem claras sobre o uso de repelentes. Por lá e por aqui, no Brasil, temos DOIS tipos de produtos recomendados e eficazes: – O DEET - comercialmente conhecidos como Off, Autan, Repelex, entre outros – A Icaridina (ou Picaridina) – vendido com a marca Exposis. Ambos são eficazes contra os mosquitos que transmite dengue e febre chikungunya. Portanto, primeira dúvida respondida: os dois produtos podem ser usados para proteger contra dengue. Segunda dúvida importante: qual é a idade mínima? Há recomendações da ANVISA, que em geral só libera o uso a partir dos 2 anos de idade, alguns deles a partir dos 6 meses de vida. A Academia Americana de Pediatria libera o uso de DEET e Icaridina a partir dos 2 meses de idade. “Tem certeza?” (essa é a terceira dúvida…). Sim…sim… Neste artigo, em inglês, as recomendações da Academia Americana de Pediatria. Eu, particularmente, recomendo que até os 6 meses de idade só utilizemos repelentes em casos de extrema necessidade. Nesta faixa etária a proteção de barreira é mais importante e segura. Como aplicar? Algumas regras e dicas. O modo de aplicar também é importante, deve ser cuidadoso como quando passamos um filtro solar, em toda a área necessária. Se for em loção ou spray, tanto faz, em matéria de eficácia. Nas crianças maiores (que param quietas para aplicação) eu recomendo os sprays, mais fáceis de usar. Ideal não aplicar nas mãos das crianças, principalmente aquelas que põem a mão na boca o tempo todo (99% delas). NUNCA se deve aplicar o spray diretamente no rosto: sempre use as suas mãos para passar na face das crianças. Dependendo de cada marca e concentração, a reaplicação é necessária após algumas horas. Sempre siga as recomendações do produto. Existem repelentes próprios para uso diretamente nas roupas, como o Exposis Spray – Gatilho. Ideal para carrapatos, inclusive. O uso de protetores solares e repelentes, ao mesmo tempo, pode ser feito. Nunca com produtos “combinados”, tipo 2 em 1. Mas usando o protetor solar antes, e após alguns minutos, o repetente. Perfumes atraem mosquitos… Portanto, pelo menos para ir à escola, evite perfumar as crianças. Pulseirinhas e adesivos de citronela tem efeito bastante limitado. Não conte exclusivamente com estes métodos. Repelentes, nas concentrações e apresentações adequadas, não são tóxicos. MAS, como quaisquer produtos de uso na pele, podem causar alergias cutâneas. RESUMINDO: use repelentes, quaisquer marcas boas vendidas na farmácia, diariamente. Crianças a partir dos 2 meses podem usar, mas é nos escolares que o uso deve ser diário. Dr. Jairo Len é pediatra da Clínica Len de Pediatria, CRM: SP 76.705 Vale lembrar que, apesar deste post ter sido escrito por um médico renomado, cada caso é um caso e podem existir opiniões diferentes. Portanto é muito importante, antes de se tomar qualquer atitude, consultar sempre o seu pediatra. (Fonte: www.justrealmoms.com.br)

Fotos: arquivo pessoal

38

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

Festa para o João Pedro No dia 24 de abril, o sapeca Davi completou 5 anos de idade. A comemoração foi no dia 2 de maio, no melhor estilo criança feliz. O pequeno recebeu o carinho e os mimos dos amiguinhos e familiares, e dos pais, Carlos Roque e Andréa Lopes.

No dia 11 de maio foi a vez do João Pedro – filho de Paulo e Eloisa – receber o carinho e cumprimentos dos familiares e amigos, por ocasião das comemorações de seus 7 anos de idade. Foto: arquivo pessoal

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!


Jonatas Charles 22-06

Daniel Angeline 22-06

Cristiane Couto 26-06

Marco Callegari 23-06

Jaqueline Oliveira 23-06

Fernando Destro 23-06

Juninho Balbino 23-06 Ana Laura Martins Santiago 24-06 Fernanda Marin 24-06

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

39

João Paulo Domingues 24-06


Erros de maquiagem: 5 deslizes que te deixam com cara de cansada.

A maquiagem é uma aliada poderosa para ressaltar a beleza natural e dar aquele up na produção. No entanto, alguns deslizes podem acabar provocando justamente o efeito contrário e prejudicar sua aparência. Veja cinco erros de make que você provavelmente comete e que podem te deixar com aparência cansada. Você não usa hidratante antes da maquiagem Esse hábito tende a deixar a pele ressecada e com aspecto cansado. Para resolver o problema, a dica é aplicar um hidratante com filtro solar na composição antes de começar a fazer a maquiagem. O produto vai, além de hidratar a pele, conter os danos causados pelo sol – que aceleram o envelhecimento das células. Você não está aplicando a base do jeito certo Usar a base no tom errado ou exagerar na quantidade vai fazer com que sua pele fique com um aspecto craquelado e manchado. A dica para evitar o problema, é experimentar a base no próprio rosto antes de comprar para verificar a cor exata. Na hora de aplicar. Comece do centro do rosto para as extremidades, isso faz que com a distribuição fique uniforme e mais natural. Você não usa blush A falta de blush vai deixar seu rosto pálido e opaco, mas o erro é fácil de corrigir: escolhe um tom de blush parecido com o de sua pele. Na frente do espelho, dê um sorriso, aplique o produto nas maçãs do rosto e puxe em direção às laterais do rosto. A cor leve deixará seu rosto com uma aparência muito mais leve e saudável. Você usa muito delineador Um traço muito grosso pode fazer com que seus olhos pareçam mais fechados e, consequentemente, pesados. Além disso, o lápis preto na linha d’água dá destaque ao tom azulado das olheiras – resultado: parece que você passou a noite sem dormir. Para corrigir, procure fazer um traço fino apenas na parte de cima do olho. Na linha d’água prefira aplica aplicar um lápis branco ou bege, que abrem o olhar.

Você não retoca a maquiagem Durante o dia, é normal que os produtos comecem a escorrer ou desbotar, o que vai deixar você com uma aparência desleixada e cansada. Aqui a dica é tirar é parar um pouco a cada três ou quatro horas e retocar o pó compacto ou remover manchas e acúmulos de corretivo, lápis ou sombra embaixo dos olhos. (Fonte: www.bolsademulher.com)

40

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!


Alice Grassi 24-06

Michele Martins 25-06 Márcio de Jesus 25-06 Carol Sansigolo 25-06

Amanda Barbosa 25-06

Daniel Souza 25-06

Flávia Garcia 25-06

Júlia Roque 26-06

Isabela Ribeiro 26-06

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

41

Caroline Souza Claudio Furlan 26-06


Elogie seu filho do jeito certo!

Este texto é muito esclarecedor para nos informar de como devemos nos comportar para elogiar as crianças de modo que realmente faça a diferença na vida delas e as tornem pessoas melhores! O legal é que o texto é baseado em pesquisa, ou seja, tem credibilidade! “Na vida não há prêmios nem castigos. Somente consequência”. Elogie o esforço, não a inteligência. Elogie do jeito certo. Recentemente, um grupo de crianças pequenas passou por um teste muito interessante. Psicólogos propuseram uma tarefa de média dificuldade, mas que as crianças executariam sem grandes problemas. Todas conseguiram terminar a tarefa depois de certo tempo. Em seguida, foram divididas em dois grupos. O grupo A foi elogiado quanto à inteligência. “Uau, como você é inteligente!”, “Que esperta que você é!”, “Menino, que orgulho de ver o quanto você é genial!”… e outros elogios à capacidade de cada criança. O grupo B foi elogiado quanto ao esforço. “Menina, gostei de ver o quanto você se dedicou na tarefa!”, “Menino, que legal ter visto seu esforço!”, “Uau, que persistência você mostrou. Tentou, tentou, até conseguir, muito bem!”, e outros elogios relacionados ao trabalho realizado e não à criança em si. Depois dessa fase, uma nova tarefa de dificuldade equivalente à primeira foi proposta aos dois grupos de crianças. Elas não eram obrigadas a cumprir a tarefa, podiam escolher se queriam ou não, sem qualquer tipo de consequência. As respostas das crianças surpreenderam. A grande maioria das crianças do grupo A simplesmente recusou a segunda tarefa… As crianças não queriam nem tentar. Por outro lado, quase todas as crianças do grupo B aceitaram tentar. Não recusaram a nova tarefa. A explicação é simples e nos ajuda a compreender como elogiar nossos filhos e nossos alunos. O ser humano foge de experiências que possam ser desagradáveis. As crianças “inteligentes” não querem o sentimento de frustração de não conseguir realizar uma tarefa, pois isso pode modificar a imagem que os adultos têm delas. “Se eu não conseguir, eles não vão mais dizer que sou inteligente”. As “esforçadas” não ficam com medo de tentar, pois mesmo que não consigam é o esforço que será elogiado. Nós sabemos de muitos casos de jovens considerados inteligentes não passarem no vestibular, enquanto aqueles jovens “médios” obterem a vitória.

(Continua na pág. 43)

Foto “roubada” do Face”

Homenagem

aos voluntários “Deus Proverá”

A Comunidade Deus Proverá – que mantém em São José do Rio Pardo atividades de amparo social e de evangelização cristã – tem suas ações reforçadas por um grande time de voluntários. São pessoas dedicadas ao bem-estar do próximo e que não medem esforços para ajudar na construção e no resgate da cidadania. Com esta foto do pessoal da cozinha, homenageamos a todos os voluntários que se esmeram nas tarefas para fazer um mundo melhor.

42

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!


Elogie seu filho do jeito certo! (Continuação da pág. 42) Os inteligentes confiaram demais em sua capacidade e deixaram de se preparar adequadamente. Os outros sabiam que se não tivessem um excelente preparo não seria aprovado e, justamente por isso, estudaram mais, resolveram mais exercícios, leram e se aprofundaram melhor em cada uma das disciplinas. No entanto, isso não é tudo. Além dos conteúdos escolares, nossos filhos precisam aprender valores, princípios e ética. Precisam respeitar as diferenças, lutar contra o preconceito, adquirir hábitos saudáveis e construir amizades sólidas. Não se consegue nada disso por meio de elogios frágeis, focados no ego de cada um. É preciso que sejam incentivados constantemente a agir assim. Isso se faz com elogios, feedbacks e incentivos ao comportamento esperado. Nossos filhos precisam ouvir frases como: “Que bom que você o ajudou você tem um bom coração”, “Parabéns, meu filho, por ter dito a verdade apesar de estar com medo… você é ético”, “Filha, fiquei orgulhoso de você ter dado atenção àquela menina nova ao invés de tê-la excluído como algumas colegas fizeram… você é solidária”, “Isso mesmo, filho, deixar seu primo brincar com seu videogame foi muito legal, você é um bom amigo”. Elogios desse tipo estão fundamentados em ações reais e reforçam o comportamento da criança que tenderá a repeti-los. Isso não é “tática” paterna, é incentivo real. Por outro lado, elogiar superficialidades é uma tendência atual. “Que linda você é, amor”, “Acho você muito esperto, meu filho”, “Como você é charmoso”, “Que cabelo lindo”, “Seus olhos são tão bonitos”. Elogios como esses não estão baseados em fatos, nem em comportamentos, nem em atitudes. São apenas impressões e interpretações dos adultos. Em breve, crianças como essas estarão fazendo chantagens emocionais, birras, manhas e “charminhos”. Quando adultos, não terão desenvolvido resistência à frustração e a fragilidade emocional estará presente. Homens e mulheres de personalidade forte e saudável são como carvalhos que crescem nas encostas de montanhas. Os ventos não os derrubam, pois cresceram na presença deles. São frondosos, de copas grandes e o verde de suas folhas mostra vigor, pois se alimentaram da terra fértil. Que nossos filhos recebam o vento e a terra adubada por nossa postura firme e carinhosa.

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

43

(Fonte: www.justrealmoms.com.br)


Garçom cínico

A Família Click Disk Agradece a todos os seus clientes, parceiros e usuários da lista Click Disk, que tornaram este produto uma referência em mídia de busca ágil e fácil em todas as cidades da região. A participação de todos e a confiança em nós depositada faz com que a lista Click Disk invista cada vez mais em inovações, proporcionado aos anunciantes sua ampla divulgação, facilitando ainda a navegação por mapas sempre atualizados, que permitem a localização dos endereços de inúmeros produtos e serviços que atendem às suas necessidades.

Velório do Piolho A professora pergunta: - Por que você está coçando tanto a cabeça, Joãozinho? O garoto responde: - É por causa de um piolho morto, “fessora”! - Tudo isso por causa de um piolho morto?! Ele responde: - É que os parentes dele vieram para o velório!

É bem assim mesmo!

Situação de homem saindo de uma audiência de divisão de bens...

Mexe com quem é pequeno, mexe!

O garçom fala com o freguês: - O prato da casa hoje é língua ao molho madeira. - Não, língua não! Tenho nojo de qualquer coisa que sai da boca de um animal. E o garçom cínico: - Então que tal uma omelete?

Nosso muito obrigado pela confiança.

44

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!


Fernanda Feltran 26-06

Regina Soares 27-06

Meline Xavier 27-06

Paulinho Silva 27-06

Priscila Sousa 27-06 Lucas FD Oliveira 27-06 Ana Souza 28-06 Joao Gabriel Santos 28-06 Jéé Mooraattii 28-06

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!

Dáphne Pierangeli 28-06 O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

45


Lucas Costa 28-06

Lidiane Dias 28-06 Samuel Callegari Viana 29-06 Rafael Minussi 29-06

Carla Boldrin 29-06 Amanda Aureliano da Silva 29-06 Marcia Risso 30-06

Elsa Rodrigues 30-06

Amanda Vieira 30-06

Charline Rodrigues 30-06 46

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteĂşdo!


Inclua mais chocolate na dieta sem engordar

SABEDORIA POPULAR A história do Pavão e do Urubu O pavão e o urubu viviam numa planície. Um dia, o pavão pensava... - Sou tão bonito, colorido e exuberante, mas não posso voar, que infeliz sou eu. E o urubu... - Meu vôo é tão lindo, sou um especialista no ar, mas sou muito infeliz por ser tão feio. ... Os dois se encontraram e tiveram uma brilhante ideia. - Vamos cruzar e gerar um descendente que voe e seja lindão. Então cruzaram... Quer ter

Biblioteca Boa Tarde! Estou a procura do livro: “A honestidade na política. Bibliotecária: Lendas e contos de fadas é no segundo andar a direita.

E daí nasceu o Peru, QUE É FEIO PRA CACETE E NÃO VOA!

1 milhão de seguidores? É só cutucar!!!

Moral da história: Se a coisa tá ruim, não inventa!!!

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!

Presente errado Uma mulher se levanta pela manhã, acorda o marido e lhe diz: - Amor, tive um sonho maravilhoso. Sonhei que você me deu um colar de diamantes no meu aniversário. O que será que isso quer dizer? O marido responde: - Você vai saber no seu aniversário. Chega o aniversário da esposa e o marido entra em casa com um pacote. A mulher com a voz trêmula rasga nervosamente o papel, abre a caixa e encontra um livro, intitulado. “O SIGNIFICADO DOS SONHOS”

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

47

Alguns alimentos levam o doce em sua composição, além de fazerem bem à saúde. Em dias normais já fica difícil resistir à tentação do chocolate, imagine na época de Páscoa, quando somos rodeados pela guloseima. O problema é que a gostosura vem cheia de calorias e gorduras que afetam a dieta. Segundo a nutricionista Amanda Epifânio, do Centro Integrado de Terapia Nutricional (Citen), 100 gramas de chocolate podem chegar a incríveis 580 calorias. Mas é possível não virar refém do doce. Amanda indica que, quando o desejo bater, o melhor é comprar a quantidade exata a ser consumida. “Não há força de vontade que resista ao estoque dessa maravilha”, alerta a especialista. Mas há maneiras de incluir essa delícia na dieta sem sentir o peso da culpa na balança. Confira as nossas dicas: Aqui, o segredo é a moderação. 30g diárias de chocolate são suficientes para saciar sua vontade e ainda aproveitar seus benefícios. A nutricionista Daniela Cyrulin frisa que a melhor opção é o chocolate meio-amargo. Ele deve ter, pelo menos, 70% de cacau em sua composição. Quanto mais cacau, mais antioxidantes e menos gorduras. Para não cair na tentação de devorar um ovo de chocolate de uma vez só, uma boa dica é dividir o ovo em pequenas porções de 30g. “Assim, fica mais fácil consumir uma por dia, e, claro, não sucumbir ao desejo de comer todas de uma vez”, explica Daniela Cyrulin. Outro cuidado fica por conta dos ovos diet. Muitas vezes, eles são mais calóricos que os ovos convencionais. Daniela explica que, por ser feito para diabéticos, eles não tem açúcar, e sim adoçantes. No entanto, para manter a consistência e sabor, os fabricantes compensam com gorduras. Portanto, quem tem colesterol alto deve ficar longe deles. Granola com pedaços de chocolate: duas colheres de sopa de granola com pedacinhos de chocolate, misturado a frutas, saciarão a vontade de chocolate. ?A bananinha light coberta com chocolate também é uma ótima opção?, explica Daniela Cyrulin. Uma por dia já é suficiente. Salada de frutas com chocolate granulado: a grande vantagem de comer chocolate granulado com salada de frutas está em, além de ingerir pequena quantidade de chocolate, há a inserção dos nutrientes da fruta: vitaminas, fibras, minerais, antioxidantes. Daniela recomenda, porém, apenas uma colher de sopa de granulado por dia. Barrinha de cereais: assim como a salada de frutas, a barrinha traz nutrientes e muitas fibras. Na hora da compra, fique atento ao rótulo. Segundo Daniela, geralmente, os itens em maior quantidade estão no topo da lista de ingredientes utilizados. “É importante escolher uma barrinha em que açúcar ou xarope de glicose não estejam listados entre os três primeiros ingredientes”, alerta. Cookies integrais de cacau: além de possuírem sabor extremamente parecido com o do chocolate, os cookies integrais de cacau são ricos em fibras, que, além de contribuírem para o bom funcionamento do intestino, ainda mantêm as taxas de açúcar no sangue estáveis e diminuem o mau colesterol. “As fibras varrem esse colesterol para as fezes”, justifica Daniela. Frozen Yogurt com calda de chocolate light: essa sobremesa é muito saborosa e, se acompanhada de uma calda light de chocolate, pode muito bem suprir a necessidade diária de chocolate. Daniela explica que o frozen yogurt é rico em probióticos, ajudando no regulamento do intestino, e em cálcio, que fortalece o esqueleto. (Fonte: www.minhavida.com.br)


SEMENTES Fonte: Sites esotéricos

Irmão Rodrigo Dias mongedias@hotmail.com FACEFELIZ Não fique triste, não murmure ou até sinta inveja de tantas fotos no “face” de gente feliz, gente se amando e tantas outras ostentações de prazer e alegria. É tanta felicidade aparente que nos sentimos culpados por não sermos extremamente felizes. E começamos a comparar nossas vidas, relacionamentos e até bens. E obviamente nos sentiremos inferiores a ponto de transformamos nosso face em um FACEFELIZ, ostentando e pintando uma felicidade, um contentamento e uma vida de fachada! Quantos casais são perfeitos no FACEFELIZ e fracassados entre quatro paredes?! Quantas carinhas bonitas, corpinhos esculpidos e seminus arrasam nas curtidas, como uma bela viola, mas por dentro são pão bolorento?! É tanta gente sorrindo no FACEFELIZ e chorando sozinha. Textos encantadores e gente educada e intelectual no FACEFELIZ, mas no dia a dia a sua cara de limão galego, sua irritação com qualquer coisa e suas patadas são constantes e gratuitas!

Áries: O ritmo de mudança diminuirá. Seja paciente e tente não se irritar. E preciso mais desenvolvimento interior para que seus objetivos se manifestem. Não se preocupe com as questões profissionais. Concentre-se no crescimento psicológico e na criação de uma base doméstica estável. As obrigações familiares, nesse momento, serão mais importantes que as profissionais. Touro: O Poder Planetário ainda estará no Oriente e seu signo de Touro ainda estará forte. Prossiga audaciosamente em direção aos seus objetivos. A realização pessoal e a felicidade lhe pertencem. Você pode e terá o que deseja. Com o planeta da carreira em retrocesso durante todo o mês e a maioria dos planetas abaixo do horizonte, continue a dar mais atenção às questões familiares e domésticas e não se preocupe com a carreira.

Virgem: Os planetas estarão desviando-se para a parte oriental, proporcionando-lhe mais independência e autoconfiança, mas o retrocesso de Mercúrio enfraquece um pouco esse quadro. Uma boa idéia é rever suas metas e seus objetivos pessoais — sintonizando-se com eles — passando à ação em seguida no próximo mês, quando Mercúrio entrar em movimento direto.

Aquário: O conflito entre seus desejos e suas idéias de realização pessoal e os deveres e a vida familiar continuará. Talvez mais tranquilo que nos meses anteriores, mas longe de acabar. Cada área deverá receber a atenção adequada e você precisará prosseguir no caminho do meio. Os amigos irão se tornar como sua família e seus familiares como seus amigos — e será um pouco difícil fazer tais distinções.

Libra: Este mês os planetas farão uma importante transição de oeste para leste. Isso representa uma mudança psicológica em seu ser. Com o passar dos meses, você se torna cada vez mais independente e auto-confiante. O poder planetário estará muito forte acima do Horizonte e sua 10a casa da carreira será uma importante casa de poder.

Peixes: Haverá um breve período de tensão na área da saúde até o dia 21. Portanto, você deverá descansar e relaxar mais. Conflitos filosóficos com a família ou perturbações emocionais causadas por diferentes pontos de vista poderão deixá-lo esgotado. Se sua filosofia estiver correta, não precisará de defesa, e os eventos normais da vida a comprovarão.

Gemêos: Os planetas estarão principalmente no oriente, o que deve aumentar sua autoconfiança e independência. Mas Mercúrio, seu regente, entrará em retrocesso no dia 23. Você deverá continuar a desenvolver sua vida de acordo com suas especificações pessoais, mas seja mais paciente.

Escorpião: Continue sendo modesto, adaptando-se às situações, evitando conflitos de poder e permitindo que as coisas boas venham até você. Ainda será um bom período para reavaliar e rever seus objetivos pessoais. Plutão, seu regente, irá gerar uma tensão incomum nesse período, mostrando que a auto-estima e a autoconfiança não estão como deveriam e que serão testadas.

Cancêr: A maioria dos planetas estará no oriente e muitos estarão em Câncer. A independência pessoal e a autoconfiança estarão muito fortes. Haverá muita energia para a auto-afirmação, para impor sua vontade e para criar o que você deseja. O perigo está em exagerar. Uma coisa é ser independente e outra é ser arrogante e dominador. Faça a primeira e evite a última.

Sagitário: Com muitos planetas no oeste e com a crescente atividade retrógrada, você pouco poderá fazer para apressar o ritmo da mudança e do progresso. As coisas acontecerão quando for adequado, e não antes. A paciência será a grande virtude nesse período. Siga o fluxo, adapte-se às situações, desenvolva seus talentos sociais e pense primeiro nos outros.

Leão: A saúde estará melhor, mas ainda haverá necessidade de descanso e relaxamento. Deixe seu corpo determinar sua agenda. A maioria dos planetas estará no oriente e seus planetas sociais estarão em retrocesso. Deixe de lado as questões sociais e não procure ser popular. Trabalhe em sua realização pessoal — construa um estilo de vida e condições que criem felicidade.

Capricórnio: Evite auto-afirmação ou pressa. Priorize as outras pessoas. Relaxe, adapte-se às situações e não permita que atrasos o perturbem. Esse será um importante período na área social. É mais provável que os solteiros encontrem uma pessoa significativa durante esse período que em qualquer outro. Haverá mais festas e reuniões sociais — às quais você deve ir.

Não podemos ter medo de sermos normais, de sentirmos tristeza, saudade e até vontade de ficarmos sozinhos. A felicidade existe e é o que eu desejo para você e para minha vida, mas enganar-se demonstrando felicidade extrema, vida perfeitinha, é coisa de quem não está feliz e quer acreditar que está. Não sejamos covardes a ponto de passar nossas breves vidas provando a qualquer custo para os outros, o que não vivemos realmente. Tem gente que se contenta com isso, eu não. Quero uma vida real vivendo as dores e alegrias de cada dia, sem perder meu sorriso, mas sem precisar gargalhar. A felicidade não é simplesmente sair e badalar, viajar o mundo todo ou ter muitas posses... Entenda você não precisa de muito. Basta encontrar o sentido da tua vida, o equilíbrio da tua alma e razões para seguir. E tudo será verdadeiro, sóbrio, prudente e eterno. Não tenha medo de ser normal... Lembre-se que o FACEFELIZ aceita tudo, mas a vida real não!

SEJA FELIZ DE VERDADE!

48

O JORNALZINHO - JUNHO / 2015

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado com o MAIOR e MELHOR conteúdo!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.