Exemplo de revista

Page 1



Editorial

Preste atenção no seu consumidor Para muitos empresários discorrer sobre a importância em perceber e entender as necessidades e exigências dos consumidores, além de conhecer o perfil dos mesmos, pode parecer “chover no molhado”, mas por incrível que pareça, ainda há empresas que não dão a devida importância ao assunto. Como consequência, o empresário começa a sentir queda nas vendas e no número de clientes. Sem dúvida, não é apenas este o fator responsável pelo sucesso ou fracasso do negócio, mas certamente o consumidor tem uma grande representatividade nesta questão. Para falarmos sobre o assunto conversamos com Adriana Leocádio, consultora de marketing, especializada em comportamento do consumidor e varejo. Além de estar com as atenções voltadas para os consumidores, é fundamental que o varejo aposte em diferentes segmentos, não apenas para driblar a sazonalidade presente no mercado papeleiro, como também para atrair novos perfis de clientes. Nesta edição apresentamos os produtos para scrapbooking – arte de decorar e

DIREÇÃO Paschoal Sabatine paschoal@papelariaenegocios.com.br William Gimenes william@papelariaenegocios.com.br PUBLICIDADE Marco Aurélio Sabatine marco@papelariaenegocios.com.br JORNALISTA RESPONSÁVEL Lia Freire (MtB 30.222) redacao@papelariaenegocios.com.br PROJETO GRÁFICO, DIAGRAMAÇÃO E TRATAMENTO DE IMAGENS Cristiana Lacutissa/Vitor Lacutissa CL Studio (11) 2749-0738 clstudio@terra.com.br CAPA Patricia Chammas ADMINISTRAÇÃO E PUBLICIDADE Rua Senador Carlos Teixeira de Carvalho, 64 - CEP 01535-010 São Paulo - SP Fones (11) 3207-3896 / 3271-5867 pn@papelariaenegocios.com.br

personalizar álbuns fotográficos, convites, lembrancinhas, entre outros. São diferentes itens e oportunidades que podem fazer a diferença na caixa registradora das papelarias. Com um mix diversificado e em meio a tantos produtos dispostos nas prateleiras, chamar a atenção do consumidor não parece ser uma tarefa simples, por isso, os fabricantes vêm investindo no design de produto. Cores e formatos inovadores os tornam ainda mais atraentes e com isso a chance de se sobressaírem é muito maior. Confira! Boa Leitura!

A Revista Papelaria e Negócios é uma publicação mensal da Top Brasil Editora dirigida a lojistas e fornecedores de artigos para papelaria e informática. Circulação nacional.

O conteúdo dos artigos e as declarações textuais contidas nas reportagens da Revista Papelaria & Negócios são de responsabilidade dos articulistas e entrevistados.


Sumário

6 10

Entrevista O que pensa e como age o consumidor? Adriana Leocádio, consultora de marketing, especializada em comportamento do consumidor e varejo, fala sobre o tema. Mercado O design de produto é cada vez mais levado a sério pelas empresas.

20

Categoria de Produto Produtos para scrapbooking. A categoria cresce e aparece nas papelarias.

26

Empresa A atuação diferenciada da Maped.

32

MARKETING & NEGÓCIOS As notícias que movimentam o setor.

39

LICENCIAMENTO Os destaques do mercado.

42

Informática As novidades do segmento.

44

Prateleira Os principais lançamentos em artigos escolares e de papelaria.

Correção Diferentemente do que foi publicado na edição de junho, nº64 da Revista Papelaria & Negócios. O nosso site, ainda em fase de construção, terá o seguinte endereço: www.papelariaenegocios.com.br Na matéria “Papéis Especiais – O que eles têm de especiais”, publicada na edição de junho, nº64 da Revista Papelaria & Negócios, página 19, foi divulgado o nome Cia Suzano, no entanto, o correto é Suzano Papel e Celulose. A Cia Suzano deixou de existir em 2004, quando houve a integração com a Bahia Sul.



Entrevista

As atenções voltadas para os consumidores Entender o comportamento do consumidor, tentar decifrar esta complexa troca que acontece entre quem compra e quem vende é o eterno desafio das empresas

É

exatamente este desafio em compreender melhor as atitudes e necessidades dos consumidores que faz com que empresas invistam no neuromarketing. Esta ciência surgiu no final da década de 1990, através de estudos acadêmicos de um grupo de pesquisadores nos Estados Unidos. Por meio dela é possível monitorar as emoções vividas durante as experiências de consumo, já que estuda neurologicamente o estado cerebral de uma pessoa quando exposta a mensagens relacionadas com experiências de consumo, tornando possível a identificação das zonas do cérebro estimuladas. Entre as vantagens, está a possibilidade de descobrir que sentimento uma campanha de marketing desperta nas pessoas. Isso permite que uma empresa saiba elaborar melhor suas ações, de forma que instigue nas pessoas o que ela deseja. O neuromarketing vale, portanto, como indicativo, e não prova, de um sucesso. Suas pesquisas podem avaliar as melhores cores a serem aplicadas em produtos e embalagens, examinar que reações um consumidor manifesta enquanto consume um produto, observar o subjeti-

vismo na sua relação com a marca e produto, entre outros exemplos. Basicamente, ele testa se uma ação realmente desperta o sentimento desejado nas pessoas pela empresa e se ele influencia na sua decisão de compra. Ou seja, sua utilidade está em observar como o cérebro funciona e alinhar ações de marketing ao funcionamento desejado, por mais que seja impossível controlá-lo, uma vez que estamos falando de pessoas. Ainda que não seja o caso de realizar algo tão complexo quanto o neuromarketing, é fundamental acomAdriana Leocádio é consultora panhar as mudanças no de marketing, especializada em comportamento dos con- comportamento do consumidor e varejo. sumidores, entender as


suas necessidades e reais exigências. E foi para expor o tema de forma bastante objetiva que entrevistamos Adriana Leocádio, consultora de marketing, especializada em comportamento do consumidor e varejo.

Revista Papelaria & Negócios - Qual é a análise sobre o consumidor brasileiro? Adriana Leocádio - O consumidor brasileiro é ávido por novidades, absorve com facilidade novas marcas e novos conceitos de produtos. Já foi mais consumista, hoje pondera em relação à manutenção do seu nome com crédito no mercado.

Revista P&N - Quais consumidores?

são as principais necessidades destes

Adriana - Ser atendido com respeito, ter seus direitos garantidos e ser tratado como único.

Revista P&N - Em relação ao comportamento dos consumidores quais foram as principais mudanças observadas? Adriana - Eu digo que o consumidor não muda, ele é o mesmo e deseja sempre as mesmas coisas, o que muda é o mercado e suas tendências. O consumidor tem por analogia uma função camaleão, se adapta fácil, mas não queira fazer dele o “burro encantado”.

Revista P&N - Hoje em dia, qual é o fator decisivo para optar por um determinado produto, quando há vários similares? Adriana - Aí está a grande vantagem para o consumidor atual, poder escolher. O principal fator é como a marca/produto irá tratá-lo. Preço não é critério de escolha há muitos anos, nem para as classes menos abastardas. Destacam-se as marcas que investem no social, apoiam o terceiro setor, meio ambiente etc. Além das marcas que estão sempre sinalizando modernidade e evolução, sem abrir mão da qualidade final.

Revista P&N – Como os fabricantes podem atrair os consumidores nos pontos-de-venda? Adriana - Eu recomendarei aos fabricantes que busquem atrair


Entrevista os consumidores dentro de casa. O ponto-de-venda está cada vez mais poluído de informação e isso confunde mais do que ajuda. Se o consumidor é atraído para a marca antes de chegar ao pontode-venda ele não olha para os lados.

Revista P&N - Como res?

fidelizar os consumido -

Adriana - Fidelizar nos dias de hoje eu diria que é algo praticamente impossível. Marcas e produtos estão mais parecidos em todos os aspectos. Só existe uma exceção: lovemark. É quando conseguimos transpor a relação comercial fria entre cliente e empresa.

Revista P&N - E como o varejo pode contribuir para que as marcas com as quais trabalha tenham um melhor giro de vendas?

Adriana - O varejo precisa de ações muito mais elaboradas do que simplesmente disponibilizar promotores de venda e espaço diferenciado nas gôndolas. A parceria entre a indústria e o varejo é fundamental para a consagração de uma marca.

Revista P&N - Como as marcas vêm sendo exploradas no ponto-de-venda? Adriana - Infelizmente sem evolução. Há 25 anos tento compreender porque o ponto-de-venda não desenvolve ações que cheguem perto do coração do consumidor.

Revista P&N - Quais

são os principais aspectos

que devem ser levados em conta para que uma marca tenha destaque no ponto-de-venda?

Adriana - Eu diria que os aspectos devem ser levados em conta durante a sua concepção. Do desenvolvimento do conceito do produto até a entrada do mesmo na casa do consumidor. Não existe uma única ação de marketing ou promoção

que vá despertar o interesse no ponto-de-venda. É evidente que hoje temos preciosos estudos mercadológicos indicando tendências de embalagens, aromas, cores que atraem o consumidor etc. Contudo, nada é mais importante que a vontade de consumir a marca.

Revista P&N - Sobre a exposição dos produtos no PDV quais os erros mais frequentes? Adriana - Ambiente poluído de informação, falta de organização e foco no produto final.

Revista P&N - Até

que ponto os balconistas

interferem nas compras dos consumidores?

Adriana - Interferem e muito. Os balconistas não deixam de ser consumidores e o mais velho conceito de marketing ainda é o que mais dá resultado, o bom boca-a-boca. Um balconista motivado com certeza irá propagar muito bem uma marca.

Revista P&N - Qual é a importância destes balconistas estarem treinados? Adriana - Acredito que dependendo da categoria de produto isso poderá fazer toda a diferença. É fantástico, por exemplo, entrar numa loja de material de construção e um vendedor ensinar de forma rápida e simples como instalar o chuveiro ou numa papelaria obter a informação de como usar e qual é o melhor papel para imprimir, em casa, as fotos tiradas durante as férias, porém, pode ser perigoso entrar numa grife de roupa feminina e ouvir a vendedora dizer que o modelo que estou comprando caiu muito bem nela.

Revista P&N - Qual xaria aos leitores?

a mensagem final que dei-

Adriana - O que posso dizer é que as marcas precisam estar mais atentas aos seus clientes e que todos nós somos consumidores.



Mercado

O que há por trás das formas Dentro do ponto- e conceitos inovadores de-venda, o design pode influenciar a visibilidade do produto e destacálo mediante os concorrentes

A

o contrário do que acontecia tempos atrás, quando o design era basicamente utilizado em produtos voltados ao segmento de luxo, hoje em dia, ele está consolidado e permeado entre os produtos de uso comum. Ele pode funcionar como fator de diferenciação de mercado e é considerado essencial para construção da marca. Existem empresas e produtos que são facilmente reconhecidos pelo design que oferecem. Design é diferencial de mercado, e deve ser

A Lapiscola, da 3 M, agrada o público infantil por seu formato divertido.

10

sempre levado em consideração. Produtos bem desenhados caem na moda, ganham simpatia do consumidor, e podem virar mania. Produtos com qualidade sempre terão lugar no mercado, entretanto, sempre há o risco de aparecer um produto “mais bonitinho” ao consumidor. Existem casos em que apenas o design diferenciado já ganha dos concorrentes, mesmo que estes tenham outros atributos melhores. É importante destacar que design sem necessidade é meramente peça de decoração. O design não cria necessidades, mas pode se alimentar delas para oferecer bons produtos. No caso da 3M, o design é uma preocupação existente desde a fase de desenvolvimento do produto. A opção da empresa, em algumas situações, inclui o trabalho com serviços externos especializados, devido à diversidade de suas linhas de produtos. Os estudos para se chegar a um design realmente diferenciado são diversos, envolvendo tendências do mercado, materiais disponíveis e possibilidades, usos e aplicações, praticidade, funcionalidade, inclusive com foco em diferentes perfis de consumidores, dependendo do produto. “Os consumidores


buscam qualidade superior e diferenciação nos produtos e esta é a percepção que a nossa marca Scotch tem em mente quando pensa em seus consumidores. 85% das compras são decididas no ponto-de-venda, muitas delas são por impulso ou emocionais. O design e diferenciação dos produtos estão altamente relacionados a isso. Os consumidores buscam itens que atendam suas necessidades, mas o design é fator de decisão quando ele encontra soluções semelhantes”, analisa Silvia Broetto, especialista de marketing da divisão de papelaria & escritório da 3M do Brasil. Na opinião de Rogério de Andrade, gerente de marketing da Bic, o diferencial no design tornase competitivo desde que sempre seja aliado a um preço competitivo e a simplicidade no uso. E destaca que o maior benefício é o conceito de inovação que é levado para a marca. “A Bic possui a visão “oferecer soluções simples, engenhosas e confiáveis. Para todos. Em todo lugar. A toda hora”, portanto para nós, engenhosidade, simplicidade e qualidade está sempre presente em nossas linhas”, ressalta.

Eles são diferentes O design requer que o projetista (designer) leve em conta aspectos funcionais e estéticos do produto, além de exigir imaginação e ajustes. Os designers, assim como os artistas, têm sido influenciados pelo ambiente onde vivem, e isto reflete exatamente o tempo e o lugar. Resumindo, o design, assim como a arte, acompanha as necessidades de seu tempo e lugar. Nos segmentos de papelaria e escolar há vários exemplos. Na linha de co-

A proposta da Bic é desenvolver produtos com design inovador, preço competitivo e simplicidade no uso.

las escolares, a 3M apresenta a Lapiscola, cola líquida no formato de lápis. Este é um produto bastante tradicional e em 2008 teve uma atualização de layout, mas sua forma original foi mantida. “A Lapiscola é um produto diferenciado que agrada o público infantil por seu formato divertido. Seu design e bico fino possibilitam uma aplicação precisa e mais limpa, ideal para as atividades escolares”, explica a especialista de marketing da 3M, Silvia. Outro destaque da empresa está na linha de dispensadores de mesa C-28 e C-60 com Fita Mágica, pensados para facilitar a utilização das fitas adesivas no dia-a-dia das pessoas. Os produtos não apenas deixam a fita sempre à mão, mas Dispensadores de fita adesiva da 3M: práticos e decorativos.


Mercado também atuam como elemento decorativo para ambientes de trabalho e de estudo. Nos produtos mais populares da Bic, os diferenciais no design estão associados à simplicidade ou algum benefício no uso. Já para os itens de alto valor agregado, transmitir a “Para criarmos o ideia de status ou de algum grupo específico. design, realizamos “Alguns produtos Bic são ícones no segmento e muita pesquisa e muito copiados. É o caso da caneta Bic Cristal. acompanhamos Com o corpo transparente em poliestireno em as tendências no formato sextavado, possui furo de suspiro na lateBrasil e exterior”, ral do corpo para equilíbrio das pressões externa Márcia Alves, da e interna, tampa com furo antiasfixiante e clip Dello. para fixação no bolso, na cor da tinta. A caneta foi lançada em 1950, hoje um clássico contemporâneo, tanto que em 2002 entrou para a coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York (MOMA), no Departamento de Arquitetura e Design”, explica o gerente Andrade. A Bic tem outros exemplos, como a BIC Reaction, uma esferográfica emborrachada de valor

A Dello está sempre em busca do diferencial. Arquivo suspenso para CD, um produto totalmente inovador e exclusivo na organização de mídias.

12

agregado, com um design moderno e ergonômico, além de sistema de amortecimento de escrita chamado D-Flexion, que absorve o impacto e proporciona extremo conforto na escrita. O lápis Evolution é outro destaque, hoje comercializado na divisão promocional, em breve, estará no varejo. Como é fabricado a partir de resinas é possível moldá-lo em formatos diferentes. E de onde vem toda essa inspiração? De acordo com a Bic, dos consumidores, dos hábitos de consumo, dos desejos e necessidades. “Também realizamos periodicamente pesquisas quantitativas e qualitativas no Brasil, Estados Unidos e Europa”, comenta o gerente Andrade.

Mais do que formas inusitadas Especializada em pastas, arquivos e acessórios, a Dello costuma lançar itens com diferenciais no conceito, nas cores e na função, sempre com o objetivo de oferecer facilidades e maior organização, além de compor um ambiente bonito e agradável. Dentre os produtos que constam no portfólio, há o porta-canetas com sete compartimentos, a régua com apoio para os dedos, proporcionando maior conforto ao usuário e o arquivo suspenso para CD, totalmente inovador e exclusivo na organização de mídias em geral. “Toda a nossa linha de injetados apresenta design diferenciado. Procuramos não nos posicionar por preço mas sim por qualidade, esses atributos contribuem para a venda. Pesquisamos o mercado, conhecemos as novas tendências e checamos inclusive as novidades fora do Brasil”, ressalta Márcia Alves, gerente nacional de vendas da Dello, acrescentando que muitos consumidores levam em consideração os diferenciais de design e a qualidade para tomarem a decisão de compra. Os principais conceitos aplicados pela Faber-Castell são ergonomia, funcionalidade



Mercado que contam com formato triangular e com as exclusivas esferas antideslizantes, que facilitam e proporcionam maior firmeza; e os apontadores com resina plástica reciclável e formatos lúdicos.

Produtos adequados às necessidades dos consumidores

e durabilidade. “O design funcional tem sido um dos principais pilares da nossa empresa. Os nossos Mini Tri tem formato triangular, produtos baseiam-se em amplas pesquisas com consumidores, estes por sua vez, procuram itens que se encaixa com valor agregado. O mercado oferece uma perfeitamente quantidade muito grande de opções, portanto, às mãos, e cores superfluorescentes. inovação e tradição acabam sendo fatores decisórios no momento da compra”, observa Elaine Outro destaque Mandado, gerente de serviços a marketing da da Faber são empresa. os apontadores Sinônimo de inovação, o estojo Flipbox, da em formatos Faber, pode ficar em pé sobre a mesa, facilitando inovadores. o uso, a escolha da cor e possibilita uma melhor organização. Também existem os EcoLápis Grip, O destaca texto

Diferentes, os acessórios da Leadership aliam praticidade e funcionalidade.

14

As linhas de informática da Leadership aliam praticidade e funcionalidade. De acordo com Bruno Lima, gerente de produtos da empresa, hoje em dia todos investem praticamente nas mesmas tecnologias, por isso o design conta e muito. “Acessórios black piano, com cristais e linhas temáticas para todos os tipos de público (feminino, teen, gamer e executivo). A nossa intenção é pegar o que há de mais moderno e viabilizar para todos. O consumidor às vezes troca o funcional pelo “bonitinho”. Quando investimos nos dois


aspectos, somos reconhecidos e ganhamos confiança”, destaca. Uma equipe de quatro pessoas realiza, no Brasil e exterior, estudos de mercado focando em procura, aceitação e exclusividade. Foi assim que surgiu a necessidade de segmentar as linhas da Leadership, para suprir ainda mais as necessidades de cada tipo de púbico. A mais nova família de produtos é a de computadores com gabinetes, mouses e teclados, que seguem a última tendência em design. Na linha de acessórios voltada para usuários de notebooks, a Noteship, há mouses de cabo retrátil embutido, teclado sem borda, keypads, cases para HD com acabamento imitando couro, entre outros. Na coleção Feminina são vários modelos de caixas de som, fones de ouvido, mouses, teclados e webcams. Além do design diferenciado, tem detalhes em cristais e estampas contemporâneas. Na linha Teen, os mouses, webcams, Hubs e porta-Cds são temáticos. Por último, a Goldship, marca top de linha com vários destaques, como gabinetes exclusivos, webcams, Hubs, cases para câmeras, mouses e teclados com design único. Também há acessórios black piano, um tipo de brilho especial que deixa o produto ainda mais bonito. As borrachas, apontadores, réguas, grampeadores, tesouras, perfuradores e guilhotinas da Maped têm no design parte do valor de marca. A finalidade da empresa está exatamente na busca de uma identidade intimamente relacionada à inovação em design. “Formatos arredondados e ergonômicos, cores vivas e combinação de elementos. Buscamos oferecer aos consumidores de materiais de escritório e escolares, produtos que tragam um sentimento de modernidade, status, conforto na utilização, atratividade nas cores e formatos, solução para seus problemas, bem-estar e segurança”,

observa João Luiz de O. Souza, gerente geral da empresa. O design inovador presente nos produtos da Maped é consequência de muito estudo. A equipe (20 designers, engenheiros e projetistas da matriz na França, além do departamento de marketing e qualidade) pesquisa os hábitos dos consumidores, estuda a aplicabilidade de conceitos de engenharia, comportamento humano e temas atuais como ecologia, ergonomia etc. O gerente da Maped lembra que ser vanguardista no quesito design traz dificuldades também. “Somos copiados e pirateados em nossos produtos e conceitos. A Maped luta fortemente contra a pirataria no mercado brasileiro, porque este know how, esta identidade é nossa. “Destaco alguns ícones de nossas linhas, como as guilhotinas que ganharam novos formatos e conceitos, deixando de ser peças sisudas e grandalhonas; tem também os acessórios de escritório e organizadores de mesa, que em conjunto com os grampeadores e perfuradores compõem uma mesa supermoderna, com cores e formatos combinados; os apontadores lúdicos e as tesouras infantis escolares.”

Linha de computadores é a novidade no portfólio da Leadership. Cada detalhe foi estudado e incorporado ao que há de mais moderno em design.


Mercado

Na Maped, o design faz parte dos valores de marca. Compasso com porta-lápis e apontador em formato diferente.

Pesquisa com os consumidores A partir de uma pesquisa comportamental feita com estudantes de 9 a 12 anos de idade para analisar o dia-a-dia dos pré-adolescentes e seus comportamentos, a Mercur buscou aproximar-se mais de seu público-alvo, sentir quais são suas necessidades, desejos e o que esperavam dos produtos. Com o resultado em mãos desenvolveu a linha Blossom, composta por borracha de apagar diferenciada, corretivo líquido com aroma e cola gel.

A linha Blossom da Mercur foi desenvolvida com base em pesquisa comportamental feita com estudantes de 9 a 12 anos.

16

O conceito foi aplicado em três diferentes modelos de borrachas de apagar, os estilos foram feitos com base nas preferências e pedidos de meninos e meninas que participaram da pesquisa. Mercur Blossom Flor, na cor rosa desenvolvida para meninas mais meigas; Mercur Blossom Spin, na cor laranja, evidenciando toda a agitação deste perfil em dois diferentes modelos e Mercur Street, para meninos, também em dois modelos com estampas mais transadas em variações de preto e branco. “A fórmula do fabricante de inventar e passar para todos os consumidores o mesmo produto se esgotou. Para atendermos a necessidade de cada um temos que atender determinados nichos de mercado e com estes fazermos o co-design, algo específico e focado para os consumidores”, explica Sérgio Smidt, diretor da Mercur.

A tarefa de pesquisar o design inovador

“Quando você busca alinhar o design de seus produtos com as novas tendências do mercado, você tem um diferencial frente à concorrência e consegue fugir da guerra de preços. Clientes que buscam design e acabamento diferenciados não têm como prioridade o preço e sim o custo-benefício, assim você consegue ter uma rentabilidade melhor no produto. Nós, como fornecedores de produtos de tecnologia, temos que estar constantemente atentos às novidades do mercado, o revestimento black piano (aquele acabamento preto brilhante semelhante ao do piano), por exemplo, está presente em TVs de LCD, notebooks e outros aparelhos presentes na casa das pessoas. Então buscamos soluções em nossos acessórios para que tragam harmonia com essa tendência”, ressalta Danilo Angi Luiz, gerente de produto da Multilaser. Por ser importador, a Multilaser não desenvolve o design e a criação dos produtos, mas tem a tarefa de pes-



Mercado “O consumidor passou a ser mais exigente, não podemos criar um produto igual para todos”, Sérgio Smidt, da Mercur.

quisar com seus fornecedores chineses. Há muitas opções de novidades todos os anos, por isso, eles filtram e selecionam as mais interessantes para o mercado brasileiro. A pesquisa é feita através de muita procura, boca-a-boca com clientes e fornecedores, visita às lojas etc. “É muito importante considerar que novidades em termos de design, além da aparência, têm que ser funcionais. Toda vez que você adiciona um botão

“Quando você busca alinhar o design de seus produtos com as novas tendências de mercado, tem um diferencial frente à concorrência e consegue fugir da guerra de preços”, Danilo A. Luiz, da Multilaser.

Os clientes procuram acessórios de informática que combinam com seus modelos de desktop ou notebook. O desafio da Multilaser é atender esta necessidade.

18

a mais ou um material mais caro no produto, também adiciona custo a ele, e o desafio é por na balança o custo adicional x o valor agregado”, afirma Danilo. A maior parte dos produtos da linha da Tilibra possui design de vanguarda. O diferencial pode estar em um puxador ergonômico, um processo de fecho inovador, um acessório removível que permite dupla função, entre outros. Há por exemplo a agenda – carteira (Agenda Cloe), ou então, o modelo de agenda que vira calendário, dentre outras opções. São diferenciais que vão desde os aspectos que envolvem a criação artística nas capas e personagens licenciados, aos detalhes e acessórios de cada produto. “Buscamos atender e despertar as necessidades do consumidor através do design, buscando sempre manter os aspectos de qualidade que são tradicionais à marca Tilibra”, diz Sidnei Bergamaschi, gerente de marketing da empresa.


Para desenvolver o design de seus produtos, a Tilibra realiza estudos e pesquisas ligadas à moda, tendências, materiais e processos, tanto no Brasil quanto no exterior. “Além disso, são realizados processos e testes intensos até que o produto esteja pronto para ser fabricado”, acrescenta Sidnei. O design brasileiro é mundialmente reconhecido em várias áreas. No segmento de artigos escolares e de papelaria também é possível perceber o mesmo. Os consumidores querem produtos que resolvam suas necessidades funcionais, mas também que combinem a qualidade com uma imagem de modernidade e vanguarda. O que garante a sobrevivência do produto é a constante comunicação com seu público, sempre atendendo às suas necessidades e quando este item se torna obsoleto, não existe design que crie sobrevida.

A agenda-carteira (Cloe) e o caderno argolado top Charmmy Kitty são alguns dos vários produtos da Tilibra que se destacam pelo diferencial no conceito e design.


Categoria de Produto

Por que apostar no

scrapbooking?

A Além da decoração de álbuns, com o scrap é possível fazer caixas, cartões, lembrancinhas, convites, agendas e uma infinidade de

by Carla Villela

peças.

20

arte que consiste em decorar e personalizar páginas de álbuns de foto, além de convites, lembrancinhas, caixas e demais itens, conhecida como scrapbooking, vem pouco a pouco se disseminando entre os brasileiros, levando às papelarias novos perfis de clientes. “A técnica vem se propagando e isso aumentou a procura por parte das papelarias pelos produtos relacionados à técnica, houve também um aumento das lojas especializadas, bem como de blogs, sites e lojas virtuais, fazendo com que os scrapers tenham muito mais acesso aos produtos e às novidades da técnica, além de trocarem ideias e informações”, analisa Lara Vohringer, gerente de marketing da Keramik, empresa que atualmente disponibiliza estiletes, mantas de corte, réguas de aço e outros materiais básicos para o desenvolvimento dos trabalhos de scrap. Um aspecto ainda “esbarra” na popularização do scrapbooking. Os produtos, em média, têm um preço elevado para o padrão do consumidor brasileiro, mas este cenário deve começar a mudar com a introdução de itens com preços acessíveis e mais marcas brasileiras. A supervisora de marketing da Glitter, Fernanda Lopes, afirma que o segmento é lucrativo, mas muito específico. “Embora haja um trabalho de popularizar a técnica, apenas uma parcela dos interessados investe em cursos, acessórios e ferramentas necessárias, pois os produtos, na


Ao investir no universo do scrap, o lojista tem à sua disposição um amplo mix para explorar, além de driblar a sazonalidade do mercado papeleiro e atrair novos consumidores grande maioria, são caros. É necessário que o scrap caia no gosto e no bolso de maior parte da população para se tornar ainda mais atrativo. Não sinto que as papelarias tenham realmente recebido o scrapbooking. Muitas têm apenas os papéis diferenciados, porém a técnica implica em mais itens como as colas específicas, as tintas, os carimbos, os cortadores e outros ítens.” Embora haja dificuldades, a expectativa é de crescimento desse mercado no Brasil. O consumidor está conhecendo a técnica, experimentando e se encantando com o resultado do trabalho. “Começamos recentemente a perceber o movimento das papelarias oferecendo alguns produtos específicos. Os consumidores são exigentes e buscam artigos diferenciados e de qualidade superior. Estão sempre de olho em novidades para aprimorar as técnicas e tornar o trabalho mais bonito”, afirma Silvia Broetto, especialista de marketing da divisão de papelaria & escritório da 3M do Brasil.

Tendência e produtos O scrapbooking é uma técnica que se baseia mais do que tudo na criatividade, tem vários estilos e o mais interessante é que cada pessoa, após algum tempo, acaba desenvolvendo o seu, fazendo misturas e experimentando novos materiais ou formas de layout. O resultado são trabalhos únicos. Tem-se observado uma maior liberdade na forma de apresentação do scrap. Alem dos álbuns, há caixas decoradas, avisos de porta, tags, convites, móbiles, entre outros.

Com isso, o que não faltam são novidades para abastecer o mercado. De acordo com Regina, gerente da Toke e Crie, empresa que comercializa uma ampla linha para a realização da técnica, a atual tendência neste mercado é usar o patchwork no papel. Sob a marca Scotch, a 3M oferece para o mercado de scrapbooking, os seguintes produtos: fitas duplaface de espuma, usadas para o efeito de relevo nas colagens, além da própria fixação dos materiais; fix, quadradinhos dupla-face transparentes, que facilitam a colagem das fotos e materiais decorativos no álbum, além de ser “photo safe”, ou seja, não danifica a foto com o passar do tempo; fita dupla-face sem liner, para a colagem das fotos e materiais no álbum; fitas decorativas com motivos de flores, festa e bichos; adesivo em spray SprayMount que é reposicionável, permitindo que cole e descole o material várias vezes e o Spray 77, adesivo permanente, fixando o material de uma só vez. Preocupada com a qualidade e versatilidade

As fitas decorativas Scotch agora contam com novas estampas: bichos e festa, que somam-se às de flores e coração.


Categoria de Produto

Canetas para scrap. A Miwa tem tinta gel que se destaca em fundos escuros e a Spray de tinta metalizada, branca ou colorida, com contorno prateado.

A Keramik tem em seu mix, estiletes, mantas de corte, réguas de aço e outros materiais básicos para o desenvolvimento dos trabalhos.

22

de toda a sua linha, a Glitter oferece algumas opções de produtos livres de ácidos que podem ser usados no scrapbooking. Há a tinta Squizz relevo para evidenciar o tema do projeto, a cola pano para enriquecer a composição com tecidos de fibras naturais, a cola lantejoula para aplicações de itens plásticos, o fixador de glitter e glitter poliéster para que o brilho fique ainda mais intenso nas criações. No entanto, a grande novidade é o Squizz adesivo que possibilita a criação e personalização de adesivos, mantendo as propriedades dos papéis do scrapbooking livres de ácido. Se a necessidade está em uma linha específica de instrumentos de escrita, a Miwa oferece para os trabalhos de scrapbooking diferentes opções. São canetas tinta gel que se destacam em fundos escuros, além de criarem efeitos surpreendentes, como a Gelly Roll – Silver Shadow e Gelly Roll Metallic, ambos da Sakura; canetas Spray de tinta metalizada, brancas ou coloridas com contorno prateado, que se fixam em praticamente todas as superfícies como a Pen Touch e Outliner Silver, também da Sakura. “Acabamos de lançar a cola com aplicador tipo caneta, sem similares no mercado, ela é ideal para scrapbooking, pois pode ser utilizada para colar peças pequenas e em acabamentos finos,


tudo com muita precisão. Pode ser usada ainda para desenhar ou escrever mensagens cobertas por glitter”, explica Satoshi Kawasaki, diretor comercial da distribuidora Miwa. A Toke e Crie procura disponibilizar ao mercado produtos de qualidade com preços acessíveis, para abranger uma quantidade maior de consumidores. São adesivos, apliques, álbuns, ferramentas, aquecedor, base de corte, pó para emboss, papéis com glitter, papéis lisos, papéis dupla-face, fita dupla-face, fita banana, dobradeira, furadores, gabaritos, tesouras, carimbos, ilhoses, pinça de precisão e colas.

As vantagens Para o lojista a grande vantagem em ter produtos relacionados ao scrapbooking é que ele estará atraindo para a sua loja um consumidor bastante especializado, além de aumentar sua margem com a venda de produtos de valor agregado. Sem contar que irá gerar fluxo na loja o ano todo. São consumidores dispostos a investir na técnica, onde o preço não é fator decisivo na compra. Os materiais são bonitos, atraentes e chamam a atenção, fazendo com que pessoas que vão à papelaria em busca de outros itens acabem se

“O scrapbooking não é algo barato, mas a Toke e Crie oferece produtos de qualidade com preços acessíveis, para atender uma quantidade maior de consumidores”, Regina C. Leme.

interessando e adquiram os produtos. “Destaco como vantagem em trabalhar com scrap, o valor agregado, que traz uma melhor rentabilidade e aumenta o faturamento para o lojista, e o que é melhor, ocupa pouco espaço no ponto-de-venda”, analisa Regina Célia Leme, gerente de marketing da Toke e Crie.

Acessórios como adesivos, perfuradores, papéis e réguas compõem o mix da Toke e Crie.


Categoria de Produto Potencialize as vendas Como chamar a atenção do consumidor para que o mesmo perceba o scrapbooking em sua loja, além de eventualmente comprar outros produtos relacionados? Uma dica é criar um espaço específico com todas as linhas direcionadas para a técnica. “Esta é uma venda emocional, está relacionada com lembranças de família, viagens, momentos importantes da vida das pessoas. Com uma boa exposição o consumidor acaba comprando mais do que inicialmente havia planejado”, observa Silvia, especialista de marketing da 3M. O lojista também pode oferecer dentro da sua loja, cursos para os consumidores. Além de adquirirem os produtos para o curso, os clientes acabam comprando outros materiais para traba-

O scrap oferece liberdade nas formas de apresentação. A partir da técnica podem ser feitos convites, lembranças, caixas e o que mais a criatividade permitir. A grande novidade da Glitter é o Squizz Adesivo, que possibilita a criação e personalização de adesivos. A empresa também oferece a cola lantejoula.

24

lhar em casa. Para Lara, gerente da Keramik é importante que o lojista tenha uma certa variedade de produtos se quiser que as vendas não sejam apenas compras por impulso. “Como já foi mencionado, o lojista pode promover cursos, workshops e encontros em seu estabelecimento, além de expor alguns trabalhos para que o cliente que não conhece a técnica se familiarize.”


Ateliê Maria Flor Case de sucesso no ramo de scrapbooking Desde 2001, a empresária Fátima Rodrigues, de São Paulo, trabalha no mercado de scrapbooking e vem obtendo resultados altamente positivos com o seu Ateliê Maria Flor. “Eu atuava no ramo de scrapbooking na empresa Vidrada em Arte, porém a mesma saiu do mercado por problemas pessoais, então, acabei assumindo o Maria Flor.” No Ateliê o consumidor encontrará muito mais produtos nacionais do que importados (que são mais caros, porém com uma variedade maior). “Hoje, não estamos longe da qualidade e criatividade se compararmos com o mercado americano. Os fabricantes nacionais estão investindo, e muito. Nosso objetivo é atender ao público em geral, por isso é preciso oferecer produtos com preços mais acessíveis.” A empresária lembra que ao longo destes anos de atuação viu muitas lojas abrirem e fecharem, pois as mesmas insistiam em manter o foco no público A. “Realmente no início era o consumidor que pertencia a classe A que procurava o scrapbooking. Hoje, este mesmo público consegue na internet ou mesmo nas viagens ao exterior, comprar produtos e têm acesso a uma variedade que no Brasil ainda não há. Por isso, atualmente quem vem à loja são os clientes das classes B e C (70% da frequência), que buscam um preço mais em conta e fazem da técnica uma fonte de renda.” Fátima afirma que não é possível sobreviver apenas das vendas dos produtos, por isso, incluiu em seu negócio, aulas diárias e muitas opções de projetos. Além de comercializar papéis, gabaritos de alfabeto, mini álbum em chipboard, cartelas de alfabeto adesivadas, álbuns, entre outros itens, o Ateliê roda o Brasil com eventos. Em 2008 foram feitos em Brasília, Fortaleza, Curitiba e interior de São Paulo. “Certamente o scrapbooking não é uma técnica popular, há muito mais produtos importados e os cursos são relativamente caros, mas acredito que este cenário está mudando e com a concorrência em evidência, os preços estão baixando. O scrapbooking ainda renderá muitos bons negócios aos lojistas, mas também penso que é preciso diversificar. Eu digo que não coloco todos os ovos na mesma cesta, por isso além do scrap, aqui no Ateliê trabalho com arte em papel, cartões artesanais, arte francesa, decoupage oficina infantil e patchwork, que está sendo um sucesso no Brasil e no exterior. Fique atento e bons negócios!”

No Ateliê Maria Flor destacam-se os produtos de marcas nacionais. Na loja também são oferecidos cursos.


Empresa

Sinônimo de inovação A empresa posiciona-se como geradora de inovações. Sua missão é criar produtos que aliem qualidade superior, performance diferenciada e design arrojado

A

estratégia da Maped é fortalecer-se como marca de valor agregado, manter-se como referência no mercado escolar e estabelecer-se no segmento corporativo com produtos para escritórios. “A nossa empresa se traduz pela genialidade dos produtos e soluções. A partir deste ano adotamos o slogan É genial. É Maped.”, ressalta João Luiz de O. Souza, gerente geral da Maped do Brasil. A empresa iniciou suas ativi“A nossa empresa se traduz pela genialidade dos produtos e soluções. Adotamos neste ano o slogan É genial. É Maped.”, João Luiz de O. Souza.

26

dades no país em 1996, por meio de distribuidores exclusivos. Esta fase foi marcada por várias dificuldades - tais como oscilações de volumes e preços, além de ver seus conceitos inovadores serem copiados por empresas locais – aspectos comuns em um processo de introdução de uma nova linha importada. Porém, a Maped sempre acreditou no potencial do mercado brasileiro e em 2003 criou sua própria filial no país. Depois disso ainda passou alguns anos se estruturando, experimentando parcerias, dentre elas, com a Helios Carbex, que abriu falência pouco tempo depois, e testando modelos de gestão de outros países na busca por seu espaço no mercado. “É fato que isso gerou algum desgaste para a marca e dificuldades de estabelecer um ritmo de crescimento coerente. Mas, isto ficou no passado e a partir de 2007, a Maped do Brasil começou sua virada no mercado brasileiro”, explica João Luiz. Como resultado da sua estruturação, a empresa hoje tem gestão própria, com uma equipe 100% brasileira e está totalmente adaptada ao modelo de negócios local. É uma filial prioritária no grupo Maped e conta com fortes investimentos da matriz no aumento de portfólio, em ações de marketing e produção. Nos últimos anos, a Maped teve um incre-



Empresa mento de 70% no faturamento brasileiro. “Em meio a tantas linhas concorrentes e oportunistas, estamos conquistando a expansão da carteira de clientes atacadistas e varejistas, com ganho substancial de notoriedade de marca”, observa João Luiz. A Maped está reforçando sua estrutura de representantes brasileiros, recrutando novos profissionais na equipe interna, revendo seus sistemas de informação e investindo em ações de marketing, demonstrando que é

O objetivo da Maped é quebrar paradigmas e incrementar atributos, que gerem novas formas de utilização dos produtos ou mais conforto e segurança no uso.

28

uma empresa investidora, com alto grau de profissionalismo e que veio ao Brasil para se perenizar neste mercado.

Mix atual Com uma linha composta por mais de 300 itens, a Maped trabalha seu portfólio em três grandes frentes: Escolar (compassos, réguas, esquadros, transferidores, tesouras escolares, borrachas, apontadores de lápis, acessórios escolares, giz de cera, canetas hidrocor e esferográfica); Escritório (grampeadores, perfuradores, tesouras multiuso, guilhotinas e refiladoras, estiletes, organizadores de papel, fixadores de papel, acessórios de mesa e canetas de escrita) e Lazer Criativo (ferramentas de corte para artesanato e perfuradores criativos). O mais recente lançamento é sua linha de canetas, Freewriter. Segundo João Luiz, a Maped lança anualmente pelo menos 30 novos produtos. Em breve estará desenvolvendo uma linha regional, com produção no Brasil. Neste momento adquiriu uma fábrica na Argentina e produzirá linhas até então inéditas no seu portfólio internacional. “O nosso objetivo é quebrar paradigmas e incrementar atributos que gerem novas formas de utilização dos produtos ou mais conforto e segurança no uso.” Em 2010, a Maped lançará no Brasil várias linhas, reforçando sua posição de empresa inovadora, com novas soluções para seus consumidores. A área de desenvolvimento de produto (P&D) está em Annecy, na França. A equipe é composta por aproximadamente 30 designers, engenheiros, desenhistas técnicos e arquitetos que trabalham nas pesquisas, combinando elementos decorativos, funcionais, ergonô-



Empresa

micos e ecologicamente corretos. A Maped acabou de construir mais um centro de desenvolvimento na China.

Estrutura comercial

O mais recente lançamento é a linha de canetas Freewriter.

João explica que a Maped do Brasil importa 100% de seu estoque das fábricas do próprio grupo e a partir de seu operador logístico distribui para todo o território nacional. A equipe comercial é formada por 26 representantes que cobrem todas as regiões do país. Desde junho está com um gerente de vendas para administrar os Estados do Norte, Nordeste e CentroOeste do Brasil. “Atuo pessoalmente na administração desta equipe e no fortalecimento das relações com clientes chaves em todos os Estados”, esclarece João. A Maped comercializa seus produtos no grande varejo, distribuidores generalistas e especialistas, em redes de varejo e papelarias independentes. A empresa adota a estratégia Key Account, com serviços customizados para os parceiros especiais.

Expectativas e objetivos Fazer com que a marca tenha no Brasil o mesmo reconhecimento e notoriedade que possui na França e toda Europa, onde é líder de mercado, é uma das metas traçadas para os próximos anos. Além disso, a empresa quer continuar sendo uma marca ícone do período de voltas às aulas; e aumentar a sua participação no mercado corporativo, através da abertura de novos distribuidores especialistas em venda B2B. O objetivo é triplicar o volume atual de vendas até 2011. “A Maped do Brasil quer dar continuidade ao seu crescimento exponencial, com lucratividade e força de marca, recuperando o tempo perdido no início da operação no Brasil”, finaliza João.

Estabelecer-se no segmento corporativo é um dos focos da Maped do Brasil, para isso oferece uma ampla linha.

30


Trajetória da Maped 1947 – Surge o Grupo Maped, uma sociedade familiar com sede em Annecy, nos Alpes Franceses. A empresa iniciou suas atividades com a produção de produtos metalúrgicos, principalmente compassos e lâminas.

qualidade superior e alto valor agregado.

Anos 80 - Iniciou sua expansão através de aquisições e parcerias na Europa que levaram à diversificação de portfólio, incorporando a produção de tesouras, borrachas, apontadores de lápis, grampeadores e perfuradores, guilhotinas etc.

2006 - Adquiriu duas empresas na Europa, a Helit (acessórios de escritório) e Graphos (canetas).

1993 – Expande sua atuação para fora da Europa, com a criação de fábrica e de uma filial na China, bem como o estabelecimento de parcerias com distribuidores na América Latina, inclusive no Brasil. 1996 - Foi criado o conceito de marca Maped, que passou a ser sinônimo de produtos inovadores,

2002 - Abriu sua primeira filial no continente americano, na Argentina. Logo depois, em 2003, no Brasil.

Dias atuais - A empresa está presente em 125 países em todos os continentes, através de suas filiais (Argentina, Brasil, México, Espanha, China, USA, Canadá, Grécia e Alemanha) e pela sua rede de agentes e distribuidores em todo o mundo. Está atualmente expandindo seu parque fabril, com uma nova fábrica na Argentina, outra na China, além de reorganizar as plantas da França, México, Alemanha, China e outras oportunidades regionais de produção.


Marketing & Negócios Parker e Waterman trabalham realinhamento no mercado brasileiro O conglomerado da holding americana Newell Rubbwemaid, que detém as centenárias marcas de instrumentos de escrita Parker e Waterman, acaba de ganhar novo executivo no Brasil: José França, ex-executivo da Montblanc, que associase a Fabio Gaz, diretor da Tripen, companhia brasileira que desde 2005 é a responsável pela distribuição exclusiva das duas marcas no País. Os sócios planejam um realinhamento das marcas, simultaneamente às novas diretrizes mundiais apresentadas pela inglesa Parker e pela francesa Waterman para os próximos três anos. A Parker posiciona-se com o grande diferencial da tradição e qualidade, enquanto que Fabio Gaz, diretor da Tripen e José França, exexecutivo da Montblanc, unem esforços para realinhar no mercado brasileiro as marcas Parker e Waterman.

a Waterman direciona-se ao mercado de luxo, com design impecável e valor agregado a todas as suas coleções. Para o ano de 2009, a Parker apresenta um portfólio extenso, onde será trabalhado o direcionamento de suas linhas para diferentes canais do varejo, com destaque para alinhamento em tabacarias, Book Store e Gift Shop. Entre os lançamentos esperados para este ano, estão as linhas de performance para colecionadores e apreciadores de instrumentos de escrita para uso diário. A Waterman posiciona-se para o mercado de luxo, com foco em joalherias. Com aspiração para manter seu status de “objeto de desejo” na categoria fine writing, apresenta novos acabamentos nas linhas Premium, uma edição comemorativa aos seus 125 anos e um lançamento feminino. Tel.: (11) 3046-4009

32


Grupo Bignardi antecipa volta às aulas em convenção de vendas Conforto e tranquilidade foram fatores decisivos para a escolha do local onde foi realizada a 7ª Convenção anual do Grupo Bignardi, de 22 a 25 de abril, no Club Med Itaparica - Bahia. Em clima de descontração, a equipe idealizadora do evento mostrou o empenho e esforço para a realização dessa convenção ao apresentar toda a coleção 2010 de cadernos, agendas e papéis para imprimir e escrever. O tema Potencializando Resultados teve como objetivo estreitar o relacionamento com os clientes e fornecedores da empresa, tendo como consequência, resultados positivos para toda a cadeia de suprimentos. “Potência significa força dividida pelo tempo. A força está representada pela nossa equipe de vendas atuando no mercado de maneira eficaz e constante e o tempo, pela rápida resposta da empresa ao mercado. Isso significa que, hoje, estamos preparados para atender o mercado com maior agilidade e dinamismo”, explica Fabrício Pardo, gerente de marketing do Grupo.

Para este ano, algumas linhas que seriam apresentadas no volta às aulas 2010 foram antecipadas. Com isso, os lojistas contam com as novidades em cadernos, agendas e utilidades desde maio. “Precisamos ser ágil e flexível, pois temos de estar ligados no que o consumidor deseja neste determinado momento. O resultado de todo este trabalho apresentado dependerá da somatória dos esforços entre a força de venda e a fábrica, que está preparada para atuar de maneira rápida e eficaz”, explica o gerente. As novidades ficam por conta das licenças Planet Girls, focada na consumidora adolescente e adulta que está conectada em seus desejos e adora o mundo da moda; Ecko Red, feita para as adolescentes e mulheres que se identificam com as marcas Ecko Unltd e Placas, destinada aos adolescentes que não abrem mão do bom humor. As linhas O Pequeno Príncipe, Monokuro Boo e Naruto poderão ser encontradas também nas agendas. www.grupobignardi.com.br

Epson tem nova gerente Com vasta experiência em gerenciamento de linhas de produtos voltados aos mercados de telecomunicações, embalagens, indústria automobilística, entre outros, Kao Mei I chegou à Epson para ocupar o cargo de Gerente da Unidade de Negócios para Consumer Products. Graduada em Comunicação Social – Marketing pela ESPM e pós-graduada em Administração de Empresas pela CEAG/FGV, a mais recente contratação da multinacional japonesa desenvolveu carreira na 3M do Brasil, Polaroid do Brasil, Agência Estado e Benq Eletroeletrônica e faz parte do quadro de colaboradores da Epson do Brasil desde abril de 2009. www.epson.com.br Kao Mei I chegou à Epson para ocupar o cargo de Gerente da Unidade de Negócios para Consumer Products.


Marketing & Negócios Site da Pimaco permite personalizar diferentes produtos

Fabricante de etiquetas autoadesivas e papéis para impressão de fotos digitais e cartões de visita, a Pimaco lança no Brasil o site www. pimacoexpressions.com.br, onde o usuário poderá personalizar diversos itens com qualidade e rapidez a partir das suas próprias fotografias. Nele o internauta fará upload de suas fotos, guardando-as com segurança em um banco de dados e usando-as da forma que decidir para personalizar álbuns, cartões, pôsteres, calendários e muito mais. Os produtos permitem opções de cores e planos de fundo diferenciados, além da possibilidade de inserir textos e dedicatórias. “Esta é uma forma de personalização muito utilizada nos Estados Unidos. Em datas comemorativas, as pessoas colocam suas fotos em cartões

34

e enviam para seus parentes e amigos. Ou com o nascimento de um bebê, os pais oferecem lembranças personalizadas para os visitantes e montam álbuns com o registro dos primeiros meses, dentre outras ocasiões. Acreditamos que vai ser um sucesso aqui no Brasil também”, diz Vicente Avellar, gerente de operações da Pimaco. Alinhado com a demanda crescente por “customização”, o Pimaco Expressions oferece ao consumidor uma experiência completa e inovadora, permitindo eternizar momentos importantes e presentear de maneira original e muito simples: o usuário escolhe o produto, monta no próprio site e recebe direto em sua casa. A Pimaco disponibiliza os seguintes serviços: Photobooks: Pocket, Premium, Luxo pequeno, médio e grande; Mini álbum fotográfico; Fotozine; Pôster fotográfico; Calendários; Cartão; Caneca; Baralho; Babador; Mouse pads; Quebra-cabeças pequeno e grande; Porta-copos e Serviço de impressão de fotos. O site conta com um sistema especialmente desenvolvido para a comercialização dos produtos, que garante máxima segurança e eficiência no pagamento on-line e na entrega em todo território brasileiro, que é realizada em até sete dias úteis. www.pimacoexpressions.com.br


Convenção de agendas Foroni apresenta lançamentos e novos licenciamentos A empresa recentemente apresentou sua linha de agendas 2010, com novos licenciamentos e também com personagens de sucesso que estamparam a linha de volta às aulas e que agora fazem parte da coleção de agendas, como Hollie Hobby e Sugar & Babe. Entre os novos licenciamentos estão o badalado macaquinho Paul Frank, Moto GP e a linha exclusiva EKOS, feita com papel reciclado e informações diárias sobre sustentabilidade. A convenção de agendas aconteceu em São

Paulo, no início do mês de maio, no hotel Mercure, com representantes das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No dia 22, foi a vez de Salvador, no hotel Fiesta Bahia, com os representantes do Norte e Nordeste. www.foroni.com.br

Marici Foroni faz apresentação dos lançamentos das agendas.

BIC está no ar com campanha de mini volta às aulas Durante o mês de julho, a Bic anuncia inserções na mídia para reforçar seus produtos no mini volta às aulas, período que sucede as férias escolares do meio do ano. Um dos produtos escolhidos pela empresa é o lápis BIC Evolution com o filme “Duro na Queda”, provando que é firme e aguenta qualquer parada, sobrevivendo a várias investidas vindas de um personagem. O público-alvo são os telespectadores dos programas Barnyard e Os Padrinhos Mágicos, ambos do canal Nickelodeon; Ilha dos Desafios, do Cartoon, e na programação do canal Jetix. Segundo pesquisa Homescan da Nielsen (2009), realizada para a Bic, o lápis preto é o item com maior índice de recompra durante o ano no segmento de papelaria. Já para o público Teen, a Bic aposta em sua linha BIC Mini que é composta por produtos clássicos em tamanho miniatura. O filme “Foto de Meninas” foca no design e estilo das passarelas e estará presente com inserções nos intervalos do programa Isa TKM, do canal Nickelodeon, e na programação do canal Disney Channel. Os

produtos entram em cena para desenhar modelitos ultramodernos por cima de roupas antigas das meninas. Ainda sobre a linha BIC Mini, a empresa fará inserções em julho nas revistas Atrevida, Atrevidinha, Capricho e Todateen. O conceito é trazer a inovação alinhada a nova necessidade do público teen. Com a peça, mostra que assim como os novos vocabulários utilizados pelos jovens hoje em dia, a rapidez com que se comunicam e a redução de palavras, a Bic diminuiu o produto para eles. www.bic.com.br

Em canais infantojuvenis e revistas direcionadas ao público teen, a Bic lança campanhas para o mini volta às aulas.


Marketing & Negócios Fine Papers divulga a nova linha no São Paulo Fashion Week

Linha de papéis Classic Linen, da Fine Papers, é lançada no setor de moda.

36

Em parceria com Mario Queiroz, estilista e um dos organizadores da semana de moda de São Paulo, a Fine Papers fez o lançamento da linha de papéis Classic Linen. Durante o desfile do estilista e um dos organizadores do evento, a Fine Papers distribuiu brindes e materiais exclusivos à imprensa e convidados, tudo confeccionado com a nova linha. As peças foram desenvolvidas pela divisão de projetos especiais da Fine Papers Projects, que adotou a imagem mote da coleção do estilista que é uma orquídea para as artes de convite, embalagem e tags. A embalagem para a joia exclusiva, presente do designer para os convidados da primeira fila, tem formato e abertura de flor, assim como do tag com recortes especiais, ambos impressos em serigrafia. Já o convite, arte desenvolvida pelo designer gráfico, Orlando Facioli, foi impresso em digital. Para o estilista “na moda, o papel vem antes do tecido”, justificando a dedicação e cuidado com a definição do material gráfico e seus papéis combinados às mensagens de sua arte e coleção. www.finepapers.com.br

Filiperson reestrutura operação para assumir novos desafios Fabricante de especialidades em papel, fundada em 1983 na cidade do Rio de Janeiro, a Filiperson foi a primeira fábrica no Brasil a adotar desde seu início a colagem alcalina para a produção de todos os seus produtos. Em seu portfólio há papéis finos, texturizados, digitais, com marca d’água, de segurança, de restauração e conservação, gráficos e alguns artefatos de papel. A celulose utilizada é oriunda de florestas cultivadas, em clara posição de compromisso com a preservação do meio ambiente. Com uma trajetória de êxito, a Filiperson se posicionou tendo como diferencial o atendimento personalizado e ágil. Para assumir novos desafios reestruturou toda sua área comercial e de marketing, áreas essas que têm a gestão de Daniel Grassiotto, novo gerente operacional com 30 anos de experiência no segmento de papel. Com esta nova estrutura a empresa ampliou seus investimentos em políticas comerciais, estratégia essa que visa reafirmar a sua liderança no segmento, a renovação e fidelização da sua rede de representantes e relacionamento mais próximo com seus clientes. Há também ampliação do mix, com lançamentos como o Filipinho Sulfite branco 75g, papéis para lembrete Filicube, papéis para imprimir e escrever, cadernetas, dentre outros. Segundo Daniel Grassiotto, apesar do cenário econômico mundial, a Filiperson vem apresentando excelentes resultados. “Adotamos uma postura comercial e de marketing mais dinâmica e os frutos já estão aparecendo. Mais novidades vêm por aí”, conclui. www.filiperson.com.br


Print Label realiza treinamento para a equipe da Gimba

João Luiz Gabassi, da Print Label, com a equipe da Gimba, após dia de treinamento.

Sempre que o distribuidor Gimba contrata uma equipe de vendas, convida a Print Label, fabricante de produtos autoadesivos, para promover o curso focado em vendas para o mercado corporativo “Vendas Consultivas”. Este curso é certificado em parceria com a faculdade Estácio Uniradial e a Print Label aproveita a ocasião para também falar do exclusivo adesivo alto tack presente em seus produtos. Além do evento realizado no início de junho, a Print Label também realizou para o Dia dos Namorados o Print Day Romântico, ou seja, a cada venda de produtos Print Label a equipe Gimba era premiada com trufas e bombons. www.printlabel.com.br


Marketing & Negócios Novidades na PaperBrasil Escolar Em jantar realizado na noite do dia 25 de junho, a Francal antecipou para os expositores da próxima edição da feira – de 1 a 4 de setembro, no Anhembi, em São Paulo – as ações que estão sendo promovidas para incrementar os negócios e posicionar a feira dentro das novas tendências mundiais do mercado. A primeira mudança está no nome. De Escolar PaperBrasil passará a se chamar PaperBrasil Escolar. Sob o guarda-chuva da campanha “Destacando a Linha Office”, a PaperBrasil Escolar dará maior ênfase, dentro do mix, aos produtos e serviços para escritórios. O reposicionamento é fruto de observação das tendências apresentadas nos eventos mundiais do setor, de conversas com os parceiros internacionais da Francal e de pesquisas com o varejo, que apontaram que 92% dos entrevistados buscam estes produtos na feira – sem, claro, deixar de lado os artigos de papelaria, materiais escolares e de tecnologia. O presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala, faz questão de reafirmar sua confiança na 23a PaperBrasil Escolar como o evento que vai trazer ânimo ao setor. “O clima de insegurança frente às turbulências econômicas não é só nosso, mas do mundo todo. Não estamos medindo esforços para cumprir a missão da Francal, que é gerar oportunidades de negócios para os mercados que representa em suas feiras”, disse. Entre estes esforços, está uma série de ações para atrair, além dos já tradicionais revendedores, um novo tipo de comprador para o evento: os compradores corporativos e responsáveis pelas compras públicas. Para isso, este ano a PaperBrasil Escolar vai contar com a parceria do Ibecorp – Instituto Brasileiro de Estudos de Compras Corporativas e Públicas. Já está em curso um agressivo plano de comunicação que consiste no envio sistemático de malas diretas e crachás personalizados para um amplo número de compradores nacionais e internacionais. Do mailing de mais de 60 mil nomes, metade é de

38

compradores corporativos e públicos – que terão materiais de comunicação desenvolvidos especialmente para eles -, 25 mil de revendas e 1,5 mil de importadores. Comparativamente, este plano de comunicação é três vezes maior que o das edições anteriores. Mercado internacional - Sempre mereceu atenção da Francal e este ano receberá um reforço fundamental e inédito para as vendas externas do setor: a realização do Projeto Comprador Internacional, organizado pelo Graphia, programa de estímulo às exportações promovido pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), com apoio da Apex-Brasil. O Projeto Comprador Internacional na Paper Brasil Escolar vai consistir na vinda patrocinada de importadores dos Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e América Latina para fazer negócios e buscar parcerias com os expositores da feira. Complementando este projeto, a Francal vai custear a vinda de jornalistas de publicações mundiais do setor para divulgar a produção nacional no exterior. A exemplo de outros anos, a Francal também vai sortear estadias no período da feira para 150 compradores, que podem se inscrever pelo site www.escolarpaperbrasil.com.br. Outra atração paralela tradicional da PaperBrasil Escolar que será adaptada ao novo perfil da feira e de seus compradores é o 6º Simpósio PaperBrasil Escolar. O ciclo de palestras terá como tema “A Sabedoria da Compra” e foco nos compradores públicos e corporativos, sob coordenação de Martha Verçosa, presidente do Ibecorp. A programação do Simpósio vai contar, ainda, com sessões do Revenda Mais, encontros entre fabricantes e compradores que vêm sendo promovidos pela Francal desde abril e que, na PaperBrasil Escolar, será orientado para empresários dos segmentos de escritório, brinquedos e tecnologia. www.escolarpaperbrasil.com.br


Licenciamento

Hip Hop: uma das marcas próprias do Grupo Bignardi Em 2005 a empresa decidiu criar mais uma linha própria e escolheu como tema o Hip Hop, que havia sido adotado pelos jovens de grandes cidades como forma de protesto contra a exclusão. Crescente em todas as classes sociais, o movimento se tornou uma grande expressão de arte, com suas danças de rua, dj’s e grafites. O Grupo Bignardi desenvolveu para os cadernos Jandaia uma linha cheia de cor e estilo, seguindo a tendência do movimento e confirmando a influência do Hip Hop no Brasil, obtendo êxito nas vendas em 2006 e 2007, ano em que a marca passou a ser licenciada pela Polibras, apresentando um mix composto por pastas, estojos e porta-CDs. A Primicia também entrou nesta “onda” e desenvolveu mochilas com a marca. Em 2009 haverá novas capas de cadernos da Jandaia, mostrando tudo o que o movimento Hip-Hop tem: cor, música, estilo! www.grupobignardi.com.br

Macaco Julius nas agendas da Foroni A indústria gráfica Foroni trará para o Brasil, neste segundo semestre, a marca Paul Frank, que tem como símbolo o macaco Julius. O pequeno animal, que virou mania entre as celebridades no mundo todo, é reconhecido em uma linha de produtos licenciados que engloba desde capas de celulares até roupas e brinquedos. No Brasil, o personagem estará nas agendas da Foroni para 2010. Investindo no mercado de licenciamentos, a Foroni acredita na força desta propriedade e resolveu trazê-la para o país. Direcionada para públicos A/B e formadores de opinião, a propriedade também estará em acessórios de moda, música, roupas, brinquedos e celulares. A Foroni tem tradição em lançar licenças exclusivas no Brasil. No último ano, isso ocorreu com as gatinhas Sugar & Babe. A empresa foi a primeira no Brasil a licenciar produtos da dupla de felinas, nascidas em Londres e fervorosamente adeptas ao estilo rock-n-roll. A dupla foi lançada no Japão em abril de 2007 e, em dois meses, atingiu R$ 1 milhão em vendas de produtos. A Foroni acredita no potencial deste mercado e vem investindo em licenciamentos desde 2001. Hoje, representam 70% do faturamento da empresa, que tem em sua linha personagens de sucesso como Pucca, Barbie, Hannah Montana, Moranguinho, entre outros personagens. www.foroni.com.br


Licenciamento

comemora 60 anos A United Media, empresa norte-americana que distribui mundialmente os direitos de licença do personagem Snoopy e sua família, anuncia que vai realizar uma série de atividades, promoções, shows, realizações artísticas e ações de marketing para comemorar os 60 anos do famoso cãozinho beagle que se tornou um ícone mundial na história dos quadrinhos. Nestes 60 anos, Snoopy migrou para o cinema, teatro, televisão aberta e paga, DVD, CD, licenciamento de produtos de consumo, sem nunca ter largado sua principal origem que é a história em quadrinhos, lançada pelo seu criador Charles M. Schulz em 2 de outubro de 1950. Como parte das comemorações, haverá no Brasil o show da Broadway, previsto para março de 2010, no Teatro Shopping Frei Caneca, com a mesma marcação, números musicais e danças do espetáculo produzido nos Estados Unidos. Já está em fase de produção e escolha do elenco. As seis décadas de Snoopy no mundo dos negócios e do show business são tão marcantes, que a United Media programou um ano de festividades e trouxe para o Brasil quatro altos executivos: Andréa Suarez, diretora de licenciamento América Latina; Jason Bannon, diretor internacional de marcas; Liz Murphy, diretora executiva de licenciamento internacio-

40

nal e Shawn Cummings, vice-presidente sênior de licenciamento internacional. A finalidade da visita é explicar ao mercado brasileiro a importância do evento e lançar as raízes de algumas comemorações programadas para marcar a data, inclusive parcerias comerciais com redes de fast food, shopping centers etc. Números A tira cômica do Snoopy tem mais de 330 milhões de leitores diários. É publicado em mais de 2,4 mil jornais diários e em 79 países, inclusive o Brasil. Foi traduzido para 21 idiomas. Peanuts ultrapassa a quantidade de 1,4 mil livros publicados, somando mais de 350 milhões de exemplares vendidos no mundo. As vendas mundiais de Snoopy, preço ao consumidor final, superam US$ 1,2 bilhão. O personagem conta com mais de 60 DVDs lançados nos Estados Unidos, muitos deles editados no Brasil, em versão nacional. No momento Snoopy está contratado para exibição de seus desenhos animados pela Rede Record, no Brasil e pela rede ABC, nos Estados Unidos. O site www.snoopy.com, possui em média 500 mil visitas/mês e proporciona diversão e informação sobre o mundo PEANUTS. Licenciamento Snoopy hoje é um clássico do licenciamento, se renovando e reinventando, sempre antenado com seus principais consumidores: crianças, ado-


lescentes, e agora também adultos com o lançamento de vários produtos dirigidos ao público de mais idade. Segundo Peter Carrero, presidente da ITC Licensing, empresa que licencia os produtos Snoopy no Brasil, cerca de 20 empresas licenciam mais de um mil produtos com a sua marca, encantando gerações de adultos e crianças brasileiras há 25 anos. Carrero garante que a marca Snoopy fatura no Brasil cerca de US$ 60 millhões, preços nível consumidor final na rede varejista. O Japão mantém a liderança no mercado mundial e têm instalado vários Snoopy Town, shopping centers especializados em produtos Snoopy, decorados com motivo do cãozinho Beagle e promovendo sistematicamente ações de marketing com a sua figura. www.itc.com.br/ www.snoopy.com

Caixas organizadoras da Barbie e Hot Wheels A Boxmania, empresa licenciada da Mattel, lança a linha de caixas organizadoras, gaveteiros e álbuns Barbie e Hot Wheels. A coleção Barbie tem novidades como caixa de pelúcia bordada, kits de organizadores com revestimentos em renda e formatos especiais. A menina também pode contar com porta-jóias, porta-trecos e os álbuns de fotos com estampas divertidas e ricas em detalhes. Já a linha Hot Wheels, direcionada para o menino radical e que gosta de velocidade, traz álbuns supercoloridos, gaveteiros com rodas e, o mais interessante, caixas organizadoras com espaço para o garoto colocar uma pista HW que simula um túnel. Em até cinco tamanhos diferentes, as novidades podem ser encontradas em formato redondo, oval e retangular. www.aboxmania.com.br www.mattel.com.br

Marca-páginas do Smilinguido A Editora Luz e Vida lança modelos do marcador de página, na versão 3 em 1, com os personagens da Turma do Smilinguido. O produto, além de marcar a página de leitura, possui exclusivo clip para prender papel e funciona como régua. Os marca-páginas são produzidos em polipropileno, no tamanho 16,5 X 3,5 cm. www.luzevida.com.br


Informática

Acessórios para as jogadoras O vídeogame deixou de ser exclusividade do mundo masculino há um bom tempo. Sempre antenada no universo das mulheres, a Leadership Gamer, criou acessórios especialmente desenvolvidos pensando nelas. O kit compõe: raquete de tênis, taco de baseball e taco de golfe, com design feito para proporcionar mais conforto e sensação de realidade no jogo. Além disso, é rosa, a cor preferida da maioria das garotas. www.leadership.com.br

Webcams para uso em locais escuros A Multilaser acaba de lançar três novos modelos de webcams que destacam-se por contar com Flash Light – função que regula a intensidade da luz em locais escuros. Todas já vêm com microfone embutido e diferenciam-se pelos designs modernos, bonitos e práticos. A resolução é de 2.0 MP (1600x1200) via software ou 480K (800x600) via hardware. Indicada para notebooks, a webcam Noturna Notebook 2.0 conta ainda com função face tracking, responsável por aumentar o foco no rosto e software com zoom. Disponível na cor preta, o modelo possui design retangular e encaixa-se com praticidade na tela do notebook. Já a webcam Night Vision 2.0, na cor preto com prata, é ainda mais compacta e vem com uma prática presilha que torna seu uso ideal para notebooks. Destaca-se também por possuir o software com zoom e a função face tracking. Concluindo os lançamentos, a webcam Vision 2.0, na cor preto com prata, é indicada para uso em desktops. O modelo vem com base de mesa e tem mecanismos que facilitam a movimentação da câmera nas mais variadas posições. www.multilaser.com.br

42


Cartuchos compatíveis Com um mix composto por mais de 500 itens, entre cartuchos remanufaturados, compatíveis, acessórios e insumos, a linha de produtos da Brasilfax vem com novidades como os cartuchos compatíveis na cor preta para impressoras Epson Stylus T23, TX 105, T33 e também para vários outros modelos das linhas T, TX e Stylus Office T, TX, C e CX. www.brasilfax.com.br

Segurança e conforto no transporte dos notebooks A mochila San Diego Notebag Noteship, da Leadership, foi especialmente desenvolvida para transportar com segurança o notebook e oferecer ainda mais conforto ao usuário. Possui parte traseira acolchoada com um compartimento extra que também funciona como pasta. Conta com bolso frontal externo e outro estofado para CD/DVD ou MP3, tem ainda porta-canetas com 3 lugares, 1 porta-cartões e 1 porta-chaves com saída para cabo/ fio. A mochila tem alça para ombros e porta-celular destacável. www.leadership.com.br


Prateleira

Novidades em fitas adesivas Pensando na contribuição com a preservação do meio ambiente, a divisão de papelaria & escritório da 3M do Brasil lança as novas Fitas Scotch Dupla Face de Papel. A novidade fica por conta do liner (papel que acompanha a fita) sem solvente, além do adesivo à base d’água, que agridem menos o meio ambiente. O produto também possui melhor adesão e pode ser usado na fixação de cartazes em pontos-de-venda, feiras e lojas, bem como em aplicações escolares, domésticas e em escritórios. A fita está disponível em cinco versões: 12mm x 10m, 12mm X 30m, 19mm X 30m, 25mm X 30m e 48mm X 30m. Outro destaque da empresa é na linha Fixa Forte que ganha versão mais econômica, no tamanho 19mm X 10m. A indicação é para uso interno e o adesivo suporta até 800 gramas. A utilização da fita elimina a necessidade de furos nas superfícies onde é aplicada e tem fixação permanente. É ideal para aplicação de quadros, canaletas, espelhos e objetos de decoração. www.3m.com.br

Organização com estilo A Linha Vision, da DAC, é composta por diferentes tipos de pastas. Confeccionadas em chapas de polipropileno, material de alta resistência, e em várias cores, há a sanfonada retrátil no formato 206 mm x 308 mm; a pasta aba elástica nos formatos ofício (lombo de 2cm , 3 cm e 4 cm) e mini (com lombo de 2 cm) e a pasta catálogo, nos formatos A4 (20 e 40 envelopes) e A3 (40 envelopes), com visor de identificação. www.dac.com.br

44


Chega ao mercado mais uma opção de papel sulfitee

Cadernos com motivos indianos Inspirada na novela Caminho das Índias, veiculada pela TV Globo, a nova linha de cadernos Nauty Indian Dreams, da Credeal, é repleta de cores, cenários e acessórios indianos. São cadernos no formato universitário com capa dura, para 1, 10, 12 e 15 matérias, e cadernos no formato 1/4, capa dura e com 96 folhas. Todos vêm acompanhados de espelho, envelope, adesivo, separatória e miolo decorados. www.credeal.com.br

A Filiperson traz ao mercado mais uma novidade: o Filipinho Sulfite 75 g/m², formato A4, na cor branca. De acordo com a empresa, o produto resulta da necessidade em oferecer uma extensão da renomada linha Filipinho, que é composta pelos produtos Filipinho Color e Filipinho Color Cards. O papel é reciclável e 100% alcalino, ideal para as impressões do dia-a-dia e trabalhos escolares. www.filiperson.com.br

Brilho nos produtos para o público teen O sucesso da linha Glitz com o público adolescente e jovem levou a Faber-Castell a ampliar o seu portfólio com lançamentos que também apresentam como diferencial a decoração dos produtos com glitter, cores vivas e design diferenciado. As novidades são: Estojo Flipbox Glitz, exclusivo estojo translúcido na cor rosa com 12 cores diferenciadas + 1 EcoLápis grafite; EcoLápis grafite, encontrados em quatro cores decoradas com glitter; lapiseiras, também com quatro cores decoradas com glitter nas graduações 0.5mm e 0.7mm e a mina grafite Glitz, estojos translúcidos nas cores rosa e vermelho nas graduações 0.5mm e 0.7mm. Tel.: 0800-7017068


Prateleira

Cartões com acabamentos especiais A Grafon’s apresenta ao mercado a ampliação de sua linha Hand Made Beauty, formada por cartões de expressão social diferenciados com acabamentos especiais, como apliques, relevo, hot stamping, lantejoulas, fitas, glitter, entre outros. Após o êxito de vendas da linha 2008 a empresa aposta não apenas na renovação de modelos como também na variedades de formatos, incluindo produtos CODE 75, que são maiores que os cartões habituais. São ao todo 72 modelos para ocasiões como aniversário, amor, casamento e nascimento. www.grafons.com.br

Serviço Entrevista

Empresa

Mercur www.mercur.com.br Multilaser www.multilaser.com.br Tilibra www.tilibra.com.br

Maped www.maped.com

Categoria de Produto

Adriana Leocádio www.adrianaleocadio.blogspot.com adrianaleocadio@terra.com.br

Mercado 3M www.3m.com.br/www.scotch.com.br Bic 0800 704 4533 Dello www.dello.com.br Faber-Castell www.faber-castell.com.br Leadership www.leadership.com.br Maped Tel.:(11) 3141-0733

46

Ateliê Maria Flor www.amariaflor.com.br 3M www.3m.com.br/www.scotch.com.br Glitter www.glitter.ind.br Keramik www.keramik.com.br Miwa www.miwa.com.br Toke & Crie www.tokecrie.com.br




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.